You are on page 1of 15

Direito Tributrio

Direito do Consumidor: Histrico e Principais idias

Anthony Graa Moreira Annes Young Bruno Esteter Jose Octavio Dix Dias Fernanda Sugahara Marianna Botelho Gatti Marina Ohashi de Souza

Sumrio
1. INTRODUO 2. CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO MUNDO 3. CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO BRASIL 4. A ORIGEM DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 5. DEFINIES 6. POLTICA NACIONAL DE RELAES DE CONSUMO 7. DIREITOS BSICOS DO CONSUMIDOR 8. FUNDAO PROCON-SP 9. DIREITO DO CONSUMIDOR X DIREITO TRIBUTRIO 10. CONSIDERAES FINAIS

Introduo
Liberalismo Econmico no sc XIX - No havia preocupao com a situao econmica e social das partes interessadas. O Estado no devia intervir nestas relaes, cabendo ao direito apenas dar o suporte a esta liberdade, evitando vcios de consentimento, do contrrio o contrato no se tornava lei. Revoluo Industrial inmeras transformaes e evolues no consumo em massa. O contrato deixa de ser individual e passa a ser padronizado. No mais possvel vigorar a autonomia da vontade e nem a liberdade contratual. A busca passa a ser pela equidade, transparncia e segurana na relao, tendo sempre em mira a funo social do contrato, o que s pode ser efetivado atravs da interveno estatal.

CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO MUNDO


De acordo com o site do PROCON-SP, a proteo ao consumidor remonta Idade Antiga:

sculo XVIII a.C. - Cdigo de Hamurabi Babilnia aponta para a existncia de regras para tratar questes de cunho familiar e sucessrio, alm de patrimoniais. Tm-se ainda anotaes sobre decises envolvendo direitos e obrigaes de profissionais liberais, arquitetos, cirurgies, etc. e autnomos, como os empreiteiros, com penas tanto pecunirias como, nos casos mais graves, com castigos corporais e at a morte.
sculo XIII a.C. - Cdigo de Massu ndia estabelecia sanes para os casos de adulteraes de alimentos.

CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO MUNDO


sculo XIX - O movimento de defesa do consumidor ganhou fora nos Estados Unidos em virtude do avano do capitalismo.
Em 1891 - Foi criada a " New York Consumers League", atual "Consumers Union", que ao adquirir uma identidade prpria deu incio efetivo ao movimento consumerista, que se espalharia ao longo do sculo XX para todo o mundo. Dcada de 60 Grande marco mundial para os consumidores. Foi criada a IOCU International Organization of Consumers Unions; Em 15 de maro de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, encaminhou mensagem ao Congresso Nacional Americano reconhecendo os direitos dos consumidores (segurana, informao, escolha e a ser ouvido).

CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO MUNDO


Em 1985 - a Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas adotou a Resoluo 39-248, que estabeleceu Diretrizes para a Proteo do Consumidor ressaltando a importncia da participao dos governos na implantao de polticas de defesa do consumidor.
Anos 90 - A globalizao e a informtica alcanaram todos os pases indistintamente, levando cada vez mais informaes sobre movimentos, direitos e acesso a produtos e servios oferecidos populao. O movimento dos consumidores passou a se difundir em grande escala nos pases em desenvolvimento com nfase aos trabalhos preventivos e educativos, despertando o interesse pelos valores da cidadania.

CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO BRASIL


De acordo com o site do PROCON-SP, a legislao brasileira sempre contemplou dispositivos nas normas legais, que mesmo de forma tmida acenavam para o que atualmente denominamos de proteo e defesa dos consumidores. Cdigo Comercial de 1840 - estabeleceu direitos e obrigaes dos passageiros de embarcaes. Cdigo Civil de 1916 - Em seu artigo 1245, tambm j estabelecia critrios de responsabilidade do fornecedor. Dcada de 70 - Em 1976, foi criado o primeiro rgo pblico de proteo ao consumidor que recebeu o nome de Grupo Executivo de Proteo ao Consumidor (PROCON). Tambm nessa dcada houve a promulgao e implementao de normas direcionadas aos segmentos de alimentos, sade e habitao.

CONTEXTO HISTRICO DA PROTEO AO CONSUMIDOR NO BRASIL


Anos 80 - Foram marcados por profundas transformaes polticas e pelos planos econmicos, com intensa participao popular nas questes envolvendo consumo. Em 1987 fundado o IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e em 1989 instituda a Comisso de Defesa do Consumidor da OAB - So Paulo.

Anos 90 - Foi sancionada a Lei 8.078, conhecida como Cdigo de Defesa do Consumidor, que tambm criou o Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor, da Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia.

A ORIGEM DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR


O Cdigo veio com o objetivo primordial de buscar o reequilbrio no mercado, evitando a primazia do fornecedor em detrimento do consumidor. Set 1990 - Surgiu o Cdigo de Defesa do Consumidor. As normas do Cdigo so de ordem pblica, o que equivale dizer que nem as partes, nem o magistrado podem dispor destas normas. So imperativas, obrigatrias, inderrogveis. So tambm de interesse social, conferindo ao Ministrio Pblico a legitimao para defender os direitos previstos no Cdigo. A poltica Nacional das Relaes de Consumo, tem como meta principal o atendimento das necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, compatibilizar e harmonizar os interesses em conflito, evitando o confronto entre produo e consumo. Deve buscar, sempre, a transparncia e harmonia das relaes, reduzindo os conflitos e protegendo a parte mais fraca e vulnervel da relao, que o consumidor.

DEFINIES
Consumidor - Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Fornecedor - artigo 3 do CDC, engloba o conceito de fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. Produto - artigo 3, par.1 do CDC, expressamente estabelece que produto qualquer bem mvel ou imvel, corpreo ou incorpreo. Servio - art. 3, par.2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista

POLTICA NACIONAL DE RELAES DE CONSUMO


De acordo com o Art.4 do CDC, A Poltica Nacional das Relaes de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo. Alguns dos princpios mais importantes da Poltica: reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo ao governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor educao e informao de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas melhoria do mercado de consumo

DIREITOS BSICOS DO CONSUMIDOR


De acordo com o Art. 6 do CDC segue abaixo os principais direitos bsicos do consumidor:
A proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos. A educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes. A proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios. A efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos. A adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral.

FUNDAO PROCON-SP
Criada pela Lei n 9.192, de 23 de Novembro de 1995, a Fundao Procon uma instituio vinculada Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania do Estado de So Paulo e tem personalidade jurdica de direito pblico, com autonomia tcnica, administrativa e financeira.
Objetivos: Elaborar e executar a poltica de proteo e defesa dos consumidores do Estado de So Paulo. o ente pblico pioneiro na defesa do consumidor do Brasil sendo considerado sinnimo de respeito na proteo dos direitos do cidado. Objetiva ao equilbrio e harmonizao das relaes de consumo, e busca para a melhoria da qualidade de vida da populao bem como facilitar o exerccio da cidadania.

DIREITO DO CONSUMIDOR X DIREITO TRIBUTRIO


Constituio de 1988 - O tema "direito do consumidor" ganhou visibilidade,
gerando um aumento nas relaes existentes entre o consumidor e a tributao. a lei determinar medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e servios" (art. 150, 5 da Constituio). Extrafiscalidade - que consiste no uso de instrumentos tributrios para obteno de finalidades no arrecadatrias, tendo em vista outros fins, a realizao de

outros valores constitucionalmente consagrados. O Estado, mediante o emprego


desta, estimula ou inibe condutas para alcanar desgnios amparados constitucionalmente.

CONSIDERAES FINAIS
O Cdigo tem fundamento na Constituio Federal, sendo, portanto, uma lei com princpios bem caracterizados e, ao mesmo tempo geral e especial das relaes de consumo, no podendo ser afastada a sua aplicao quando verificada a existncia da relao de consumo. As normas so de aplicao obrigatria.

A vulnerabilidade do consumidor a prpria razo de ser do Cdigo; ele existe porque o consumidor est em posio de desvantagem em face do fornecedor, pela individualidade dos interesses tutelados, pela responsabilidade objetiva e, finalmente, pela inverso do nus da prova.

You might also like