You are on page 1of 64

AFOGAMENTO

DEFINIO
Aspirao de fluido no corporal por submerso ou imerso.

Quanto ao tipo de gua: Afogamento em gua doce; Afogamento em gua salgada. Quanto causa: Afogamento primrio; Afogamento secundrio. Quanto gravidade: DE 0 6 graus.

AFOGAMENTO
AFOGAMENTO SECUNDRIO Causado por patologia ou incidente associado. Traumatismos, drogas(lcool), etc.

AFOGAMENTO
AFOGAMENTO PRIMRIO Sem fator incidental ou patolgico; Mais comum.

Avaliao Inicial da Cena

Segurana no local Mecanismo do Trauma ou da Leso Nmero de Vtimas Bioproteo Apoio

Parada Crdio-Respiratria
Quando no iniciar a RCP: Rigidez cadavrica; Livores; Decomposio corporal; Leso incompatvel com a vida; Tempo de submerso superior a 1 hora.

Parada Crdio-Respiratria
Quando interromper a RCP: Chegada do socorro avanado; Presena de pulso palpvel; Exausto.

Parada Crdio-Respiratria
Complicaes da RCP: Fraturas e luxaes de costelas; Pneumotrax; Leso pulmonar; Hemotrax; Fratura de esterno; Leso de fgado e/ou bao.

Parada Crdio-Respiratria

Rigidez cadavrica

Parada Crdio-Respiratria
Livores

Parada Crdio-Respiratria

Decomposio corporal

Parada Crdio-Respiratria
Leso incompatvel com a vida.

AFOGAMENTO
GRAUS DE AFOGAMENTO Incidncia de bitos: Resgate; Grau 1; 0% 0%

Grau 2;
Grau 3; Grau 4; Grau 5; Grau 6.

0,6 %
5,2 % 19,4 % 44 % 93 %

AFOGAMENTO
GRAUS DE AFOGAMENTO RESGATE: Vtima LOTE; Sem tosse; Sem espuma na boca ou no nariz; Sem evidncia de aspirao de gua. Tratamento: Tranqilizar a vtima; Pode ser liberada do local.

AFOGAMENTO
GRAU 1: Pequena quantidade de lquido aspirado; Tosse; Sem espuma na boca ou no nariz; Ausculta pulmonar normal. Tratamento: Tranqilizar a vtima; Repouso; Aquecimento; Pode ser liberada do local.

AFOGAMENTO
GRAU 2: Quantidade considervel de lquido aspirado; Vtima torporosa, agitada e/ou desorientada; Ausculta pulmonar com poucos estertores; Pode apresentar pequena quantidade de espuma na boca e/ou no nariz. Tratamento: Oxignio a 5 L/min Posio lateral de segurana sob o lado direito; Repouso e aquecimento; Necessita de atendimento mdico-hospitalar.

AFOGAMENTO
GRAU 3: Muita quantidade de lquido aspirado; Ausculta pulmonar com muitos estertores; Edema agudo de pulmo; Apresenta grande quantidade de espuma na boca e/ou no nariz; Pulso perifrico palpvel. Tratamento: Oxignio de 10 a 15 L/min; Posio lateral de segurana sob o lado direito; Necessita de atendimento mdico-hospitalar urgente.

AFOGAMENTO
GRAU 4: Muita quantidade de lquido aspirado; Ausculta pulmonar com muitos estertores; Edema agudo de pulmo; Apresenta grande quantidade de espuma na boca e/ou no nariz; Pulso perifrico ausente. Tratamento: Oxignio de 10 a 15 L/min; Posio lateral de segurana sob o lado direito; Necessita de atendimento mdico-hospitalar urgente.

AFOGAMENTO
GRAU 5: Parada respiratria; Pulso central palpvel; Tratamento: Ventilao artificial com Oxignio a 15 L/min; Aps retorno espontneo na respirao, tratar como GRAU 4; Necessita de atendimento mdico-hospitalar urgente.

AFOGAMENTO
GRAU 6: Parada crdio-respiratria; Pulso perifrico e central ausente; Tratamento: RCP com oxignio a 15 L/min; Aps retorno de pulso palpvel, tratar como GRAU 5; Necessita de atendimento mdico-hospitalar urgente.

AFOGAMENTO
CURIOSIDADES SOBRE AFOGAMENTO:
1 a 3 mL/Kg de peso corporal de gua aspirada reduzem em at 50 % da troca gasosa; Afogado seco x afogado molhado; O maior tempo registrado, em todo mundo, de submerso em gua fria, sem seqela neurolgica de 66 minutos; O CRA do Gmar (Rio de Janeiro) registrou um caso de afogamento com tempo de submerso superior a 10 minutos sem seqela neurolgica. Existem casos de reanimao de afogados com mais de 40 minutos de RCP, porm, com seqelas neurolgicas

VTIMAS DE AFOGAMENTO

VTIMAS DE AFOGAMENTO

VTIMAS DE AFOGAMENTO

Recomendaes

Mantenha

a calma e realize todos procedimentos de primeiros socorros treinados

os

Lembre-se de somente realizar o transporte at o hospital aps ser feitos todos os procedimentos de primeiros socorros no local e que voc tenha todos os recursos necessrios para a sua realizao Ateno: voc pode ser a diferena entre a vida e a morte ! Tome uma deciso consciente e segura

INSOLAO

DEFINIO

Insolao um mal estar ou condio fsica anormal decorrente da exposio prolongada ao sol intenso ou ao calor

Um pouco de fisiologia... Equilbrio trmico

Produo de calor pelo metabolismo e perda de calor p/ o ambiente; Equilbrio: produo de calor igual sua perda; Desequilbrio: desordens entre a produo e perda de calor por fatores diversos;

Sistema isolante
Pele, tecidos subcutneos, e gorduras, constituem um isolante trmico do organismo; O sangue: transfere calor do centro do corpo para a pele; A pele: sistema radiador eficaz do calor.

Mecanismos de perda de calor Evaporao (22%) Radiao (60%)* Conduo por objetos (3%)

Conduo pelo ar (15%)

Regulao da temperatura
Em superaquecimento ocorre secreo de grande quantidade de suor na superfcie da pele buscando resfriar o corpo por evaporao. Climas frios > pouca perda de suor; Climas quentes > produo de 1 a 3 litros de suor por hora.

Insolao / intermao
Depresso do sistema de auto regulao (sobe temperatura); Temperaturas entre 41C e 42,2 C ocorre intermao, surgindo: Disturbios abdominais; Tonturas; Delrios; Perda de conscincia; Choque circulatrio; Queimaduras (em alguns casos).

Intermao/Insolao (exposio prolongada ao calor intenso e/ou ao sol) Intercorrncia grave que exige ao imediata e eficaz.
Colocar a vtima na sombra e local ventilado; Desfrouxar ou retirar algumas roupas; Hidratar com isotnicos e gua potvel por via oral; Resfriar o corpo com gua usando uma esponja umedecida; Aplicar compressas frias de soro fisiolgico ou gua nos locais onde houver queimaduras;

OBRIGADO!

DESIDRATAO

DESIDRATAO Definio
Ingesto X Perda hdrica

Principais causas:
Sudorese, excreo renal e intestinal, lacrimal, respirao ou mesmo por vmito.

DESIDRATAO
Estgios da Desidratao
Hipertermia aguda Hipertermia crnica Insolao

HIPERTERMIA AGUDA
Definio
um aumento da temperatura corporal interna momentnea e ainda controlada pelo sistema auto regulador do organismo, atravs da produo de suor.

Sinais e sintomas
suor, pele fria, hmida e pegajosa, com cor esbranquiada, pulso rpido e fraco (circulao), ventilao superficial, fraqueza, tonturas e possveis dores de cabea

HIPERTERMIA AGUDA
Medidas: colocar a vtima em local fresco e protegido do calor e da radiao solar, elevar os membros inferiores para facilitar a circulao sangunea e melhorar a presso arterial, ofertar lquidos para beber e mant-la em repouso,

HIPERTERMIA CRNICA E INSOLAO


Definio
Agravamento do estado de hipertermia, levando a uma falncia do sistema auto-regulador que, sozinho, j no capaz de alterar o modo de funcionamento e obter resfriamento.

Sinais e sintomas
Pele, inicialmente, com um aspecto congestionado e cor avermelhada e, posteriormente, muito quente e seca ( ausncia da produo de suor), em estado de desorientao e confuso mental, com o pulso rpido, comportamentos de resposta atrasados e desmaios, se instaurando, aqui, a insolao.

HIPERTERMIA CRNICA E INSOLAO


Medidas: Nesta situao a vtima fica totalmente dependente do socorro atravs de arrefecimento externo, que pode ser feito molhando as roupas da vtima, enquanto a mantm em ambiente fresco e protegido do sol.

DESIDRATAO
Ingesto de gua do mar: pode ou no?
gua do mar: nvel de salinidade: 35.000 ppm gua potvel: menos que 1 ppm.

Ingesto de Urina Reaproveitamento de gua do organismo?


Composio: 95% de gua e 2 % de uria. Nos 3% restantes, podemos encontrar fosfato, sulfato, amnia, magnsio, clcio, cido rico, creatina, sdio, potssio e outros elementos

DESIDRATAO E FOME
Por que jujubas???
Composio da Rao slida de emergncia

gua X Alimentao
Outras fontes de alimentos Peixes, aves, algas

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE FAZER.


Enjoo no mar
Evitar ingerir lquidos ou alimentos slidos. Ingerir Antiemtico (para enjoo) o mais rapidamente possvel.

Calor
Umedecer as roupas om gua do mar nas horas mais quentes do dia; Repousar e dormir o mximo possvel, evitando esforos desnecessrios. Evitar exposio solar

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE FAZER.


Sede
Ingerir criteriosamente a rao lquida disponvel; Chupar o lquido encontrado nos olhos de peixes que tenham sido pescados, lembrando de engolir apenas a parte lquida, desprezando o que tiver constituio slida; Coletar gua de chuva usando a lona de cobertura da embarcao de salvamento, tomando cuidado lavar a superfcie da lona, afim de limpar o sal ali depositado; Pode-se improvisar um dessanilizador manual

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE FAZER.

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE FAZER.

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE FAZER.


Fome
Ingerir criteriosamente a rao slida disponvel; Mastigar a carne de peixes pescados, sem engolir

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE NO FAZER.

Sede
Ingerir gua do mar Misturar gua do mar com a gua potvel disponvel Ingerir Urina

Fome
Ingerir alimentos slidos, como a carne do peixe

TCNICAS DE SOBREVIVNCIA NO MAR: O QUE NO FAZER.


Calor
Tomar banho de mar

Hypotermia

Hipotermia

A hipotermia uma situao em que a temperatura central do corpo no permite assegurar corretamente as funes vitais temperatura inferior a 36,5C. Esta uma das principiais causas de mortes no mar.

Classificao

Hipotermia Aguda: caracterizada pela perda de temperatura corporal, de forma brusca e rpida, devido exposio intensa ao frio.

Classificao

Hipotermia Subaguda: caracterizada pela perda de temperatura corporal, gradualmente, em perodos mais longos at o desgaste total das reservas do organismo para suprir o calor interno.

Classificao

Hipotermia Crnica: A mais comum em centros urbanos, principalmente no Inverno, onde o ndice de resfriados e enfermidades aumentam.

Sintomas
Os sintomas de hipotermia so tremores, esfriamento das mos e ps, dormncia nos membros, pouca energia, dificuldade em respirar, pulsao lenta. Em estgios avanados a hipotermia causa perda de memria, de controle dos membros, dos sentidos, e pupilas dilatadas.

Tratamento
No caso da hipotermia so necessrios alguns procedimentos para restabelecer a temperatura Massagens vigorosas no corpo Ingesto de bebidas quentes Se a vtima estiver com roupas midas, retire-as imediatamente. Jamais d bebidas alcolicas. Em casos mais graves, servios mdicos devem ser acionados.

Preveno
Ao se expor em ambientes frios, utilize vestimentas adequadas. Proteger a cabea, uma vez que at 20% do calor perdido atravs dela. Caso estiver molhado, troque de roupas imediatamente, pois a roupa molhada diminui sua capacidade de manter a temperatura. Realizar movimentos corporais, exerccios, para ajudar o sangue circular, diminuindo sua contrao.

You might also like