You are on page 1of 45

Tentando entender a situao atual da Sade Mental no Brasil

Declarao de Conflito de Interesse

De acordo com a Norma 1595/2000 do Conselho Federal de Medicina e a Resoluo RDC 102/2000 da Agncia de Vigilncia Sanitria, Declaro: Que, no recebo (nem por vias diretas, nem indiretas) dinheiro do governo, nem de ONGs ou outras entidades privadas para estar defendendo o ponto de vista que vou explanar. Tambm, no possuo interesses carreiristas ou poltico-partidrios, que possam influir no contedo da palestra; Meu interesse pelo assunto tcnico e tico (por considerar que o atual modelo precisa de correes em seu rumo, de forma a melhor servir o pblico.

Diferentemente de outras reas da medicina, onde diversos sistemas/aparelhos (p.ex. locomotor, respiratrio, cardiovascular, etc) esto relativamente esmiuados em sua anatomia e fisiologia, o aparelho Mental permanece uma caixa preta, no explicvel nem mesmo pelos mais sofisticados exames laboratoriais que vasculham o crebro humano.

O crebro humano um rgo altamente complexo, mas, mais obscuro ainda, o salto de funes cerebrais para funes mentais.

Sabe-se que o Crebro em seu desenvolvimento mantm uma estreita relao de duas vias com o meio e acredita-se que esta tambm seja uma das formas do desenvolvimento da mente de um indivduo.
Biolgico

Experincias Emocionais

Valores Sociais

A complexidade, a imponderabilidade, inefabilidade e a insondabilidade (pelo menos de forma direta) da Mente faz com que ela se torne objeto de especulao das mais variadas ordens e com os mais variados propsitos, ao longo do tempo.

P.Ex.: Apesar de Hipcrates (460370 aC) haver tentado relacionar os transtornos mentais (p.ex.: epilepsia, parania, psicose ps-parto, fobias, depresso e histeria ou mesmo na constituio do carter do indivduo) com alteraes orgnicas (desequilbrio dos humores: fleuma, bile amarela, bile negra e Crenas e valores de uma poca, fizeram com que sangue) este
paradigma de entender a doena mental fosse esquecido por sculos, p.ex.: a epilepsia foi considerada um mal divino

Muitas vezes o conhecimento esquecido durante um longo perodo


Transfiguration of Christ' Raphaelo Santi, 1483-1520 '...Mestre, trouxe a ti meu filho por que ele tem um esprito demonaco e no pode falar. Sempre que o esprito o ataca, joga-o ao cho, a boca espuma, os dentes rangem e se torna todo duro (Marcos 9, 17-18)

Renascimento

Apesar das crticas a Ren Descartes (1596-1650), sua proposta de separar o corpo da alma foi, naquele momento, o que permitiu a que a cincia voltasse a estudar o corpo (p.ex.: dissecaes anatmicas), uma vez que a Igreja poderia seguir ocupando-se da alma. A separao do Divino do Humano, da Igreja do Estado possibilitaram a retomada de avanos sociais e cientficos. O Iluminismo trouxe a valorizao do Homem e da Razo (o que, de uma certa forma, manteve o doente mental mais uma vez fora do processo, j que este

Apesar disto, Pinel (1745-1826) percebeu que muitas pessoas que apresentavam alteraes de conduta e que se encontravam em prises (ou vagando pelas ruas), o faziam em razo de algum transtorno mental. Assim, reuniu-as em uma instituio prpria, para cuidados mdicos e estudo.

O desencanto com o racionalismo

Entretanto, a razo e a cincia no resolveram os problemas da humanidade. No sc.XX tivemos 2 grandes guerras, uma polarizao entre os ideais de esquerda e de direita, a guerra fria um certo desencanto com a cultura ocidental.... A contra-cultura e os movimentos sociais dos anos 60~70 exercem uma grande influncia no

Pinel, que fora considerado o libertador dos doentes mentais, passou a ser visto por alguns pensadores como seu algoz:

Foucault (1926-1984, Loucura e Civilizao): As instituies da Era Moderna passaram a predominar o olhar mdico cientfico, transformando a loucura em doena mental, passvel assim, de um tratamento. Esse movimento de apropriao da loucura pela medicina, tinha na figura de Pinel sua principal

Tais ideais so facilmente absorvidos por uma sociedade cansada dos excessos ditatoriais da 1 metade do s.XX. Na psiquiatria, o repudio ao autoritarismo* associado s pssimas condies de alguns hospitais psiquitricos, motivou dois movimentos, nos anos 60 e 70, que comearam na Europa (princ.te Itlia, BasagliaResumidamente: e a lei 180) e se estendeu aos Unidos. O Estados da anti-psiquiatria

Negao da doena mental (passa a ser um construto social e o paciente o bode-espiatrio) e principalmente da psiquiatria como especialidade mdica encarregada do tratamento. (entendimento de que todo hospital psiquitrico uma crcere)

O movimento Anti-manicomial

* Laing, Cooper e Esterson (Inglaterra); Thomas Szas; Goffman (o homem do estigma); Roy
Medvedev (o qumico russo que foi preso pelo Brejnev em um hospcio e tomou Haldol e ECT). No Brasil, Luiz Cerqueira e Gentile (reprter da Folha, que denunciaram o "cheque ao portador" quando se internavam mendigos e doentes mentais de rua para passar o fim de semana no hospcios em algumas capitais da Pindorama -Rio, Recife, Salvador,SPaulo...).

Assim, a complexidade da Mente e a falta de exames documentais, permitem que o entendimento acerca da doena mental se veja novamente cindido.

O gesto de Pinel ao liberar os loucos das correntes, no possibilita sua inscrio em espao de liberdade, mas, pelo contrrio, funda a cincia que os classifica e acorrenta como objeto de saberes/discursos/prticas J.Nash Estamira atualizados na instituio da doena mental.
(Paulo Amarante, 1995).

No Brasil, algumas dcadas depois, ...

... o mesmo processo se inicia e segue at hoje:

Ao logo dos anos 60 a 80: reforma sanitarista SUS,

influenciando os paradigmas de assistncia em diversas especialidades mdicas redirecionando os cuidados dos hospitais para junto s comunidades.

Na psiquiatria, em 1989, surge o projeto de lei Paulo Delgado(PL.PD), que propunha (basica.te):

regulamentao da internao psiquitrica compulsria; a extino progressiva dos manicmios e sua substituio por outros recursos assistenciais, onde ficaria proibida, em todo o territrio nacional, a construo de novos hospitais psiquitricos pblicos e a contratao ou financiamento, pelo setor governamental, de novos leitos em hospital psiquitrico"

O PL-Paulo Delgado, possivelmente por embasar-se mais em substratos ideolgicos que tcnicos, rejeitado na Cmara por 23 votos contrrios (4 a favor). Posteriormente surgem os substitutivos Sebastio Rocha e Portela, at que, doze anos depois, Em 2001, sancionada a Lei 10.216, que:

dispem sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos psquicos redireciona o modelo assistencial em sade mental, para a interveno menos restritiva possvel, junto a comunidade e faculta a internao em instituies que no tenham caractersticas asilares

Apesar de ser a Lei 10.216, que

direciona os rumos da assistncia em sade mental no pas, parece que, em alguns momentos de sua implementao, esta foi deturpada em sua essncia por atitudes, documentos, relatrios e inclusive por portarias contrrias a Lei. Exemplos:

Na Lei 10.216 ... No existe o termo MANICMIO No existe o termo REFORMA PSIQUITRICA No fala em Fechamento de Leitos Existe sim reforma do MODELO de Assistncia em Sade Mental.
Entretanto,

vejam os documentos do prprio MS ...

referncia
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Relatorio15%20anos%20Caracas.pdf

Na verdade, Nem existe Lei Paulo Delgado !

Nominar a Lei 10.216 de Lei Paulo Delgado, parecenos uma deturpao com alguma finalidade que no entendemos, pois, como j vimos

o projeto de lei do referido deputado no foi aprovado e bastante distinto da Lei 10.216

Exemplo, no mesmo documento

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Relatorio15%20anos%20Caracas.pdf

Entendemos que os relatrios do MS deveriam utilizar uma linguagem mais apropriada e se aterem a evidncias e dados epidemiolgicos

( como veremos em documento da OMS, a inspiradora Itlia tem hoje o dobro de leitos que o Brasil ! )

sendo que, em1980 eram + 120.000 leitos

A realidade de quem est na ponta de atendimento aos pacientes no confere com a idia que se consiga funcionar bem assim:

As emergncias costumam estar super lotadas As taxas de ocupao dos leitos psiq. so superiores a 100%

temos a METADE dos leitos


que

uma vez foi preconizado pelo prprio MS

e que a inspiradora Itlia

N de leitos por 1.000 habitantes


Nmero de Leitos Psiquitricos por Mil habitantes 0,8 0,77

0,7 0,6 0,6

0,58 0,54

0,5

0,46

0,45 0,39

0,4

0,3 0,25 0,2

0,1

0 EUA Argentina Reino Unido Uruguai Itlia preconizado pelo MS p/ o Brasil Austrlia Brasil (mdia existente)

Dados de 2006, retirados do Projeto Atlas, da Organizao Mundial de Sade e do MS

Os recursos disponveis tambm esto muito aqum do mnimo recomendado pela OMS:

Acreditamos que a reduo de leitos deveria ser

conseqncia de uma rede operante, feita de forma


cuidadosa e responsvel, para que no ocorresse a desassistncia que hoje temos.

Lei 10.216

(relatrio do MS de Nov/2005)

Mas a Lei 10.216 NO determina que se criem mecanismos para FECHAMENTO de Leitos ! Diz que o pac. deve ter atendimento compatvel com sua necessidade.

Asfixia econmica:

Mesmos antes dos mecanismos claros e eficazes para o fechamento de leitos, milhares j haviam deixado de existir, seja porque realmente no tinham condies humanas para seguri existindo, seja pelo mecanismo no claro, mas extremamente eficaz, de asfixia econmica. Ou seja, exige-se N condies e paga-se menos da metade do custo operacional p/ mant-las.

Em 1999, a Fundao Getlio Vargas havia calculado o custo operacional dirio, p/ se manter um paciente internado (em um hosp. de 240 leitos psiquitricos) em R$41,98. Na mesma poca, o Governo Federal repassava pouco mais da metade deste valor. Inquirido na justia acerca desta discrepncia, o MS acabou tendo que admitir que no tinha uma planilha oramentria, para o clculo das dirias (prximas 2 imagens)

Investimento em sade:

Para piorar dados do DataSUS parecem indicar que o percentual da verba p/ SM (do oramento da sade), teria diminudo de +5,8 para +2,3%

Fonte : dados compilados do DATASUS - MS

Ligaes perigosas ?

Todos ns sabemos que o irmo do ex-deputado Paulo Delgado, o Sr. Pedro Gabriel Delgado, se mantm como o Coordenador de Sade Mental do Ministrio da Sade, h aproximadamente uma dcada ...

O que talvez nem todos saibam que o Coord. de Sade Mental do MS foi o 1 Presidente de uma ONG chamada Instituto Franco Basaglia, e que o mesmo segue mantendo fortes laos com a mesma.

O que menos gente ainda sabe que o Ministrio da Sade elegeu, no se sabe sob quais critrios, o Instituto Franco Basaglia como um dos seus principais consultores e prestadores de servios ... E PARECE que paga, h um bom tempo e com alguma regularidade, montantes que precisariam ser melhor averiguados, por servios que, ao que somente esta ONG e poucos outros escolhidos estariam capacitados a oferecer!

Sinceramente, gostaramos de saber da coordenao de SM (ou do Ministrio Pblico) se os documentos/dados que chegaram as nossas mos (prximas 2 lminas) so

40323198000169 - INSTITUTO FRANCO BASAGLIA


Descrio da UG INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL INSTITUTO PHILIPPE PINEL Ordem Bancaria - Ano 1999 Observao N F 026 PERIODO DE 19.3 A 31.3.99 FATURA MES DE ABRIL N F 029 N F 032 MES DE MAIO FATURA MES DE JUNHO NR 035 FATURA NR 038 MES DE JULHO FATURA AGOSTO NR 043 FATURA 048 SETEMBRO FATURA 054 OUTUBRO FIRMA INST.FRANCO BASAGLIA FATURA 60 NOVEMBRO Data 28/4/1999 6/5/1999 9/6/1999 5/7/1999 11/8/1999 10/9/1999 21/10/1999 11/11/1999 8/12/1999 Valor 3.088,04 7.363,86 7.363,86 7.363,86 7.363,86 7.363,86 7.363,86 7.363,86 7.363,86 61.998,92

Descrio da UG

Ordem Bancaria - Ano 2000 Observao 24/1/2000

Valor 6.009,86

INSTITUTO PHILIPPE PINEL PAGAMENTO REF. N.F.DE SERV.N.069 - DEZEMBRO/99 PAGAMENTO REF. N.F.DE SERV.N.069 - DEZEMBRO/99 COMPLEMENTO DA ORDEM BANCARIA N. 78/2000 INSTITUTO PHILIPPE PINEL

24/1/2000

1.354,00 7.363,86

Descrio da UG COORD.GERAL DE OR. FINAN. E CONTAB./FNC COORD.GERAL DE OR. FINAN. E CONTAB./FNC COORD.GERAL DE OR. FINAN. E CONTAB./FNC

Ordem Bancaria - Ano 2006 Observao PAGAMENTO DO CONV. MINC/SE/FNC 513/2005, (554716), PV 30DEZ05 A 29JUN08, 1PARCELA 17/3/2006 PAGAMENTO DO CONV. MINC/SE/FNC 513/2005, (554716), PV 30DEZ05 A 29JUN08, 1 PARCELA 17/3/2006 CONVENIO/MINC/FNC N 513/2005 (PV: 30.DEZ.2005 A 29.06.2008)554716(2 PARCELA)

Valor

21.420,00

28.580,00

11/7/2006

31.899,00 81.899,00

Somos plenamente favorveis a reforma preconizada na Lei 10.216

Ela trouxe um grande avano para a SM no pas, na medida em que focou o atendimento para junto as comunidades e deixou o hospital como ltimo recurso.

Todavia, diversas evidncias apresentadas levam a crer que parte de sua implementao:

fere o esprito da Lei produz dano a populao produz dano a Psiquiatria, a Medicina e as suas instituies.

Enfatizamos a necessidade de programas de ateno em SM


em todos os nveis, integrados e centrados nas necessidades dos pacientes e no nos aparelhos/instrumentos de assistncia; Com critrios de avaliao constante, da relao custo X benefcio, para todos eles.

Parece-nos que, a prevalncia de dogmas sobre as evidncias cientficas representam um gravssimo retrocesso na histria da humanidade e parecem ser apenas a ponta visvel de um iceberg de interesses no declarados p.ex:

interesses Poltico-partidrio interesses Ideolgicos interesses Carreiristas interesses Corporativistas interesses Econmicos

Em resumo, parecem ter motivaes outras que no o interesse pblico (da coletividade) ...

Entendemos que precisamos aproveitar os erros e acertos dos outros pases que passaram pela Reforma (h 20 anos ou mais, p.ex.: Itlia, Inglaterra, EUA, Canad e Austrlia)

Estamos tendo um agravamento do fenmeno da portagiratria (por no ter uma estrutura, nem intra nem extramuros, capaz de absorver nossos pacientes); A populao de doentes mentais aumenta entre os sem tetos e presos; Estamos contribuindo para um mecanismo perverso conhecido nos pases que j passaram por reformas semelhantes: o no muito elegante termo, mas bastante esclarecedor - a privatizao da loucura.

ANLISE DA MORTALIDADE POR TRANSTORNOS MENTAIS E COMPORTAMENTAIS NA REDE SUS (1996-2005), SEGUNDO BASE DE DADOS DO DATASUS. Fernando Portela Cmara, MD, PhD
Concluso

FONTES DE DADOS CONSULTADAS MS, DATA-SUS, Mortalidade-Brasil. http://tabnet.datasus .gov. brl cgil deftohtm. exe?simlcnv 1obtuf.def MS, DATA-SUS, Populao Residente-Brasil http://tabnet.datasus. gov. brl cgil deftohtm.exe ?ibgel cnv Ipopuf.def Agncia Nacional de Sade Suplementar, Informaes Sobre Sade Suplementar

Entendemos que, sem dvidas, a ateno ao portador de transtornos mentais deva ser predominantemente fora dos hospitais, mas nos perguntamos:

Em se fechando 80mil leitos, onde foi parar o dinheiro economizado? Quanto foi gasto p/ a criao de menos de 1/3 dos CAPS necessrios (segundo dados do MS)? Quanto a ONG Franco Basaglia j recebeu do Governo, para auxiliar na implementao de um sistema j falido inclusive em seu pas? Quem so os profissionais indicados pelo MS para treinar as equipes de SM que iro atender nos CAPS? Em quanto aumentou o nmero de doentes mentais nas ruas e nas crceres? Onde e quando foi feito um ensaio do sistema CAPS (antes de sua implementao no Pas) e qual sua eficincia ?

Referncias

Histria da Psiquiatria / A Loucura e os Legisladores -Piccinini e Oda- http://www.polbr.med.br/wal0306.htm A reforma...:novas alianas -depoimento do ex-pres. da ABP, Dr. Miguel Jorge, publicado no Psiquiatria Hoje (#1 de 2006) Conceitos sobre a antipsiquiatria e derivados, retirados de- http://portalteses.cict.fiocruz.br/pdf/FIOCRUZ/1997/jorgemasm/capa.pdf Utilizao dos Centros de Ateno Psicossocial(CAPS) na cidade de Santos, So Paulo, Brasil - Srgio Baxter Andreoli, et al. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 20(3):836-844, mai-jun, 2004 Histria das primeiras instituies para alienados no Brasil - Oda, A. M. G. R; Dalgalarrondo, Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. 12, n. 3, p. 983-1010, set.-dez. 2005. Invertir em Salud Mental http://www.who.int/mental_health Prevalence, Severity, and Unmet Need for Treatment of Mental Disorders in the World Health Organization World Mental Health Surveys -JAMA, June 2, 2004Vol 291, No. 21 Components of a modern health service: a pragmatic balance of community and hospital care Thornicroft G, Tansella M. Briths J. Psych. (2004) ,185,283-290 ATLAS project (perfil de recursos em SM nos pases) www.who.org Paulo F.Nicoula em http://www.psiquiatriageral.com.br/legislacao/psiquiatria_hospitalar_revista_pag04.htm Crnica sobre a ressureio do tratamento psiquitrico hospitalar na Gr-bretanha -revista Temas-teoria e prtica do psiquiatra.Revista oficial de divulgao cientfica, editada pelo Grupo de Estudos Psiquitricos do Hospital do Servidor Pblico Estadual de So Paulo Francisco Morato de Oliveira A questo da sade no Brasil -Mrcio V. Pinheiro- http://www.priory.com/psych/saude.htm Reforma ou um lei melhor? Gentil V -Rev Bras Psiquiatr 2001;23(1):1-2 LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm A reforma psiquitrica http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Relatorio15%20anos%20Caracas.pdf guidelines for the elaboration and management world health organization WHO_MNH_MND_96.19.pdf

You might also like