You are on page 1of 14

Porque o Universo existe?

O Em ultima anlise esta pergunta tambm trata

da existncia de Deus. O popular telogo e apologista Francisschaeffer costumava dizer que esta a primeira pergunta: Porque existe alguma coisa ao invs de nada? Porque alguma coisa existe? O Durante sculos tem se tentado responder a essa pergunta, os pensadores mais profundos em toda a histria humana foram capazes de formular apenas quatro respostas possveis.

O O universo uma iluso; O O universo autocriado; O Uma fora pr-existente e eterna; O Fora do universo ou do cosmos ou seja

Deus trouxe o cosmos a existncia;


O O universo preexistente, eterno;

Dizer que o universo uma iluso


O Isto , no estamos aqui o que vemos l

fora simplesmente um quadro gigante que algum pintou em uma tela. No est l apenas uma ideia na mente de algum. Da mesma forma, voc e eu podemos ser apenas uma ideia na mente de outra pessoa.

O universo autocriado
O Isto , o universo gerou a si mesmo.

Primeiro no havia nada, e ento o nada se tornou tudo.

O universo pr-existente, eterno


O Esta a opinio predominante hoje em

todos os lugares. Carl Sagan, em sua srie de vdeos e no livro cosmos, tornouse famoso ensinando que o cosmo tudo o que existe ou existir. Se o universo sempre existiu ento ele estabelece por direito na posio de ser o nosso Deus. por isso que tantas pessoas esto se voltando para a adorao terra.

Fora do universo ou do cosmos ou seja Deus trouxe o cosmos a existncia;


O A primeira resposta de que o universo

uma iluso, pode ser uma conjectura filosfica interessante mas ningum alm dos filsofos que se permitem renunciar seus prprios sentidos de vida no tempo e espao por causa do argumento considerou seriamente esta hiptese. A ideia da criao como uma iluso eminentemente impraticvel.

O Na era do iluminismo na Frana, um grupo de

pensadores chamados enciclopedista formulou a segunda resposta a noo de que o universo simplesmente criou-se sozinho. Existem dois problemas com esta ideia. O A lei da casualidade argumenta que algo existente pressupe uma fora que o traga a existncia. Se nos deparamos com uma casa no meio de um campo, temos a certeza de que em algum ponto no tempo, uma ou mais pessoas, a construiram.

O Um outro problema com esta ideia, uma

objeo ainda mais importante, origina-se na lei da no contradio esta lei afirma que uma laranja no pode ser uma laranja e uma viga de ao ao mesmo tempo. Ela tambm no pode ser ela mesma e a sua prpria causa para os enciclopedistas estarem certos, o universo teria de ser no s ele mesmo, mas tambm a fora que o trouxe a existncia duas coisas diferentes ao mesmo tempo. Ento, por fim a maior parte das pessoas descartou esta teoria.

O Alguns argumentam que do meio do nada

antes do universo vir a existir o acaso criou algo que se tornou todas as coisas ento o acaso uma propriedade que ainda pertence ao universo, de acordo com esses pensadores produziu o que se tornou parte dele mas como? Esta teoria exige que creditemos a um conceito permanente matemtico as capacidades divinas. Isso no resolve nada sequer mais f que a viso bblica.

O A maioria das pessoas hoje tem rejeitado esta

noo e cr na terceira resposta que o cosmos, tudo o que voc consegue v, e tudo que h e sempre haver. O cosmos eterno, porm, esta crena cria um problema maior. Eu a chamo de sada intelectual. Por no estarem dispostas a reconhecer a necessidade de uma primeira causa muitas pessoas insistem que o que vemos tudo o que podemos saber mas o prprio carter do universo depem contra isso.

O Depois que o universo eterno e pr-existente

seria possvel se ao menos um de seus elementos fosse eterno. Todavia, no h nada no universo que no dependa de alguma outra coisa (talvez haja alguma exceo na rea da fsica quntica, na qual visa estarmos investigando o movimento das molculas). No h nada no universo que seja prexistente e eterno. O universo declara a sua dependncia de alguma outra coisa ou alguem.

O A resposta mais razovel vem a ser a quarta: o

universo existe porque um ser pr-existente e eterno Deus o criou. As pessoas no enganaram a Deus Ele criou o mundo e a ns tambm. O Ento esses argumentos provam a existncia de Deus? No da maneira que as frmulas matemticas podem provar que 2+2=4. Mas eles realmente mostram que a existncia de Deus a presuno mais razovel, especialmente dando as outras alternativas.

O A racionalidade da existncia de Deus no

pode ser igualada a conhecer a Deus. Contudo, os melhores argumentos neste assunto podem desmotivar a passar a nossa vida buscando glorificar a Deus e desfrutar a presena Dele para sempre. O Podemos ser encorajados em sua busca, ao saber que a crena em Deus no irracional nem antiquada. E isto pode ajudar a manter nos ativos na busca por conhecer a Deus.

You might also like