You are on page 1of 22

METODOLOGIA CIENTFICA

Prof. Bruna Grato


<prof.brunagratao@gmail.com.br>

Introduo

A disciplina de Metodologia Cientfica uma das mais rejeitadas pelos estudantes em praticamente todos os cursos de graduao. A disciplina Metodologia Cientfica eminentemente prtica e deve estimular os estudantes para que busquem motivaes para encontrar respostas s suas dvidas.

Se nos referimos a um curso superior, estamos naturalmente nos referindo a uma Academia de Cincia e, como tal, as respostas aos problemas de aquisio de conhecimento deveriam ser buscadas atravs do rigor cientfico e apresentadas atravs das normas acadmicas vigentes.

Dito isto, parece que fica claro que metodologia cientfica no um simples contedo a ser decorado pelos alunos, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer aos estudantes um instrumental indispensvel para que sejam capazes de atingir os objetivos da Academia, que so o estudo e a pesquisa em qualquer rea do conhecimento. Trata-se ento de se aprender fazendo, como sugere os conceitos mais modernos da Pedagogia.

1) METODOLOGIA CIENTFICA: O QUE ?


Metodologia Cientfica nada mais do que a disciplina que "estuda os caminhos do saber", se entendermos que "mtodo" quer dizer caminho, "logia" quer dizer estudo e "cincia" que dizer saber.

2) A Cincia
Do medo Cincia A evoluo humana corresponde ao desenvolvimento de sua inteligncia. Sendo assim, podemos definir trs nveis de desenvolvimento da inteligncia dos seres humanos desde o surgimento dos primeiros homindeos: o medo, o misticismo e a cincia.

2.1) O medo

Os seres humanos pr-histricos no conseguiam entender os fenmenos da natureza. Por este motivo, suas reaes eram sempre de medo: tinham medo das tempestades e do desconhecido. Como no conseguiam compreender o que se passava diante deles, no lhes restava outra alternativa seno o medo e o espanto daquilo que presenciavam.

2.2) O misticismo

Num segundo momento, a inteligncia humana evoluiu do medo para a tentativa de explicao dos fenmenos atravs do pensamento mgico, das crenas e das supersties. Era, sem dvida, uma evoluo j que tentavam explicar o que viam. Assim, as tempestades podiam ser fruto de uma ira divina, a boa colheita da benevolncia dos mitos, as desgraas ou as fortunas do casamento do humano com o mgico.

2.3) A cincia

Como as explicaes mgicas no bastavam para compreender os fenmenos, os seres humanos finalmente evoluram para a busca de respostas atravs de caminhos que pudessem ser comprovados. Dessa forma, nasceu a cincia metdica, que procura sempre uma aproximao com a lgica.

O ser humano o nico animal na natureza com capacidade de pensar. Esta caracterstica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas prprias experincias. Assim sendo, capaz de novas descobertas e de transmiti-las a seus descendentes. O desenvolvimento do conhecimento humano est intrinsecamente ligado sua caracterstica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivduo transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a cincia.

3) A evoluo da cincia

O Mtodo Cientfico surgiu como uma tentativa de organizar o pensamento para se chegar ao meio mais adequado de conhecer e controlar a natureza. J no fim do perodo do Renascimento, Francis Bacon pregava o mtodo indutivo como meio de se produzir o conhecimento. Este mtodo entendia o conhecimento como resultado de experimentaes contnuas e do aprofundamento do conhecimento emprico.

Por outro lado, atravs de seu discurso sobre o mtodo, Ren Descartes defendeu o mtodo dedutivo como aquele que possibilitaria a aquisio do conhecimento atravs da elaborao lgica de hipteses e a busca de sua confirmao ou negao.

A neutralidade cientfica

sabido que, para se fazer uma anlise


desapaixonada de qualquer tema, necessrio que o pesquisador mantenha uma certa distncia emocional do assunto abordado.

Provavelmente a resposta seria no. Mas, ao mesmo tempo, a conscincia desta realidade pode nos preparar para trabalhar esta varivel de forma que os resultados da pesquisa no sofram interferncias alm das esperadas. preciso que o pesquisador tenha conscincia da possibilidade de interferncia de sua formao moral, religiosa, cultural e de sua carga de valores para que os resultados da pesquisa no sejam influenciados por eles alm do aceitvel.

4) Tipos de Pesquisa

Pesquisa o mesmo que busca ou procura. Pesquisar, portanto, buscar ou procurar resposta para alguma coisa. Em se tratando de Cincia, a pesquisa a busca de soluo a um problema que algum queira saber a resposta. No gosto de dizer que se faz cincia, mas que se produz cincia atravs de uma pesquisa. Pesquisa , portanto, o caminho para se chegar cincia, ao conhecimento.

na pesquisa que utilizaremos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal dever ser estipulado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Num exemplo grosseiro eu no poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma p. Da mesma forma eu no poderia fazer um buraco no cimento com uma p; eu precisaria de uma picareta. Por isso a importncia de se definir o tipo de pesquisa e da escolha do instrumental ideal a ser utilizado.

A Cincia, atravs da evoluo de seus conceitos, est dividida por reas do conhecimento. Assim, hoje temos conhecimento das Cincias Humanas, Sociais, Biolgicas, Exatas, entre outras. Mesmo estas divises tm outras sub-divises.

4.1) Pesquisa Experimental

toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Exemplo: Pinga-se uma gota de cido numa placa de metal para observar o resultado.

4.2) Pesquisa Exploratria

toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenmeno.
Exemplo: respiram. Saber como os peixes

4.3) Pesquisa Social

toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Exemplo: Saber alimentares de especfica. quais os hbitos uma comunidade

4.4) Pesquisa Histrica

toda pesquisa que estuda o passado.


Exemplo: Saber de que forma se deu a Proclamao da Repblica brasileira.

4.5) Pesquisa Terica

toda pesquisa determinada teoria.

que

analisa

uma

Exemplo: Saber o que a Neutralidade Cientfica.

You might also like