You are on page 1of 28

Componentes: Adailton Souza Alessandro Criales Clara Machado

Fluxo de caixa uma ferramenta que controla a movimentao financeira (as entradas e sadas de recursos financeiros) em um perodo determinado.

Para Assaf Neto e Silva (1997, p. 35) (...) o fluxo de caixa um instrumento que relaciona os ingressos e sadas (desembolsos) de recursos monetrios no mbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo.
A demonstrao do fluxo de caixa, evidencia as modificaes ocorridas nas disponibilidades da companhia, em um determinado perodo, por meio da exposio dos fluxos de recebimentos e pagamentos.

A Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatrio obrigatrio pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimnio lquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais).
Nos principais mercados financeiros internacionais, a DFC demonstrao obrigatria e segue a orientao do International Accounting Standards Committee (IASC), rgo que estabelece normas internacionais de contabilidade, e do Financial Accounting Standards Board (FASB), que o rgo normatizador das prticas contbeis americanas.

Facilitar a gesto de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigaes assumidas, quais os valores a receber e qual ser o saldo disponvel naquele momento.
Denomina-se saldo a diferena entre os recebimentos e os pagamentos.

Projeo das entradas e das sadas dos recursos financeiros da empresa em um determinado perodo de tempo. Os principais objetivos deste demonstrativo so:

Prognosticar as necessidades de captao de recursos; Aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentveis para a empresa sem comprometer a liquidez; Buscar o equilbrio financeiro entre os fluxos de entradas e sadas de recursos; desenvolver controle dos saldos de caixa e de duplicatas a receber

Operacional Refere-se ao fluxo de caixa gerado


pelas operaes de uma empresa;

Financiamento Atividades de financiamento so


as formas de obter recursos e repag-los;

Investimento Atividade de investimento so

formas de a empresa alocar recursos em ativos que traro benefcios futuros.

Tem a funo de informar o empresrio sobre a situao da movimentao diria dos recursos financeiros, disponibilizando as informaes pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diria e acumulada.

A elaborao da demonstrao dos fluxos de caixa permite fazer uma gesto das finanas, contribuindo na hora de tomar decises, e ajuda a controlar as sadas (despesas) em nome de uma maior rentabilidade.

Mtodo Direto Mtodo Indireto

A demonstrao pelo mtodo direto facilita ao usurio avaliar a solvncia da empresa, pois evidencia toda a movimentao dos recursos financeiros, as origens dos recursos de caixa e onde eles foram aplicados.

Revela melhor a habilidade da empresa de gerar caixa suficiente das operaes para arcar com suas dvidas, reinvestir o lucro e remunerar o acionista.
As informaes de caixa podem estar disponveis diariamente.

O formato mais simples de se entender.

Muitas entidades no tem acesso (ou muito difcil) s informaes requeridas para sua confeco.
Mostra itens de resultado sob o regime de caixa ao invs da competncia. Isto pode sugerir que os fluxos lquidos operacionais uma medida de desempenho melhor que o resultado contbil (por competncia).

O mtodo indireto aquele no qual os recursos provenientes das atividades operacionais so demonstrados a partir do lucro lquido, ajustado pelos itens considerados nas contas de resultado que no afetam o caixa da empresa.

Representa baixo custo. Basta utilizar dois balanos patrimoniais (o do incio e o do final do perodo), a demonstrao de resultados e algumas informaes adicionais obtidas na contabilidade.
Foca na diferena entre o lucro e o caixa lquido proveniente das operaes.

Fornece um link til entre os fluxos de caixa, demonstrao de resultado abrangente e demonstrao da posio financeira.

Formato no amigvel.
Se h interferncia da legislao fiscal na contabilidade oficial, e geralmente h, o mtodo indireto ir eliminar somente parte dessas distores.

As informaes sobre fluxo de caixa so teis porque alm da facilidade de entendimento e a ferramenta auxiliar na tomada de decises econmicas, proporcionam aos usurios das informaes contbeis como investidores e credores, uma base para avaliar a capacidade da empresa gerar caixa e valores equivalentes caixa e, as necessidades da empresa em utilizar esses fluxos de caixa.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltar ao seu tamanho original.

Albert Einstein

You might also like