You are on page 1of 37

Cincias Colgio MV Prof Adriana

A EXTRAO DAS MATRIAS-PRIMAS E SUAS TRANSFORMAES


TEMPOS ANTIGOS: - UTILIZAVAM FORA MUSCULAR PARA A EXTRAO
-MUITO TRABALHO

-GASTO DE TEMPO MAIOR


- OBTENO DE PEQUENAS QUANTIDADES

NOS DIAS ATUAIS: -DESENVOLVIMENTO DAS INDSTRIAS QUMICAS. - IMENSA VARIEDADE E QUANTIDADE DE PRODUTOS FABRICADOS. -CUSTOS ACESSVEIS. -OPERAES MECANIZADAS. -MENOR TEMPO DE PRODUO.

A IMPLANTAO DE UMA INDUSTRIA QUIMICA

REQUER ALTOS INVESTIMENTOS

EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS

MO DE OBRA ESPECIALIZADA

MATRIA-PRIMA ESPECFICA

GRANDES QUANTIDADES DE GUA E ENERGIA

MATRIAS-PRIMAS E PRODUTOS
Petrleo e seus derivados Papel Minrios e metais Sabes e detergentes Vidro Pigmentos e corantes Agrotxicos e fertilizantes Indstria Farmacutica Plsticos

PETRLEO
ORIGEM E EXTRAO

- LIQUIDO ESCURO E OLEOSO.

-MISTURA DE HICROCARBONETOS (CONTM APENAS CARBONO, HIDROGNIO). -EXTRADOS DE RESERVAS LOCALIZADAS A PROFUNDIDADES VARIVEIS. -TANTO TERRESTRE COMO MARINHAS. -DISTRIBUIDOS DE FORMA IRREGULAR NAS DIVERSAS REGIES DOS PLANETAS.

ORIGEM:
- ORIGINOU-SE A MILHES DE ANOS, DEVIDO A DEPOSIO DE RESTOS DE ANIMAIS E VEGETAIS NOS FUNDOS DOS MARES E LAGOS, SENDO LENTAMENTE SOTERRADOS E COBERTOS COM SEDIMENTOS.
- COM A PRESSO RESULTANTE DAS CAMADAS DAS ROCHAS QUE SE FORMARAM E A AO DO CALOR SOBRE A MATERIA ORGNICA, OCORRERAM COMPLEXAS REAES DE DECOMPOSIO QUE RESULTAREM NO PETROLEO.

EXTRAO
ESTUDOS GEOLGICOS (EQUIPAMENTOS SOFISITICADOS) ESCOLHE-SE A REA MONTAM-SE AS PLATAFORMAS INICIA-SE A PERFURAO BROCA: TUNGSTNIO E DIAMANTE.

REFINAMENTO
REFINARIAS DE BENEFICIAMENTO DE PETRLEO

DESTILAO FRACIONADA
O petrleo aquecido at a vaporizao Depois segue para a torre, ou coluna de fracionamento. As fraes se separam por apresentarem diferentes temperaturas de condensao. A frao do petrleo que no vaporiza constitui os resduos slidos, recolhidos na base da torre.

Coluna de Fracionamento do Petrleo

Principais derivados do Petrleo


Gs liquefeito ou GLP: comercializados no estado lquido em botijes e usados como gs de cozinha.

Gasolina: lquido inflamvel e voltil, que consiste numa mistura de hidrocarbonetos que apresentam de 5 a 9 carbonos na frmula qumica. Utilizado como combustvel.

Nafta petroqumica: lquido incolor usado como matria prima na produo de vrios compostos qumicos necessrios para a fabricao de plsticos e borracha sinttica.

Querosene: lquido usado como solvente e combustvel de avio.

leo Diesel: combustvel de motores a diesel. Pode apresentar certo teor de enxofre, que pode resultar durante a sua combusto em produtos txicos como xidos de enxofre.

leos lubrificantes: lubrificam mquinas e equipamentos.

Parafinas: produtos impermeabilizantes para revestir papis, embalagens, mangueiras e pneus. So utilizados na produo de vela e para dar consistncias em gomas e at chocolates.

Asfalto: resduo utilizado na pavimentao de ruas e estradas.

Diversas fraes obtidas no so substncias puras. necessrio realizao de outros procedimentos afim de se obter maior nmeros de componentes isolados. As indstrias de solventes, resinas, tintas, adesivos, plsticos e produtos de limpeza, borrachas, detergentes e medicamentos usam, como matria-prima, muitos compostos extrados das diversas fraes do petrleo.

O Petrleo um fonte de energia no renovvel, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade.

Ao longo da histria: utilizao de vrios meios de registros por meio de desenhos, smbolos e posteriormente escrita.

Neste percurso o homem utilizou: Cascas de arvores. Pedras. Placas de argila. Madeira. Pele de animais (pergaminhos). Papiro (extrados de vegetais) antecedeu o papel atual.

Atualmente:
Matria-prima: fibras de celulose Plantio e colheita de grandes florestas de eucalipto (aps um perodo de 7 anos) Feita de forma ambientalmente sustentvel

Produo do Papel

EXPLORAO

DESCASCAMENTO PICAGEM CLASSIFICAO

TANQUE DE MASSA

BRANQUEAMENTO

LAVAGEM

REFINO, DEPURAO E LAVAGEM

DIGESTOR E TANQUE DE DESCOMPRES SO

FABRICAO DO PAPEL

OBSERVAES: A produo do papel gera resduos e consome insumos energticos e gua. A tecnologia atual de produo visa a reduo do uso desses insumos e ao reuso ou reciclagem dos resduos.

You might also like