You are on page 1of 4

INTRODUO AO SEMINARIO DA ABORDAGEM EPISTEMOLGICA MARXISTA Principais caractersticas da vertente:

Insere-se dentre as teorias crticas o Educao e sociedade esto em intrnseca relao, determinando-se mutuamente; o Educao deve ser transformadora;

Privilegia a relao entre o sujeito e o objeto da pesquisa, a sntese entre o subjetivo e o objetivo. o Sujeito e objeto em construo no processo de pesquisa, ambos sofrendo mutaes ao longo da mesma. nfase fundamental na: o historicidade do objeto; o condies materiais concretas determinantes das caractersticas da construo do objeto.

No que se refere relao com o todo social, cultural, poltico: o O todo resulta do processo de articulao entre os dados objetivos e a interpretao do sujeito; o No existem objetos, esses so construdos a partir de realidades empricas percebidas pelo sujeito pesquisador. o A Totalidade composta por partes e ao mesmo tempo o objeto parte em relao ao todo.

Papel da Escola:
o Difuso dos contedos culturais universais que so incorporados pela humanidade frente realidade social; o Valorizao da escola como espao social responsvel pela apropriao do saber universal; o Socializao do saber elaborado s camadas populares, entendendo a apropriao crtica e histrica do conhecimento enquanto instrumento de compreenso da realidade social e atuao crtica e democrtica para a transformao desta realidade.

nfase nas categorias de temporalidade e historicidade; Relao histrica entre o presente e o passado

Mtodos de pesquisa:
Materialismo histrico-dialtico: nenhum fenmeno ocorre de forma isolada, ao contrrio, se insere numa rede de contextos, que tm que ser recuperados e analisados; O mtodo parte de uma relao direta da experincia do aluno confrontada com o saber sistematizado;

Relao professor x aluno: o aluno como participante e professor como mediador entre o saber e o aluno. o Professor: autoridade competente, direciona o processo pedaggico; interfere e cria condies necessrias apropriao do conhecimento, enquanto especificidade da relao pedaggica.

Aprendizagem:
Baseia-se nas estruturas cognitivas j estruturadas nos alunos. Proposta de unio trabalho e ensino ou a de formao politcnica Vnculo entre teoria e prtica >> princpio marxista

Marx e Engels, buscando evidenciar que preciso combinar o trabalho produtivo, socialmente til, com a educao, estabeleceram, para esta, trs premissas essenciais: o educao intelectual, o educao corporal - educao fsica - e o educao para o trabalho - educao politcnica -, isso , os princpios gerais e de carter cientfico de todo processo de produo e o manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais. Enfim, uma educao humana que articule filosofia, cincia e produo baseada no trabalho.

You might also like