You are on page 1of 11

O que o som?

O som a propagao de uma frente de compresso mecnica ou onda mecnica; uma onda longitudinal, que se propaga apenas em meios materiais (que tm massa e elasticidade), como os slidos, lquidos ou gasosos

Caracterstica de uma onda


Comprimento de onda () : a distncia entre dois pontos sucessivos em que a presso do ar mnima (ou entre dois pontos em que a presso mxima). Unidade S.I. metro (m) Velocidade (v): o espao percorrido pela onda, por unidade de tempo, ou o mesmo que dividir o comprimento da onda pelo perodo. Perodo(T) : o tempo que decorre entre a passagem, num certo ponto, de dois mximos consecutivos da presso do ar (compresso mxima) ou de dois mnimos consecutivos da presso do ar (rarefao mxima). Unidade S.I. Segundo (s).

Freqncia (f): o nmero de vezes que passa uma compresso de ar (ou uma rarefao) em cada segundo, num certo ponto.

Relao entre Velocidade comprimento de onda e freqncia.

Sabendo que

temos:

Acstica:
Intensidade: qualidade relacionada com a amplitude da onda sonora e que representa a energia transportada pela onda que atravessa a unidade de superfcie por unidade de tempo (W/m2). Esta propriedade permite classificar um som como: Fraco ao qual corresponde uma pequena amplitude. Forte ao qual corresponde uma grande amplitude.
I = 2 F A d v F- frequencia A- Amplitude D- densidade do meio V- velocidade da onda

Altura: Corresponde frequncia do som emitido. Os sons graves, tambm chamados baixos, so sons com maior comprimento de onda (pequena frequncia). Os sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda (maior frequncia). Som Grave (baixo) Som Agudo (alto)

Timbre:qualidade que permite distinguir sons com a mesma altura e a mesma intensidade, mas produzidos por instrumentos diferentes, ou vozes diferentes e correspondem ao somatrio das frequncias harmnicas.

Propagao do Som: O som se propaga em funo das propriedades do meio transmissor. De um modo aproximado a velocidade diretamente proporcional temperatura, e inversamente proporcional ao modulo da elasticidade do meio Reflexo do Som: Assim como para qualquer outra onda, as ondas sonoras, ao atingirem um obstculo fixo, como uma parede, so refletidas. A reflexo do som acontece com inverso de fase, mas mantm a mesma velocidade de propagao, mesma freqncia e o mesmo comprimento de onda do som incidente.
Interferncia: o aumento ou a diminuio da intensidade do som, devido ao somatrio dos pulsos de duas ondas sonoras, quando ocorre a superposio de duas cristas h um reforo sonoro, ao passo que a superposio de um vale com uma crista chamamos de abafamento.

Difrao: quando a onda consegue contornar obstculos , como as ondas sonoras so relativamente grandes elas conseguem contornar os obstculos mais facilmente do que a luz por exemplo que tem comprimentos de ondas muitas ordens de grandezas menor. Por isso uma porta entre aberta deixa passar pouca luz, mas muito som ou rudo.

Efeito Doppler: O efeito Doppler, para ondas sonoras, constitui o fenmeno pelo qual um observador percebe uma freqncia diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles (observador e fonte).

Efeito Doppler

Observador em Repouso e fonte em movimento Fonte aproxima-se do observador O1: haver um encurtamento aparente do comprimento de onda 1, em relao ao normal. A freqncia percebida pelo observador ser maior que a freqncia real da fonte. Fonte afasta-se do observador O2, haver um alongamento aparente do comprimento de onda 2, em relao ao normal. A freqncia percebida pelo observador ser menor que a freqncia real da fonte.

O2

O1

Efeito Doppler

Fonte em Repouso e Observador em movimento Para o observador O1, que se aproxima de F, haver um maior nmero de encontros com as frentes de onda, do que se estivesse parado. A freqncia por ele percebida ser maior que a normal. Para o observador O2, que se afasta de F, haver um menor nmero de encontros com as frentes de onda, do que se estivesse parado. A freqncia por ele percebida ser menor que a normal.

V F O1 V=0

O2

Relaes Efeito Doppler

v vo f f .( ) v vF

f frequncia aparente
F frequncia real da fonte

v velocidade do som

vo velocidade do observador vF velocidade da fonte

Decibel

Escala

Logartmica

O decibel a intensidade relativa do sim tendo por base o limite da audio convencional. Em funo da extenso das variaes entre as intensidades mnima e mxima que podemos ouvir conveniente que se utilize uma escala logartmica, a escala de Decibel (dB). Decibel a razo logartmica entre duas potncias ou intensidades e dado pela expresso:

You might also like