You are on page 1of 51

Dborah Barreto deborahadv@outlook.

com

EMENTA
Teoria da tipicidade. Crime doloso e crime culposo. Erro. Consumao. Tentativa. Antijuridicidade. Excludentes da antijuridicidade. Concurso de agentes. Concurso de crimes. Culpabilidade. Punibilidade. Excluso da culpabilidade. Inimputabilidade. Teoria da pena. Penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos. Multa. Medida de segurana. Circunstncias do crime. Cominao e aplicao da pena. Suspenso condicional da pena. Livramento condicional. Ao penal. Extino da punibilidade. Introduo teoria geral da parte especial. Prescrio. Responsabilidade penal da pessoa jurdica.

Sano Penal

Sano Penal
1.1 Conceito: Perda de bens jurdicos imposta pelo rgo da justia em virtude da prtica de fato que a lei define como crime (Fragoso, 2003, p.348-350). 1.2 Espcies: a) Penas (imputveis e semiimputveis) b) Medidas de Segurana (inimputveis)

Penas conforme Constituio Federal

Art. 5. XLVI - lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos;

Exemplos
Homicdio simples -Art. 121. Matar alguem: Pena - recluso, de seis a vinte anos.

Infanticdio - Art. 123 - Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de dois a seis anos.

LEI 11343/2006
Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer ttulo, possuir, guardar ou fornecer, ainda que gratuitamente, maquinrio, aparelho, instrumento ou qualquer objeto destinado fabricao, preparao, produo ou transformao de drogas, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena - recluso, de 3 (trs) a 10 (dez) anos, e pagamento de 1.200 (mil e duzentos) a 2.000 (dois mil) dias-multa.

LEI 11343/2006
Art. 39. Conduzir embarcao ou aeronave aps o consumo de drogas, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, alm da apreenso do veculo, cassao da habilitao respectiva ou proibio de obt-la, pelo mesmo prazo da pena privativa de liberdade aplicada, e pagamento de 200 (duzentos) a 400 (quatrocentos) dias-multa. Pargrafo nico. As penas de priso e multa, aplicadas cumulativamente com as demais, sero de 4 (quatro) a 6 (seis) anos e de 400 (quatrocentos) a 600 (seiscentos) dias-multa, se o veculo referido no caput deste artigo for de transporte coletivo de passageiros.

Penas Proibidas pela Constituio Federal


Manifestaes da coero penal excludas da legislao penal: Art. 5. XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis;
Princpio da Dignidade racionalidade das penas) Humana (humanidade e

Penas
SISTEMAS PUNITIVOS PRIVATIVAS DE LIBERDADE ALTERNATIVAS A PRIVATIVAS DE LIBERDADE PENAS PATRIMONIAIS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS

Penas

Conceito: Sano imposta pelo Estado, por meio de ao penal, ao criminoso como retribuio ao delito perpetrado e preveno a novos delitos (Nucci, 2007, p.289). ESTADO --- PENA --- CULPABILIDADE DISTINO ENTRE CONCEITO DE PENA E FUNO DA PENA

FINALIDADE DA PENA: fundamento da pena , que no resulta de um conceito jurdico, mas de abstrao filosfica TEORIAS SOBRE A PENA: IAbsolutas: IIRelativas, e III- Mistas.

TEORIAS ABSOLUTAS
Tambm chamadas de RETRIBUTIVAS, em que a pena seria a necessria e indispensvel consequncia jurdica da existncia do crime. I- Crime como a violao de um preceito oriundo de Deus, e a pena, seria a retribuio divina. II- KANT considera o crime a infrao da ordem moral, e a pena deve ser a compensao moral. III- HEGEL entende que a pena seria a derivao dialtica da violao do direito.

Estado Absolutista x Estado Capitalista A pena exigncia de justia. Quem pratica um mal deve sofrer um mal Kant (pena um imperativo categrico no h utilidade na pena) e Hegel (pena afirmao do direito)

TEORIAS RELATIVAS
Pena com finalidade de natureza poltica e de utilidade para os homens e a sociedade.
I- TEORIA DA PREVENO GERAL: a pena como instrumento de intimidao geral dos indivduos que, diante da ameaa abstrata e concreta da imposio da pena, ficariam motivados a no transgredir a norma penal. CRTICA: injusto impor uma pena a algum para que outro no cometa um delito (ROXIN) II- TEORIA DA PREVENO ESPECIAL: Apresentam a pena com a finalidade de evitar que o homem que delinquiu volte a cometer outro crime. CRTICA: Existem pessoas que cometem um crime e que no voltam mais a cometer outros delitos.

Teoria Relativa (preveno geral e especial); Estado Liberal (Perodo do Iluminismo) Preveno Geral Negativa e Positiva Cominao Penal ameaa da pena (coao psicolgica). Intimidao e racionalidade. Conhecimento da Norma? Delinquentes Habituais? Confiana de no ser descoberto?

Preveno Especial Negativa e Positiva Neutralizao do condenado Ressocializao e reeducao do delinquente Criminosos que no necessitam de ressocializao? O Estado consegue neutralizar o condenado? O Processo de prisionizao?

TEORIAS MISTAS
Agregam os vrios pontos de vista das teorias absolutas e relativas.
MERKEL = a pena justa retribuio que no exclui a idia de seu fim, que manter no Estado as condies da vida social, destinando-se, pois, a proteger os interesses dos indivduos. BINDING a pena como compensao ou satisfao. O direito de punir, que tambm um dever, oriundo da insubordinao do agente do crime, para alcanar o respeito s leis e a conservao do direito.

Teoria Mista, Ecltica ou Unificadora (retribuio, preveno geral e especial).


Sculo XX (Merkel) Estado Democrtico de Direito Retribuio como limite da interveno da pena

Teoria Da Preveno Positiva


Infundir, na conscincia geral, a necessidade de respeito a determinados valores (preveno geral) Ressocializao do condenado, para que volte ao convvio social (preveno especial)

Legislao Cdigo Penal Finalidade da pena


Fixao da pena Art. 59 - O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel.

1.3. CONCEITO DE PENA: a conseqncia jurdica da existncia do crime, a sano caracterstica da violao da norma penal incriminadora. - CARACTERSTICAS: a) proporcional (diz respeito gravidade da leso e importncia do bem jurdico atingido); b) Personalssima: por fora do Princpio Constitucional da responsabilidade pessoal (art. 5, XLV, CF), no podendo ultrapassar a pessoa do criminoso; c) Iguais para todos: d) Legal: no haver pena sem que haja, anteriormente, lei em sentido estrito; e) Destina-se a educar, corrigir, socializar.

-CLASSIFICAO a) Conforme sejam seus fins: - De intimidao; - De correo; - De eliminao ou de segurana.


B) Quanto a suas conseqncias: - Eliminatrias: como a de morte; - Semi-eliminatrias: aquelas que mantm temporariamente eliminados; - Corretivas: busca a recuperao do indivduo, restringindo-lhe direitos.

-CLASSIFICAO C) Quanto ao bem jurdico que atingem: - Capitais: as que eliminam a vida; - Corporais ou aflitivas: ofendem a integridade fsica do indivduo; - Infamantes: atingem a honra; - Restritivas de liberdade pessoal: agridem a liberdade de locomoo; - Restritivas de direitos: importam na perda da funo pblica; - Pecunirias:atacam o patrimnio do agente do crime.

SISTEMAS PENITENCIRIOS
I) SISTEMA DE FILADLFIA (1775) OU sistema de Pensilvnia - isolamento completo do condenado, durante o dia e durante a noite. Clula individual; Leitura apenas da bblia e de outros livros religiosos; SISTEMA DE AUBURN (1816) do Estado de New york. Introduziu o chamado congregate system, que mantinha o condenado isolado durante a noite, em clula individual e durante o dia trabalhando com os demais presos, sendo proibida a comunicao.

II)

III) SISTEMA IRLANDS OU PROGRESSIVO (1857): concebido por WALTER CROFTON, baseado na progresso, conciliando regras dos sistemas anteriores com perodos de abrandamento. 1 - condenado seria mantido completamente isolado, 2 - seria mantido o isolamento noturno, com trabalho diurno e manuteno do silncio. 3 -seria transferido para uma penitenciria industrial ou agrcola, 4 - ganharia o livramento condicional.

IV) SISTEMA BRASILEIRO: CP adota um sistema progressivo de cumprimento das penas privativas de liberdade . Apenas de priso sero cumpridas progressivamente em trs regimes,: Fechado, semi-aberto e aberto, comportando ainda o livramentocondicional e prevista a possibilidade de regresso de regime mais brando a regime mais severo.

Espcies de pena: art. 32 CP:


1- privativas de liberdade a) recluso (aplicada aos crimes mais graves), b) deteno (aplicada aos crimes menos graves) c) priso simples (aplicada s contravenes).

Espcies de pena: art. 32 CP:


2)- restritivas de direitos: de acordo com a nova redao dada ao art. 43 CP pela Lei n 9.714/98 so: a) prestao pecuniria; b)- perda de bens e valores; c)- prestao de servios comunidade ou a entidades pblica; d)- interdio temporria de direitos; e)- limitao de fim de semana;

Espcies de pena: art. 32 CP:


3) multa: de natureza pecuniria Seu clculo elaborado considerando-se o sistema de dias-multa: o qual poder variar entre um mnimo de 10 ao mximo 360 diasmulta, sendo que o valor correspondente a cada dia multa ser de 1/30 do valor do salrio mnimo vigente poca dos fatos at 5 vezes esse valor. OBS: segundo o art. 60, pargrafo 1 do CP, poder o juiz, contudo, verificando a capacidade econmica do ru, triplicar o valor do dia-multa

Princpios aplicados Pena


Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio Princpio da legalidade; da anterioridade; da personalidade; da individualidade; da proporcionalidade; da humanidade, etc...

Princpio da individualizao da pena:


Art. 5 XLVI, CF: que a lei regular a individualizao da pena... 1 - legislador escolhe quais condutas, positivas ou negativas, que atacam os bens jurdicos mais importantes. 2 -legislador valora as condutas, cominando-lhes penas que variam de acordo com a importncia do bem a ser tutelado.

Princpio da individualizao da pena:


OBS1: a individualizao de cada infrao penal ser feita de acordo com a sua importncia e gravidade. OBS2: Tambm ocorrer a individualizao da pena na fase da execuo penal: conforme art. 5 da Lei n 7.210/84 (LEP): os condenados sero classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualizao da execuo penal.

Princpio da proporcionalidade

a pena dever ser proporcional ao delito. Sera feito um juzo de ponderao sobre a relao entre o bem que lesionado ou posto em perigo e aquele que pode ser privado liberdade (gravidade da pena).

Princpio da responsabilidade pessoal Art. 5, XLV, CF: Nenhuma pena passar da pessoa do condenado. No haver transcendncia da pena a terceiros, sejam quaisquer forem estes, Somente o condenado poder responder pela infrao penal praticada.

DAS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE


a)- Recluso: art. 33 CP: o cumprimento da pena dever passar pelos trs regimes: fechado, semi-aberto e aberto); b)- Deteno: art. 33 CP: o cumprimento da pena dever iniciar no semi-aberto e aberto (menos severos), salvo necessidade de transferncia a regime fechado (art. 33, caput, CP); c)- Priso simples (para as contravenes penais somente se admite o semi-aberto ou aberto, art. 6 da LCP)

Distines entre recluso e deteno:


a) em relao ao regime de cumprimento da pena (caput do art. 33); b) no concurso material, a recluso executada em primeiro lugar (69, caput); c) alguns efeitos da condenao s se aplicam recluso (92, II); d) nas medidas de segurana, a internao aplicvel recluso; o tratamento ambulatorial, deteno (97, caput).

Incio do cumprimento da pena


Forma progressiva de execuo, de acordo com o mrito do condenado, o incio do cumprimento da pena se dar da seguinte forma: a) o condenado a pena superior a 8 anos dever comear a cumpri-la em regime fechado; b) o no-reincidente, cuja pena seja superior a 4 anos e no exceda a oito, poder, desde o princpio, cumpri-la em regime semi-aberto; c) o no-reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 anos, poder, desde o incio, cumpri-la em regime aberto. * arts. 93 a 95 e 110 a 119 da Lei de Execuo Penal (7210/84).

Recluso

Deteno

Pena 4

ABERTO, semiaberto ou fechado SEMI-ABERTO ou fechado FECHADO

ABERTO ou semi-aberto SEMI-ABERTO

4 < Pena 8

Pena > 8

SEMI-ABERTO

Pena Privativa de Liberdade


A pena de priso a espinha dorsal do sistema penal brasileiro, ainda que sua falncia seja reconhecida.

Ferrajoli - crcere uma instituio [...] lesiva para a dignidade das pessoas, penosa e inutilmente aflitiva, motivo por que prope sua abolio gradual, bem como imediata reduo da pena mxima para dez anos de priso. Fragoso como instituio total, a pena necessariamente deforma a personalidade, ajustando-se subcultura da priso (prisionizao)

Observaes
Para condenado pena de recluso, reincidente, o CP determina que o regime seja inicialmente fechado. Porm admissvel apenas a agravao do regime, conforme dispe a smula:

Smula STJ n 269 - admissvel a adoo do regime prisional semi-aberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a quatro anos se favorveis as circunstncias judiciais.

Observaes
Smula n 719 STF - a imposio do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivao idnea. Smula n 718 STF - a opinio do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime no constitui motivao idnea para a imposio de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada.

Possvel inicial fechado pela reincidncia Em se tratando de ru reincidente, cujas condies judiciais no o abonam, lcita a imposio de regime inicial fechado, mesmo diante de pena privativa reduzida.
(Desembargador William Silvestrini). (TJMG - PROC. 1.0313.05.1569702/001(1) - Rel. Des. Ediwal Jos De Morais - DJMG 04.05.2006)

STF Impossvel inicial fechado apenas pela reincidncia


STF - Recluso por tempo inferior a 4 (quatro) anos. Regime inicial de cumprimento. Determinao de regime fechado. Deciso baseada apenas no fato da reincidncia. Inadmissibilidade. Motivao inidnea. Inexistncia de circunstncias judiciais desfavorveis. HC concedido. Aplicao da smula 719. A s reincidncia no constitui razo suficiente para imposio de regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada autorize. HC 94045 - Rel. Cezar Peluso 11/11/2008

Regime Fechado A aplicao do regime

fechado pode advir exclusivamente quantidade da pena; da qualidade de reincidente do condenado ou de especiais circunstncias concretas do crime. Diferentemente da realidade, pela letra da lei caracteriza-se pelo trabalho comum interno (regra), ou em obras pblicas externas (exceo) durante o dia, e pelo isolamento durante o repouso noturno (art.34 CP) A LEP prev alojamento do condenado em ambiente salubre, cela individual com pelo menos 6,00m, dormitrio, aparelho sanitrio e lavatrio.(art.88) O caput do art.34 prev o exame criminolgico que no mais obrigatrio.

Regime Semi-aberto
Possui rigor intermedirio, a restrio da liberdade do condenado diminuda Celas so coletivas Permite-se a freqncia a cursos profissionalizantes, de instruo de segundo grau ou superior (art.35 CP) Caracteriza-se pelo trabalho externo ou interno durante o dia e recolhimento noturno.

DTZ1055954 - PENA. REGIME PENITENCIRIO. TRABALHO DIURNO. Tendo a sentena estabelecido o regime penitencirio inicial semi-aberto, no exige a lei o cumprimento de 1/6 da pena para que o condenado possa se dedicar ao trabalho externo, ficando ao prudente arbtrio do juiz da execuo avaliar a convenincia e oportunidade da sada diurna do preso para o desempenho de atividade profissional.

(TAMG - Ag. 265.448-2 - Nova Era - J. em 09.03.1999 - Rel. Juza Myrian Saboya)

Regime aberto
Restrio mnima a liberdade do condenado, regime menos rigoroso Tem por fundamento a autodisciplina e o senso de responsabilidade (art.36 caput CP) Caracteriza-se pela liberdade sem restries para o trabalho externo, freqncia cursos e outras atividades autorizadas durante o dia e pela liberdade restringida durante a noite e dias de folga O ingresso no regime aberto pressupe (arts113/114 da LEP: a)Condenado trabalhando ou em condies de; b) Possibilidade de ajustamento ao regime; c) Aceitao do programa e das condies impostas pelo juiz

Condies do regime aberto-art.115 da LEP


Especiais determinadas pelo juiz Gerais obrigatrias para todos: I - permanecer no local que for designado, durante o repouso e nos dias de folga; II - sair para o trabalho e retornar, nos horrios fixados; III - no se ausentar da cidade onde reside, sem autorizao judicial; IV - comparecer a Juzo, para informar e justificar as suas atividades, quando for determinado.

DTZ1367632 - EXECUO PENAL. I) PRELIMINAR DE NULIDADE. DECISO SUCINTA, MAS SUFICIENTEMENTE FUNDAMENTADA. II) MRITO. PROGRESSO PARA O REGIME ABERTO. PRESENA DOS REQUISITOS DO ART. 112 DA LEP, COM A REDAO ALTERADA PELA LEI 10.792/03 CUMPRIMENTO DE AO MENOS DE 1/6 DA PENA E BOM COMPORTAMENTO). LAUDOS INEXIGVEIS. BENEFCIO CONCEDIDO. III) INVIABILIDADE DE CUMPRIMENTO DA PENA EM REGIME ABERTO, POR SUPERLOTAO DO "ALBERGUE" DA COMARCA, QUE NO ATENDE AOS REQUISITOS DA LEP: CASA DE ALBERGADO OU ESTABELECIMENTO SIMILAR, EM CENTRO URBANO, SEPARADO DOS DEMAIS ESTABELECIMENTOS PENAIS E DESPROVIDO DE OBSTCULOS FSICOS CONTRA A FUGA (ARTS. 33, 1, E 36, 1, DO CP, E ARTS. 93-95 E 203, 2, DA LEP). CONCESSO DE PRISO DOMICILIAR. SOLUO EMERGENCIAL QUE VIABILIZA O CUMPRIMENTO DA PENA EM CONDIES MAIS PRXIMAS DO REGIME ESTABELECIDO (ABERTO). VIABILIDADE LEGAL, ATRAVS DA ANALOGIA (ARTS. 93, 115 E 117 DA LEP).
PRECEDENTES JURISPRUDENCIAIS.Preliminar rejeitada.Agravo improvido. (TJRS - AGV 70017990870 - 6 C.Crim. - Rel. Desemb. Marco Ant"nio Bandeira Scapini - J. 08.03.2007)

Regime especial
Art. 37 - As mulheres cumprem pena em estabelecimento prprio, observando-se os deveres e direitos inerentes sua condio pessoal, bem como, no que couber, o disposto neste Captulo

PAD- Priso Albergue Domiciliar


Excepcionalmente a LEP prev o regime aberto domiciliar: Art. 117. Somente se admitir o recolhimento do beneficirio de regime aberto em residncia particular quando se tratar de: I - condenado maior de 70 (setenta) anos; II - condenado acometido de doena grave; III - condenada com filho menor ou deficiente fsico ou mental; IV - condenada gestante. OBS: No havendo Casas de Albergado suficientes, a imensa maioria dos condenados cumpre pena dessa forma.

You might also like