You are on page 1of 29

TEORIA ATMICA E DOS ELEMENTOS

1
Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear Campus Maracana Licenciatura em Qumica Bruno Viana Calliu Barbosa Luana Melka

IDEIA FILOSFICA DA MATRIA


A

preocupao com a constituio da matria surgiu por volta do sculo V a.C., na Grcia. O filsofo grego Empdocres, estabeleceu a Teoria dos Quatro Elementos Imutveis onde acreditava que toda matria era constituda por quatro elementos: gua, terra, fogo e ar, que eram representados pelos seguintes smbolos:

IDEIA FILOSFICA DA MATRIA

Esses 4 elementos bsicos eram aliados s quatro qualidades: quente, frio, seco e mido:

IDEIA FILOSFICA DA MATRIA

Leucipo de Mileto (aprox. 500 a.C) nos deu a primeira noo de tomo, partindo da prpria semntica da palavra: TOMO vem do grego "A-TOMOS" e significa INDIVISVEL. Demcrito de Abdera (aprox. 460 a.C), discpulo de Leucipo, explicou que a matria era constituda de partculas em prpetuo movimento e dotadas das seguintes qualidades: indivisibilidade, invisibilidade (pelo seu tamanho extremamente pequeno), solidez, eternidade (por ser perfeita, segundo ele), cercada por espaos vazios (o que explicava o seu movimento e diferentes densidades) e dotada de um infinito nmero de formas (explicando a diversidade na natureza).

IDEIA FILOSFICA DA MATRIA


Com isso, os filsofos gregos Leucipo e Demcrito desenvolveram a seguinte idia filosfica: no universo h duas coisas, os tomos e o vcuo, o mundo , portanto, composto de montes de matria em um mar de vazio total. Os tomos so substncias slidas, infinitos em nmero e forma e, a maioria deles, se no todos, muito pequenos para serem vistos. Um tomo no poderia ser cortado ou dividido de qualquer maneira, e completamente slido. Todos os tomos esto em perptuo movimento no vcuo. Alguns dizem que o primeiro conceito de tomo foi originado na ndia.
5

MODELO ATMICO DE DALTON


Um dos primeiros modelos surgiu em 1808 e o responsvel por este modelo foi o Qumico, Meteorologista e fsico ingls: John Dalton. Em 1808, John Dalton a partir da idia filosfica de tomo estabelecida por Leucipo e Demcrito, realizou experimentos fundamentados nas Leis Ponderais, props uma Teoria Atmica, tambm conhecido como modelo da bola de bilhar, a qual expressa, de um modo geral, o seguinte:

MODELO ATMICO DE DALTON

O tomo constitudo de partculas esfricas, macias, indestrutveis e indivisveis. A combinao de tomos de elementos diferentes, numa proporo de nmeros inteiros, origina substncias qumicas diferentes. Numa transformao qumica, os tomos no so criados nem destrudos: so simplesmente rearranjados, originando novas substncias qumicas. Elementos qumicos diferentes apresentam tomos com massas, formas e tamanhos diferentes. Um conjunto de tomos com as mesmas massas, formas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento qumico.

MODELO ATMICO DE DALTON

MODELO DE DALTON

A nomenclatura utilizada por Dalton, que basicamente a mesma utilizada at hoje, foi introduzida pelo Francs Antoine Lavoisier, em 1787, no livro Methods of Chemical Nomenclature. Antes de ser decapitado, em 1794 na revoluo francesa, entre outras coisas, Lavoisier escreveu o livro Reflexions sur le Phlogistique (1783), que terminou com a teoria do flogistico e tambm escreveu o livro Trait lmentaire de Chimie, em 1789, que considerado como o primeiro livro da Qumicamoderna. O uso de smbolos abstratos s terminou por volta de 1813-1814, com Berzelius, que, alm de ter isolado o clcio, brio, estrncio, silcio, titnio e o zircnio, tambm descobriu o selnio, o trio e o csio. Tendo em vista que os smbolos antigos no eram fceis de escrever, desfiguravam os livros e no colaboravam em nada para a sua memorizao, Berzelius props que os smbolos fossem representados por letras, baseadas na letra inicial do nome em Latim de cada substncia elementar. Com algumas alteraes, os smbolos dos elementos continuam os mesmos at hoje. Por exemplo, Oxignio = O, Chumbo = Pb...
9

A DESCOBERTA DO ELTRON

Os raios catdicos so corpusculares, pois quando interceptam um molinete de mica, este entra em rotao:

10

A DESCOBERTA DO ELTRON

Os raios so constitudos de partculas com carga eltrica, pois so desviados por um campo eltrico e magntico e, pelo sentido do desvio, as partculas so negativas sendo denominadas de eltrons:

Pela medida do desvio dos raios catdicos sob ao de um campo magntico, ele pode determinar a relao e/m entre a carga do eltron (e) e sua massa (m).

11

A DESCOBERTA DO PRTON

No interior da ampola de descarga em gases rarefeitos colocado um ctodo perfurado. Do ctodo perfurado partem os eltrons ou raios catdicos, que se chocam com as molculas do gs contido no interior do tubo. Com o choque, as molculas do gs perdem um ou mais eltrons, originando ons positivos que repelidos pelo nodo, so atrados pelo ctodo, atravessam os furos e colidem com a parede do tubo de vidro, enquanto os eltrons so atrados pelo nodo e ao colidirem com a parede de vidro do tubo produzem fluorescncia. Os raios canais so, na realidade, prtons.
12

A DESCOBERTA DO PRTON

A massa dos raios canais varia de acordo com o gs rarefeito. Assim, quando o gs o hidrognio, os raios canais so ons positivos de menor carga e massa, permitindo concluir que a massa dos raios canais depende do tipo do gs rarefeito, contido na ampola.

13

MODELO DE THOMPSON

Em 1903, o fsico Joseph John Thomson props um novo modelo atmico, baseado nas experincias dos raios catdicos, o qual chamou de eltrons. Para Thomson, o tomo era uma esfera de carga eltrica positiva recheada de eltrons de carga negativa. Esse modelo ficou conhecido como pudim de passas. Este modelo derruba a idia de que o tomo indivisvel e introduz a natureza eltrica da matria.
14

MODELO DE THOMPSON

O modelo de Thomson explica alguns fenmenos como a corrente eltrica, eletrizao por atrito, formao de ons e as descargas eltricas em gases.

15

MODELO DE RUTHERFORD
Em 1911, o neozelands Ernest Rutherford realizou uma importante experincia. Ele pegou um pedao do metal polnio (Po) que emite partculas alfa () e colocou em uma caixa de chumbo com um pequeno orifcio. As partculas alfa atravessavam outras placas de chumbo atravs de orifcios no seu centro. Depois atravessavam um lmina muito fina (10-4mm) de ouro (Au).

16

MODELO DE RUTHERFORD
Rutherford adaptou um anteparo mvel com sulfeto de zinco (fluorescente) para registrar o caminho percorrido pelas partculas. O fsico observou que a maioria das partculas alfa atravessava a lmina de ouro e apenas algumas desviavam at mesmo retrocediam.

17

MODELO DE RUTHERFORD
A partir destes resultados, concluiu que o tomo no era uma esfera positiva com eltrons mergulhados nesta esfera. Concluiu que: - o tomo um enorme vazio; - o tomo tem um ncleo muito pequeno; - o tomo tem ncleo positivo (+), j que partculas alfa desviavam algumas vezes; - os eltrons esto ao redor do ncleo (na eletrosfera) para equilibrar as cargas positivas. O modelo atmico de Rutherford sugeriu ento, um tomo com rbitas circulares dos eltrons em volta do ncleo. Comparou o tomo com o Sistema Solar, onde os eltrons seriam os planetas e o ncleo seria o Sol.

18

MODELO DE RUTHERFORD

Porm, o tomo de Rutherford tem algumas falhas. Se o ncleo atmico formado por partculas positivas, por que essas partculas no se repelem e o ncleo no desmorona? Se as partculas so de cargas opostas, por que elas no se atraem? Os eltrons iriam perder energia gradualmente percorrendo uma espiral em direo ao ncleo, e medida que isso acontecesse, emitiriam energia na forma de luz. Mas como os eltrons ficam em movimento ao redor do ncleo sem que os tomos entrem em colapso?
19

MODELO DE RUTHERFORD
Estas questes foram respondidas em 1932 por James Chadwick. Ele observou que o ncleo do berlio (Be) radioativo emitia partculas sem carga eltrica e com massa igual dos prtons (+). Chamou esta partcula de nutrons. Surgia ento, a terceira partcula subatmica. Agora sabemos que no ncleo do tomo h prtons e nutrons e na eletrosfera h eltrons.

20

MODELO DE RUTHERFORD

Ento estabeleceu-se esta relao:


PARTCULA p n MASSA 1 1 1/1836 CARGA ELTRICA +1 0 -1

Na tabela acima, pode-se verificar que o eltron 1.836 vezes menor que a massa de um prton.

21

MODELO DE BOHR

Em 1913, Niels Bhr, por meio de pesquisas e anlise das teorias da poca percebeu que deveria haver alguma relao entre as energias dos eltrons em suas rbitas atmicas e as correspondentes freqncias, conforme sugeria a teoria da radiao de Max Planck.

22

MODELO DE BOHR

Por que a luz comum forma o arco-ris ao passar por uma nuvem? Por que certos tomos quando aquecidos, emitem luz de uma s cor, como acontece com as lmpadas de sdio (luz amarela) existentes em nossas estradas? Bhr props a seguinte explicao para estes fenmenos: Os eltrons giram ao redor do ncleo em um nmero limitado de rbitas bem definidas, que so denominadas de rbitas estacionrias, com determinados nveis de energia. Quando um eltron absorve uma determinada quantidade de energia do exterior (luz, calor ou eletricidade) ele salta para uma rbita (nvel) mais energtica (estado excitado).

23

MODELO DE BOHR

Ao retornar para a rbita original, o eltron perde energia na forma de ondas eletromagnticas (luz de cor bem definida).

24

MODELO DE BOHR POSTULADOS DE BOHR


A energia radiada no emitida ou absorvida de maneira contnua, somente quando um eltron passa de uma rbita estacionria para outra diferente ( salto quntico ). Os eltrons giram em torno do ncleo em rbitas circulares e bem definidas (fixas) que so as rbitas estacionrias. Mais tarde, seriam as chamadas "camadas eletrnicas" (K,L,M,N,O,P e Q). Ao passar de um estado estacionrio para outro, um eltron absorve uma radiao bem definida, que o quantum, dado pela relao E = h.v , onde v a freqncia e h a constante de Planck.

25

DESCOBERTA DO NEUTRON

Em 1932, o fsico ingls James Chadwick constatou que os ncleos dos tomos, assim como as prprias partculas alfa, continham em sua estrutura, alm dos prtons que lhes conferiam carga positiva, outras partculas, de carga eltrica neutra e massa aproximadamente igual do prton, que evitam a repulso dos prtons, denominadas de nutrons.
26

MODELO CLSSICO

Podemos concluir que a matria constituda por pequenos ncleos, altamente densos onde concentra-se a massa do tomo, carregados positivamente, constitudos deprtons (p) e nutrons (n), cercados por regies praticamente vazias denominadas de eletrosfera, onde encontram-se os eltrons (e), de carga negativa.
27

MODELO ATUAL

Os cientistas abandonaram a idia de que o eltron descrevia uma trajetria definida em torno do ncleo e passaram a admitir que existem zonas onde h maior probabilidade de encontrar os eltrons, designadas por orbitais.
28

DESCOBERTA DE ALGUNS ELEMENTOS


No sculo XVIII, Lavoisier realiza uma experincia muito importante . Descobre que a gua no um elemento fundamental, mas formada por outros 2 elementos. Foi um alquimista chamado que descobriu o primeiro elemento qumico em 1669 o fsforo, um elemento qumico no metlico que reage com o oxignio. Em 200 anos de qumica, muitos cientistas, dentre eles Lavosier e Berzelius descobriram novos elementos. E para a surpresa dos gregos os quatro elementos que seriam a essncia de todos os materiais se tornaram 60, por isso surgiu a necessidade de classifica-los.

29

You might also like