You are on page 1of 65

Fundamentos de Cincia Poltica I

Programa de Curso

Bem vindos e bem vindas!!


Meu nome Leonides; mas costumam chamarme de Lo. Minha formao se deu, basicamente, nas reas Humanas: minha graduao foi em Filosofia, na UCDB, onde tambm fiz curso de Capacitao em Pensamento Francs Atual. Especializei-me em Psicopedagogia e, por amor educao, fiz mestrado e doutorado em Educao (na Linha Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), na UNESP, onde, atualmente, fao doutoramento em Cincias Sociais. Tenho trabalhado com pesquisas (acadmicas e de mercado) e j coordenei/administrei instituies de ensino e de carter social. Sou docente na Unilins, Coordenador de Pesquisas do CTGIM/CETEC e participo de Grupo de Pesquisa na Unesp. Assumo, como lema, um pensamento pitagrico: Educai as crianas e no ser preciso punir os adultos.

Prof. Leonides da Silva Justiniano

EMENTA
Povo, Estado e Nao O Estado Moderno: origem, desenvolvimento, estruturao jurdica (Constituio) Poltica, poder e Estado Regime(s) Poltico(s) e Controle Social Democracia e sua atualidade Democracia constitucional

OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Proporcionar /ao discente uma compreenso geral das teorias polticas contemporneas; Auxiliar na capacidade de anlise dos fenmenos da cultura de massa e sua interferncia na organizao social e poltica de grupos e instituies; Estabelecer canais de debate e construo crtica de idias e conceitos relativos s prticas sociais e cidadania; Contribuir para a formao crtica e propositiva do profissional Assistente Social.

CONTEDO PROGRAMTICO
Unidade 1: Sociedade, Poltica e Poder
1. Filosofia Poltica e Cincia Poltica 2. Uma Teoria do Poder 3. Poder, sociedade e bem comum

Unidade 2: Teoria Geral do Estado


1. Conceito, fins e funes do Estado 2. Origem e evoluo do Estado
1. 2. 3. 4. 5.

O Estado Oriental antigo: teocracia e escravagismo. A cidade-estado grega. O Estado romano: transformaes. O Estado medieval. Instituies feudais. A Igreja Catlica. O Estado nacional. O absolutismo monrquico. A revoluo liberal.

Unidade 3: O Estado Moderno Estado de Direito e constitucionalismo


1. Estado e poder: origem e desenvolvimento do

Estado Moderno. 2. A estruturao do Estado: a Constituio 3. Estado de Direito e Direitos Civis 4. Estados Liberal, Social e Democrtico de Direito
1. 2. 3. 4. Estado, autoritarismo e totalitarismo Estado e capitalismo: o imperialismo Estado e socialismo: comunismo sovitico e chins Estado e fascismo: o nazismo

5. O Estado Nacional

Unidade 4: Estado, Povo e Nao


1. 2. 3. 4. 5.

Povo e Territrio: concrees do Estado Conceituando o Povo Territrio: espcies e fronteiras Governo, soberania e autonomia O Mito da Nao

Unidade 5: Formas de Estado


1.
2. 3. 4. 5.

Estados simples e compostos. Unio e associao de Estados. Estado unitrio. Descentralizao administrativa e poltica. Confederao. Federao. Transformaes do federalismo. Comunidade de naes.

Unidade 6: Formas de Governo


1. 2. 3. 4. 5. 1. 2. 3. 4.

Classificaes antigas e modernas. Monarquia e Repblica. Governo direto, representativo e misto. Unicameralismo e bicameralismo. Concentrao, diviso e colaborao de poderes. Parlamentarismo e presidencialismo. Regime poltico e sistema poltico (de governo) Liberalismo x Totalitarismo x Democracia Controle social
1. Formas de controle social: o monoplio legtimo da violncia

Unidade 7: Regimes polticos e controle social

Regime democrtico
1. 2. Democracia e sua atualidade Democracia, tolerncia e diversidade

Avaliao
A Nota Bimestral (NBim) ser a mdia da Avaliao Bimestral (AvBim) mais a somatria dos trabalhos (Trab) divididas por dois.

Nbim = (AvBim + ( Trab)) / 2


A somatria dos trabalhos ser, sempre, 10,0; o valor dos trabalhos variar de acordo com a quantidade de trabalhos e seu grau de dificuldade critrios que sero apresentados e esclarecidos previamente aos alunos.

Bibliografia
Bsica: BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Poltica: a filosofia poltica e as lies dos clssicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000. CARDOSO, Fernando Henrique. Poltica e Sociedade. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1983.

Complementar: BAUDRILLARD, Jean. sombra das Maiorias Silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. So Paulo: Brasiliense, 2004. BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. Rio de Janeiro: FGV, 1974. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2002. __________. Vigiar e Punir: nascimento da priso. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. LARRANGA, Feliz Alfredo. Introduo s Cincias Internacionais. So Paulo: Aduaneiras, 2004. NBREGA JNIOR, Jos Maria Pereira. As Instituies Coercitivas e a Semidemocracia Brasileira. Dissertao (mestrado em Cincia Poltica). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2005, 150 p. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. 9 ed. So Paulo: Cortez, 2003.

SOCIEDADE, POLTICA E PODER

Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente...
(Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, Art. 1, nico).

Unidade I

FILOSOFIA POLTICA & CINCIA POLTICA

Susanita: A poltica no me interessa? Se a poltica no me interessasse, hoje no me teria posto a escutar o que dizia meu pai. Mafalda: E o que ele dizia? Susanita: Que apesar de tudo o que se tem feito at o momento, ainda no esto dadas as condies... Isso! Mafalda: As condies para qu? Susanita: Ah! A j deixei de prestar ateno porque, no fim das contas, se no esto dadas as condies, que importa o para qu?

Cincia Poltica o estudo da poltica dos sistemas polticos, das organizaes polticas e dos processos polticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanas de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organizao humana que tente assegurar segurana, justia e direitos civis. Os cientistas polticos podem estudar instituies como corporaes (ou empresas, no Brasil), unies (ou sindicatos, no Brasil), igrejas, ou outras organizaes cujas estruturas e processos de ao se aproximem de um governo, em complexidade e interconexo. Existe no interior da Cincia Poltica uma discusso acerca do objeto de estudo desta cincia, que, para alguns, o Estado e, para outros, o poder. A primeira posio restringe o objeto de estudo da cincia poltica; a segunda amplia.

Definio

Dedicando-se ao estudo do poder, a Cincia Poltica pretende investigar os fenmenos relacionados com o poder, desde os mais simples at os mais complexos, estabelecendo, igualmente, conceitos e teorias, das mais simples s mais complexas, que abranjam desde as relaes polticas, por exemplo, em uma dada empresa, at as relaes polticas, por exemplo tambm, em um dado Estado.

Conforme Norberto Bobbio, Cincia Poltica qualquer estudo dos fenmenos e das estruturas polticas, conduzido sistematicamente e com rigor, apoiado num amplo e cuidadoso exame dos fatos expostos com argumentos racionais. Nesta acepo, o termo cincia poltica utilizado dentro do significado tradicional como oposto opinio.

Gaetano Mosca definiu a Cincia Poltica como o estudo da formao e organizao do poder. Em conseqncia, o mtodo da cincia poltica era o de recolher o maior nmero possvel de fatos histricos, a partir do estudo das vrias civilizaes. O cientista poltico, para Mosca, deveria conhecer muito bem a histria de toda a humanidade. Sobre o objetivo da cincia poltica, Mosca afirmou que era estudar as tendncias que determinam o ordenamento dos poderes polticos, examinar as leis reguladoras da organizao social, descobrir e conhecer as leis reguladoras da natureza social do homem e do ordenamento poltico das diversas sociedades humanas. Quanto ao problema central a ser investigado pela cincia poltica, Mosca colocava o problema do poder.

Abrangncia e Metodologia
A cincia poltica abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia polticas, os sistemas polticos, ideologia, teoria dos jogos, economia poltica, geopoltica, geografia poltica, anlise de polticas pblicas, poltica comparada, relaes internacionais, anlise de relaes exteriores, poltica e direito internacionais, estudos de administrao pblica e governo, processo legislativo, direito pblico (como o direito constitucional) e outros. A cincia poltica usa mtodos e tcnicas que podem envolver tanto fontes primrias (documentos histricos, registros oficiais, pesquisas) quanto secundrias (artigos acadmicos, relatrios de pesquisas, anlise estatstica, estudos de caso e construo de modelos).

Atuao do Cientista Poltico


Cientistas polticos estudam a distribuio e transferncia de poder em processos sociais. Por causa da mistura de interesses contraditrios, a poltica um exemplo aplicado da Teoria dos Jogos. Os cientistas polticos olham os ganhos (como o lucro privado de pessoas ou das empresas ou da sociedade), e as perdas (como o empobrecimento de pessoas ou da sociedade) como resultados de um jogo em que existem regras no explcitas que a pesquisa deve explicitar. Cientistas polticos medem o sucesso de um governo e de polticas especficas examinando muitos fatores como estabilidade, justia, riqueza material, e paz. Desenvolvem tanto teses positivas, analisando as polticas, quanto teses normativas, fazendo recomendaes especficas. Suas teorias frequentemente servem de base para ao, opo e prtica de outros profissionais, como jornalistas, grupos de interesse especiais, polticos, e o eleitorado.

O ANALFABETO POLTICO

O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem de decises polticas. O analfabeto poltico to burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe, o imbecil, que da sua ignorncia nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior dos bandidos que o poltico vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio dos exploradores do povo.
(Bertold Brecht)

Analfabesta poltica...
Luiz Carlos Prates fala sobre a farra das passagens areas no Congresso

Juliana Ges, quando eliminada no 8 BBB, recebeu 64 milhes de votos!!

Tiririca, eleito Deputado Federal por So Paulo com 1.340.000 votos

ESTADO, SOCIEDADE E PODER

UMA TEORIA DO PODER

Todo ato social um exerccio do poder, toda relao social uma equao de poder e todo grupo ou sistema social uma organizao de poder. (Amos Hawley).

De acordo com Gerard Lebrun, uma definio bem adequada de poltica aquela oferecida por Julien Freund, a qual afirma: [Poltica a] atividade social que se prope a garantir pela fora, fundada geralmente no direito, a segurana externa e a concrdia interna de uma unidade poltica particular...

Ainda segundo Lebrun: Se, numa democracia, um partido tem peso poltico, porque tem fora para mobilizar um certo nmero de eleitores. Se um sindicato tem peso poltico, porque tem fora para deflagrar uma greve. Assim, fora no significa necessariamente a posse de meios violentos de coero, mas de meios que me permitam influir no comportamento de outra pessoa.

Para Bobbio, ainda que a possibilidade de recorrer fora seja o elemento que distinga o poder poltico das outras formas de poder [isso] no significa que o poder poltico se resuma ao uso da fora; o uso da fora uma condio necessria, mas no suficiente para a existncia do poder poltico.

Nem todo grupo social com condies de usar, at mesmo com certa frequncia, a fora (uma associao de delinquentes, um bando de piratas, um grupo subversivo etc.) exerce um poder poltico.

O que caracteriza o poder poltico : a EXCLUSIVIDADE no uso da fora em relao a TODOS OS GRUPOS que agem em um determinado contexto social ; a MONOPOLIZAO da posse e do uso dos MEIOS com os quais possvel exercer a COAO FSICA; a CRIMINALIZAO e a PENALIZAO de todos os atos de violncia que no forem cumpridos por PESSOAS AUTORIZADAS pelos detentores e beneficirios desse monoplio.

Diferenciando
Potncia (Macht) significa toda oportunidade de impor a sua prpria vontade, no interior de uma relao social, at mesmo contra resistncias, pouco importando em que repouse tal oportunidade. A fora a canalizao da potncia, a sua determinao. E graas a ela que se pode definir a potncia na ordem das relaes sociais ou, mais especificamente, polticas.

Segundo Michel Foucault: o poder no se d, no se troca nem se retoma, mas se exerce, s existe em ao; o poder no principalmente manuteno e reproduo das relaes econmicas, mas acima de tudo uma relao de fora. O poder essencialmente repressivo. O poder o que reprime a natureza, os indivduos, os instintos, uma classe.

Os poderes no esto localizados em nenhum ponto especfico da estrutura social. O PODER no algo que se detm como uma coisa... O poder no existe: existem, sim, prticas ou relaes de poder.

Hannah Arendt considera que o poder no se confunde com a autoridade, nem com a violncia, que so pontos extremos de ascendncia sobre o outro. Poder seria a capacidade de impor-se (mesmo fora), coagindo inclusive fisicamente. A autoridade derivaria do reconhecimento e assentimento dos demais.

Desse modo, segundo Arendt, o poder estaria assentado sobre as pessoas da sociedade (o povo) e a autoridade seria a capacidade de aprovao das decises tomadas por essa sociedade, o reconhecimento da validade dessas decises dentro do esprito da tradio e como sendo o melhor para a perpetuao da sociedade.

O poder nunca propriedade de um indivduo, pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido. Quando dizemos que algum est no poder, queremos dizer que est autorizado por um certo nmero de pessoas a atuar em nome delas.
(Arendt, 1973, p. 123).

O poder no uma substncia! No tangvel, pois no coisa. Portanto, no algo que se tem OU no. Poder exerccio. ato. realizao. Da dizermos que o poder no um jogo de somazero, mas uma relao assimtrica entre dois atores polticos.

PODER FAZER VALER A SUA VONTADE!


Os elementos do poder:
COERO: obrigar a outros, pela fora ou imposio, que faam aquilo que desejamos INFLUNCIA: fazer com que os outros ajam como se fosse por vontade prpria, por persuaso Coero + Influncia = Poder

Recurso de poder tudo o que nos d esta condio ou capacidade de dominar. Podemos afirmar, ento, que tm mais poder aqueles que tm mais recursos.
Quanto maiores so os recursos de algum, maior a sua capacidade de fazer valer a sua vontade!

Econmicos - valores econmicos Simblicos - imagem pessoal, cargos disposio de um poltico para distribuio entre partidos que o apiem, informao, conhecimento, posio ocupada na organizao social, capital social etc. Subjetivos - qualidades pessoais, competncia, carisma Coercitivos - poder militar, poder de polcia, censura

No basta possuir recursos de poder... necessria a estratgia!


O RECURSO DEPENDE DE ESTAR DISPONVEL DE NOSSA VONTADE DE US-LO DE NOSSA CAPACIDADE DE US-LO

ANLISE DO PODER RECURSO + ESTRATGIA

FORA

AUTORIDADE

PODER

INFLUNCIA

ELITES

FORA: uso ou ameaa da coero fsica AUTORIDADE: direito estabelecido para tomar decises e ordenar aes de outrem
BUROCRTICA (racional): baseada no cargo ou posio

formalmente instituda. TRADICIONAL: baseada na crena, normas e tradies sagradas. CARISMTICA: baseada nas qualidades pessoais excepcionais do indivduo.

INFLUNCIA: habilidade para afetar as decises e aes de outros (sem os quesitos acima) ELITES: minoria que detentora de autoridade ou poder.

A estrutura social composta de uma rede de posies sociais, cada qual vinculada a um certo grau de poder, pois as posies so RECURSOS DE PODER

Ao poder que emana da posio num grupo ou na sociedade, chamamos de AUTORIDADE

Algumas distines teis:


PODER COERO: o processo pelo qual a conduta de um ator B alterada
mediante severas sanes aplicadas contra a vontade de B.

PODER INFLUNCIA: o processo pelo a conduta ou a disposio de agir de um ator B alterada segundo as preferncias, desejos, expectativas ou intenes de um outro ator.

influncia manifesta X influncia implcita influncia positiva X influncia negativa

Definiremos influncia como a capacidade de um ator A alterar o comportamento de um ator B na direo desejada por A

Diferenas nas influncias


1. 2. 3. Variao na distribuio de recursos polticos Variao na eficcia no uso dos recursos Variao na amplitude do uso de recursos polticos

Tais variaes criam uma rede de causalidade...


I. diferenas em a) b) dotes experincia que levam a que levam a IV. diferenas em influncia poltica levam a II. diferenas em a) b) recursos polticos motivao

III. diferenas em a) habilidade poltica

b)

medida em que recursos so utilizados para assegurar influncia poltica que por sua vez levam a

Mas a dominao poltica no se exerce somente por meio da influncia e do recurso fora... Existe a dominao legtima, isto , aquela que fundada no consenso do prprio dominado.
O poder pode fundamentar-se sobre: medo, promessas, afeto ou ganncia. Mas nada to permanente e estvel quanto a autoridade legtima

Dominao Legtima significa, em essncia, que algum tem o direito de comandar outros, e esses outros tm a obrigao de obedecer Existem trs tipos de dominao legtima tradicional, legal e carismtica

Dominao tradicional

Dominao legal-racional

Dominao carismtica

Conceito

Dominao em virtude da crena na santidade das ordenaes e dos poderes senhoriais de h muito existentes.

Dominao em virtude de estatuto, de tal modo que qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto forma.

Dominao em virtude de devoo afetiva pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente, a faculdades mgicas, revelaes ou herosmo, poder intelectual ou de oratria. Sempre que a dominao se d em funo do reconhecimento pessoal e se constitua em dever da comunidade em relao ao lder.

Ocorre

Sempre que a relao de domnio esteja fundada na dependncia pessoal ou na honra estamental, por vnculos de fidelidade e em princpios materiais, com ausncia de direito formal.

Sempre que a competncia de mando esteja fundada sobre regras estatudas e que o exerccio do direito de domnio seja congruente com o tipo de administrao legal.

Quem manda

o senhor

a regra estatuda

o lder ou o heri

Qualidade de quem domina

dignidade tradicional

autoridade da posio estatuda

qualidades excepcionais

Quem obedece

os sditos

os membros ou cidados

os discpulos ou apstolos

Quadro administrativo Fundamento da relao

servidores (servos)

funcionrios (burocracia)

seguidor (squito)

dependncia ou privilgio

competncia profissional

vocao

Natureza da relao

relao tradicional

relao formal

relao pessoal

Modelo da relao

senhor - servo

superior - funcionrio

lder - discpulos

Natureza da norma

santidade (o sagrado)

formalidade abstrata

revelao

Contedo da obedincia

fidelidade

disciplina do servio

crena ou f

Tipo da ordem

tradio

lei ou estatuto

sentena

Tipo mais puro

dominao patriarcal

burocracia

apostolado ou misso

Exemplos histricos / concretos

sultanato, monarquia, senhor de engenho, famlia, Estado feudal, brmanes hindus, mandarins chineses, Igreja, clrigos budistas, aristocracias e oligarquias etc.

Estado moderno, corporaes colegiadas, empresa capitalista, partido poltico, sindicato, universidade contempornea, administraes por parlamento, comits ou colegiados etc.

movimentos missionrios, movimentos messinicos movimentos revolucionrios, populismo (figura do demagogo), caudilhismo, o profeta, Napoleo, Jesus, Pricles, Dalai Lama, direito hereditrio de primogenitura etc.

1.

Relao de domnio fundada na dependncia pessoal: Estrutura puramente patriarcal: servidores recrutados em completa dependncia pessoal do senhor, sob a forma patrimonial (escravos, servos, eunucos) ou extrapatrimonial (favoritos, plebeus, parentes) tipo mais puro: sultanato; Ou na honra estamental: Estrutura puramente estamental: os servidores no o so pessoalmente do senhor, e sim pessoas independentes, de posio prpria que lhes angaria proeminncia social tipo mais puro: monarquia;

2.

Nesse caso, esto investidos em seus cargos por privilgio ou concesso do senhor, ou possuem, em virtude de um negcio (compra, penhora, arrebatamento), direito sobre o cargo.
Relao administrativa por vnculos de fidelidade e em princpios materiais (como justia), com ausncia de direito formal.

3.

4.

De fato, o exerccio da dominao se orienta por aquilo que, de acordo com o costume, est permitido ao senhor perante a obedincia dos sditos, de modo que no provoque sua resistncia;
Toda resistncia dirigida contra a pessoa do senhor, que desrespeitou os limites tradicionais do poder.

5.

6.

No h criao de novos princpios jurdicos, mas precedentes e jurisprudncia.

Quadro administrativo 1. pode ser recrutado de modo tradicional, por laos de piedade, entre os vinculados ao senhor recrutamento patrimonial: pertencentes linhagem; escravos; funcionrios domsticos, em particular ministeriais; clientes; colonos; libertos. recrutamento extrapatrimonial: por relaes pessoais de confiana (favoritos livres, de qualquer tipo); por pacto de fidelidade ao senhor, legitimado como tal (vassalos); funcionrios que entram livremente na relao de piedade.

2.

falta ao quadro administrativo, em seu tipo puro


a competncia fixa segundo regras objetivas; a hierarquia racional fixa; a nomeao regulada por livre contrato e ascenso regulada; a formao profissional; o salrio fixo e pago em dinheiro.

1. 2.

Um exerccio continuado, sujeito lei, de funes dentro de uma competncia, que significa: um mbito de deveres e servios objetivamente limitado, em virtude de uma distribuio de funes, com a atribuio de poderes necessrios para sua realizao e com estrita fixao dos meios coatores eventualmente admissveis e o pressuposto prvio de sua aplicao.

3. 4.

Hierarquia administrativa, ou seja, a ordenao de autoridades fixas e com direito de queixa e apelao burocracia; Princpio da separao plena entre o quadro administrativo e os meios administrativos e de produo separao entre patrimnio pblico, do cargo ou da explorao (capital), e o patrimnio privado e, entre o escritrio ou fbrica e o lar.

1.

Quadro administrativo baseado em funcionrios individuais, os quais: (1) pessoalmente livres, so obrigados somente em relao aos deveres objetivos de seu cargo, (2) em hierarquia administrativa rigorosa, (3) com competncias (e deveres) rigorosamente fixadas, (4) em virtude de um contrato revogvel sempre pelo funcionrio superior ou por quem manda, quando h ruptura do contrato , ou seja (em princpio), sobre a base de livre seleo, segundo (5) qualificao profissional que fundamenta sua nomeao no caso mais racional: por meio de provas, ou do diploma que certifica sua qualificao, isto , (6) h o sentido de competncia profissional; (7) so retribudos em espcie ou em dinheiro, com salrios fixos, com direito a penso, na maioria das vezes; (8) sua retribuio graduada em relao posio hierrquica, responsabilidade do cargo ou conforme qualificao; (9) exercem o cargo como sua nica, ou principal, profisso; (10) tm ante si uma carreira ou perspectiva de ascenso e promoes, por anos de exerccio, por servios, ou por ambas as coisas, segundo o juzo de seus superiores; (11) por fim, esto submetidos rigorosa disciplina e vigilncia administrativa a base do funcionamento tcnico a disciplina do servio. Sua administrao profissional, em virtude de deveres objetivos do cargo estabelecidos em estatuto; Seu ideal proceder sem influncia de motivos pessoais ou influncias sentimentais, sem a considerao com a pessoa ou o livre arbtrio;

2. 3.

4.

H completa separao dos meios administrativos e sem apropriao do cargo.

1.

O carisma a qualidade que passa por extraordinria e sempre o reconhecimento de uma personalidade possuidora de poderes sobrenaturais ou, ao menos, extraquotidianos e no-acessveis a qualquer pessoa; A validade do carisma (a) o reconhecimento nascido da entrega revelao, da reverncia pelo heri, da confiana no chefe por parte dos dominados; (b) reconhecimento que se mantm por corroborao das supostas qualidades; (c) e de tal modo que o reconhecimento no o fundamento da legitimidade, mas sim um dever dos chamados, graas vocao e corroborao, a reconhecer a qualidade do lder carismtico; (d) a legitimidade est na crena da existncia de qualidades extraordinrias e em sua validade como base de dominao; (e) por fim, esse reconhecimento uma entrega plenamente pessoal e cheia de f, surgida do entusiasmo ou da indigncia e da esperana.

2.

3. Se faltar, de modo permanente, se o dotado carismtico parecer abandonado por seu deus ou por sua fora mgica ou herica; se no alcanar o xito de modo permanente e, sobretudo, se sua chefia no agregar nenhum bem-estar aos dominados, ento, existe a probabilidade de que sua autoridade carismtica se dissipe como era o caso dos imperados da antiga china, entre outros, que ao menor sinal de inundaes, seca ou outras calamidades naturais via ameaado seu domnio; 4. O carisma, em seu tipo puro, rejeita o aproveitamento econmico dos dons gratuitos como fonte de renda o que certamente ocorre mais como pretenso do que como fato; 5. O carisma a grande fora revolucionria da histria, em especial nas pocas vinculadas tradio.

Seu quadro administrativo (a) no constitudo por uma burocracia, muito menos por uma burocracia profissional; (b) sua seleo no ocorre segundo critrios estamentais, nem por dependncia pessoal; (c) com efeito, a pessoa eleita por qualidades carismticas: ao profeta correspondem os discpulos, ao prncipe da guerra o squito, ao chefe, os homens de confiana. No h nomeao, nem seleo, nem destituio, nem carreira, nem ascenso, nem hierarquia, nem delimitao estatutria de cargo, mas to somente um chamado feito pelo senhor, segundo sua prpria inspirao.

No existe jurisdio ou competncia, nem tampouco apropriao dos poderes por privilgios ou retribuio (soldo ou de outra espcie), pois os sequazes ou discpulos vivem com o senhor, em comunidade.
A limitao da funo ou abrangncia de ao dada pela misso. No h magistratura firmemente estabelecida, mas somente missionrios a quem carismaticamente confiada uma misso, dentro do mbito da misso outorgada pelo senhor e de seu prprio carisma. No existem regulamentos, preceitos jurdicos abstratos, nem aplicao racional do direito, nem ordens orientadas por precedentes tradicionais o que se apresenta formalmente decisivo so as criaes de direito de caso, originalmente apenas juzos de Deus e revelaes.

tica de convico A tica privada, do interior da conscincia

tica de responsabilidade
A tica pblica, do estadista, mas tambm do corrupto, do ator poltico, enfim.

Toda relao de poder sempre parcialmente controlada, no s por aqueles que a exercem, mas tambm por aqueles sobre quem ela se exerce. Da falarmos numa escala de poder.

A escala do poder

Nenhuma influncia........... Alguma influncia........... Controle

Mais recursos: influenciando o ator B

Ator A

Ator B

rea de influncia
(hachurada)

Menos recursos: influenciado pelo ator A

O homem um ser que precisa de um chefe. At os homens que acreditam dominar tambm precisam de tal chefe; e eles so pouco capazes de se valerem desta sua chefia, se finalmente um homem quem deve ser o ltimo chefe. (Kant).

O poleiro do PODER. Digo, a escala ou hierarquia do poder.

You might also like