You are on page 1of 32

Air City - Research

Narrativas Digitais nas Instalaes Artsticas do Projeto AirCity Research: trilhos, trilhas, caminhos e descaminhos
Hermes Renato Hildebrand #12.ART 12 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia
http://hrenatoh.net/aircity/

Air City Research - 2012 e 2013


As instalaes artsticas AirCity:arte#ocupaSM/2012, AirCity:arte#ocupaSM/2013 e AirCity:descaminhosdouro fazem parte do Projeto AirCity Research. As duas primeiras aconteceram em Santa Maria, (RS), em 2012 e 2013 e, a ltima, vem sendo desenvolvida nas trilhas abandonadas da Estrada do Ouro de Cunha (SP) a Paraty (RJ). Elas exploram possibilidades de interao e elaborao de narrativas com as mdias locativas, sistemas computacionais opensource e aplicativos e plataformas gratuitas na internet numa cartografia dos espaos, territrios e lugares e nossas memrias.

Adeline Gil, Andria Oliveira, Daniel Paz; Efrain Foglia, Jordi Sala, Renato Hildebrand

Air City - Research


As narrativas e as intervenes artsticas vem acontecendo com a apropriao e produo de sons, imagens e vdeos relacionados aos patrimnios histricos abandonados nos trilhos da ferrovia, em Santa Maria e nas trilhas dos 7 degraus de Paraty. Partindo das similaridades que podemos encontrar nas teorias dos signos formuladas por Gilles Deleuze e Charles Sanders Peirce, que no so muitas, as instalaes interativas sero analisadas pelos seus contextos de ocupao e de apropriao enquanto potenciais sgnicos e biopolticos.

Adeline Gil, Andria Oliveira, Daniel Paz; Efrain Foglia, Jordi Sala, Renato Hildebrand

Air City - Research


Similaridades entre os pensamentos de Deleuze e Peirce
Ao observar as relaes entre os signos no pensamento de Deleuze e ao relacion-los s categorias fenomenolgicas de Peirce (primeridade, segundidade, terceiridade) verificamos que existem poucas reflexes a respeito deste tema e que tambm so poucas as relaes da filosofia desses dois filsofos. Vrios autores trataram do tema a partir de Bergson, sobre o movimento, o tempo e suas contribuies para as reflexes filosficas de Deleuze: Imagem-Movimento (2004) e Imagem-Tempo (2007).

Air City - Research


Similaridades entre os pensamentos de Deleuze e Peirce
Segundo Deleuze e Guattari, existem trs momentos sucessivos na evoluo do ritornelo: no primeiro, o caos um imenso buraco negro no qual estamos imersos em afetos que no conseguimos discernir, mas somos afetados por um centro frgil e incerto. No segundo momento, construmos um algo; um em-casa, traamos um crculo na tentativa de organizar um espao limitado e seguro, sendo que esse lugar, o em-casa, no pr-existe. algo do buraco negro que se tornou um em-casa. No terceiro, somos lanados para fora desse lugar, do em-casa a fim de que possamos construir novos em-casa. O ritornelo produz e produzido pelos agenciamentos que constituem os territrios e lugares, nos espaos.

Os perceptos e afectos no devem ser confundidos com as percepes e sentimentos, segundo Deleuze. So conceitos independentes. Os primeiros fazem referncias ao estado daqueles que os experimentam e os segundos transbordam a fora daqueles que so atravessados por eles.

Air City - Research


Similaridades entre os pensamentos de Deleuze e Peirce
A obra de arte da ordem das sensaes. O artista cria blocos de perceptos e afectos.

A criao a nica coisa no mundo que se conserva, embora no dure mais que seu suporte material, no depende da existncia nem da experimentao de um espectador, o que se conversa, a coisa ou a obra de arte um bloco de sensaes, isto , um composto de perceptos e afectos (DELEUZE; GUATTARI, 1997, p. 213).
As imagens sintticas produzidas pelas tecnologias emergentes so feitas de pura qualidade. So aquelas que no dependem de qualquer fato observvel, ou seja, so quase-imagens. A indefinio que habita este tipo de signo um signo que pura qualidade. um quase-signo que se transforma quando, atravs da linguagem de programao e determinado no espao e no tempo de processamento, se atualiza nas telas.

Air City - Research


Similaridades entre os pensamentos de Deleuze e Peirce
As imagens propostas por Deleuze so a imagem-movimento e a imagem-tempo, alm do desenvolvimento de novos tipos de imagens derivadas da experincia cinematogrfica contempornea e que introduzem novas e especficas problemticas a desafiar os estudos do audiovisual. Os signos do cinema so expresses de pensamento.

IMAGEM MOVIMENTO ( TRICOTOMIA Imagem-percepo Zeroidade Imagem-afeco > Qualidade > Primeiridade (apta a ser) Imagem-pulso Imagem-ao > Existente > Segundidade (apreendidas) Imagem-relao/mental > Relao > Terceiridade (pensamento) IMAGEM TEMPO (durao) Imagem-sonho > Qualidade > Imagem-lembrana > Existente > Imagem-cristal > Relao > Primeiridade Segundidade Terceiridade

Air City - Research


Esttica das Redes
Andr Parente afirma que a comunicao, atravs da rede, se tornou uma dimenso fundamental para constituio do espao e do tempo, bem como do novo sistema de produo e reproduo do capital. As redes sempre estiveram a produzir conhecimento e subjetividades, mas, atualmente, elas agem profundamente sobre ns. Atravs das estruturas rizomticas, devemos considerar, assim como Andr Parente que, pensar pensar em redes.

http://www.mobilitylab.net/aircity/

Air City: activar lo intangible Efran Foglia + Josep Cerd + Grupo GIIP/Brasil

Air City - Research


Esttica das Redes

Criao de ambientes com visualizao em 360 graus utilizando fotos convencionais, atravs do servio Photosynth. Endereo eletrnico que pode ser acessado pelo QRCode da Capela Padre Faria. Curadoria de Lilian Amaral.

Air City Research


arte#ocupaSM 2012 Santa Maria
Mdias Locativas em Narrativas Urbanas Culturais e Artsticas

http://vimeo.com/47362272#

Air City Research


arte#ocupaSM - 2012 Curadoria de Rebeca Stum
Mdias Locativas em Narrativas Urbanas Culturais e Artsticas

http://www.historypin.com/channels/view/7209543#|map/index/#!/geo:51.507335,-0.127683/zoom:5/

Air City Research


arte#ocupaSM - 2012

Registro interativo da instalao de ocupao fsica e virtual feita na primeira edio do evento Arte#OcupaSM em Santa Maria Rio Grande do Sul. Pintura de Ricardo Garlet.

Air City Research


arte#ocupaSM - 2012

Evento Arte#OcupaSM em Santa Maria 2012 e 2013

Foto 100_5309.JPG

AirCity:arte#ocupaSM

Fotos 100_5441.JPG, IMG_3793.JPG, IMG_3902.JPG

Air City Research


arte#ocupaSM - 2013

Esboo do cdigo QR de 1,5 x 1,5 metro que remete ao site principal do AirCity e composto por dezenas de outros QRs, a ser exposto para acesso no prdio da Vila Belga

Air City Research


arte#ocupaSM - 2013

Air City Research


arte#ocupaSM - 2013

arte#ocupaSM -2013, em Santa Maria Rio Grande do Sul. Estao de Santa Maria abandonada.

Air City Research


arte#ocupaSM - 2013

Air City Research


arte#ocupaSM - 2013

Air City Research


Descaminhos do Ouro - 2013 Trilha dos 7 Degraus

http://photosynth.net/view.aspx?cid=c674a767-42d2-42d4-85ea-409c50d6efaa

Air City Research


Descaminhos do Ouro - 2013 Trilha dos 7 Degraus

http://es.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1633572

Air City Research


Descaminhos do Ouro 2013 Trilha dos 7 Degraus

http://photosynth.net/view.aspx?cid=0aa522b4-a3d2-4adc-9fbf-8bb2f7fe2342

Air City Research


Descaminhos do Ouro 2013 Trilha dos 7 Degraus

Concluses
Os cientistas ocupam-se, cada vez mais, dos acontecimentos singulares que se efetuam em corpos, em estados de corpos, agenciamentos totalmente heterogneos entre eles, da a necessidade do um apelo interdisciplinaridade. As dimenses criativas encontram-se no mais nas representaes simblicas, mas nas relaes e narrativas. Nessa outra lgica, capaz de apreender a dimenso criativa do encontro com a produo, o movimento, a intensidade dos processos que levam em conta suas operaes esto ligadas a:
a multiplicidade caracterizada pela inseparabilidade sistmicas; o conceito de espao/tempo que responde lgica das intensidades; e o conceito de durao criado por Bergson/Deleuze/Guattari; a produo de sentido no encontro com formaes representativas e no-representativas; uma relao complexa que envolvem estruturas arborizantes e rizomticos.

Concluses
O autor entende uma comunicao no consensual, e que inclui as diferenas e os rudos. Nesta abordagem possvel pensar numa condio de criao que se constri, se conecta e se ramifica nas redes. Com as tecnologias digital existe a possibilidade de uma nova prtica com os meios lgicos para a concretizao de um objetivo ticoesttico, que seria: criar na mesma escala em que podemos destruir. A noo de tica trata da construo de mundos, de escolhas que envolvem, ao mesmo tempo, dimenses sociais, tecnolgicas, cientficas, culturais, entre outras. Essas escolhas so da ordem dos mtodos e do que projetual, portanto, do design que se processa atravs dos processos.

Concluses
As mdias locativas acabam por provocar profundas mudanas na percepo do nosso entorno da realidade, expandindo-a as possibilidades temporais, espaciais, de prticas sociais e culturais. O cibridismo tornou-se parte do cotidiano na contemporaneidade, expandindo o leque de possibilidades em que as memrias podem ser registradas, narradas, disseminadas e complementadas de forma participativa e coletiva. A hibridizao dos meios comunicacionais e das linguagens para a forma digital e pervasividade computacional permitem a criao de camadas informacionais sobre ambientes fsicos, possibilitando novas articulaes culturais entre pessoas, lugares, eventos e objetos.

Air City - Research


As Redes Conceitos
Estruturas descentralizadas e rizomticas que proporcionam a interao, o intercmbio e o protagonismo dos participantes; Ampliao, diversificao e facilitao de plataformas colaborativas e participativas; Posicionamento de pessoas de maneira dupla como co-autor e indivduo condutor temporrio de uma ao. (autoria mltipla e conduta indefinida); Espao social propcio para desenvolvimento ldico; Variedade de imaginrios que permitem a formalizao de um sistema aberto de prticas e interferncias.

Problemas
Controle das redes que, esto fortemente estruturadas pelo modelo capitalista e pela globalizao;
Restrio das potencialidades democrticas e livres das estruturas rizomticas transformando-as em estruturas estandardizadas e limitadas. Direcionamento de contedos e usos de filtros que personalizam as buscas dos usurios fechando-os em mundos familiares sem acesso a novos conhecimentos.

You might also like