You are on page 1of 14

Dois critrios distintos: nfase na criao de uma nova gramtica social e cultural; entendimento da inovao social articulada inovao

vao institucional. Busca de uma nova institucionalidade na democracia. Democracia como nova gramtica histrica

JURGEN HABERMAS Escola de Frankfurt segunda gerao Projeto recolocar o potencial emancipatrio da razo. Obras centrais: Transformao Estrutural da Esfera Pblica (1962) A teoria da Ao comunicativa (1981) Between facts and norms (1985)

Mercado

Mundo da vida

Estado

Esfera da reproduo simblica da linguagem. Repositrio do sentido da comunidade

Atravs da introduo do paradigma da linguagem Jurgen Habermas desenvolve uma teorizao do espao pblico;

Jurgen Habermas abre espao para que o procedimentalismo fosse pensado como prtica social e no como mtodo de constituio de governos. Amplia o procedimentalismo introduz dois elementos no debate democrtico contemporneo: 1) condio de publicidade capaz de gerar uma gramtica societria. Para Habermas a esfera pblica um espao no qual indivduos podem problematizar em pblico uma condio de desigualdade na esfera privada. Introduz o Principio D.

Ao postular um principio de deliberao amplo, Habermas recoloca no interior da discusso democrtica um procedimentalismo social e participativo. De acordo com essa concepo o procedimentalismo tem origem na pluralidade das formas de vida existentes nas sociedades contemporneas. Para ser plural a poltica tem que contar com o assentimento desses atores sociais. Portanto, o procedimentalismo democrtico no pode ser como supe Bobbio um mtodo de autorizao de governos.

Habermas espao pblico lcus onde todos estejam em condies iguais de apresentarem suas razes. 1 Critica de Fraser: Diferenas socioeconmicas impedem que as arenas pblicas sejam, de fato, espaos para a expresso das vozes, estilos e diferenas culturais ;

teoria habermasiana parte da compreenso de que no espao pblico os sujeitos privados debatem questes relativas ao bem comum como sujeitos pblicos, o que, em ltima instncia, estabelece uma separao entre pblico e privado. Isso leva necessidade de enfrentamento do que seria esse bem comum.

Fraser

(1992), no artigo Rethinking the Public Sphere, faz uma crtica a Habermas, indicando que a concepo desse autor est fortemente calcada em uma viso idealizada de espao pblico burgus, e que sua concepo desconhece outros pblicos concorrentes (FRASER, 1992, p. 122). Em Direito e Democracia, Habermas admite a existncia de diferenas entre os pblicos.

Habermas (1997), em Direito e Democracia, reconhece que no existe um contedo pr-determinado sobre aquilo que passvel de se constituir um bem comum admitindo muitas das crticas feitas por Fraser sua teorizao e afirma que assuntos considerados privados podem adquirir o status de temas politicamente reconhecidos como assuntos pblicos Embora
Embora Habermas mantenha uma concepo por demais sistmica de espao pblico, possvel observar que a crtica feminista foi capaz de lev-lo a admitir e acrescentar, em sua teorizao, outros elementos no modo de concepo do espao pblico. Portanto, h determinadas interrogaes que surgem a partir da perspectiva feminista que so inspiradoras e que, mantendo as especificidades de cada questo, permitem reunir elementos para a anlise de outras vises acerca da vida boa.

Recuperao de um discurso argumentativo associado ao fato bsico do pluralismo e s diferentes experincias parte da reconcexo PROCEDIMENTALISMO E PARTICIPAO.
Importncia do papel dos movimentos sociais na institucionalizao da diversidade cultural.

A articulao entre democracia representativa e participativa apresenta maiores potencialidade na defesa dos interesses e identidades subalternas.

Concepo hegemnica de democracia teorizou a questo da nova gramtica de incluso social como excesso de demanda; Descaracterizao da participao; cooptao dos grupos sociais; integrao por contextos institucionais que retiram o seu potencial democrtico e de participao.

1 TESE: pelo fortalecimento da demodiversidade;


2 TESE: fortalecimento da articulao contrahegemnica entre o local e o global; 3 TESE: fortalecimento do experimentalismo democrtico.

You might also like