You are on page 1of 27

FAINC

Cincia da Informao e Biblioteconomia

FAINC
#1

Vitor Hugo Moraes

201

FAINC

Biblioteconom ia

FAINC

Google Books

FAINC

Biblioteconomia
uma rea do conhecimento incumbida de reunir, processar e disseminar informaes de forma racional, registrada nos mais diferentes tipos de suportes. Objetiva, tambm, proporcionar a interao entre o conhecimento registrado e o usurio, garantindo aos cidados o direito de acesso informao .

FAINC

Biblioteconomia
A informao , hoje, considerada ferramenta para o desenvolvimento scio-econmico-cultural. A Biblioteconomia a rea do conhecimento especializado em pesquisar, desenvolver e utilizar os mais eficazes mtodos para tratar a informao, visando sua recuperao e sua disseminao. Independente do suporte dos registros dos documentos (livros, peridicos, slides, fotografias, mapas, partituras, discos pticos, etc.).

FAINC

Biblioteconomia
Biblioteconomia em outras lnguas: EUA - Library science; Inglaterra Librarianship; Espanha Biblioteconomia e Bibliotecologia; Amrica hispnica - Bibliotecologia; Frana Bibliothconomie

FAINC

Biblioteconomia
A palavra Biblioteconomia formada por trs elementos gregos

(livro) + (caixa), + (regra),


aos quais se juntou o sufixo ia.
Etimologicamente, portanto, biblioteconomia o conjunto de regras de acordo com as quais os livros so organizados em espaos apropriados: estantes, salas, edifcios (FONSECA).
.

FAINC

Mercado de trabalho

FAINC

Biblioteconomia
A Biblioteconomia a classificao, organizao, conservao e divulgao do acervo de bibliotecas e centros de documentao. O bibliotecrio trabalha como um administrador de dados, que tambm processa e dissemina a informao.
Alm de catalogar e guardar as informaes, ele orienta sua busca e seleo. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vdeos.

FAINC

Biblioteconomia

de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informao, alm de preservar os suportes (mdias) para que resistam ao tempo e ao uso.

FAINC

Biblioteconomia
Trabalha em bibliotecas pblicas, escolares ou particulares, centros de documentao, arquivos, museus, centros culturais e de memria, hemerotecas, editoras, empresas de comunicao, provedores de internet, ONGs, clubes e associaes.
Sua atuao se volta cada vez mais para a criao e a manuteno de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando sistemas de informtica e a internet.

FAINC

Biblioteconomia
A expanso de instituies de ensino superior e de escolas tcnicas aumentam as vagas para os bibliotecrios, j que esses estabelecimentos precisam organizar seus bancos de dados e acervos.

Os especialistas em informtica encontram oportunidades em escolas e empresas para disponibilizar obras na internet e criar arquivos digitalizados. Os rgos pblicos abrem concursos regulares para contratar o profissional, requisitado para cuidar de documentaes histricas.
.

FAINC

Curso

FAINC

Dentre as disciplinas bsicas esto lngua portuguesa, ingls, histria e literatura. As especficas incluem histria do registro da informao, indexao e arquitetura da informao. O curso oferece, ainda, aulas de introduo economia e contabilidade, marketing e administrao de unidades de informao. Com elas, o aluno se prepara para montar sistemas de organizao e de acesso aos dados. O estgio obrigatrio e exige-se, ainda, uma monografia de concluso de curso.

FAINC

Atuao

FAINC

Biblioteconomia

O QUE O BIBLIOTECRIO PODE FAZER

FAINC

Biblioteconomia
Anlise da informao

Avaliar, selecionar, classificar e indexar livros, documentos, fotos, partituras musicais, fitas de vdeo e de udio e arquivos digitais.

FAINC

Biblioteconomia Gesto de servios de informao


Planejar, organizar e administrar bibliotecas e centros de documentao. Coordenar a formao do acervo, o arquivamento dos documentos e sua conservao.
.

FAINC

Biblioteconomia Gesto do conhecimento


Desenvolver e gerenciar mecanismos para sistematizar o conhecimento acumulado dentro de uma organizao, seja ela uma empresa, uma ONG, uma escola ou uma associao, estimulando sua divulgao.
.

FAINC

Biblioteconomia
Normalizao bibliogrfica

Padronizao da apresentao dos elementos bibliogrficos constantes em trabalhos tcnicocientficos e estrutura de trabalhos acadmicos. A Normalizao estabelece e aplica regras com o objetivo de ordenar uma atividade especifica de forma padronizada para trazer confiabilidade de quem faz e recebe.
.

FAINC

FAINC

FAINC

FAINC

FAINC

FAINC

FAINC

FIM

You might also like