You are on page 1of 37

Teoria Democrtica

Carlos Augusto da Silva Souza Roberto Ribeiro Correa

A Democracia Moderna
A democracia contempornea dominada pela forma de

democracia liberal ou representativa. Tm como marco inicial as obras do filsofo britnico John Locke, que ao se contrapor ao Estado absolutista defendido por Thomas Hobbes, defendia a idia de que o poder dos governantes deveria surgir do consentimento dos governados diante da autoridade constituda, sendo a tarefa governativa um processo de delegao de poderes, cujo propsito seria o de garantir a segurana dos sditos e a propriedade dos cidados. Alm disso, para Locke, os indivduos teriam o direito de retirar sua confiana no governante quando este falhasse na sua tarefa de preservar o bem comum.

As teorias democrticas modernas tem sido

interpretada a partir de cinco eixos temticos ou modelos de exerccio do poder poltico.

Modelo Contratualista; Modelo Liberal; Modelo democrtico; Modelo Institucionalista; Modelo Marxista.

Modelo Contratualista
Esta abordagem tem como ponto de partida a obra O

Leviat de Thomas Hobbes escrita em 1650. Parte da necessidade de Justificar o Estado Estado absolutista que se desenvolve a partir do sculo XIV. Justificar o Estado dizer por que temos obrigao de obedecer a autoridade constituda e s Leis do Estado. Estado = exerccio do poder poltico. Sociedade = reunio de indivduos. Sem Estado o homem viveria no Estado de Natureza; A vida no Estado de Natureza produz conflito.

O modelo contratualista parte da seguinte premissa: Estado de Natureza; Contrato Social; Sociedade Civil; Estado Civil (Governo).

Neste modelo Hobbes procurava explicao para defender o Estado Absolutista. Apresenta a seguinte questo: como seria a vida em sociedade sem a presena do Estado ? Para Hobbes o homem sem o Estado seguiria a sua natureza (Estado de Natureza) O homem seria guiado pela lei natural (lei dos mais fortes). Devido a lei natural - a natureza Humana se torna egosta.

O Estado de Natureza produziria uma situao de guerra

de todos contra todos, No estado de Natureza a vida humana estaria permanentemente comprometida; Para preservar a vida o homem estabelece um Contrato Social. O Contrato Social significa que os indivduos passaro a conviver seguindo regras de conduta moral; Com o Contrato Social o homem realiza um pacto de submisso: transfere toda sua liberdade, voluntariamente, ao Estado que passar a agir em nome de todos.

No Estado Civil, para Hobbes, o Soberano deve ter poder

absoluto, ilimitado e irrevogvel. Se o Estado e o soberano forem fracos os indivduos no respeitam o contrato social e voltam ao Estado de Natureza. Somente as normas postas pelo Estado so jurdicas porque so as nicas que devem ser respeitadas graas coao do Estado. A partir de uma crtica ao modelo de Estado defendido por Hobbes, John Locke inaugura as premissas do Estado Liberal. Locke tambm parte do Estado de natureza para chegar ao estado civil, mas discorda de vrios postulados defendido por Hobbes.

O Contrato Social - a abordagem Liberal


Tem incio com a obra de John Locke Tratado sobre o

Governo Civil escrita em1689; Parte da mesma premissa de Hobbes - Estado de natureza, contrato social, sociedade civil e Estado. Entretanto, este modelo procura defender o indivduo contra a tirania e opresso do Estado absolutista. Procura devolver a liberdade e a igualdade atravs do contrato social. Procura formas de controlar o poder do governante.
Para Locke, a soberania no reside no Estado ou no governante,

mas no indivduo.

Para Locke o Estado de natureza um Estado da razo O

homem bom. Por esta razo o Estado de natureza no um estado de guerra, porque atravs da razo o homem sabe o limite de sua liberdade e sendo todos iguais e independentes, nenhum deve prejudicar o outro. A sociedade tem origem quando h ameaa a propriedade e conservao da liberdade e da igualdade. Para evitar a concretizao da ameaa a liberdade o homem teria abandonado o estado natural e criado a sociedade poltica atravs do Contrato Social. O contrato social d ao homem o direito de punir os transgressores preservando a liberdade e a igualdade.

Com a celebrao do contrato social faz-se necessria, ento, a

administrao da Lei, conferida, por via de um compromisso social a oficiais autorizados pelos indivduos. Desta forma o Governo, uma delegao; seu propsito a segurana da pessoa e da propriedade dos cidados, e os indivduo tem o direito de retirar sua confiana no governante quando este falha na sua tarefa. Para Locke o governo deve partir do consentimento dos governados diante da autoridade constituda, e, o governo deve respeitar o direito natural do homem (a vida, liberdade e propriedade). Para Locke, a soberania no reside no Estado, mas sim no indivduo. A limitao do poder defendida para evitar a opresso e a tirania. o poder deveria ser dividido em trs: Executivo, Legislativo e Judicirio

Locke foi um grande defensor da propriedade privada que

para ele se constitui num direito natural. Locke tambm defendeu a separao entre Igreja e Estado e a liberdade religiosa, recebendo forte oposio da Igreja Catlica. Defendia a tolerncia como importante para o bom governo. Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravido. No relacionava a escravido raa, mas sim aos vencidos na guerra.

O Contrato Social de Rousseau


Para Rousseau o homem nasce livre e por toda parte encontra-se a

ferros;
O homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Para ele o Contrato Social culmina com a legitimao da desigualdade

(poltica e econmica) entre os homens. Como conseqncia, ocorre a destruio da liberdade natural e fixa-se a propriedade privada, sujeitando o gnero humano ao trabalho, a misria e a servido pacto ilegtimo ou coercitivo. Para Rosseau no estado natural O homem o bom selvagem inocente. Neste estado o homem nasce livre, pois ainda no houve corrupo.

O progresso realizado pelo homem, faz surgir propriedade

privada e com ela o acmulo de capital e, logo em seguida, a consolidao do poder criador da desigualdade poltica e econmica. Como existe o medo ou o temor comum entre os proprietrios de perderem os seus bens, institudo fora o Estado (ilegtimo). O contrato social procura proteger quem tem propriedade daqueles que no tem, portanto ilegtimo O Estado s se torna legtimo quando feito por todos os indivduos - no proprietrios e proprietrios.

Quando o Contrato se torna legtimo o indivduo que antes perdera

sua liberdade natural ganha a liberdade civil ou cidadania e no renuncia completamente aos seus direitos naturais, mas, ao contrrio, entram em acordo para a proteo desses direitos, que o Estado criado para preservar.
O contrato social legtimo deve fundar-se

na vontade geral, derivada do prprio povo e tem como funo garantir o bem comum.

A vontade geral no o mesmo que a vontade de todos, mas um mero agregado de vontades, o desejo mtuo da maioria. As idias de Rousseau sobre a vontade Geral deu margem para as teses da democracia liberal

Modelo Democrtico
DEMOCRACIA: doutrina baseada nos princpios da

soberania popular e da distribuio equitativa do poder. Caracteriza-se, em essncia, pela liberdade do ato eleitoral e pela diviso e limitao das funes estatais, em que o centro de decises polticas est com os cidados; DEMOCRACIA DIRETA: A democracia direta teve funcionamento na Grcia antiga e consistia na reunio de cidados em assemblias em praa pblica para decidir sobre os problemas de interesse comum,

Modelo Democrtico
As democracias diretas so muito difceis em sociedades

muito populosas; DEMOCRACIA INDIRETA: nesse regime, o cidado atravs do voto escolhe entre as diversas alternativas aqueles que deseja que assumam o poder em seu nome; Os eleitos devem agir/decidir de acordo com a preferncias dos cidados; A Democracia Representativa apresenta o desafio de heterogeneidade.

Modelo Democrtico
DEMOCRACIA PLURALISTA: pressupe a concorrncia

entre os grupos de interesse; GRUPOS DE INTERESSE - ligam os cidados com o governo; A fora dos grupos de interesse depende do seu grau de organizao e mobilizao Democracia Elitista: em toda sociedade sempre haver uma pequena minoria dominante e uma grande maioria sem muito poder

Modelo Democrtico
Na democracia elitista, alguns poucos tomam decises em

nome dos interesses das massas; Na oligarquia, alguns poucos tomam decises no seu prprio interesse; As teorias elitistas acreditam que a tomada de decises regida pelos interesses dos lderes dos grupos e que esses lderes so as elites. Existem diversos tipos de elites.

A Democracia como Mtodo


Joseph Schumpeter livro: Capitalismo, Socialismo e

Democracia (1942) A Democracia percebida como um mtodo de seleo de elites. A democracia s pode funcionar se houver, por parte dos principais grupos da nao, a aceitao do mtodo de seleo dos governantes. A funo do eleitor seria somente a de formar e dissolver governos, e estes por sua vez governariam. O povo no decide e sim delega poderes, sua vontade o produto e no o motor do processo poltico.

A Democracia como Mtodo


Contraria a tese de que a democracia o governo do povo, ou

seja, o prprio povo decide as questes pblicas atravs da eleio de indivduos que devem reunir-se para realizar a vontade desse povo. impossvel chegar-se a uma vontade geral do povo, haja vista a fragmentao dos interesses e as preocupaes individuais Os grupos polticos devem ter liberdade para poder apresentar sua opinio, a favor ou contra o governo, e sobre assuntos em geral, sem medo de represlias. A Democracia implica competio e disputa entre grupos divergentes pelo voto do eleitor. Por isso a nfase nas regras.

A Democracia como Mercado


Anthony Downs livro: Uma teoria econmica da democracia

( 1957) Visualiza a democracia como um mercado competitivo onde demanda e oferta se encontram de forma a maximizar interesses particularistas dos polticos e dos eleitores. Downs procurou evidenciar a relao entre democracia e economia, sendo que esta relao tem como princpio fundamental o carter competitivo do mtodo democrtico e a pressuposio da racionalidade dos agentes polticos.

A Democracia como Mercado


A democracia, na medida em que possibilita a competio

entre candidatos e partidos na busca pela adeso dos eleitores entre propostas diferentes; se aproxima de uma condio de mercado prprios da economia. Os candidatos e partidos (Oferta) competem entre si e os eleitores (demanda) selecionam entre os diversos polticos disponveis no mercado aqueles que melhor atendam a suas utilidades. Neste modelo as eleies so visualizadas como um mercado de concorrncia perfeita, onde h o encontro entre vendedores e compradores. Os vendedores (polticos/oferta) oferecem propostas de governo e os compradores (eleitores/demanda) optam entre as diversas propostas apresentadas e selecionam aquelas que mais lhes interessam.

A Democracia como Mercado


Neste modelo a poltica vista como um espao de confronto entre a

oferta e a procura, base do entendimento da relao entre governantes e governados. Os governados assumem-se como consumidores ou clientes de governantes entendidos como gestores de empresas (Estado) que tem como objetivo a maximizao da capacidade de resposta face s exigncias dos governados. No caso concreto do mercado eleitoral h ofertas pblicas de programas de partidos e procura dos eleitores. O modelo desconsidera o papel dos valores e da ideologia, aceitando a idia de um eleitor individualista e racional. Os polticos entram em concorrncia agindo segundo uma lgica racional equivalente dos empresrios e os eleitores como consumidores.

A Democracia como Mercado


Um dos princpios fundamentais desta teoria de que o

eleitor movido por razes egostas e procura minimizar os efeitos da condio de incerteza inerente vida poltica. Essa viso do homem toma emprestado da teoria econmica a idia do consumidor racional que aborda cada situao com um olho nos ganhos a ser obtidos e o outro olho nos custos derivados de suas escolhas.

A Democracia como Mercado


A lgica bsica do voto desse modelo entende que o

eleitor vota no candidato ou partido que ele acredita que lhe proporcionar mais benefcios do que qualquer outro. por esse motivo que o eleitor possui as caractersticas de um investidor, pois entende cada voto como um investimento em um ou mais bens coletivos feito sob condies de incerteza com informaes custosas e imperfeitas. O eleitor um indivduo que raciocina sobre suas escolhas e questes polticas, partidos e candidatos que apia, a partir das informaes que obtm sobre os candidatos e partidos.

A Democracia Polirquica
Anthony Dahl livro: Poliarquia: participao e oposio. A democracia seria resultado do cruzamento entre

Liberalismo (competio e oposio) e Participao (voto).


O avano da democracia seria resultado do aumento do

nmero de indivduos e grupos de interesses cujas preferncias devero ser levadas em conta nas decises polticas.
O modelo evidencia quatro formas possveis de governo:

A Democracia Polirquica
a) hegemonias fechadas, onde no h disputa pelo poder e a

participao poltica limitada;


b) Hegemonias inclusivas, regimes sem disputas de poder,

mas com ampliao da participao poltica;


c) oligarquias competitivas, onde ocorre disputas pelo poder,

mas sem grande participao poltica,


d) Poliarquias, que caracterizam-se pela intensa disputa pelo

poder e grande participao poltica da sociedade.

A Democracia Polirquica
Todos os sistemas polticos comportam algum tipo de

democracia. Entretanto, preciso passar de uma hegemonia fechada que leva a tirania para uma poliarquia. A Poliarquia seria a melhor forma de governo o sufrgio universal e a plena liberdade de atuao de grupos divergentes so consideradas condies fundamentais para a transformao de uma hegemonia fechada em poliarquia.

A Democracia Polirquica
Dahl, v a democracia da mesma forma que

Schumnpeter e Downs, como uma competio que para ocorrer necessita de instituies (leis) que garantam a liberdade de organizao, de opinio e de participao dos indivduos e dos grupos de interesse e seja aceita por todos. Dahl d grande destaque a liberdade de expresso e circulao das informaes que para ele so o elemento que possibilita que a materializao da relao entre disputa pelo poder e participao social se concretizem.

Modelo Institucionalista
Enfatiza o papel das instituies e sua importncia na

formao e resultado do sistema poltico; As instituies se apresentam como regras formais ou informais (costumes, tradies, procedimentos consentidos, prticas operacionais padronizadas) que interferem no comportamento e nas relaes entre os indivduos e definem as estratgias utilizadas pelos atores na arena poltica, restringindo (ou ampliando) seu campo de ao. O exerccio do poder poltico depende das instituies: As Instituies so disputadas pelos atores polticos que demandam a ao governamental;

Modelo Institucionalista
papel das instituies deve se estabelecer para criar

constrangimentos s aes dos atores, alterando seu comportamento egosta e o curso de suas decises, principalmente aquelas que visam o auto-interesse. As peas chave do modelo so, portanto, a premissa da racionalidade (auto-interesse) e as formas de constrangimento (regras institucionais e organizacionais) que levam os indivduos a buscarem uma situao de equilbrio, sem a qual nenhum ator teria incentivo suficiente para alterar sua preferncia ou mudar sua escolha. Desta forma, as instituies podem ser visualizadas de duas formas: determinam a ao estratgica dos atores, mas, tambm, podem se apresentar como um constrangimento a elas, protegendo a sociedade de comportamentos auto-interessados.

Modelo Institucionalista
As instituies, neste sentido, no so independentes dos

interesses dos atores, ao contrrio, so criadas por grupos sociais envolvidos numa luta pelo poder poltico, cuja capacidade de influenciar no governo requer o acesso s arenas decisrias que constroem determinados padres institucionais. O acesso s arenas decisrias, entretanto, requer certo grau de organizao para permitir que os inmeros e dispersos interesses individuais se articulem em busca de consenso sobre as estratgias e formas de atuao no jogo poltico.

Modelo Institucionalista
De acordo com seu grau de organizao os grupos podem

capturar as instituies que emergem para preservar os seus interesses. Quanto maior o grau de organizao maior a possibilidade de acesso s instituies e maior a capacidade de terem seus interesses contemplados na poltica. As instituies so fruto do contexto histrico em que so produzidas e podem mudar no tempo, conduzindo a resultados novos e inesperados.

Modelo Marxista
O estado seria fruto da luta de classes.

O Estado se apresenta como uma estrutura de poder que pe

em movimento a fora poltica da classe dominante. Existem duas classes no capitalismo Burguesia e proletariado. O Estado moderno nada mais do que um comit para administrar os assuntos comuns de interesse da burguesia. A teoria Marxista rejeita a idia de que o Estado seria o agente da sociedade como um todo e do interesse nacional.

Modelo Marxista
A funo do Estado seria estabelecer polticas

de interesse da classe dominante e filtrar polticas de interesse da classe dominada. Para fazer a transio de um Estado Burgus para um estado proletrio seria necessrio fazer a Revoluo e implantar o socialismo. O socialismo seria o momento em que o proletariado assumiria o poder e colocaria a fora do Estado a servio do interesse do proletariado.

Consideraes Finais
De qualquer forma todos estes modelos trabalham a

democracia como competio, disputa entre grupos pelo poder e a necessidade de eleies, cuja participao social se torna importante. Alm disso, a realizao de eleies peridicas necessita de regras que sejam aceitas por todos. As regras formam os sistemas eleitorais e partidrios. Devido as regras serem diferentes de pas para pas, cada pas tem um sistema eleitoral e partidrio particular.

You might also like