You are on page 1of 29

Renascimento, Renascena ou Renascentismo so os termos usados para identificar o perodo da Histria da Europa aproximadamente entre fins do sculo XIV

e meados do sculo XVI. Os estudiosos, contudo, no chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variaes considerveis nas datas conforme cada autor.1

PENSAMENTO MEDIEVAL Teocentrismo Verdade = Bblia Vida material sem importncia Conformismo Natureza = fonte do pecado Ascetismo = doutrina de pensamento ou de
f que considera a ascese, isto , a disciplina e autocontrole estritos do corpo e do esprito, um caminho imprescindvel em direo a Deus, verdade ou virtude

PENSAMENTO RENASCENTISTA Antropocentrismo Verdade = experimentao, observao Vida terrena e material tambm importante Crena no progresso Natureza = beleza, onde o homem se insere Hedonismo = cirenasmo, dedicao ao prazer dos sentidos, fundamento de todos os prazeres espirituais F diferente da razo

Dogmatismo

As trs graas
Compare estas duas ilustraes italianas. A da esquerda medieval (sculo XIV) e da direita pertence a uma obra renascentista de Botticelli (sculo XV). Na pintura medieval, as trs moas so praticamente idnticas, at mesmo na postura( louras, mo direita levantada, roupa uniformizada). No quadro renascentista, destacam-se as diferenas individuais ( cada moa tem suas prprias caractersticas). Note a importncia dada ao corpo humano: rgido na obra medieval; gracioso e atraente na renascentista.

As trs graas

O Humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no Renascimento.


O Humanismo, antes que um corpo filosfico, um mtodo de aprendizado que faz uso da razo individual e da evidncia emprica para chegar s suas concluses, paralelamente consulta aos textos originais, ao contrrio da escolstica medieval, que se limitava ao debate das diferenas entre os autores e comentaristas. O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelncia da natureza.

Contato com outros povos propiciou mudanas na mentalidade e de costumes e favoreceu o implementos de novas tcnicas e seus conhecimentos sobre matemtica, a astronomia e a filosofia. Abertura de novas rotas comerciais provocaram uma revoluo comercial.

Os Anabatistas O calvinismo O luteranismo O anglicanismo

Fonte Veneza, Florena e Pdua Destas cidade muitos intelectuais levaram obras de grandes autores clssicos como Plato, Aristteles, Galeno, Plotino, muitos textos deste autores eram at ento desconhecidos ou conhecidos apenas atravs da traduo rabe. Foram os humanistas que criaram a histria da humanidade em trs pocas: antiga, medieval e moderna.

Desde a idade mdia havia interesse na antiguidade clssica. Porem o mrito dos humanistas foi dessacralizar, questionar ou por em dvida.

Antropocentrismo.
O homem era dotado de razo e liberdade, ele considerado um ser privilegiado, capaz de escolher o seu prprio destino e de efetuar grandes realizaes. Os humanistas eram contra a igreja no contra o cristianismo.

Eles defendiam uma educao baseada na tolerncia, no respeito as diferenas e no desenvolvimento harmnico de todas as potencialidades humanas.
Oposio ao ensino universitrio da escolstica. Universidades ensinavam apenas trs ctedas: direito cannico, direito civil e medicina.

Os primeiros livros impressos surgiram na China, no sculo IX. Mas foi somente no sculo XV que o alemo Johannes Gutenberg difundiu os tipos mveis metlicos, uma tcnica que possibilitava a impresso rpida e barata dos livros.

Mesmo acreditando na formao de um homem completo o homem renascentista compreendiam que as obras manuais competiam aos escravos, pois os cidados do mundo grego no os praticavam. Cada individuo valia pela sua cultura.

Segundo Baldassare Castiglione, que escreveu O corteso, uma espcie de manual para quem queria se destacar na corte, publicado em 1528, o corteso se educava para si mesmo e no para a corte: esta era apenas o seu palco e o seu meio.A fora motriz da sua conduta no era o servio prestado ao prncipe, este era apenas pretexto para o aperfeioamento de sua pessoa e a exposio de sua virtude.

O objetivo do corteso era a busca da beleza em todos os aspectos da vida pessoal, ou seja, ele aspirava transformar sua prpria existncia numa obra de arte. Entre os conhecimentos e habilidades fsicas e intelectuais exigidas do corteso, podiam ser destacados os seguintes:

Devia conhecer os espore nobres (salto, corrida, luta, natao), ser um timo cavaleiro e tambm um grande danarino. Devia dominar as lnguas antigas e modernas. Devia conhecer a literatura e ter um juzo critico em matria de arte. Devia tocar perfeitamente um instrumento musical. Devia manejar armas com destreza. (esgrima, lana etc.)

No Renascimento, a individualidade da mulher se desenvolveu em paralelo do homem por meio da sociabilidade.Nas camadas cultas da sociedade, a mulher tinha uma educao semelhante do homem, tanto as esposas quanto as cortess.
Madame de Pompadour - Famosa Cortes daquela poca.

Pintor, escultor, msico, anatomista, engenheiro, matemtico, filsofo....

A ltima Ceia

Virgem do Fuso (Madona Tecel)

Virgem Benois

Ginevra de' Benci

Mona Lisa

Mecenato um termo que indica o incentivo e patrocnio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artsticas e culturais. Tambm usado pela igreja. Papa Jlio e Michelangelo. Famlia de Medici

Heliocntrico X Geocntrico

Diagrama do sistema heliocntrico de Coprnico, com a Terra e os planetas em rbita em torno do Sol; De revolutionibus (1543).

Os mapas meievais

A igreja catlica legitimou a conquista. O desejo de se apoderar do ouro da Guin. A procura do reino do preste Joo A busca de especiarias

You might also like