You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE CINCIAS JURDICAS E ECONMICAS DEPARTAMENTO DE CINCIAS CONTBEIS

CASO 4
Ao de Anulao de Duplicata Perito laudo individual
Maikon Carlos Paixo Marcelo Luiz Franco Micheli Machado de Sousa

Professor: Geraldo de Oliveira


1

1 - Sntese
Trata-se de litgio sobre pagamento de Nota Fiscal de Servios em que a autora postula a anulao de duplicata mercantil.
A autora, empresa do ramo de construo civil, subempreitou com a r o fornecimento de materiais e de mo-de-obra. A autora costumava efetuar os pagamentos mediante entrega e dos servios no subempreitadas. dos materiais trmino das

A r apresentou autora relatrio de fornecimento de materiais e de mo-de-obra, sobre os quais postulava o direito de uma diferena a faturar. A autora no concordou com o relatrio, pois, em seu entendimento, todas as notas fiscais foram pagas, inexistindo qualquer diferena. A r, no conformada com a situao, emitiu uma duplicata, com vencimento a vista, colocou-a em cobrana e

posteriormente em cartrio para protesto, o que ensejou a


ao.
3

2 Quesitos e Respostas
1 - Qual o sistema de escriturao contbil adotado pela r? regular, e os assentos so lanados em dia?
Resposta:

O sistema de escriturao contbil adotado pela r, de acordo com o Livro Dirio apresentado, registrado sob n(...) em 30-3x8, feito sob o regime de caixa.
A legislao fiscal permite, ou seja, deixa livre escolha do contribuinte a forma de escriturar suas operaes no Dirio. A legislao societria assim exige:
4

A escriturao da companhia ser mantida em registros permanentes com obedincia aos preceitos da legislao comercial e desta lei aos princpios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar mtodos ou critrios uniformes no tempo e registrar as mutaes patrimoniais segundo o regime de competncia. (Lei n 6.404/76, art. 177.)

Essa obrigao estende-se a toda pessoa jurdica sujeita tributao com base no lucro real, conforme determina o Decreto-lei n 1.598/77.
5

Quanto a seus assentos, os mesmos no so lanados em dia. O art. 160 do Decreto n 85.450, de 4-12-80, diz:

Sem prejuzos de exigncias da lei, obrigatrio o uso de Livro


Dirio, encadernados com folhas numeradas seguidamente, em que sero lanados dia a dia, diretamente ou por reproduo, os atos ou operaes da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situao patrimonial da pessoa jurdica.

2 - Est registrada no Livro de Sada de Mercadorias a Nota Fiscal n. 040, srie nica, de venda a vista? Consta a respectiva liquidao?
Resposta:
Examinando o registro de sadas, autenticado pela (...) Coordenao da Receita do Estado, em 4-3-x8, constatamos que a Nota Fiscal n 040, est registrada em 11-12-x8, pgina (...), com o valor de $ 81.670,00 (oitenta e um mil, seiscentas e setenta unidades monetrias).
7

Quanto a sua liquidao, no Livro Dirio registrado sob n (...), de 30-3-x8, pgina (...), consta em lanamento contbil, datado de 31-12-x8, como se segue:
DATA CONTA/HISTRICO N DOC. 31-12-X6 D CAIXA C VENDA/PRODUTOS DBITOS/$ CRDITOS/$

86.420,00
86.420,00

Vendas a vista efetuados no ms de Dez/x8 ... De acordo com o registro de sada exposto, mencionado na pgina (...), no ms de dezembro foram efetuadas as seguintes vendas:
NF/N DATA HISTRICO VALOR/$

040 041

11-12-x8 Valor contbil ................................................. 81.670,00 21-12-x8 Valor contbil ................................................... 4.750,00 TOTAL ............................................................................... 86.420,00
8

3 - Est contabilizado no Livro Dirio o recebimento da Nota Fiscal de venda a vista n 040?
Resposta:

De acordo com Livro Dirio n (...), mencionado no item anterior,


foi contabilizada a Nota Fiscal de venda a vista n 040 e seu recebimento, ambos na pgina (...), da seguinte maneira:

DATA

CONTA/HISTRICO

N DOC.

DBITOS/$

CRDITOS/$

31-12-X6

D CAIXA 86.420,00 C VENDA/PRODUTOS Vendas a vista efetuados no ms de Dez/x8 ... NF n 040 11-12-x8, valor contbil. NF n 041 11-12-x8, valor contbil.

81.670,00 4.750,00

Revendo o Livro Razo, pgina (...), consta o registro do valor acima, a dbito da conta CAIXA e a crdito na conta VENDAS/PRODUTOS, ambos em 31-12-x8.
10

4 - Na carta expedida pela r, de 24-04-x9, consta o valor do dbito da Nota Fiscal n 040?
Resposta:

Na referida carta, consta o valor globalizado, isto , o total de


mo-de-obra e dos fornecimentos de materiais, no fazendo nenhuma referncia de Nota Fiscal de n. 040.

11

5 - A Nota Fiscal de Prestao de Servios srie F, n. 001, de 11-12-x8, est registrada? Consta sua liquidao? Qual a data? Em que forma foi paga?
Resposta: Examinando o Livro Dirio registrado sob n. (...) na JCP, em 313-x8, s fls. (...) no constatei nenhum registro da Nota Fiscal de Prestao de Servios, srie F, n. 001, de 11-12-x8. Cumpre-me informar que foram registradas s fls. (...) a (...) operaes de 28-2-x8. As fls. (...) a (...) no foram utilizadas para nenhum registro.
12

6 - Pode o senhor perito, com base na escriturao examinada, prestar outros esclarecimentos que venham a elucidar a lide?
Resposta: De acordo com o Registro de sadas, fls. (...) e (...) - MODELO 2, n. (...) ano de 19x8, foram registradas as Notas Fiscais de Vendas (srie U) n. 001 (10-3-x8) at n. 058 (31-8-x9), no total de $ 1.156.598,89 (um milho, cento e cinqenta e seis mil, quinhentas e noventa e oito unidades monetrias e oitenta e nove centavos). Das fls. (...) a (...), do Registro de Sadas, no consta nenhum registro.
13

LIVROS EXAMINADOS empresa r:


Registro de Inventrio, Modelo 2; Registro de Sada, Modelo 2, Nmero 1;

Registro de Apurao de ICMS, Nmero 2, Ano 19x9;


Registro de Apurao de ICMS, Modelo 9, Nmero 1; Registro de Entradas, Modelo 1, Nmero 1, Ano 19x8; Dirio, Nmero 1; Razo.
O Balano Geral de 31-12-x8 est copiado s fls. (...) a (...), do Livro Dirio, registrado na JCP sob n (...), em 30-3-x8. No balano, no ativo circulante, no h nenhuma meno conta Duplicatas a Receber ou a outra conta com valores a receber provenientes de vendas.
14

3 - Diligncias adotadas pelo perito

Investigao in loco no Escritrio de Contabilidade, responsvel pela escrita da empresa e em outras reparties.

15

Modelo 1. Entrega de Laudo e Pedido de Fixao de Honorrios EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA (...) VARA CVEL DA COMARCA DE (...)

(...), brasileiro, casado, Contador registrado no CRC/... sob n. (...), perito nomeado nos Autos n. (...) de Carta Precatria (oriunda de [...] Vara Cvel da Capital do Estado de [...]), vem, com o devido acatamento e respeito, perante Vossa Excelncia requerer se digne receber o Laudo Pericial procedido nos documentos contbeis e fiscais da Empresa 1. Junta ao presente respostas aos quesitos formulados s fls. (...), dos Autos (...)/x1, contendo 10 (dez) folhas devidamente numeradas de 1 a 10.

Requer a fixao de honorrios em R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil unidades monetrias), pois para o cumprimento dessa obrigao teve que se deslocar por diversas vezes ao Escritrio de Contabilidade, responsvel pela escrita da empresa, e as outras reparties para executar com animado zelo e

propriedade profissional
somente se concluiu nesta data.
Termos em que pede deferimento

onde desde a instalao da Percia 12-5-x1,

16

(...), 20 de julho de 19x1.

4 - Contribuio ao aprendizado
O caso em questo demonstra claramente que as empresas atuam no setor de construo civil so mais vulnerveis a esse tipo de problemas, e isto leva necessidade de controles contbeis-auxiliares e administrativos mais eficientes. O aspecto mais importante a ser observado que nem a administrao da empresa e nem o profissional responsvel pela escriturao tiveram o cuidado necessrio para registrar as operaes de emisso da duplicata referente diferena postulada.

17

Questes
1) Em sua opinio, o que voc recomendaria ao profissional da r para evitar esse tipo de problema futuramente?
A r deveria ter um controle efetivo de seus recebimentos, assim como ter uma contabilizao adequada. Deve possuir, tambm, um sistema de controle eficiente das notas fiscais de sadas. Implantar um bom controle interno para que os problemas sejam evidenciados com antecedncia e a administrao da empresa tenha tempo de solucion-los.

18

2) Cite qual(is) dos Princpios e Convenes Contbeis Geralmente Aceitos o profissional da r observou e no observou nesse caso.
O profissional no observou o Princpio da Competncia que diz:
As receitas e despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independente do recebimento ou pagamento.

De acordo com o laudo pericial observa-se que o profissional ao registrar a NF n 040 observou o Princpio Registro Pelo Valor Original:
Os componentes do patrimnio devem ser registrados pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do Pas.
19

3) Os quesitos formulados so claros e suficientes para esclarecer o litgio? Os quesitos em questo so suficientes, porm, no claros, levando a interpretaes dbias, recebendo assim respostas genricas. Os quesitos devem ser elaborados de forma que permitam respostas objetivas, concisas, possveis de serem argumentadas, exatas e, por fim, com bastante clareza do objetivo que se deseja chegar. Poderia haver tambm quesitos que levassem o perito a investigar os registros contbeis da autora, a fim de melhor fundamentar suas concluses. 20

You might also like