You are on page 1of 12

EM QUESTO: O repensar dos currculos nas escolas de Porto Velho

EDUCANDOS E EDUCADORES:
SEUS DIREITOS E O CURRCULO
Palestrantes: Glria Melo, Rosemary e Vernica Damasceno.

JUSTIFICATIVA
Com a perspectiva de atender aos desafios postos pelas orientaes e normas vigentes, preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagaes sobre suas condies concretas, sua histria, seu retorno e sua organizao interna. Torna-se fundamental, com essa discusso, permitir que todos os envolvidos se questionem e busquem novas possibilidades sobre currculo: O que ? Para que serve? A quem se destina? Como se constri? Como se implementa?

O MEC tem conscincia da pluralidade de possibilidades de implementao curricular nos sistemas de ensino, por isso insiste em estabelecer o debate dentro de cada escola.

APRESENTAO
Em Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currculo, de Miguel Gonzles Arroyo, h uma abordagem sobre o currculo e os sujeitos da ao educativa: os educandos e os educadores, ressaltando a importncia do trabalho coletivo dos profissionais da Educao para a construo de parmetros de sua ao profissional. Os educandos so situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos do trabalho. H nfase quanto necessidade de se mapearem imagens e concepes dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currculos. proposta do texto que se desconstruam vises mercantilizadas de currculo, do conhecimento e dos sujeitos do processo educativo. O texto traz crtica ao aprendizado desenvolvido por competncias e habilidades como balizadores da catalogao de alunos desejados e aponta o direito educao, entendido como o direito formao e ao desenvolvimento humano pleno.

Educandos e Educadores : seus Direitos e o Currculo


A reflexo sobre o currculo est instalada nas escolas. Durante as ltimas dcadas, o currculo tem sido central nos debates da academia, da teoria pedaggica, da formao docente e pedaggica. Como est chegando o debate aos profissionais da educao bsica? Haveria um clima propcio nas escolas ao repensar dos currculos? Partimos da constatao de que h um clima propcio nas escolas ao repensar dos currculos. Neste texto, focalizamos as indagaes que vm dos sujeitos da ao educativa, dos profissionais, educadores-docentes e dos educandos.

NCLEOS DE INDAGAO
1)

A identidade profissional passa cada vez mais pela identidade de trabalhadores em educao. Esta sensibilidade docente para o trabalho e sua relao com a organizao curricular vem associada a uma nova sensibilidade para com a organizao escolar e sua ntima relao com a estruturao do nosso trabalho. Os docentes, fiis nova conscincia profissional, vm reinventando formas de organizar seu trabalho.

2)

3)

4)

Ao mesmo tempo em que os educadores tm novas sensibilidades sobre si mesmos e sobre suas identidades, mudanas significativas vm acontecendo nas identidades dos educandos.

DESAPEGA

REFLEXES EM GRUPO
GRUPO 1: Os educandos nos obrigam a rever os currculos. / Revendo os currculos no espelho dos educandos. GRUPO 2: Empregveis, mercadoria para o emprego?/ O direito aos saberes sobre o trabalho. GRUPO 3: Desiguais na capacidade de aprender. GRUPO 4:Repensar velhas crenas./ Novas sensibilidades sobre os processos de aprender. GRUPO 5: Um outro olhar sobre os educandos. Um outro olhar sobre os currculos./ Educadores e educandos sujeitos de direitos. GRUPO 6: Os educandos: sujeitos do direito formao plena.

SIMPSIO
O que de mais relevante discutido no texto? Que contribuies para a construo do

nosso currculo do ensino fundamental podem ser retiradas dele?


O que o grupo acrescentaria aos comentrios

do texto?

MUITO OBRIGADA!!!

You might also like