You are on page 1of 12

Acerca dos que se Desviam lio 17 A Guisa de Eplogo Isaltino G.C. Filho Tiago 5.

19-20

5.19

Meus irmos, se algum entre vs se desencaminhar da verdade... A verdade incluiria tanto a doutrina ou os ensinos, como a conduta moral. Aquilo que cremos no corao sobre Deus e Cristo o que nos torna o que somos como cristos. O verdadeiro ensino sobre Deus e Cristo precede conduta moral, e sobre ele que se baseia toda a correta ao moral. Jesus disse: Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de [ou: conheam a] ti, o nico Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo. (Joo 17:3)

Tiago

considera a palavra de Deus como sendo a verdade, e, assim, a Palavra escrita contm agora toda a verdade necessria aos cristos. Ele diz que os cristos ungidos so produzidos pela palavra da verdade, para que [sejam] certas primcias de suas criaturas. (Tia. 1:18) O cristo talvez se afaste da vereda da verdade. Embora tenha passado da morte para a vida, pode estar novamente retornando escurido e morte. (1 Joo 3:14) Cada cristo, e no apenas os ancios, tem o dever de ajud-lo a restabelecer-se.

Somos

informados: Irmos, mesmo que um homem d um passo em falso antes de se aperceber disso, vs os que tendes qualificaes espirituais, tentai reajustar tal homem num esprito de brandura, ao passo que cada um olha para si mesmo, para que tu no sejas tambm tentado. (Gl 6:1) Em dar conselho para se ajudar algum desencaminhado, Tiago segue seu tema final sobre a importncia e o poder da orao. Requer diligente aplicao da Palavra de Deus e fervorosa orao para conseguir o restabelecimento de algum que errou.

Caso

no se d ajuda, a pessoa poder ir a ponto de estar alm de arrependimento. No desejar ento arrepender-se e voltar verdadeira adorao de Deus, e tal desejo no poderia mais ser despertado. (Heb. 6:4-8; 10:26-29)

outro o fizer voltar...

O cristo que se desencaminhou da verdade, quer por seu prprio pensamento doutrinal errneo, quer por induzimento de outro, quer por aberrao moral, est numa situao perigosa. A expresso fazer voltar mostra que no se fala aqui dum pecador que ainda est no mundo e que nunca aceitou a verdade; refere-se a um cristo que se desviou da verdade que antes cria e seguia.

Jesus

demonstrou o cuidado para com seus discpulos que ns devemos ter mutuamente. Ele disse a Pedro, ao falar-lhe sobre Satans ter o desejo de que os apstolos fossem peneirados como trigo, e antes de dizer que Pedro o negaria: Tenho feito splica por ti, para que a tua f no fraquejasse; e tu, uma vez que tiveres voltado, fortalece os teus irmos. (Luc. 22:32) Nesta passagem, usa-se a mesma palavra grega com respeito ao restabelecimento dum errante. deveras um ato amoroso.

5.20

sabei que aquele que fizer um pecador voltar do erro do seu caminho salvar a sua alma da morte... A palavra sabei enfatiza a importncia e seriedade deste trabalho de recuperar o pecador. algo de que nos devemos aperceber cabalmente. A alma salva da morte o prprio pecador, no aquele que d a ajuda. verdade que nos beneficiamos com a boa obra que fazemos, mas nenhuma obra pode salvar nossa alma da morte. Isto s pode ser feito pelo sacrifcio expiatrio de Jesus Cristo. No h substituto para isso. (Atos 4:12)

O salvo estava seguindo o caminho para a morte; estava em grande perigo de sofrer a morte, a morte espiritual, que significaria a morte eterna para ele. O cristo, por faz-lo voltar, dando-lhe amor e conselho, fazendo orao e dando outra ajuda, mantm deste modo o errante sob o sacrifcio expiatrio de Cristo, e este assim salvo da condenao e da morte.

cobrir uma multido de pecados...

Os pecados abrangidos so os do errante. Yahweh exortou a nao de Israel a voltar a ele, por que, embora os vossos pecados se mostrem como escarlate, sero tornados brancos como a neve; embora sejam vermelhos como pano carmesim, tornar-se-o como a l. (Isa. 1:18) Aquele que promove a recuperao no obtm com este ato o perdo pelos seus prprios pecados. Pode obter o perdo dos seus pecados apenas por confess-los a Deus e orar pedindo o perdo base do sacrifcio de Cristo. O apstolo Pedro escreveu: O amor cobre uma multido de pecados [daquele a quem se d a ajuda amorosa]. (1 Ped. 4:8)

Se

achssemos que, por ajudarmos assim um irmo, receberamos a cobertura de nossos prprios pecados, poderamos estar inclinados a pensar que podemos produzir a nossa prpria justia, o que seria um srio erro. (Veja Romanos 10:2, 3.) Faria com que enxergssemos com menos clareza a grande obra expiatria de Jesus Cristo, e, em vez de termos f nele, acharamos que nosso prprio mrito resultou em nossa salvao. Quem ama seu irmo cobrir os pecados dele por no os divulgar a outros. (Pro. 10:12) Mas, Tiago no se refere aqui a esta espcie de cobertura. Refere-se a que, quando o desencaminhado da verdade repreendido pelo seu irmo, v o erro do seu caminho, vira-se e se arrepende, pedindo que Deus lhe perdoe e o aceite, o repreendedor fez empenho para encobrir os pecados dele.

restabelecido sentir aquilo que Davi escreveu: Feliz aquele cuja revolta perdoada, cujo pecado coberto. Feliz o homem a quem Yahweh no imputa erro. (Sal. 32:1, 2) Naturalmente, Deus v o trabalho amoroso feito, e certamente recompensar aquele que o faz. (2 Cor. 5:10; confronte isso com Colossenses 3:23, 24; Lucas 14:13, 14.) Com esta exposio final do valor da orao, e do profundo amor e a preocupao que cada membro da congregao deve ter para com os outros, Tiago encerra esta excelente carta.

You might also like