You are on page 1of 20

ENEM: COMPETNCIAS E HABILIDADES

COMPETNCIAS (as modalidades estruturais da inteligncia; o conhecimento): DOMINAR LINGUAGENS CONHECER FENMENOS ENFRENTAR SITUAESPROBLEMA CONSTRUIR ARGUMENTAO ELABORAR PROPOSTAS DE SOLUO LEVANDO EM CONTA OS DIREITOS HUMANOS E A DIVERSIDADE HABILIDADES (a concretizao das competncias; o saber fazer): RACIOCNIO ANLISE INTERPRETAO INFERNCIA

1. 2. 3. 4. 5.

1. 2. 3. 4.

O PORTUGUS NO ENEM
Linguagens, cdigos e tecnologias:

1. Estudo do texto: as sequncias discursivas e os gneros textuais no sistema de comunicao e informao.

QUESTO 01 (SIMULADO INEP 2009) Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula". preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor. Acredito na importncia de aprender a respeitar nossos limites e super-los, quando possvel, o que ser mais fcil se pudermos desenvolver a capacidade de relacionamento em sala de aula. Como arquiteta, concordo com a postura de valorizao do indivduo, em qualquer situao: se procurarmos uma relao de respeito e colaborao, seguramente estaremos criando a base slida de uma vida melhor.
Tania Bertoluci de Souza Porto Alegre, RS Disponvel em: <:http://www.kanitz.com.br/veja/cartas.htm>. Acesso em: 2 maio 2009 (com adaptaes).

Em uma sociedade letrada como a nossa, so construdos textos diversos para dar conta das necessidades cotidianas de comunicao. Assim, para utilizar-se de algum gnero textual, preciso que conheamos os seus elementos. A carta de leitor um gnero textual que
(A) apresenta sua estrutura por pargrafos, organizado pela tipologia da ordem da injuno (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade. (B) se inscreve em uma categoria cujo objetivo o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do pas semanalmente. (C) se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexvel em que o locutor encaminha a ampliao dos temas tratados para o veculo de comunicao. (D) se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade no-padro da lngua e tema construdo por fatos polticos. (E) se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafao, representando, em conjunto, as ideias e opinies de locutores que interagem diretamente com o veculo de comunicao.

2. Produo e recepo de textos artsticos: interpretao e representao do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania.
QUESTO 02 (ENEM) O autor da tira utilizou os princpios de de um conhecido movimento artstico para a necessidade de um mesmo observador considerar, simultaneamente, diferentes vista.

composio representar aprender a pontos de

Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composio foi adotado um procedimento semelhante :

3. Estudo dos aspectos lingusticos da lngua portuguesa: usos da lngua norma culta e variao lingustica.

QUESTO 3.1 (SIMULADO INEP 2009) O personagem Chico Bento pode ser considerado um tpico habitante da zona rural, comumente chamado de roceiro ou caipira. Considerando a sua fala, essa tipicidade confirmada primordialmente pela

(A) transcrio da fala caracterstica de reas rurais. (B) reduo do nome Jos para Z, comum nas comunidades rurais. (C) emprego de elementos que caracterizam sua linguagem como coloquial. (D) escolha de palavras ligadas ao meio rural, incomuns nos meios urbanos. (E) utilizao da palavra coisa, pouco frequente nas zonas mais urbanizadas.

QUESTO 3.2 (SIMULADO INEP 2009)


O texto possui elementos coesivos que promovem sua manuteno temtica. A partir dessa Aumento do efeito estufa ameaa perspectiva, conclui-se que plantas, diz estudo. O aumento de dixido de carbono na (A) a palavra mas, na linha 6, contradiz a afirmao inicial do texto: linhas 1 e atmosfera, resultante do uso de 2. combustveis fsseis e das queimadas, pode ter (B) a palavra embora, na linha 10, consequncias calamitosas para o introduz uma explicao que no clima mundial, mas tambm pode encontra complemento no restante do afetar diretamente o crescimento texto. das plantas. Cientistas da (C) as expresses: consequncias Universidade de Basel, na Sua, calamitosas, na linha 5, e efeitos mostraram que, embora o dixido incalculveis, na linha 15, reforam a de carbono seja essencial para o ideia que perpassa o texto sobre o crescimento dos vegetais, perigo do efeito estufa. quantidades excessivas desse gs (D) o uso da palavra cientistas, na linha prejudicam a sade das plantas e tm 8, desnecessrio para dar efeitos incalculveis na credibilidade ao texto, uma vez que se agricultura de vrios pases. fala em estudo no ttulo do texto. (O Estado de S.Paulo, 20 set. 1992, p.32) (E) a palavra gs, na linha 13, refere-se a combustveis fsseis e queimadas, na linha 4, reforando a ideia de catstrofe.

QUESTO 3.3

Com base nas afirmativas sobre o texto:


I. No obstante a diferena na pontuao, todas as frases proferidas pelas personagens tm valor exclamativo. No primeiro quadrinho, o verbo chegar est empregado no sentido de ter incio e no exige complemento. No segundo quadrinho, o verbo chegar significa atingir e exige um complemento introduzido por preposio. O processo que distingue chegar a primavera de chegar primavera equivale ao verificado chegar o fim e chegar ao fim.

II.

III.

Pela anlise das afirmativas, concluise que esto corretas: (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) III e V, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, II III e IV.

IV.

QUESTO 3.4 A frase abaixo foi dita por uma atriz como um lamento insistncia dos jornalistas em vasculharem sua vida pessoal:

muito triste voc no poder sair para jantar com um amigo sem ser perseguida por ningum.

De forma como a frase foi registrada, o sentido produzido o contrrio ao supostamente pretendido pela atriz. Assinale a opo em que h a identificao do(s) elemento(s) que causa(m) tal mal-entendido.

(A) adjetivo (triste) (B) preposies (para; com; por) (C) advrbio de intensidade (muito) (D) locues verbais (poder sair, ser perseguida) (E) negao (no; sem; ningum)

4. Estudo dos aspectos lingusticos em diferentes textos: recursos expressivos da lngua, procedimenos de construo e recepo de textos.

QUESTO 4.1 (SIMULADO INEP 2009) Texto I


Ser brotinho no viver em um pncaro azulado; muito mais! Ser brotinho sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridculo, visvel ou invisvel, provocasse uma tosse de riso irresistvel.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.

Texto II Ser gag no viver apenas nos idos do passado: muito mais! saber que todos os amigos j morreram e os que teimam em viver so entrevados. sorrir, interminavelmente, no por necessidade interior, mas porque a boca no fecha ou a dentadura maior que a arcada.
FERNANDES, Millr. Ser gag. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.

Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles,
(A) expresses coloquiais com significados semelhantes. (B) nfase no aspecto contraditrio da vida dos seres humanos. (C) recursos especficos de textos escritos em linguagem formal. (D) termos denotativos que se realizam com sentido objetivo. (E) metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras.

QUESTO 4.2 (ENEM 2007): O acar


O branco acar que adoar meu caf Nesta manh de Ipanema No foi produzido por mim Nem surgiu dentro do aucareiro por milagre. Vejo-o puro E afvel ao paladar Como beijo de moa, gua Na pele, flor Que se dissolve na boca. Mas este acar No foi feito por mim. Este acar veio Da mercearia da esquina e Tampouco o fez o Oliveira, Dono da mercearia. Este acar veio De uma usina de acar em Pernambuco Ou no Estado do Rio E tampouco o fez o dono da usina.

Este acar era cana E veio dos canaviais extensos Que no nascem por acaso No regao do vale.
(...) Em usinas escuras, homens de vida amarga E dura Produziram este acar Branco e puro Com que adoo meu caf esta manh Em Ipanema.
(Ferreira Gullar. Toda poesia. RJ: Civilizao brasileira, 1980. p. 227-8)

A anttese que configura uma imagem da diviso social do trabalho na sociedade brasileira expressa poeticamente na oposio entre a doura do branco acar e:

(A)

o trabalho do dono da mercearia de onde veio o acar. (B) o beijo de moa, a gua na pele e a flor que se dissolve na boca. (C) o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o acar. (D) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regao do vale. (E) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.

5. Estudo dos gneros digitais: tecnologia da comunicao e informao impacto e funo social
QUESTO 5.1 (SIMULADO INEP 2009)

A sociedade atual testemunha a influncia determinante das tecnologias digitais na vida do homem moderno, sobretudo daquelas relacionadas com o computador e a internet. Entretanto, parcelas significativas da populao no tm acesso a tais tecnologias. Essa limitao tem pelo menos dois motivos: a impossibilidade financeira de custear os aparelhos e os provedores de acesso, e a impossibilidade de saber utilizar o equipamento e usufruir das novas tecnologias. A essa problemtica, d-se o nome de excluso digital.

No contexto das polticas de incluso digital, as escolas, nos usos pedaggicos das tecnologias de informao, devem estar voltadas principalmente para (A) proporcionar aulas que capacitem os estudantes a montar e desmontar computadores, para garantir a compreenso sobre o que so as tecnologias digitais. (B) explorar a facilidade de ler e escrever textos e receber comentrios na internet para desenvolver a interatividade e a anlise crtica, promovendo a construo do conhecimento. (C) estudar o uso de programas de processamento para imagens e vdeos de alta complexidade para capacitar profissionais em tecnologia digital. (D) exercitar a navegao pela rede em busca de jogos que possam ser baixados gratuitamente para serem utilizados como entretenimento. (E) estimular as habilidades psicomotoras relacionadas ao uso fsico do computador, como mouse, teclado, monitor etc.

QUESTO 5.2 (ENEM 2008)


Com base nesse conceito, escolha a opo que representa um signo da categoria dos indcios:

Os signos visuais, como meios de comunicao, so classificados em categorias de acordo com seus significados. A categoria denominada indcio corresponde aos signos visuais que tm origem em formas ou situaes naturais ou casuais, as quais, devido ocorrncia em circunstncias idnticas, muitas vezes repetidas, indicam algo e adquirem significado. Por exemplo, nuvens negras indicam tempestade.

You might also like