You are on page 1of 10

A secura da boca, ou xerostomia, caracteriza-se por uma diminuio da quantidade de saliva produzida pelas glndulas salivares.

Pode ocorrer a sensao frequente de boca seca, ou at a ausncia total de saliva.

Sintomas da xerostomia
Boca seca

lngua rachada

mucosa oral ferida


Influencia direta na alimentao, pois a falta de salivao atrapalha a pessoa a mastigar e engolir, e o paladar afetado.

Problemas da Boca Seca


Apesar de atingir 29% da populao, a xerostomia, sndrome da boca seca, uma doena pouco divulgada. Embora seja mais comum em idosos, os sintomas da falta de salivao aparecem em todas as idades, geralmente em pessoas que fazem uso prolongado de medicamentos, sofrem de estresse ou de doenas crnicas ou consomem drogas ilcitas.
A xerostomia mais freqente em pessoas idosas porque, alm da diminuio da secreo salivar em funo da idade, h tambm grande prevalncia de pacientes idosos que fazem uso de medicamentos que induzem xerostomia. tambm mais comum em mulheres

A importncia da saliva
A saliva tem uma grande importncia na manuteno da sade da boca. Tem um papel fundamental na formao do bolo alimentar, favorecendo a mastigao, a deglutio e a digesto. Proporciona uma lubrificao de modo a que a lngua e os restantes msculos se possam movimentar com maior facilidade; ajuda a controlar a flora oral (os microrganismos que vivem na boca). Estabelece e mantm o pH dentro da cavidade oral, atenuando o processo que d origem crie dentria (capacidade tampo).

H vrias razes que levam as glndulas que produzem saliva, chamadas de glndulas salivares, no funcionarem adequadamente. So elas: Efeitos colaterais de medicamentos: Mais de 400 remdios podem causar boca seca, incluindo anti-histamnicos, descongestionantes, analgsicos, diurticos e remdios para presso alta e depresso. Doenas que afetam as glndulas salivares, tais como diabetes, doena de Hodgkin, mal de Parkinson, HIV/AIDS e sndrome de Sjgren, podem causar boca seca.

Radioterapia: As glndulas salivares podem ser danificadas se sua cabea ou pescoo forem expostos radiao durante o tratamento de cncer. A perda da saliva pode ser total ou parcial, permanente ou temporria. Quimioterapia: Drogas utilizadas no tratamento contra o cncer podem tornar a saliva mais espessa, ou mais viscosa, causando a sensao de secura na boca.

Menopausa: Mudanas nos nveis de hormnios afetam as glndulas salivares, deixando as mulheres durante e aps a menopausa com uma sensao constante de secura na boca.
Fumo: Muitos fumantes de cachimbo, charuto e cigarro apresentam boca seca.

Quem perceber os sintomas deve procurar um cirurgio-dentista. Os tratamentos variam em funo da causa. Caso a xerostomia tiver origem medicamentosa, o cirurgio-dentista dever entrar em contato com o mdico do paciente para estudarem a possibilidade de substituio do medicamento por outro que no afete a produo de saliva. Nos casos de perda irreversvel da produo de saliva (radiao, Sndrome de Sjgren, idade avanada, agenesia congnita), existe a possibilidade de minimizar o problema com uso de saliva artificial manipulada ou comercial, gomas de mascar sem acar e medicamentos que estimulem a salivao, alm da orientao quanto dieta com protenas e vitaminas.

Importante
O paciente com xerostomia, independentemente da causa, dever ser acompanhado pelo profissional em intervalos menores para orientao de higiene oral constante, aplicao de flor e tratamento gengival bsico. O paciente dever manter-se sempre bem hidratado, ingerindo gua ou outra bebida sem acar e evitando o consumo de bebidas com lcool ou cafena. Se os lbios estiverem secos, pode ser indicado o uso de lubrificantes base de vaselina. Durante as refeies, deve-se preferir alimentos moles, midos e pouco condimentados.

SALIVA ARTIFICIAL

You might also like