You are on page 1of 11

ESCOLA TCNICA VASCO ANTONIO VENCHIARUTTI EDIFICAO

Tipos de Tijolos e Blocos para Alvenaria


Apresentao
Alexander Almir Irineu Luciano Marcelo

Tijolos de Barro
Do que feito? A matria prima do tijolo comum a argila misturada com um pouco de terra arenosa. Onde aplicado? Tm aplicaes diversas: pode ser usado na construo de paredes estruturais, de vedao ou ficar aparente. Quanto dura? Sua durabilidade depende da conservao, exposio umidade e isolao.

Ressalva: Por ter dimenses menores, os tijolos de barro tm custo de mo-de-obra e de assentamento maior, alm de consumir mais argamassa. Por conta do peso final do volume ser mais elevado, exige uma estrutura mais forte, que consome mais material.

Vianelo - Jundia

Estao Ferroviria Vila Arens Jundia

Blocos Cermicos
Do que feito? Fabricados com cermica vermelha cujas propriedades fsicas so obtidas aps a queima da argila em uma temperatura de 850C. Onde aplicado? Quanto a aplicao, tambm podem ser utilizados para alvenaria estrutural e de vedao em qualquer tipo de obra. . Quanto dura? Sua durabilidade depende da conservao, exposio umidade e isolao.
Ressalva: Tm maior produtividade na mo-de-obra, menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento se comparada ao tijolo. Consome cerca de 12,5 peas por m2, enquanto que para mesma dimenso de tijolos o consumo bem maior, cerca de 70 unidades. Em relao aos blocos de concreto, as peas cermicas so 40% mais leves.

Blocos de Concreto
Do que feito? Utiliza os mesmos agregados que o concreto: areia, brita (pedrisco), cimento.
Onde aplicado? usado para preencher espaos, vedar e, combinados com ao, como estrutura em qualquer construo. Neste caso o elemento autoportante, ou seja, podem suportar o peso de toda construo sem a necessidade de vigas e pilares.

Quanto dura? Mesmo recebendo fatores intempricos, o concreto dura no mnimo 50 anos.

Ressalva: Tm como vantagem a economia no revestimento, pois este pode ser aplicado diretamente sobre a pea, com boa aderncia e preciso, proporcionando um menor consumo de argamassa de assentamento em relao aos blocos cermicos.

Blocos de Concreto Celular


Do que feito? So produzidos a partir de uma mistura de cimento, cal, areia, gua e agentes expansores (p de alumnio). Onde aplicado? Utilizado como elemento de alvenaria de vedao e enchimento de lajes nervuradas. Por serem leves, reduz o peso na fundaes e na estrutura.

Quanto dura? Boa durabilidade e resistncia : umidade, formao de fungos e ao de elementos qumicos.
Ressalva: Concreto celular o melhor material de vedao que existe, tambm isolante trmico e acstico. Seu custo inicialmente mais alto que o de outros materiais (bloco de concreto ou cermicos), porm o preo final da obra pode ser mais baixo: por serem mais leves e terem grandes dimenses, sua colocao mais rpida, permitindo economizar na mo-de-obra

Tijolo de Vidro
Como feito? Fabricados soldando-se duas peas de vidro moldadas, a uma temperatura muito alta. Este processo deixa no seu interior uma camada de ar desidratada a baixa presso, que proporciona aos blocos um alto grau de isolamento trmico e acstico. Onde aplicado? So usados em locais especficos, para iluminar e tambm para conseguir determinados efeitos estticos. Quanto dura? Uma vez fabricado nos mesmo processos do vidro convencional, dura mais de 1 milho de anos. Ressalva:

So eficientes no isolamento termoacstico e permitem a passagem de at 75% de luminosidade. No tm funo estrutural e s podem suportar outros tijolos de vidro.

OBRIGADO PELA ATENO

You might also like