You are on page 1of 92

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O relacionamento interpessoal a mola propulsora da sociedade moderna. A qualidade dos nossos relacionamentos e a capacidade de mant-los so fatores determinantes do nosso posicionamento social e da nossa qualidade de vida.

Sociedades com forte desenvolvimento das relaes interpessoais so mais dinmicas, mais cooperativas, tiram melhor proveito do trabalho em equipe e se desenvolvem melhor. Quando os anseios coletivos se somam positivamente s caractersticas individuais, temos o indivduo ajustado, o verdadeiro cidado.

Dentro dessa exigncia do ser humano (animal social) que procuramos conceituar relacionamento humano como: o modo como nos conduzimos diante das pessoas, respeitando seus gostos, suas liberdades e suas limitaes.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


A IMPORTNCIA DA RELAO INTERPESSOAL

Todo indivduo vem a um grupo com necessidades interpessoais especficas e identificadas. Schutz, autor da teoria das necessidades interpessoais diz que Os membros de um grupo no consentem integrar-se, seno a partir do momento em que certas necessidades fundamentais so satisfeitas pelo grupo. Assim, consideramse as seguintes necessidades:

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


A IMPORTNCIA DA RELAO INTERPESSOAL

FASE DE INCLUSO: necessidade que todo membro novo de um grupo apresenta de sentir-se fazendo parte do grupo, de sentir-se aceito, valorizado e respeitado. Nesta fase, os membros procuram evidncias no comportamento do grupo, de que no so rejeitados pelo mesmo. A incluso se processa na integralidade quando o indivduo sente-se fazendo parte nos processos decisrios do grupo.
Como serei aceito? Quem me aceitar? Quem me rejeitar? Que devo fazer para ser aceito?

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


A IMPORTNCIA DA RELAO INTERPESSOAL

FASE DE CONTROLE: nesta etapa, j includos pelo grupo, os


indivduos sentem-se responsveis por tudo aquilo que constitui o grupo: sua estrutura, atividades, objetivos, progressos, etc. Por isso, torna-se uma fase onde o jogo de foras assume carter importante, uma vez que os membros, ao procurarem firmar seu lugar no grupo, tentam tambm

mostrar seu poder de influncia, liderana e realizao.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

FASE DE AFEIO: nesta etapa, os indivduos buscam


provas no grupo de que sua presena fundamental. Isto mostra um desejo grande de interao emocional. Nesta fase, o grupo sente confiana de expressar sentimentos de qualquer natureza na buscado crescimento individual e

grupal.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

Em todos os lugares para onde vamos estamos


convivendo com pessoas e a qualidade desse convvio interfere diretamente na nossa vida pessoal. Por isso, tratar

relaes interpessoais um assunto de vital importncia, pois


nos d subsdios para agir em qualquer situao, seja em casa, no trabalho e at mesmo no trnsito.

No Trnsito
Os dias de calor, os congestionamentos no trnsito, a pressa que tem sido companheira do homem moderno - faz com que estejamos cada vez mais com os nervos acirrados e por isso mesmo agimos da maneira menos urbanizada nas adversidades do trnsito.

Para estabelecer uma relao saudvel com os condutores e

pedestres, preciso ter em mente que todas as pessoas so diferentes no modo de pensar, agir, reagir, interagir, etc. E nas vias pblicas encontraremos diversos tipos de condutores:

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

Carro nos nossos valores: tudo na vida est em algum outro lugar, e voc chega l de carro. Com um deus na garagem, fica fcil entender porque no temos o menor constrangimento de peg-lo para ir at a padaria no outro quarteiro.

O trnsito um grande espao que possibilita, dentre outras coisas, o encontro e o convvio social entre as pessoas. Entretanto, esse convvio nem sempre ocorre de forma satisfatria ou harmoniosa, o que gera irritao, estresse, conflitos e confuses.

A realidade vivenciada nas ruas nos mostra que precisamos aprender a conviver no trnsito, o que implica assumir atitudes responsveis, como, por exemplo, ceder vez, aguardar o tempo necessrio abertura do semforo, sinalizar as nossas intenes. Enfim, preciso perceber que cada segmento tem um papel a desempenhar, do qual depende a convivncia harmnica, prevalecendo sempre, o direito vida.

Portanto, cruzamos com muita gente no trnsito, cada qual com seus prprios pensamentos, objetivos, anseios, necessidades. Se no soubermos lidar com esses aspectos individuais, fatalmente entraremos em conflito e, consequentemente, a fria, raiva, ansiedade ou medo se expressaro atravs do nosso comportamento no trnsito.

Compreender o trnsito como um espao de convivncia social pode ser algo importante para nos ajudar a diminuir ou amenizar os conflitos que enfrentamos no cotidiano. Um vez tendo a compreenso de que cada indivduo que est na rua, assim como ns, tem a sua necessidade e o seu prprio objetivo ao trafegar, compreenderemos melhor ato de circular e, desse modo, estaremos mais preparados para enfrentar alguns eventos estressantes que possam acontecer, munidos de um pouco mais de tolerncia e respeito.

necessrio mudanas de hbito e postura, e que sejamos capazes de perceber que o trnsito no s espao de locomoo, mas tambm espao de comunicao e de convivncia. As diferenas so inerentes de todos os seres vivos, mas no ser humano que a compreenso e a capacidade de lidar com essas diferenas trazem as influncias mais positivas para a qualidade do convvio social.
Fonte: Blog do
Trnsito

No convvio social, por muitas vezes preciso


mudar as nossas atitudes e rever conceitos para garantir um bom relacionamento. caracterstica do ser humano resistir s mudanas, mas elas, na maioria das vezes, so necessrias para viver bem consigo mesmo e com os demais. As diferenas individuais devem-se, principalmente, reunio de traos e atributos pessoais que constituem o que chamamos de personalidade. Sendo assim, h necessidade do respeito s diferenas individuais, pois o respeito a base para o ser humano relacionar-se com os demais.

A TRANSFORMAO PELO FOGO Assim acontece com a gente, as grandes transformaes acontecem quando passamos pelo fogo. Quem no passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira, so pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. S que elas no percebem, e acham que seu jeito de ser o melhor jeito de ser. Mas de repente vem o fogo. O fogo quando a vida nos lana numa situao que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a me, perder o emprego ou perder riquezas materiais. Pode ser fogo de dentro: pnico, medo, ansiedade, depresso ou sofrimento, cujas causas ignoramos. H sempre o recurso do remdio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui e com ele a possibilidade da grande transformao tambm.

A TRANSFORMAO PELO FOGO


Imaginamos que a pipoca fechada dentro da panela - l dentro cada vez mais quente - pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro da casca dura, fechada em si mesma, ela no pode imaginar um destino diferente para si, no pode imaginar a transformao que est sendo preparada para ela. A pipoca no imagina aquilo de que capaz. A, sem aviso prvio, pelo poder do fogo a grande transformao acontece: BUM!

E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piru, que o milho de pipoca que se recusa a estourar. Estes so como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.

Alguns acham que no pode existir coisa mais maravilhosa do que o seu jeito de ser. A presuno e o medo so a dura casca do milho que no estoura. No entanto, seu destino triste, j que ficar dura a vida inteira, no vo se transformar na flor branca, macia e nutritiva. No vo dar alegria para ningum.

CONVVIO SOCIAL NO TRNSITO


O trnsito o resultado das aglomeraes humanas, tendo surgido o veculo justamente para facilitar o deslocamento, a comunicao e a interao entre os indivduos e os grupos. Como eficiente meio de transporte, facilita o intercmbio comercial e cultural entre os povos, propiciando um relacionamento mais intenso e contnuo, mesmo a distncias maiores.

CONVVIO SOCIAL NO TRNSITO

O condutor e o pedestre deveriam iniciar a jornada com um exame preventivo de conscincia e fora de vontade, capaz de superar os obstculos porventura encontrados na via. Precisam ser conscientes de que iro encontrar pessoas diferentes no modo de pensar e agir e que devero aceit-las como so, levando em conta o temperamento, o grau de instruo. necessrio tambm respeitar a legislao para tornar possvel o convvio social no trnsito.

CONVVIO SOCIAL NO TRNSITO


O trnsito em condies seguras um direito de todos. Da mesma
maneira, todas as pessoas tem o dever de obedecer s leis de trnsito. No Brasil, a regulamentao do trnsito de qualquer natureza, nas vias

terrestres, feita pelo CTB - Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997). O CTB prev o comportamento e as aes consideradas corretas para todos os elementos do trnsito, bem como as infraes, multas, penalidades e nossa responsabilidade civil e criminal, sempre que estamos no trnsito, principalmente quando colocamos em risco a nossa segurana e a segurana das demais pessoas.

FATORES QUE INFLUENCIAM AS RELAES NO TRNSITO

Supervalorizao da mquina: quanto melhor o veculo, mais direitos e menos deveres o motorista julga ter;

Inverso de valores: o veculo usado como instrumento de fora, de vaidade e de competio;

Falta de controle emocional do indivduo: julgar que s os prprios problemas ou vontades contam e devem ser respeitados;

Egosmo: falta de pensar em conjunto; levar em conta s a si mesmo, os outros no existem;

Descaso a normas e regulamentos: julgar que a legislao de trnsito foi feita para os outros, no para si mesmo;

Falta de planejamento em relao ao horrio e ao percurso: tentar recuperar o tempo perdido, apressando ou perturbando os outros motoristas;

Crena na imunidade: achar que coisas ruins no acontecem consigo mesmo; Desconhecimento das leis: o desconhecimento das leis de trnsito, da sinalizao e/ou de seu veculo impedir que o indivduo dirija corretamente;

Desrespeito aos direitos alheios: sempre que voc cometer uma infrao de trnsito estar ferindo direitos alheios.

ATITUDES QUE DEMONSTRAM SOLIDARIEDADE NO TRNSITO

1. Fazer uso da comunicao: objetiva e clara; 2. Proceder com civilidade;


3. Cultivar a bondade, a amizade e a solidariedade; 4. Entender que os seus direitos so limitados pelos direitos dos outros; 5. Abrir mo dos prprios direitos em favor do bem comum; 6. Aceitar os demais usurios das vias com suas limitaes; 7. Evitar o cometimento de infraes; 8. Cultivar o respeito entre os indivduos.

ATITUDES A SEREM INCORPORADAS POR MOTORISTAS NO TRNSITO

Essas atitudes precisam ser incorporadas ao modo de dirigir de uma pessoa, para que ela interaja com o grupo de usurios responsveis por um trnsito mais humano e mais seguro. So atitudes ancoradas no bom senso, no esprito de solidariedade e nos direitos e deveres prprios do cidado consciente e democrtico. Tais atitudes so:

EVITE:

Acelerar quando outro motorista pede passagem;

Trafegar lentamente pela esquerda; Via preferencial de outro motorista, freadas bruscas; Buzinar excessivamente no trnsito; Mudar bruscamente de pista; Correr na chuva; Estacionar; Ficar atrs de um carro que est indicando que vai virar esquerda; Capacete no brao; Furar o sinal que acabou de ficar vermelho.

TRNSITO E CIDADANIA

Cidado o indivduo consciente do seu papel na sociedade. O


homem cidado no momento em que exerce os seus direitos e cumpre os seus deveres.

Para que a vida em sociedade seja possvel foram criadas as


normas de conduta que preveem nossos direitos e deveres enquanto cidados.

TRNSITO E CIDADANIA

Os direitos e deveres do cidado so determinados pelas leis e pelos cdigos. Na sociedade brasileira, a lei mxima a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988. Alm dela,

temos leis mais especficas, como o Cdigo Civil Brasileiro, o


Cdigo Penal, o Cdigo de Trnsito, etc.

TRNSITO E CIDADANIA

CONSIDERA-SE

TRNSITO

UTILIZAO

DAS

VIAS

POR

PESSOAS, VECULOS E ANIMAIS, ISOLADOS OU EM GRUPOS, CONDUZIDOS OU NO, PARA FINS DE CIRCULAO, PARADA,

ESTACIONAMENTO E OPERAO DE CARGA OU DESCARGA.


(Art.1, 1, do CTB)

TRNSITO E CIDADANIA Podemos afirmar, em consonncia ao Cdigo de Trnsito Brasileiro - CTB que o trnsito consiste na integrao dos veculos com as vias e com o homem que resulta no desenvolvimento e no

escoamento de riquezas (produo agrcola e cargas diversas) num


menor espao de tempo. Segurana, conforto, lazer e desenvolvimento tambm mostram integrao do homem, das vias e

dos veculos.

TRNSITO E CIDADANIA A organizao do trnsito sustentada por trs reas bsicas: ENGENHARIA - rea responsvel
pela projeo, manuteno, sinalizao, construo de vias urbanas e rodovias.

ESFORO LEGAL - rea responsve pela autuao, aplicao de penalidades fiscalizao e pelo policiamento d trnsito

EDUCAO - rea responsvel em promover a Educao para o Trnsito, que " direito de todos constitui dever prioritrio para os componentes do Sistema Nacional de Trnsito." (Art. 74 - CTB).

Para haver movimentao integrada no trnsito existe, ainda, elementos fundamentais:


VIA - o elemento fsico por onde transitam veculos, pessoas e animais.

VECULO - com o passar do tempo, este


elemento foi se modificando pela incorporao de novas tecnologias.Ao se incorporar o motor ao

veculo, ele passou a denominar-se veculo automotor,os veculos


passaram a ser classificados quanto trao, espcie e categoria.

TRNSITO E CIDADANIA

HOMEM - o mais importante dos trs elementos,


junto aos veculos e via, ele compe o trnsito. E interfere na trilogia dos "E" (Educao, Engenharia e Esforo legal).

O homem o maior responsvel pela desagregao do Sistema Trnsito, ele quem causa 85% dos acidentes de trnsito. pela modificao do comportamento do homem (hbitos, atitudes, exerccio de cidadania, responsabilidade) que o trnsito poder se transformar em meio de vida, ao invs de morte.

DIREITOS E DEVERES DO CIDADO NO TRNSITO

O exerccio dos direitos e deveres passa pelo processo de cidadania. A cidadania se refere a trs dimenses do direito da pessoa:

DIREITOS CIVIS - liberdade de ir e vir, de associao, de expresso, f, pensamento, entre outros; DIREITOS POLTICOS - votar e ser votado; DIREITOS SOCIAIS - acesso sade, educao, habitao, entre outros.

DIREITOS E DEVERES DO CIDADO NO TRNSITO

No trnsito, o convvio das pessoas nas vias pblicas apresenta problemas conflitantes de cidadania, como:
O predomnio da mquina sobre as pessoas, em que os veculos maiores e melhores do a falsa impresso, a quem os conduz, de que tm mais direitos do que os outros; O uso do veculo como instrumento de fora e de competio; A falta de controle emocional de condutores e de pedestres, que transferem seus problemas para a circulao na via pblica;

O egosmo e a irresponsabilidade.
A responsabilidade por esses problemas de todos.

DIREITOS E DEVERES DO CIDADO NO TRNSITO

O trnsito afeta e interessa a todos os que dele se utilizam.

enfim todos os que se encontram no mesmo processo de relacionamento

social.

RESPONSABILIDADE CIVIL

Alm das penalidades, multas e medidas administrativas previstas


no Cdigo de Trnsito Brasileiro, os condutores que cometerem atos ilcitos, provocarem danos terceiros ou ao patrimnio pblico, estaro

passveis de enquadramento no Cdigo Civil e no Cdigo Penal.


Em caso de danos materiais, o culpado estar sujeito : Indenizao s pessoas lesadas;

Multa reparatria, calculada com base nos danos


causados.

RESPONSABILIDADE CRIMINAL So crimes de trnsito, com penas que variam de 6 meses a 4 anos de deteno: Praticar homicdio culposo (no intencional);

Praticar leses corporais culposas;


Deixar de prestar socorro imediato; Abandonar o local para fugir de responsabilidade penal ou civil;

Dirigir sob influncia do lcool ou substncias de efeitos similares;


Dirigir com habilitao suspensa ou cassada;

RESPONSABILIDADE CRIMINAL Dirigir sem ser habilitado; Entregar o veculo a pessoa no habilitada; Transitar com velocidade incompatvel; Prestar quaisquer informaes errneas aos policiais e agentes de trnsito, sobre qualquer aspecto de uma ocorrncia. Participar de rachas ou competies no autorizadas;

Situaes agravantes

-Se o crime aconteceu isoladamente ou faz parte de um outro;


-Se houve combinao de dois ou mais crimes; - Se ocorreu sobre a faixa de pedestres ou calada; - Se for cometido contra duas ou mais pessoas; - Se houve omisso de socorros.

RESPONSABILIDADE CRIMINAL

Alguns fatores so decisivos para que tenhamos um trnsito


mais seguro:

Conscientizao e educao de todas as pessoas envolvidas no


trnsito; Profissionalismo e responsabilidade dos instrutores e agentes de

formao de condutores;
Educao de trnsito nas escolas; Punir exemplarmente as pessoas que insistem em infringir, pois a

impunidade encoraja o desrespeito e a displicncia.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

RESPONSABILIDADE CRIMINAL

Vamos falar um pouco de Gesto.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO Quando se fala em respeitar as normas da Instituio vem logo mente uma frase comum aos adolescentes: regras/normas foram feitas para serem quebradas. Pode-se interpretar esta postura como o grito de rebeldia de meninos e meninas que esto comeando a experimentar o mundo das emoes e se deparam com muitas contradies. Contrapor-se s normas uma das formas que os adolescentes usam para nos dizer que so capazes de refletir sobre a vida e sobre aquilo que o mundo dos adultos, muitas vezes, tenta lhes impor.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO

Em nosso caso - que no somos mais adolescentes - faz-se necessrio uma profunda reflexo sobre:

Instituies;
Normas e leis.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO As instituies so historicamente construdas e englobam um

conjunto de regras / normas que diferentes grupos sociais


construram ao longo do tempo com o objetivo de organizar a convivncia social, individual e coletiva. Os homens foram

aprendendo, ao longo do tempo, que organizar-se coletivamente


permitia resolver problemas comuns com mais facilidade. Ou seja, onde um indivduo no conseguia resultado algum, o conjunto de

indivduos (grupo social) tinha maiores possibilidades de alcanar os


objetivos comuns.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO

As instituies e respectivas normas mudam com o tempo porque os homens, na medida em que vo desenvolvendo novos conhecimentos

(veja-se a revoluo tecnolgica) vo modificando sua prtica, seus


espaos e seus modos de vida.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO
As instituies variam tambm conforme o espao e a

cultura do povo que as organizou. Os ndios tinham e tm normas completamente diferentes dos brancos. Compreender e respeitar as diferentes normas institudas pelos diferentes grupos sociais em tempos diferentes uma atitude inteligente e, muito mais do que isso, uma postura tica. Podemos no concordar com alguma coisa, mas a nossa discordncia deve incluir o respeito pelo diferente porque cada grupo social (tnico, religioso, etc.) tem o direito a sua identidade cultural.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO

Por exemplo, com relao ao trnsito, nossa Constituio diz em seu artigo 22, incisos IX e Xl:

Artigo 22: Compete privativamente Unio legislar sobre: IX - diretrizes da poltica nacional de transporte; [...]

XI - Trnsito e transporte .

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO Esta uma disposio legal geral que, em princpio, nos

esclarece muito pouco. Por isso, atravs de rgos competentes, so


criadas leis, cdigos, portarias e regulamentos onde se procura escrever a forma como esses princpios bsicos devem ser aplicados,

respeitados e fiscalizados. O princpio filosfico de qualquer lei, na


concepo democrtica de ESTADO, de NAO e de POVO o bem comum. Aos diferentes rgos executivos do Sistema Nacional de Transportes (DENATRAN, DETRAN, MUNICPIOS, etc.) compete cumprir e fazer cumprir a legislao de trnsito.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO As leis de trnsito esto, na sua maioria, escritas e inscritas nos espaos pblicos. Quer ver? Ento faa a leitura e a interpretao dos seguintes Sinais (smbolos) que voc pode encontrar por a.

O que pode acontecer, se estes sinais que esto nas ruas, avenidas e rodovias passarem despercebidos ou no forem de conhecimento do condutor ?

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO

preciso ter sempre presente que um sinal um smbolo, portanto, uma abstrao (algum inventou um sinal, um cdigo, um desenho ou uma figura que passa a ter um determinado significado). Este sinal a representao do significado, da abstrao. Ento, quando voc ensina sinais, voc est fazendo com seu aluno um intenso trabalho intelectual, ou seja, o sinal precisa ser compreendido

no seu significado.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


O RESPEITO S NORMAS DA INSTITUIO

A engenharia de trnsito objeto de estudo em todos os pases por especialistas na rea e abrange a legislao, a sinalizao, a educao

para o trnsito bem como alguns conceitos que podem ser estudados,
analisados e observados com vistas a um trnsito mais seguro.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


Adaptao dos quatro Hs como um conceito para aes de segurana no trnsito.

HUMANISMO - errar faz parte do ser humano. pelo erro que de aprende a
acertar. Mas, errar no trnsito pode significar a morte.

HOMOGENEIDADE - o ideal para um trfego seguro seria: rodovias seguras,


veculos seguros e condutores seguros. No temos todas as rodovias seguras e nem todos os veculos seguros. Mas podemos formar condutores seguros.

HARMONIA - devemos contribuir ao mximo para que o comportamento


humano no trnsito seja de respeito uns pelos outros.

HOLISMO - devemos procurar todas as alternativas possveis para que solues


para um trfego seguro sejam encontradas.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE Vamos comear a discusso desse nosso contedo levantando uma determinada situao prtica. Voc pretende encaminhar, atravs de um Centro de Formao de

Condutores, o seu processo para habilitao nacional como


motorista/condutor. Voc pode comear de duas maneiras: atravs de um telefonema para um CFC;

atravs de uma visita.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

De quais as informaes que voc necessita? Qual a documentao necessria? Quais os valores que voc ter que pagar? O que representam esses valores? Quais as condies de pagamento que o CFC oferece? Qual o tempo aproximado que leva a obteno de uma CHN? O que voc deve fazer? Quais as referncias do CFC quanto a sua situao legal e qualidade na prestao de servios?

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Qual o atendimento que voc deseja? claro que voc quer ser bem atendido, no apenas como cliente em potencial, mas tambm como ser humano. Voc quer ser atendido com URBANIDADE.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Segundo o dicionrio URBANIDADE a qualidade de


cortesia, civilidade, afabilidade, ser civilizado, polido, etc. So alguns dos elementos que compem a URBANIDADE.

Voc pode deduzir a urbanidade de um servio pela maneira como as


pessoas de uma determinada empresa atendem as necessidades e expectativas de seus clientes.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Qual a relao que poder existir entre este mandamento cristo e urbanidade?

Para compreender melhor esta comparao podemos fazer algumas alteraes na frase acima. Por exemplo:

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Trata a teu prximo como a ti mesmo. Respeita o teu prximo como a ti mesmo. Observa o teu prximo como a ti mesmo. Conversa com teu prximo como voc gostaria que ele conversasse com voc. Seja gentil com o teu prximo assim como voc gentil com voc mesmo. Fala em teu prximo da mesma forma como voc gostaria que ele falasse sobre voc; Fala de teu prximo da mesma forma como voc gostaria que ele falasse de voc.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito

URBANIDADE x QUALIDADE x SERVI OS


Os Centros de Formao de Condutores - sejam eles A ou B - trabalham com prestao de servios especializados na rea educacional.

CFC Estrada Bom Dia!

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


URBANIDADE x QUALIDADE x SERVI OS

Nesse sentido podemos caracterizar servio como um conjunto de


aes (iniciativa, atitudes, comportamentos) que o cliente aluno espera, tendo em vista o seu objetivo: obteno da primeira CNH, renovao ou

mudana de categoria.
Servio um produto que se vende/compra que no tem materialidade, o servio um produto que voc no pode comprar e

pedir que empacotem que voc o leve para casa ou para o escritrio,
como um televisor, por exemplo.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


URBANIDADE x QUALIDADE x SERVI OS Quando se trata de servio, o primeiro contato especialmente importante: a primeira experincia. Se o aluno / cliente, no seu primeiro contato com o CFC: 1.For recebido em ambiente receptivo; 2.For recebido com amabilidade e cortesia; 3.Teve possibilidades de escolha (horrios, planos de pagamento) 4.Obteve respostas rpidas e precisas para suas perguntas.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


URBANIDADE x QUALIDADE x SERVIOS

Como um CFC uma empresa que vende servios na rea


educacional, seria interessante que a equipe de trabalho discutisse sobre as seguintes questes:

Como esto sendo prestados os servios do CFC?


Como esto acontecendo as experincias entre professores e alunos? Existe outras possibilidades para prestar estes servios? Qual est sendo o nvel de satisfao dos alunos?

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


URBANIDADE x QUALIDADE x SERVI OS

Parece-nos bem simples: um professor/instrutor bem formado e consciente das responsabilidades de sua profisso formar

/ educar condutores conscientes e responsveis. Este estado de


ser/estar consciente e responsvel conseqncia da qualidade de servio que ele prestou, no apenas como indivduo, mas como parte de uma coletividade.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


URBANIDADE x QUALIDADE x SERVI OS

Fazer com que seus alunos compreendam e assumam uma

postura mais coerente com os princpios ticos tambm faz parte de


suas atribuies como professor/instrutor.

URBANIDADE x QUALIDADE x SERVI OS

Existe uma regrinha bem simples a ser observada no trnsito:


um veculo de quatro rodas sempre o ltimo, isto significa que a preferncia de passagem ser sempre:

1.Do pedestre, com ateno especial s crianas, aos idosos e aos


deficientes fsicos; 2.Do ciclista;

3.Do motociclista;

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

De uma forma geral, temos uma cultura muito estranha: s cuidamos daquilo que absolutamente nosso. O que dos outros no merece nossa ateno e cuidado. Esta forma de entender o mundo e

interagir com coisas, pessoas e espaos significa falta de educao, isto


, as pessoas no foram educadas para o respeito ao bem comum. relativamente fcil identificar esta cultura observando a depredao de telefones pblicos ou de placas de trnsito, por exemplo.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
Qualidade no um produto que se fabrica, mas um um processo. Qualidade est embutida no nosso fazer, na forma como tratamos nossos objetos pessoais e de trabalho. Quais so os instrumentos de trabalho de um professor/instrutor? Dependendo da natureza especfica de seu trabalho, os instrumentos podem ser: Livros, apostilas, transparncias; Televisor, vdeo, fitas de vdeo; Quadros de giz e/ou pincel atmico; Ou ento: O veculo usado para as aulas prticas com todos os equipamentos necessrios.

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

Alm das exigncias legais quanto ao veculo que serve como trabalho, existe outras exigncias comandadas pelo bom senso. Voc j imaginou a impresso que causa aos alunos entrar em um carro que esteja todo sujo, ou que esteja com os assentos estragados ou mal

conservados?

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Certamente a impresso no ser das melhores. A limpeza e a

higiene so ingredientes absolutamente necessrios e devem estar


presentes: Nas faixas de identificao do CFC; Nas placas; Nos pneus e calotas;

Nos retrovisores;

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS No automvel, devem estar limpos e conservados, internamente: Painel de controle com todos os seus indicadores: Extintor de incndio (com prazo de validade em dia);

Tapetes;
Sacolinha para lixo; Adequao dos pedais para veculo de instruo; Cones para trabalhar com balizamento;

Cidadania e Convvio Social no Trnsito


CUIDADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

Cuidados especiais devem ser tomados com:


Limpador de pra-brisa: gua para o limpador de para-brisa; gua do radiador (quando necessrio); Cuidados com a bateria.

At logo, muito obrigada e at a prxima!!

You might also like