You are on page 1of 13

Escola Crianas Alegres

34 Anos de Tradio, Confiana e Credibilidade

Professora: Snia Afonso Freitas. Disciplina: Educao Fsica.

CAPACIDADES FSICAS
Para a prtica de uma Atividade Fsica colocase em jogo vrias qualidades ou capacidades fsicas. Capacidades fsicas so aes musculares e processos motores que dizem respeito formao corporal e tcnica de movimentos, ou seja, qualidades que fazem parte de nosso corpo, essenciais para uma vida ativa e saudvel.

Entre as capacidades fsicas, podemos citar:


- A Fora; - A Flexibilidade; - A Agilidade; - A Velocidade; - O Equilbrio; - Resistncia.

Cada uma delas tem caractersticas, desenvolvimento e curiosidades muito peculiares. Quando assistimos ao desempenho de um atleta vencendo obstculos, podemos ter certeza de que ele est utilizando uma ou mais capacidades fsicas. Mas o cidado que no pratica esporte de alto nvel tambm deve melhorar o nvel de suas capacidades fsicas se estiver interessado em manter uma boa postura, resolver as tarefas do cotidiano ou praticar atividade fsica voltada para o lazer.

A FORA a qualidade fsica que permite a um msculo ou um grupo de msculos produzir uma tenso e vencer uma resistncia na ao de empurrar; tracionar, elevar, apertar, abaixar, segurar,etc.

Existem alguns tipos de fora, como a FORA ESTTICA, a DINMICA, a MXIMA, a RESISTNCIA DE FORA e a EXPLOSIVA.

A Resistncia de Fora, que envolve a resistncia muscular, a capacidade do msculo resistir ao cansao aps muitas contraes. Exerccios de fora, com muitas repeties e por muito tempo, representam a resistncia muscular. A Potncia Muscular ou Fora Explosiva a feita no menor tempo possvel. Por exemplo, um soco no boxe, um chute no futebol, uma cortada no vlei ou no tnis, um salto para um toco no basquete.

A AGILIDADE a capacidade de deslocar o corpo no espao o mais rpido possvel, mudando o centro de gravidade de posio, sem perder o equilbrio e a coordenao dos movimentos. A Agilidade aparece muito nas atividades esportivas e recreativas, assim como em movimentos relacionados ao nosso dia-a-dia. Por exemplo: nos esportes basquete, esgrima, boxe, vlei , tnis, futebol de salo, futebol americano; nas atividades recreativas pegapega, queimada, bandeirinha; nas atividades do cotidiano ao desviar de algum objeto lanado em nossa direo.

A VELOCIDADE a capacidade de executar movimentos, em um curto perodo de tempo. Podemos observar a velocidade em muitas atividades esportivas e recreativas, assim como no nosso cotidiano. Nas atividades esportivas aparece no futebol, no atletismo (corridas, saltos, saltos e arremessos), no basquete, no vlei, na natao, no ciclismo. Nas atividades recreativas est na queimada, bandeirinha, pega-pega. E no dia-a-dia, est em situaes como: atravessar a rua correndo, correr porque vai chover, velocidade ao apanhar um objeto que est caindo, etc.

O EQUILBRIO a capacidade de manter o corpo estvel em uma posio esttica ou em movimento. uma das capacidades fsicas mais importantes e precisamos dele em diferentes situaes: ficar em p, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc.

Tipos de Equilbrio: - Equilbrio dinmico: ocorre durante o movimento; - Equilbrio esttico: ocorre quando o indivduo encontra-se parado, sem movimento; - Equilbrio de recuperao: ocorre no momento da finalizao ou interrupo de um movimento;

A FLEXIBILIDADE (mobilidade) a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimentos articulares, os mais amplos possveis, em todas as direes. Em diversos esportes e atividades fsicas, pode-se perceber a influncia da flexibilidade na execuo dos movimentos.

A RESISTNCIA AERBIA (AERBICA) a capacidade que permite manter o esforo de intensidade moderada durante um longo tempo, com equilbrio entre o que se capta de oxignio e o que se consome. (Fonte: K. H. Cooper (1983). Mtodo Cooper: Aptido fsica em qualquer idade. 9 ed. Rio de Janeiro: Unilivros Cultural).

A RESISTNCIA ANAERBIA (ANAERBICA) a capacidade que permite manter o esforo de intensidade forte por um curto espao de tempo com dficit (e at ausncia) de oxignio.

You might also like