You are on page 1of 39

Catequese e Ps-Modernidade

O nosso sculo est marcado por grandes contrastes. Gaudium et Spes: a condio do homem de hoje de ESPERANA e ANGSTIA (n. 4), pois as situaes esto profundamente mudadas (n. 5) nos mbitos sociais (n. 6), psicolgicos, morais e religiosos (n. 7), manifestando que o mundo moderno est desequilibrado (n. 8). Disto surge que o gnero humano tem aspiraes mais universais (n. 9) e interrogaes mais profundas (n. 10).

No nos encontramos somente diante de mudanas rpidas e profundas, mas vivemos uma mudana de poca. (Redemptoris Missio, n 37).

O conceito de ps-modernidade complexo por natureza.

Movimento cultural, cujas razes foram plantadas na dcada de 50, pelos Estados Unidos, Japo e grandes centros europeus.

O cotidiano da era ps-moderna foi invadido pelas seguintes caractersticas:

- Tecnologia eletrnica, saturando o indivduo com informaes, diverses e servios diversificados;

- Informtica que substitui o mundo natural humano pelo mundo dos signos, mundo virtual;

- Consumismo, cuja seduo se materializou nos Shopping Centers, verdadeiros templos de consumo;

- Controle social mais suave, discursivo e levado por modismos que invadem vrias reas da cultura: artes, relaes sociais, estruturas familiares.

- Participao social e poltica mais branda, com metas a curto prazo.

- Niilismo, ou cultura do nada, que leva as pessoas a uma perda do sentido da vida ou mesmo cultura da morte e da violncia.

- Individualismo e hedonismo, ou seja, busca da satisfao imediata e sem limites.

- Relativismo, subjetivismo extremo que absorve qualquer costume ou idia, sem grandes aprofundamentos.

As conseqncias da ps-modernidade podem ser sintetizadas pelo seguinte circuito:

-Desero do social

-Desero da histria

- Desero do trabalho

-Desero da famlia
(a escola e a comunicao de massa predominam na formao da personalidade; ligaes abertas e permissivas)

-Desero poltica e ideolgica

-Desero religiosa
(o homem ps-moderno no religioso: psicolgico, pensa mais na expanso da mente do que na salvao da alma; seitas, grupos esotricos)

Logo,... vida interior sem substncia, glorificao do ego no instante, sem esperana alguma no futuro, indiferena, conformismo, apatia, melancolia, depresso...

O que a Igreja nos diz sobre os tempos atuais?


Hoje em dia, percebe-se uma crise cultural de propores inimaginveis. Isto que o substrato cultural atual apresenta um bom nmero de valores positivos, muitos deles frutos da evangelizao e que so perfeitamente compatveis com o Evangelho, ao mesmo tempo, porm, foram eliminados valores religiosos fundamentais e introduzidas concepes insidiosas, que so inaceitveis sob o ponto de vista cristo. (Discurso do Papa Joo Paulo II, em Santo Domingo)

Muitos possuem o mapa da cidade, conhecem as ruas, falta-lhes o endereo. O endereo da casa do Pai que Cristo, Caminho, Verdade e Vida, deixou marcado com pisadas de sangue para que ningum se extravie.
(Madre Maria Helena Cavalcanti)

O que a realidade?
S quem reconhece Deus, conhece a realidade e pode responder a ela de modo adequado e realmente humano. (Bento XVI)

DINMICA DO ESVAZIAMENTO: IR AO ENCONTRO DO OUTRO.

Que solues ns, catequistas, podemos buscar para os grandes efeitos da ps-modernidade?

Quem somos ns no meio de toda esta realidade?


- Senhor, no sabemos para onde vais. Como poderemos conhecer o caminho? - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida
(Jo 14,5-6)

Manter a identidade, mas uma identidade dialogal.

-Preparar-se no Esprito Santo para compreender a mentalidade e as atitudes do mundo atual e iluminlas a partir do Evangelho; -Cultivar um verdadeiro anseio de santificao, forte desejo de converso e renovao pessoal num clima de orao intenso e de solidrio acolhimento do prximo; -Levar uma vida cultural plenamente crist;

- Tornar a Igreja presente na encruzilhada cultural do nosso tempo, impregnando-a com os valores cristos, atravs do seu testemunho de amor, paz, solidariedade, justia e liberdade em Jesus.

Ser discpulo ser capaz de receber os ensinamentos de Cristo com a mente, o corao e a vontade. A Verdade s se revela inteira ao homem inteiro.
(Madre Maria Helena Cavalcanti)

A converso pastoral de nossas comunidades exige que se v alm de uma pastoral de mera conservao para uma pastoral decididamente missionria. (DA 370)

O QUE CONSTATAMOS NA VIDA CONCRETA DA IGREJA?

SANTIDADE DE VIDA - COMUNHO ECLESIAL

CLAREZA NO PENSAR E AGIR - COMPROMISSO SOLIDRIO MISSO EVANGELIZADORA - SERVIOS PASTORAIS

PROPOSTA DE APARECIDA: RECOMEAR A PARTIR DE JESUS CRISTO


Uma Igreja decididamente missionria = em estado permanente de misso. Iniciao Crist Comunidade de comunidades Defesa da vida em todas as situaes

PALAVRAS-CHAVE

Discipulado

A f nos liberta do isolamento do eu, porque nos leva comunho: o encontro com Deus , em si mesmo, e como tal, encontro com os irmos. (Bento XVI)

UM NOVO TEMPO
Somos chamados a um trabalho exigente e emocionante! Um novo KAIRS. As comunidades precisaro se transformar, criando estruturas que possibilitam um real processo de iniciao.

PARA COMEAR
preciso uma mudana de foco. Iniciao Crist passa de preparao para receber sacramentos para o processo de quem quer tornar-se cristo.

OS LUGARES
A iniciao vida crist no se reduz a um espao geogrfico ou estrutura pastoral: deve estar presente e atuante em diversas situaes e ambientes. Assim, a Igreja vive sua natureza missionria.

MISSO (ps V CG):


ESFORCEMO-NOS PARA CONSEGUIR, SEGUNDO O PERFIL DO REINO, TRANSFORMAES :

SOCIAIS, CULTURAIS, ECONMICAS, POLTICAS PARA HUMANIZAR A GLOBALIZAO E GLOBALIZAR A SOLIDARIEDADE

ANTE OS FRACASSOS DAS ESPERANAS, PARTILHAMOS A ESPERANA QUE NUNCA FALHA:

CRISTO RESSUSCITADO!

Interrogamo-nos animados de confiante otimismo, embora sem subestimar os problemas. Certamente no nos move a esperana ingnua de que possa haver uma frmula mgica para os grandes desafios de nosso tempo; no ser uma frmula a salvar-nos, mas uma pessoa, e a certeza que ela nos infunde: Eis que estou convosco! Sendo assim, no se trata de inventar um programa novo. O programa j existe: o mesmo de sempre, expresso no Evangelho e na Tradio viva. Concentra-se, em ltima anlise, no prprio Cristo, que temos que conhecer, amar, imitar, para nele viver a vida trinitria e com ele transformar a histria at sua plenitude na Jerusalm Celeste. (Novo Millenio Ineunte, n. 29)

A Jesus quero ajudar, Livremente, por amor, na hora que precisar, conte comigo, Senhor!
(Me. M Helena Cavalcanti)

You might also like