You are on page 1of 11

Unidade Botafogo

Auditoria

Instrutora: Maria Telma de O.S.Q. da Silva

AUDITORIA
Auditoria tem sua origem no latim audire (que quer significa ouvir) AUDITOR: toda pessoa que possui a funo de verificar a legitimidade dos fatos seja qual for a natureza, prestando contas a um superior, poderia ser considerado como auditor. No setor sade, a primeira auditoria foi realizada em 1918 com o objetivo de avaliar a prtica mdica. De incio, esta atividade se caracterizava como uma ao policialesca e particularmente sobre o setor financeiro, mas aos poucos, foi recebendo uma nova conotao.

AUDITORIA
um exame cuidadoso e sistemtico das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo averiguar se elas esto de acordo com as disposies planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficcia e se esto adequadas (em conformidade) consecuo dos objetivos.

AUDITORIA uma atividade programada, sistmica e realizada por pessoal habilitado. Visa prover um retrato fiel da organizao, ou de um sistema, ou de um processo, ou de um produto.

AUDITORIA DA QUALIDADE
a principal ferramenta de que dispe a Diviso de Garantia da Qualidade, para continuamente avaliar o correto cumprimento das BPF e exigncias legais em todas as reas fabris.

OS ATORES

CLIENTE

AUDITOR

AUDITADO

Organizao ou pessoa requisitante da auditoria

Pessoa com competncia para conduzir uma auditoria

Organizao que est sendo auditada


Pgina 3 de 11

CLASSIFICAO DAS AUDITORIAS

SISTEMA DA QUALIDADE

INTERNAS

1 Parte

2 parte PROCESSO DE MEDIO EXTERNAS 3 parte

Pgina 7 de 11

CLASSIFICAO DA AUDITORIA
AUDITORIA INTERNA Profissional da prpria empresa com o propsito de monitorar e avaliar os controles internos. AUDITORIA EXTERNA Profissional sem vnculos empregatcios com a empresa. Os participantes recebero o conhecimento necessrio para aplicar a metodologia e tcnicas necessrias para a realizao de auditorias da qualidade em laboratrios seja de qual natureza for.

Auditorias internas:

Peridicas,
De acordo com cronograma e, Procedimento predeterminado

Programa de auditoria Cobrir todos os elementos do SQ, incluindo ensaio/calibrao Enfatizar as reas de importncia crtica pelos servios prestados aos pacientes

Convm que o ciclo da auditoria seja completado em um ano.

Pgina 2 de 5

CICLO DE VIDA DA AUDITORIA

Gerncia

Auditor

Agir corretivamente e Preventivamente no Sistema

A C

ct

P D

Preparar e Planejar a Auditoria lan

Fazer Anlise Crtica sobre o Resultado da Auditoria

heck

Conduzir a Auditoria e Relatar as Constataes

Pgina 8 de 11

ARCABOUO LEGAL
1. OMS Series de Informes Tcnicos, No. 957, 2010 Anexo 1: Boas prticas da OMS para laboratrios de controle de qualidade de produtos farmacuticos; 2. RDC n 67/2007; 3. RDC n 10/2010; 4. NBR ISO/IEC 17025; 5. NBR ISSO 11092

You might also like