You are on page 1of 37

PONTES DE MIRANDA

Formalismo Primitivo x Natureza das Atribuies Causa: atribuio de eficcia Motivo: externo ao direito
Condio

Fim: o que ocorre na esfera jurdica de terceiro Causa Adjunta

1) Causa credendi, causa constituendi;


2) Causa solvendi; 3) Causa donandi.

Como equivalente ao decrscimo de patrimnio, o outorgante h de obter do outorgado direito, pretenso, ao ou exceo, ou outro bem de vida. A causa diz-se causa credendi (onerosamente) constituem crditos aonde a causa ser constituendi (constitui direito onerosamente)

Causa solvendi supe dever ou obrigao do prprio agente (ou de terceiro se este foi designado para cumprir a obrigao) para aquele a quem se deve (isto quem adimpla). A causa solvendi posterior e s pode surgir aps ela a obrigao, que j se solveu.

A causa donandi no pretende nem que se crie crdito, nem que se solva dividas. S uma parte se entrega, sem outra causa que a de inserir bem de vida no patrimnio de outro. A unilateralidade do sacrifcio s reafirma o desejo desta parte em enriquecer o patrimnio do outro.

Resultante do suporte ftico ou da vontade daquele a quem se atribui Acordo sem envolver a causa: negcio jurdico abstrato Acordo: simulado, erro, dolo nulidade Acordo Condicional
Causa donandi causa credendi

Pluralidade de causas: complexidade no negcio jurdico. As causas de atribuio podem concorrer: a) se o credor recebe menos que do lhe devido e assim mesmo lhe d quitao b) se algum para favorecer o outro vende ou cede por preo inferior da coisa c) se adquire por preo excessivo d) se d em soluo coisa que vale mais do que a dvida, pois esto presentes ali a causa credenti, causa solvendi e a causa donadi e) se se abstm de exercer direito formativo, para doar.

Na doao com encargo h a mistura de causa credendi com a causa donandi. A causa credendi s funciona como causa secundria, criando dever e obrigao (ou s mesmo dever) ao donatrio.
Na doao remuneratria contm algo de soluo: remunerar o donatrio e dar-lhe o que seria pagamento de servios, ou tambm por mritos seus, mas com tal espontaneidade e largueza pertencente a causa donandi.

Simultneo: venda como forma de solver a obrigao Anterior: arrendamento e estabelecimento de prmio Posterior: entrega de dinheiro com acordo de causa posterior Doao: requer o acordo sobre a causa

O acordo sobre a causa no basta para que a prpria causa se estabelea. necessrio o elemento objetivo da adequao da atribuio a causa. O acordo sobre a causa pode ser simulante: dissimula-se a doao, simulando-se pagamento. Tais atos podem ser anulados se entrarem no mundo jurdico. Se a simulao for inocente e absoluta basta pedir-se a declarao de inexistncia, ou procederem os figurantes considerando-os inexistentes

Mesma situao com duas ou mais causas

Objeto e causa: O Cdigo Civil citado por Pontes sugere que ao invs de causa se use a designao objeto. O que o autor considera totalmente vago, uma vez que todo o sistema de objeto fundado a partir da causa. Nas obrigaes, o objeto a parte devida. Isto , o lado do devedor. A causa o que se v olhando na face de todo o ato jurdico. A ilicitude do objeto faria nulo o ato, do lado de um figurante, no necessariamente de todos os lados.

A causa em relao aos direitos formativos ficou atrs ao tempo em que esses direitos foram criados. Falar de causa quanto ao exerccio dos direitos formativos transplantar para o plano da eficcia problema que pretende ao plano da existncia do negcio jurdico.
No se pode falar de causa do direito. H de se falar em causa do negcio jurdico.

Juntamente ao princpio de irrelevncia dos motivos, existe o de poderem ser insertos nos suportes fticos. Este o princpio de inseribilidade dos motivos.
A condio motivo relevante. Estabelece-se a expectativa do fato futuro, e dele faz-se depender a eficcia do ato jurdico.

J houve tentativa de reduo a todas as causas patrimoniais em uma nica: a causa solvendi. Isso, segundo Pontes, a mostra real da importncia que estes pensadores queriam dar a eficcia final.

Causais: causa intrnseca e elemento do suporte ftico


Contratos

Abstratos: produo de efeitos independente da causa


Transferncia de propriedade de bem imvel

Dvida: vencvel ou invencvel?

Conceito de fidcia e negcio jurdico fiducirio: Sempre que a transmisso tem um fim que no a transmisso mesma, de modo que ela serve a negcio jurdico que no o de alienao aquele a quem se transmite, diz-se que h fidcia ou negcio jurdico fiducirio.
Aquele a quem se fez a transmisso (posto que tenha todos os poderes e faculdades do proprietrio) diante do transmitente est obrigado a exercer o seu direito de acordo com o fim da fidcia.

A regra jurdica precisa prever explicitamente a categoria jurdica do negcio jurdico fiducirio. Se no h regra jurdica especial ou que possa ser regra entendida como permissiva dos negcios jurdicos fiducirios, ser um grande problema saber se ele existe realmente ou no.
No negcio jurdico fiducirio, o fim o fim prprio do negcio, mas h outro que coincide ser o fim econmico. D-se ento diferenciao entre o fim tcnico do negcio jurdico e o fim posterior, que se refere a parte econmica.

A confiana o ato de com-fidare entre declarantes ou manifestantes de vontade, um dos quais confia (espera) que outro se conduza da maneira que ele deseja. Assim temos fidcia (f).

A transmisso pode ser da posse direta ou indireta. Tambm basta a concesso de poder irrevogvel, ou a procurao em causa prpria, ou a cesso da pretenso restituio da coisa, ou pela aquisio da propriedade para tornar eficaz aquisio pelo fiducirio ou fiduciante no dono, ou pelo constituto possessrio

Eficcia erga omnes Restituio inter partes

Atribuio patrimonial e fidcia: A atribuio patrimonial a que se une a fidcia, tem de obedecer aos mesmos princpios jurdicos e regras jurdicas, que incidiram, se fossem concebidas sem fidcia, tanto quanto ao suporte ftico, quanto a forma e quanto a eficcia.
Cesso de crdito e fidcia: A cesso de crdito no eficaz em relao ao devedor se a ele no foi notificado; como notificado se tem o credor ciente por escrito, em que o diga.

Na fidcia h duas relaes jurdicas: a primeira pode ser causal ou abstrata. A segunda que do outro fim necessariamente tem que ser causal. Qualquer exigncia de que a primeira relao precisa ser abstrata falsa. Uma vez que se isso fosse verdade a fidcia tinha se aproximado dos negcios de simulao.

O que adquire recebe o bem, em virtude do negcio jurdico abstrato ou causal; mas j agora na outra relao jurdica, que aquela do direto transmitido ou cedido se obriga a usar do seus poderes e faculdades conforme a fidcia.

Os negcios jurdicos fiducirios mais frequentes so os negcios jurdicos para garantia, inclusive as cesses de crdito para garantia. O credor quis, seriamente, a garantia. E o devedor seriamente a prestou.

Eficcia erga omnes Fraude contra credor anulabilidade Fraude lei Nulidade

Relao entre fiduciante e fiducirio:


Entre o fiduciante e o fiducirio estabelece-se a relao jurdica fiducial, a fidcia. Aquele que confiou nesse e lhe confiou a transmisso posterior, de retorno ou a outrem. A disposio fiduciria leva consigo a obrigao para o adquirente de devolver ao disponente, ou de entregar a outrem, aquilo de que se disps.

O suporte ftico do negcio jurdico com fidcia contm, necessariamente, atribuio patrimonial e a declarao ou manifestao de vontade fiducial, integram da declarao ou manifestao do negcio jurdico empregado para outro fim.

Os direitos fiducirios de garantia no se ligam ao crdito, que pelo fim fiducial, garantem; so direitos nascidos de relao jurdica que no adere outra, de modo que no so direitos acessrio do direito de crdito.

Conceito: O negcio jurdico declarativo de construo jurdica recente. A doutrina foi quem despertou o interesse nesse estudo. Por isso a dificuldade na sua conceituao desemprega-lo de outros institutos que referia a ele outros conceitos jurdicos j existentes, porm que no faziam parte de seu significado.

Quanto a eficcia do negcio jurdico declarativo o problema o de se saber se todos os seus efeitos so s sues, no seu mbito, ou se alguns deles se refletem no negcio jurdico que objeto da declarao. O negcio jurdico tem a funo de declarar. De- Clarar, com sua eficcia independente do que possa haver de obscuridade no negcio declarado. O negcio jurdico declarativo no substitui, nem nova, nem renova, nem prorroga: declara.

O negcio jurdico declarativo no se confunde com a reproduo ou repetio, porque, nessa, um negcio jurdico no declara a outro, reproduz ou repete o outro: de novo o mesmo sem enunciar nada.

A estrutura, o contedo e a eficcia da relao ou situao jurdica anterior passam a ser objeto do negcio jurdico declarativo. O elemento eliminao de incerteza: sua funo mais preventiva contra dvidas do que destruidora de dvidas existentes. por fora de discusso: no se tem que aludir ao que se discute, ao passo que, se a funo do contrato declarativo fosse eliminao de incerteza, se teria de aludir incerteza.

Neste por fora de discusso alguma relao jurdica ou situao, o negcio declarativo no modifica o que era. De modo que se os declarantes modificaram em vez de apenas declararam, procederam como os que declararam vontade de compra e venda e apenas um deu (dando o emprstimo a coisa). Ressalta a simulao.

Negcio jurdico declarativo no modifica, no extingue nem possui nada de formativo. Se o negcio jurdico declarativo modificou, deixou de ser, nesse ponto, declarativo, ainda que se diga tal.

Vontade negocial se encaixa no suporte ftico, que incidido pela norma Efeitos decorrentes do suporte ftico Vontade: total dos efeitos possveis Eficcia aps a incidncia da norma Nomenclatura x realizao Eficcia reflexa

You might also like