You are on page 1of 33

Velhice: Ciclo Vital e Aspectos Sociais

Ana Rita Sousa

Ciclo vital
Todo o ser vivo nasce, reproduz-se e morre Ou seja, o ciclo vital comea com concepo e termina com a morte!!!

Ciclo vital

O aumento da esperana mdia de vida gerou um crescimento acentuado da populao idosa, o que criou problemas, devido falta de preparao da sociedade para esta realidade. Como se pode verificar, por exemplo, ao nvel dos sectores social e da sade.

Ciclo vital

Para melhor compreender-mos esta realidade importante perceber as diversas etapas de desenvolvimento do ser humano, que se caracterizam por tarefas biopsicossociais. Tarefas de desenvolvimento so aquelas que a pessoa deve cumprir para garantir o seu desenvolvimento e consequente ajustamento psicolgico e social.

Ciclo vital

So tarefas com as quais as pessoas satisfazem as suas necessidades pessoais e garantem o desenvolvimento e manuteno de padres sociais e culturais. Desta forma do sustentao ao progresso social e cultural e em consequncia ao bem-estar do indivduo.

Ciclo vital

Segundo Netto, so lies que as pessoas devem aprender ao longo da sua existncia para se desenvolverem de forma satisfatria e terem xito na vida.

Ciclo vital

As tarefas no so estanques em cada etapa, embora algumas sejam preferencialmente tpicas de uma determinada fase. Em cada fase todas se relacionam entre si e o prejuzo numa das tarefas pode comprometer o desenvolvimento futuro dessa tarefa ou de outras.

Ciclo vital
Assim, como o individuo, a famlia passa por estgios de desenvolvimento, conduzindo ao crescimento e transio para um novo nvel necessrio e importante no ciclo vital:
Formao

do Casal Famlia com filhos Pequenos; Famlia com Filhos na Escola; Famlia com Filhos Adolescentes Famlia com Filhos Adultos

Velhice e as Tarefas do Desenvolvimento Psicolgico

As tarefas so bsicas em cada sequncia do ciclo de vida; H uma expectativa social de que as pessoas em cada sequncia cumpram com xito as suas tarefas; Na ltima parte do ciclo tambm a pessoa idosa tem tarefas de desenvolvimento a cumprir, de modo a ser feliz e a ter qualidade na sua vida.

Velhice e as Tarefas do Desenvolvimento Psicolgico


Infncia
Tarefa Bsica:

Dominar a leitura e a escrita


, Servir de instrumento para a sua independncia, para uma comunicao mais ampla e efectiva, que posteriormente facilitaro as escolhas de formao e profissionalizao, entre outras possibilidades.

Velhice e as Tarefas do Desenvolvimento Psicolgico


Adolescncia
Tarefa Bsica: Formao Pessoal, Emancipao Relacionam-se com a fase anterior e prolongam-se para o perodo subsequente. permite a autonomia e independncia.

Velhice e as Tarefas do Desenvolvimento Psicolgico


Adulto
Tarefa Bsica:

Responsabilidades cvicas e sociais; Estabelecer e manter um padro econmico de vida; Ajudar os filhos a serem futuros adultos responsveis e felizes; Desenvolver actividades de lazer; Relacionamento com o(a) esposo(a) Aceitar e ajustar-se s mudanas fsicas da meia-idade e ajustar-se aos pais idosos.

Velhice e as Tarefas do Desenvolvimento Psicolgico


Velhice
Tarefas Bsicas:

Ajustar-se ao decrscimo da fora e sade; Ajustar-se reforma; Ajustar-se morte do(a) esposo(a) Estabelecer filiao a um grupo de pessoas idosas; Manter obrigaes sociais e cvicas assim como investir no exerccio fsico satisfatrios para viver bem a VELHICE.

Velhice e as Tarefas do Desenvolvimento Psicolgico


Educao para o envelhecer

Cumprir todas as tarefas importante, como importante tambm que o idosos conte com o apoio da famlia, da sociedade e dos profissionais que actuam na rea. dessa forma, ele poder ter uma velhice bem sucedida e usufruir do prazer de ser e de viver, contribuindo para o bem de todos

Velhice: Ciclo Vital e Aspectos Sociais

Envelhecimento

Teorias sobre o envelhecimento psicossocial

Segundo Papaleo Netto:

O envelhecimento um processo; A velhice uma fase da vida; E o velho ou idoso o resultado final.

Teorias sobre o envelhecimento psicossocial

Envelhecimento um processo dinmico e progressivo, com modificaes morfolgicas, funcionais, bioqumicas e psicolgicas que determinam perda da capacidade de adaptao do indivduo ao meio ambiente ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidncia de processos patolgicos que terminam por lev-lo morte. Envelhecimento so as mudanas morfofuncionais ao longo da vida, que ocorrem aps a maturao sexual e que, progressivamente, comprometem a capacidade de resposta dos indivduos ao estresse ambiental e manuteno da homeostasia.

Teorias sobre o envelhecimento

Diversas Teorias envelhecimento.

tem

sido

desenvolvidas

sobre

Julga-se que o envelhecimento fsico resultante da ao de vrios mecanismos: disfuno do sistema imunolgico; programao gentica e leses celulares; modificaes das molculas de DNA e de radicais livres; e controle neuroendcrino da atividade gentica e neurofumico.

Teorias Biolgicas sobre o envelhecimento

Envelhecer um fenmeno natural dos seres humanos. As terias biolgicas tentam encontrar determinantes ou marcadores dessa fase da vida. Os bilogos definem esta fase, como uma srie de mudanas letais que diminuem as probabilidades de sobrevivncia do indivduo. As primeiras teorias fundamentavam-se em aspectos fisiolgicos e, mais tarde, bioqumicos. Hoje, com o advento da gentica, consideram-se os aspectos moleculares. As principais teorias biolgicas so: imunolgica, gentica, erro da sntese protica, uso e desgaste, radicais livres e neuroendcrina.

Teorias Biolgicas sobre o envelhecimento

Teoria Imunolgica
Defende que as transformaes imunolgicas resultantes do envelhecimento resultam na formao de anticorpos que atacam as clulas ss do organismo. Portanto, o sistema imunolgico no conseguiria distinguir as clulas ss existentes no organismos das substncias estranhas.

Teorias Biolgicas sobre o envelhecimento

Teoria do Uso e Desgaste Os tericos crem que o organismo humano funciona como uma mquina, cujas partes se estragam com o uso. Esse desgaste provocaria anomalias que parariam os seus mecanismos. Embora desatualizada, a teoria persiste, pelo fato de se reforar nas observaes quotidianas. Exemplo: para os idosos - o exerccio da mente.

Teorias Biolgicas sobre o envelhecimento


Teoria dos Radicais Livres O princpio desta teoria que a longevidade seria inversamente proporcional extenso do dano oxidativo e diretamente proporcional actividade das defesas antioxidantes. De acordo com essa teoria, o envelhecimento e a morte celular provm de efeitos nefastos causados pela formao dos radicais livres a biomolculas diferentes. Essa teoria estimula o uso de frmacos e a prtica de terapias supostamente antienvelhecimento, difundidas na dcada de 1990 no Ocidente e que at hoje refletem aces individuais de crenas e consumismo voltados para o rejuvenescimento.

Teorias Biolgicas sobre o envelhecimento


Teorias neuroendcrinas

Grupo de teorias que postulam a falncia progressiva das clulas com funes integradoras entre o organismo e o sistema nervoso, levando ao colapso da homeostasia corporal, a senescncia e morte. Para os pesquisadores, a longevidade seria regulada por um relgio biolgico que agiria sobre as glndulas endcrinas, sobretudo na hipfise, a fim de provocar falhas nos sistemas imunolgico e circulatrio. Os relgios hipofisrios ou celulares desencadeariam processos humanos como crescimento, puberdade, menopausa e envelhecimento.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento

So classificadas de acordo com as geraes, para que seja possvel conhecer as suas origens intelectuais e a contribuio das teorias anteriores para novas explicaes. A primeira gerao compreende teorias elaboradas entre 1949 e 1969. A anlise incide no indivduo, sendo abordados os papis sociais e as normas para explicar o ajustamento ao inevitvel declnio decorrente do envelhecimento - nvel microssocial.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento

A segunda gerao abrange teorias elaboradas entre 1970 e 1985, que se concentram nas transformaes das condies sociais, as quais influenciam o processo de envelhecimento e a situao social dos idosos - nvel macrossocial. A terceira gerao agrupa teorias que criticam e sintetizam as proposies das anteriores a aliam os nveis micro e macrossocial de anlise.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao: Teoria do afastamento Cumming e Henry (1961)
Esta teoria representa a primeira tentativa de explicar o processo de envelhecimento e as mudanas nas relaes entre o indivduo e a sociedade, com base nas proposies do funcionalismo estrutural anlise da condio do idoso e de suas reaes psicolgicas e sociais diante da velhice. Ela prope que o afastamento seja considerado natural e espontneo, reforando a idia de que o decrscimo nas interaes sociais inerente ao processo de envelhecimento e, por isso, inevitvel.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao:
Teoria do afastamento Cumming e Henry (1961)
O afastamento proposto como um pr-requisito funcional para a estabilidade social. A teoria admite que, para manter o equilbrio, todo sistema social precisa promover o afastamento de seus idosos, da a idia de universalidade do processo. A teoria aborda o processo de envelhecimento apenas sob a ptica das demandas e dos requisitos da sociedade, ou seja, o idoso visto como agente passivo do sistema social.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao: Teoria da actividade Havighurst (1968)
Segundo esta teoria, o declnio das atividades fsicas e mentais associado velhice um fator determinante das doenas psicolgicas e da retraco social do idoso. O interesse em manter os mesmos nveis de actividade dos estgios anteriores da vida adulta contribui de forma significativa para um envelhecimento bem sucedido. Para a manuteno do autoconceito positivo, os idosos devem substituir os papis sociais perdidos com o processo de envelhecimento por novos papis, de modo que o bem-estar na velhice seja o resultado do incremento de actividades relacionadas a esses novos papis sociais.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao:
Teoria da actividade Havighurst (1968) A teoria refora o poder do pensamento positivo, que, por sua vez, enfatiza o senso comum sobre o envelhecimento bem-sucedido. Questiona-se o exagero deste reforo, segundo o qual o idoso no pode queixar-se, sentir ou verbalizar suas dificuldades, para no se comportar como velho nos grupos de terceira idade. preciso estimular o pensamento positivo, mas no reprimir as dificuldades da vida.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao:
Teoria da actividade Havighurst (1968)
A teoria da actividade continua a influenciar os movimentos sociais de idosos e orienta proposies nas reas do lazer e da educao no formal, afirmando que eles so veculos privilegiados para a promoo do bem-estar na velhice.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao:
Modernizao Cowgill e Holmes (1972) O conceito de modernizao refere-se ao processo de industrializao que conduz a mudanas estruturais particulares a cada contexto histrico e cultural. O argumento central que o estatuto dos idosos est diretamente ligado ao grau de industrializao da sociedade. Ela define como declnio do estatuto a reduo nos papis de liderana, no poder e na influncia, bem como o afastamento do idoso da vida e da sua comunidade. Essa teoria preocupa-se com a excluso dos idosos.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao:
Modernizao Cowgill e Holmes (1972) H quatro fatores destacados pelo autor para explicar assuas proposies:
1.

Tecnologia cientfica: leva criao de novas ocupaes profissionais em contextos urbanos, absorvendo os jovens e tornando obsoletos os conhecimentos e as aptides das pessoas mais velhas. Esse facto foi realmente muito marcante no processo de industrializao, no qual se rompe com o trabalho artesanal passado de gerao em gerao pelos mais velhos e se inicia o trabalho mecnico, em srie e grande escala.

Teorias Sociolgicas sobre o envelhecimento


Teorias sociolgicas da 1 gerao:
Modernizao Cowgill e Holmes (1972) H quatro fatores destacados pelo autor para explicar as suas proposies:
2. Urbanizao: inclui a separao entre trabalho e a vida domstica e o distanciamento geogrfico entre os jovens migrantes urbanos e suas famlias, acarretando mudanas profundas nas relaes intergeracionais. Atualmente, vive-se o drama da diminuio do ncleo familiar (do nmero de filhos) e da sada da mulher do lar para o trabalho; dessa forma, a mesma mulher que cuidava dos mais velhos comeou a ser substituda pelos cuidadores informais ou, como so conhecidos, pelos acompanhantes de idosos.

You might also like