You are on page 1of 29

AIA/ EIA/ RIMA:

Breve resumo.

ADAPTADO DE: PAULO DA COSTA MEDEIROS, POR: ANDR QUINCAS

INTRODUO

CONSUMO/DEMANDAS

MAU USO
POPULAO QUANTIDADE E QUALIDADE DOS RECURSOS NATURAIS DEGRADAO

INDSTRIA

AGRICULTURA

HISTRICO

Antes projetos c/ aspectos: tecnolgicos e de custo-benefcio Relevncia aspectos cullturais e sociais EUA legislao ambiental Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Atravs do PL-91-190: National Environmental Policy Act (NEPA) Ato Nacional de Poltica Ambiental de 1969, que comeou a vigorar em 01 de janeiro de 1970.
Necessidade monitorar os conflitos entre: manter um ambiente saudvel

tipo de desenvolvimento.

surgiu

Conscincia de que era melhor prevenir os impactos possveis do que corrigir os danos ambientais gerados ... criar e manter condies nas quais homem e natureza podem coexistir com produtiva harmonia.

HISTRICO

1972 1 Conferncia Internacional do Meio Ambiente Estocolmo 1981 No Brasil, a lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6938/81), instituiu o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) como um de seus instrumentos REGULAMENTADA Decreto 88.351/83 com EIA realizado segundo critrios bsicos, estabelecidos pelo CONAMA, o que viria a ocorrer em 1986, atravs da sua Resoluo 001/86.

LEGISLAO

Constituio Federal

Poltica Nacional de Meio Ambiente

Resoluo CONAMA 001/86 EIA-RIMA

Resoluo CONAMA 237/97 Licenciamento

DEFINIES

Impacto Ambiental Alterao das propriedades: fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por atividades humanas, afetando: a sade, a segurana e o bem-estar; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. Estudo de Impacto Ambiental - EIA Atividades cientficas e tcnicas: diagnstico ambiental, identificao, previso e medio, interpretao e valorao, definio de medidas mitigadoras e programas de monitoramento.

Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA Documento que consubstancia o contedo do EIA de forma clara e concisa e em linguagem acessvel populao, esclarecendo os impactos negativos e positivos causados pelo empreendimento em questo.

EIA - LICENCIAMENTO Gradativamente, verificou-se que o EIA poderia ser dividido em duas fases: 1 Fase Diagnstico: consideram-se todos os efeitos positivos e negativos associados ao projeto, como um todo.

2 Fase Prognstico: estuda-se como o projeto pode ser desenvolvido menor nmero possvel de efeitos sociais e ambientais negativos
Licenciamento Procedimento administrativo que licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao do empreendimento/atividade (Resoluo 237, CONAMA) Estabeleceu ligao entre o licenciamento ambiental e o estudo de impacto ambiental licenciamento da atividade poluidora depende da aprovao do RIMA pelo rgo ambiental estadual competente

Lei Federal 6938/81

EIA - OBJETIVOS

Proteger o ambiente para as futuras geraes; Garantir a sade, a segurana e a produtividade do meioambiente, assim como seus aspectos estticos e culturais; Garantir a maior amplitude possvel de usos, benefcios dos ambientes no degradados, sem riscos ou outras conseqncias indesejveis; Preservar importantes aspectos histricos, culturais e naturais de nossa herana nacional; Manter a diversidade ambiental; Garantir a qualidade dos recursos renovveis; Introduzir a reciclagem dos recursos no renovveis; Permitir uma ponderao entre os benefcios de um projeto e seus custos ambientais, normalmente no computados nos seus custos econmicos.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Impacto positivo ou benfico: quando a ao resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parmetro ambiental.
Impacto negativo ou adverso: quando a ao resulta em um dano qualidade de um fator ou parmetro ambiental. Impacto direto: resultado da simples ao causa e efeito fceis de identificar efeitos diretos da ao do projeto. Impacto indireto: resultante de uma reao secundria, ou quando parte de uma cadeia de reaes difcil de quantificar, ex. crescimento pop. moradias, escolas, transporte, etc. Impacto local: quando a ao afeta o prprio stio e suas imediaes. Impacto regional: quando a ao se faz sentir alm das imediaes do stio. Impacto estratgico: quando a ao tem relevncia no mbito regional e nacional.

IMPACTOS AMBIENTAIS

Impacto a mdio e longo prazo: quando os efeitos da ao so verificados posteriormente.


Impacto temporrio ou de curto prazo: quando o feito da ao tem durao determinada. Ex. rudos turbinas, eletrodomsticos Impacto permanente: quando o impacto no pode ser revertido. Impacto cclico: quando os efeitos se manifestam em intervalos de tempo determinados. Impacto reversvel: quando cessada a ao, o ambiente volta sua forma original.

PROJETOS SUJEITOS AO EIA/RIMA

Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; ferrovias; portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; aeroportos; oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230KV; obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos; extrao de combustvel fssil; extrao de minrio, inclusive os de classe II (areia, argila, cascalho); aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte da energia primria, acima de 10MW;

EIA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

Descrio do sistema natural e antrpico Anlise dos efeitos de projetos de desenvolvimento Apresentao de alternativas e de medidas visando minimizar ou mesmo eliminar os efeitos Deciso, sobre o projeto em f(apoio tcnico) Imparcial Permitindo que o pblico possa orientar mais corretamente sua posio eliminando, no que for possvel, os interesses polticos e econmicos

EIA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

Deve considerar as alternativas de projeto incluindo a avaliao da no execuo do projeto

Boa alternativa

Menos impactante

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

INFORMAES GERAIS CARACTERIZAO DO EMPREENDIMENTO

REA DE INFLUNCIA
DIAGNSTICO AMBIENTAL ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS MEDIDAS MITIGADORAS PROGRAMA DE MONITORAMENTO

EIA

RIMA

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade na elaborao de EIA/RIMA Subjetividade na AIA: dados quantitativos X qualitativos Confiabilidade no EIA/RIMA: tendenciosidades e incertezas

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

INFORMAES GERAIS
Nome, razo social, endereo, etc. Histrico do empreendimento Nacionalidade de origem e das tecnologias Porte e tipos de atividades desenvolvidas Objetivos e justificativas no contexto econmico-social do pas, regio, estado e municpio Localizao geogrfica, vias de acesso Etapas de implantao Empreendimentos associados e/ou similares

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

CARACTERIZAO DO EMPREENDIMENTO
Para cada uma das fases (planejamento, implantao, operao e desativao): Objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando: rea de influncia, matrias primas, mo-de-obra, fontes de energia, processos e tcnica operacionais, provveis efluentes, emisses, resduos de energia, gerao de empregos.

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA REA DE INFLUNCIA - AI Caracterizao atual do ambiente natural, ou seja, antes da implantao do projeto, considerando: as variveis suscetveis de sofrer direta ou indiretamente efeitos em todas as fases do projeto; os fatores ambientais fsicos, biolgicos e antrpicos de acordo com o tipo e porte do empreendimento; informaes cartogrficas com as AIs em escalas compatveis com o nvel de detalhamento dos fatores ambientais considerados.

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA AI Meio fsico: subsolo, as guas, o ar e o clima condies meteorolgicas e o clima qualidade do ar; nveis de rudo; caracterizao geolgica e geomorfolgica; usos e aptides dos solos; recursos hdricos: hidrologia superficial; hidrogeologia; oceanografia fsica; qualidade das guas; usos das guas.

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

DIAGNSTICO AMBIENTAL DA AI Meio antrpico ou socio-econmico Dinmica populacional Uso e ocupao do solo Nvel de vida Estrutura produtiva e de servios organizao social

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS Avaliao da inter-relao e da magnitude Metodologias utilizadas: Anlise custo-benefcio; Mtodo ad hoc (grupo multidisciplinar); Listas de checagem/controle (Check Lists - identifica consequncias); Matrizes de interao (Matriz de Leopold); Anlise de Rede (NetWorks); Mapeamento por superposio (over-lays) Modelagem

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS Apresentao final: Sntese conclusiva relevncia de cada fase: planejamento, implantao, operao e desativao identificao, previso da magnitude e interpretao, no caso da possibilidade de acidentes

Descrio detalhada - p/ cada fator ambiental

impactos sobre o meio fsico impactos sobre o meio biolgico impactos sobre o meio antrpico

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

MEDIDAS MITIGADORAS Apresentadas e classificadas quanto a: sua natureza: preventivas ou corretivas; fase do empreendimento em que devero ser implementadas; o fator ambiental a que se destina (fsico, bitico e, ou, antrpico); o prazo de permanncia de sua aplicao; e a responsabilidade por sua implementao.

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS IMPACTOS Neste item devero ser apresentados os programas de acompanhamento da evoluo dos impactos ambientais positivos e negativos causados pelo empreendimento, considerando-se as fases de planejamento, de implementao, operao e desativao e quando for o caso, de acidentes. Indicar e justificar: os parmetros selecionados para avaliao; a rede de amostragem proposta; os mtodos de coleta e anlise das amostragens; periodicidade das amostragens para cada parmetro, de acordo com os fatores ambientais; os mtodos a serem empregados para o armazenamento e tratamento dos dados.

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL O Relatrio de Impacto Ambiental RIMA refletir as concluses do Estudo de Impacto Ambiental EIA. Suas informaes tcnicas devem ser expressas em linguagem acessvel ao pblico, ilustradas por mapas com escalas adequadas, quadros, grficos e outras tcnicas de comunicao visual, de modo que possam entender claramente as possveis conseqncias ambientais do projeto e suas alternativas, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

DIRETRIZES PARA ELABORAO DO EIA/RIMA

RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL Objetivos e justificativas do projeto; Descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais; Sntese dos resultados dos estudos de diagnstico; Descrio dos impactos ambientais; Caracterizao da qualidade ambiental futura da AI; Descrio dos efeitos esperados das medidas mitigadoras; Programa de acompanhamento e monitoramento; Recomendao quanto alternativa mais favorvel.

AVALIAO AMBIENTAL

O PAPEL DA AVALIAO AMBIENTAL


Avaliar os impactos ambientais considerando a capacidade dos ecossistemas A expresso econmica dos impactos ambientais (valorao econmica) importante: como instrumento de conscientizao ecolgica; como mecanismo de internalizao de externalidades; promoo do uso racional do recurso natural

Bibliografia:
www.hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/.../Impact os_ambientais.ppt

Atividade Presencial
Comente a importncia do EIA/ RIMA. Descreva a relevncia da Interdisciplinaridade/ multidisciplinaridade para a elaborao do EIA/ RIMA. Descreva a importncia do diagnstico e prognstico ambiental no EIA/ RIMA. Individual ou em duplas.

You might also like