You are on page 1of 41

HISTRIA

Aula- 03 GRCIA ANTIGA

A GRCIA ANTIGA

Introduo:
A civilizao grega surgiu entre os mares Egeu, Jnico e Mediterrneo, por volta de 2000 AC. Formou-se aps a migrao de tribos nmades de origem indo-europia, como, por exemplo, aqueus, jnios, elios e drios. As plis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida poltica dos gregos, surgiram por volta do sculo VIII a.C. As duas plis mais importantes da Grcia foram: Esparta (guerra, soldados) e Atenas (artes, pensadores).

Povoamento da Grcia:
2000 AC: Pastores e agricultores ocuparam a pennsula. Povos que formaram o povo grego: Jnios, Drios, Elios e Aqueus. Comunidades primitivas (cls).

PERODOS HISTRICOS:
PERODO HOMRICO: SC-XV AO SC-VIII A.C; PERODO ARCAICO: SC-VIII AO SC-VI A.C; PERODO CLSSICO: SC- VI AO SC- IV A.C; PERODO HELENSTCO: SC-IV AO SC- I A.C.

LOCALIZAO:

Terreno Montanhoso :
Dificultou o contato entre as cidades. Formao de cidades-estados (plis). Muitas ilhas: Favoreceu o comrcio martimo e portos .

RELEVO NADA FVORAVEL

Sociedade da Grcia Antiga:


A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cermica, teve grande a aceitao no Mar Mediterrneo. As nforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da pennsula. Com o comrcio martimo os gregos alcanaram grande desenvolvimento, chegando at mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mo-de-obra na Grcia. Cada cidade-estado tinha sua prpria forma poltico-administrativa, organizao social e deuses protetores.

ECONOMIA & SOCIEDADE

Expanso do povo grego (dispora):

COLNIAS & COMRCIO

Atenas: o bero da democracia


Democracia: governo do povo. As assemblias. Cidados: Homens, nascidos na cidade, adultos e livres. Escravido: dvidas e guerras. Atenas: desenvolvimento artstico, filosfico e cultural .

ATENAS

ARTES & ESPORTES

NA FILOSOFIA:

Esparta: a cidade guerreira


Formao de soldados para a guerra. Educao militar Soldados: falar pouco. Mulher: deveria ser uma boa reprodutora.

MILITARISMO

A GUERRA: SUAS VIDAS

AS GUERRAS GREGAS
Os conflitos e desentendimentos entre as colnias da sia Menor e o Imprio Persa ocasiona as famosas Guerras Mdicas ou Pnicas (492 a.C.-448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos. Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as plis gregas so dominadas e controladas pelos Macednios.

GUERRAS MDICAS OU PNICAS: GREGOS CONTRA PERSAS.

UNIO DAS CIDADES-ESTADOS GREGAS

GUERRA DO PELOPONESO: ATENAS X ESPARTA

HELENSMO
ALEXANDRE O GRANDE REI DA MADEDNIA CONQUISTA A GRCIA. ESPALHA A CULTURA GREGA PELO MUNDO. A CONQUISTA ROMANA E A INSPIRAO EM SUA CULTURA.

Cultura :
Tambm na Grcia Antiga, na cidade de Olmpia, que surgiram os Jogos Olmpicos em homenagem aos deuses. Os gregos tambm desenvolveram uma rica mitologia. At os dias de hoje a mitologia grega referncia para estudos e livros. A filosofia tambm atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no sculo V ( Perodo Clssico da Grcia). Plato e Scrates so os filsofos mais conhecidos deste perodo. A dramaturgia grega tambm pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuam anfiteatros, onde os atores apresentavam peas dramticas ou comdias, usando mscaras. Poesia, a histria, artes plsticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

Religio Grega:
Politesta : Zeus (deus dos deuses) / Poseidon (deus dos mares) / Hades (deus dos mortos) / Ares (deus da guerra) Afrodite ( deusa do amor). deuses: aparncia e comportamento de humanos.

DEUSES:

Mitologia Grega

Explicaes e transmisso de mensagens.

MITOS (EXPLICAES)

Arte Grega :

Imitao da realidade. Esculturas & Teatro grego.

O TEATRO

A origem das Olimpadas na Grcia:

Homenagem a Zeus. Esportes ao ar livre.

ESPORTES

ARQUITETURA

FILOSOFIA

POESIA & LITERATURA

HOMERO. A ILADA & A ODISSIA.

AS CINCIAS
MEDICINA.

MATEMTICA.
HISTRIA. FILOSOFIA.

A GRCIA

FIM

You might also like