You are on page 1of 22

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA UFPR Prof.

Jos Ricardo Martins

INTRPRETES DO BRASIL
Trata-se de interpretaes clssicas da formao da sociedade

brasileira formuladas entre 1920 e 1975. Indagam sobre a prpria natureza da sociedade que se veio formando no Brasil desde a Colnia. Autores clssicos: Francisco Jos Oliveira Vianna: Populaes Meridionais do Brasil: populaes rurais do centro-sul (1920) Gilberto Freyre: Casa-Grande e Senzala: formao da famlia patriarcal brasileira (1933) Srgio Buarque de Holanda: Razes do Brasil (1936) Caio Prado Jr.: Formao do Brasil Contemporneo: Colnia (1942) Raymundo Faoro: Os donos do Poder: formao do patronato poltico brasileiro (1958) Florestan Fernandes: A Revoluo Burguesa no Brasil (1975)

INTRPRETES DO BRASIL

Outros autores importantes: Alberto Torres: A organizao nacional (1914) Celso Furtado: Formao econmica do Brasil (1958) Paula Beiguelman: Formao poltica do Brasil (1959) Antnio Cndido: Formao da literatura brasileira (1959) Wanderley Guilherme dos Santos: Paradigma e histria: a ordem burguesa na imaginao social brasileira (1975) Bolvar Lamounier: Formao de um pensamento autoritrio na Primeira Repblica (1977) Roberto Schwarz: As ideias fora do lugar (1973) Jos Carlos Reis: As identidades do Brasil (1999) Lcia Lippi Oliveira: Interpretaes do Brasil (artigo, 1999) Jos Murilo de Carvalho: A construo da ordem (1980) Silvano Santiago (org.): Intrpretes do Brasil (2002) Jess Souza: A construo social da subcidadania (2003) Roberto Da Matta: O que faz o brasil brasil Francisco Weffort: Formao do pensamento poltico brasileiro (2006) Bernardo Ricupero: Sete lies sobre as interpretaes do Brasil (2008)

IDENTIDADE NACIONAL: a questo dos Intrpretes do Brasil


O que nos une? O que cria em ns um sentimento de pertencimento? O que nos faz brasileiros? Por que e para que fazer parte de uma nao? O que nos leva a matar ou morrer por nossa ptria? Essas so indagaes que vrios autores que se

propuseram a estudar a identidade nacional se deparam e discutem at hoje. (ANDRADE, Iara: Algumas reflexes sobre o conceito de
identidade nacional, 2010)

Outras questes:
Temos uma identidade nacional? - Quem somos ns? - Quem o povo brasileiro? O que ser brasileiro? O que o Brasil?

IDENTIDADE NACIONAL: a questo dos Intrpretes do Brasil


A identidade nacional est calcada sobre a ideia de um mito fundador. (Chau, 2000, p. 9)

O mito fundador uma figura que cria um vnculo com o

passado que se prolonga, e por isso impede a crtica sobre a realidade. Encontra novos meios para exprimir-se, novas linguagens, novos valores e ideias. [...] celebraes por sua carga simblica, no por sua utilidade. Ex. Brasil 500

Ele se insere no imaginrio como algo que suplanta o

tempo e o espao e garante a unidade atravs de um passado comum e dos mesmos costumes e tradies.
Fonte: GUIMARES, Csar (org.). Imagens do Brasil: modos de ver, modos de conviver. Captulo: Redescobrindo o serto, p. 115.

IDENTIDADE NACIONAL
Renato Ortiz argumenta que o modelo de identidade Nacional criado

no final do sculo XIX, pela gerao de 18702, (embasado na raa e no meio geogrfico) teria desenvolvido em ns brasileiros um sentimento de desagrado pela prpria identidade, isto porque, enquanto em outros pases a identidade nacional fora construda tendo como referncia a superioridade do povo, o passado esplndido, ou a lngua; no Brasil, um dos modelos de identificao pressupunha a raa que na poca era considerada inferior e o clima que gerava pessoas pouco propensas ao trabalho e racionalidade. Ou seja, nossa identidade fora construda em bases consideradas negativas, o que teria gerado em ns, segundo Darcy Ribeiro e Bresciani, o sentimento de incompletude, [...] o povo brasileiro seria ainda um por vir a ser, sempre colocado no futuro, um projeto [...] homens e mulheres inacabados (BRESCIANI, 2007:12).
Fonte: (ANDRADE, Iara: Algumas reflexes sobre o conceito de identidade nacional, 2010)

IDENTIDADE NACIONAL
[...] a procura de uma identidade brasileira ou de uma

memria brasileira que seja sua essncia verdadeira um falso problema. [...] a pergunta fundamental seria: quem o artfice desta identidade e desta memria que se querem nacionais? A que grupos sociais ela se vinculam e a que interesses elas servem?
Fonte: ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. So Paulo: Brasiliense, 1994, p. 139.

MATRIZ TERICA NA FORMAO DO BRASIL


Discusso entre as correntes Liberal e Conservadora. Duas correntes de formao nas Amricas (Richard Morse, 1988): Anglo-Amrica: fundada pelas revolues religiosa e cientfica. Sociedade

baseada no contrato e na livre associao dos indivduos. John Locke: autor paradigmtico.
bero-Amrica: ignorou essas revolues. Postura organicista: cada grupo

social desempenharia uma funo. So Toms de Aquino: autor paradigmtico.


Resultado: Incompatibilidade e incompreenso mtua entre as duas

partes do continente americano. Protestante e catlica. Depois da Independncia: liberalismo = ideia dominante no Brasil; porm, prtica conservadora. Raiz portuguesa: burguesia mercantil muito ligada aristocracia fundiria, ambas dependente do Estado absolutista portugus. Portanto, a burguesia era incapaz de impulsionar mudanas no pas.

Oliveira Viana

Pensamento nacional autoritrio

Alberto Torres

Oliveira do Amaral
Francisco Campos Alberto Torres discute a desorganizao e a identidade nacional. Carter nacional formado por sua colonizao, a escravido e a

indolncia (vcios, corrupo...) Defende o Estado em vista da organizao nacional, em funo das mazelas do regime poltico da Repblica Velha: oligarquias, coronelismo, subdesenvolvimentismo, atraso.... Defende reorganizar a Sociedade via interveno do Estado, pois s este tinha condies de conduzir programas nacionais. Ausncia da temtica democrtica. Srgio Buarque de Holanda era uma voz dissidente.

Pensamento nacional autoritrio


No pensamento autoritrio, o Estado via a Sociedade como amorfa,

incapaz de se organizar. Foi assim que pensou Getlio Vargas. Pensa o Estado nacional como espao forte, sem cidadania, sem educao para as massas. Estado excludente, mas protetor (Vargas), com concentrao de renda e excluso social. Na era Vargas havia preocupao de construo da Nao: forte e unificada. Projeto de unificao da Nao fragmentada, sendo a escola o grande vetor de propagao da cultura nacional e o civismo, principalmente com o uso da lngua portuguesa. Tenta-se, ento, por decreto, extinguir os guetos de imigrantes e traz-los integrao. O discurso sobre os imigrantes exalta o esprito empreendedor dos imigrantes alemes (discurso que exclui outras etnias e os negros). A elite poltica brasileira queria o imigrante para povoar, embranquecer a populao e produzir. Os imigrantes queriam reproduzir um pedao de seu pas de origem.

OLIVEIRA VIANNA (1883-1951)


Populaes meridionais do brasil
Autor racista e autoritrio, refletindo o reacionarismo da classe

dominante brasileira, o pensamento autoritrio da Velha Repblica e conservador do Imprio. Influenciado pela Escola de Sociologia de Frderic Le Play: a construo de tipos regionais com base em fatos sociais (populaes rurais do centro-sul). Influenciado pela Psicologia Social de Gustave Le Bom: ideia da existncia de alma da raa ou carter nacional as raas no se distinguem tanto pelas caractersticas fsicas, mas pelos traos psicolgicos, havendo uma hierarquia entre elas (por isso era possvel 60 mil ingleses dominar 250 milhes de indianos). Em Evoluo do povo brasileiro, Oliveira Vianna aceita a crena no protagonismo da raa ariana (ideias da Antropologia Fsica de Vacher de Lapouge).

OLIVEIRA VIANNA (1883-1951)


Populaes meridionais do brasil
Oliveira Vianna critica a constituio da Velha Repblica (de 1891):

idealismo utpico ou constitucional pelo fato dos liberais desejarem adotar instituies estrangeiras sem mostrarem preocupao em adequar s condies brasileiras. Medidas como a descentralizao, ao invs de gerarem o selfgovernment americana, favoreceriam o poder dos caudilhos. Objetivo de sua obra, segundo o autor: ressaltar o quanto somos distintos dos outros povos. Critica a elite intelectual por absorver as ideias norte-americanas e europeias.

Gilberto Freyre (1900-1987)


CASA-GRANDE E SENZALA
Viso otimista do Brasil. A identidade brasileira est na

miscigenao das raas: branco, negro e ndio. Primazia da famlia na colonizao: patriarcalismo. Latifndio e patriarcalismo o que d unidade ao Brasil: a casa grande seria um pequeno mundo auto-suficiente. Miscigenao j vinha de Portugal: mouros e judeus. Adaptao luso-tropical. Florestan Fernandes e Roger Bastide trabalham para desmentir a ideologia da democracia racial contida na obra de Freyre: convvio pretensamente harmonioso entre brancos, negros e ndios. Carlos Guilherme Mota: a obra de Freyre representa uma verdadeira cristalizao da ideologia da cultura brasileira; sugere a existncia de um carter brasileiro que eclipsaria as contradies de classe, e mesmo de raa. (Ideologia da Cultura Brasileira, p. 47)

Srgio Buarque de Holanda (1902-1982)


Razes do Brasil
Viso otimista e weberiana. Ressalta o tradicional personalismo, de que provem a frouxido das

instituies e a falta de coeso social; ausncia do princpio de hierarquia e a exaltao do prestgio pessoal com relao ao privilgio. Famlia patriarcal: a famlia, nico setor da vida brasileira cuja autoridade no era questionada uma invaso do pblico pelo privado (p. 89). Tal comportamento dificultaria o estabelecimento do Estado democrtico e mesmo de qualquer Estado no Brasil. Princpio bsico da democracia liberal: a maior felicidade para o maior nmero (Jeremy Benthan). Famlia: princpio do amor amar algum am-lo mais do que aos outros (p. 156). Esta parcialidade que o meio domstico oferece, seria incompatvel com a atitude neutra diante dos cidados, implcita na democracia liberal. H oposio entre privilgios pessoais e exigncias
abstratas (funcionrio patrimonial x puro burocrata).

Srgio Buarque de Holanda (1902-1982)


Razes do Brasil
Homem cordial (o que vem do corao) amor e dio: homens que

obedecem aos imperativos do corao e no as normas impessoais e abstratas, sendo, assim, muito difcil de estabelecer ordem pblica e democracia. (Ricupero, p. 115)
Formado nos quadros da estrutura familiar, o brasileiro recebeu o peso das relaes de simpatia, que dificultam a incorporao normal de outros agrupamentos. Por isso, no acha agradveis as relaes impessoais, caractersticas do Estado, procurando reduzi-las ao padro pessoal e afetivo. Onde pese a famlia, sobretudo em seu molde tradicional, dificilmente se forma a sociedade urbana de tipo moderno. [...] O homem cordial no pressupe bondade, mas somente o predomnio dos comportamentos de aparncia afetiva, inclusive suas manifestaes externas, no necessariamente sinceras nem profundas, que se opem aos ritualismos da polidez. (Antnio Candido, O

significado de Razes do Brasil)

Srgio Buarque de Holanda (1902-1982)


Razes do Brasil
Um trao definido do carter brasileiro, no qual permanece ativa

e fecunda a influncia ancestral dos padres de convvio humano, informados no meio rural e patriarcal. (p. 146-7)
O homem cordial tem dificuldade para compreender a distino

fundamental entre os domnios do privado e do pblico (patrimonialismo), preferindo o favoritismo e o jeitinho, averso impessoalidade.
Tem dificuldade de viver s. A convvio social o liberta.

No domnio lingustico, forte presena do diminutivo (-inho).


Omisso do nome de famlia no trato. p. 148. Homem cordial ficou associado concepo do brasileiro tpico,

como gentil, hospitaleiro e pacfico.

Srgio Buarque de Holanda (1902-1982)


Razes do Brasil
Jess Souza: o livro sugere uma espcie de sociologia da

inautenticidade, na qual formas estrangeiras como democracia se ajustariam mal s condies brasileiras, correspondendo mesmo a mal-entendidos. Srgio Buarque de Holanda considera que as relaes pessoa a pessoa, primrias, criam empecilhos para se ter uma ordem social mais impessoal e racional e, ainda mais srio, para a constituio de uma democracia no pas. (Ricupero, p. 122) A partir do fato da Abolio, Srgio Buarque v uma certa compatibilidade entre a democracia e a formao social brasileira, incluindo a hierarquia racional. Srgio Buarque critica o pensamento autoritrio de Alberto Torres e Oliveira Vianna:O despotismo condiz mal com a doura de nosso gnio. (p. 142)

Caio Prado Jr. (1907-1990)


Formao do Brasil Contemporneo
De importante famlia de exportadores de caf, estuda Direito e

entra para a poltica. Logo decepciona-se ao verificar que o novo governo que substitui o da Velha Repblica no aplica as devidas punies, perpetuando a impunidade e o arbtrio no pas. A decepo radicaliza-se ao desconfiar das possibilidades de transformao efetiva dentro do capitalismo. Adere ao socialismo. Em 1933 publica Evoluo Poltica do Brasil, no qual aplica o mtodo marxista do materialismo histrico na interpretao da experincia brasileira (luta de classes). Formao do Brasil Contemporneo: colnia (1942) escreve no exlio. Incio do sc. XIX: cruzamento histrico o passado colonial encontra-se com o incio da histria do Brasil contemporneo.

Caio Prado Jr. (1907-1990)


Formao do Brasil Contemporneo
Verifica que na formao social brasileira nunca houve ruptura

significativa com o passado. A experincia da colnia brasileira entendida a partir da expanso ultramarinha europeia. Colnias de povoamento (nas zonas temperadas das Amricas) e colnias de explorao (nas zonas tropicais e semi-tropicais do continente). Objetivo mercantil.

JESS SOUZA
A Construo Social da Subcidadania
Estudo sobre as sociedades perifricas e a excluso social. De Bourdieu, Souza busca resgatar principalmente a crtica

"naturalizao" das relaes sociais de dominao contida na teoria do habitus e sua nfase no aspecto "automtico" carter irrefletido dos diferentes comportamentos sociais classificatrios:
esse aparato tambm que permite a Bourdieu perceber dominao e

desigualdade onde outros percebem harmonia e pacificao social. isso que o faz fundamental para qualquer anlise, seja das sociedades centrais ou perifricas, interessada em desvelar e reconstruir realidades petrificadas e naturalizadas. (p. 47)

Tal aspecto revela-se ainda mais decisivo quando pensamos no carter

central atribudo por Bourdieu ao mascaramento das precondies econmicas inerente ao exerccio da dominao classista. Ou seja, da dominao simblica e, nesse particular, da prpria ideologia da igualdade que serve de base ao consenso social e poltico ocidental obscurecendo as relaes de desigualdade. (Ruy Braga, Decifrando o enigma brasileiro: novas pistas)

Marilena Chau
Brasil: mito fundador
A relao de dependncia pode ser observada em todos os aspectos da

sociedade brasileira: Conservando as marcas da sociedade colonial escravista, ou aquilo que alguns estudiosos designam como cultura colonial, a sociedade brasileira marcada pela estrutura hierrquica do espao social que determina a forma de uma sociedade fortemente verticalizada em todos os seus aspectos: nela as relaes sociais e intersubjetivas so sempre realizadas como relao entre um superior, que manda, e um inferior, que obedece. As diferenas e assimetrias so sempre transformadas em desigualdades que reforam a relao mando-obedincia. O outro jamais reconhecido como subjetividade nem como alteridade.
Fonte: CHAU, Marilena. Brasil: o mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Fund. Perseu Abramo, 2000, p. 89.

VIDEOS
Intrpretes do Brasil Roberto Da Matta Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=fKhQNNSrGvk&feature=relmfu

Intrpretes do Brasil Roberto Da Matta Parte 2:


http://www.youtube.com/watch?v=DU6hW8XiaV0&feature=relmfu

Cientistas do Brasil Roberto Da Matta: http://www.youtube.com/watch?v=t7tynCToiw&feature=related

A Cabea do Brasileiro Carlos Alberto Almeida:


http://www.youtube.com/watch?v=yejieZR_eWY&feature=fvsr https://www.youtube.com/watch?v=yejieZR_eWY (Roda Viva)

A identidade brasileira mito e literatura Jos de Paulo Ramos Jr:


https://www.youtube.com/watch?v=jIaLWYq1MqI

You might also like