You are on page 1of 98

2

A rea Cidadania e Profissionalidade do Referencial estrutura-se em torno de 8 Unidades de Competncia (UC) e que do corpo a 3 grandes Dimenses de Competncias: cognitivas, ticas e sociais.
Unidades de Competncia so as
5

seguintes:

Cidadania e Profissionalidade

Referenciados a 4 Domnios de Referncia para a Aco (DR) isto , a contextos

concretos em que se experimenta a vida quotidiana desde a via privada, vida quotidiana, interaco com as instituies e ainda ao enquadramento estrutural .
8

Unidades de Competncia (UC) materializam-se em competncias chave, cuja intensidade se pretende detectar atravs de Critrios de Evidncia. A noo dessa intensidade diferenciada conduz ao reconhecimento de Elementos de Complexidade (identificao, compreenso e interveno) nos critrios de evidncia.

10

1. Unidade de Competncia (UC) Tema abrangente, presente na vida de todos os cidados a partir dos quais se podem gerar e evidenciar uma srie de competncias-chave 2. Competncia ou Competncia-Chave Capacidades de identificar, assumir, reconhecer, exprimir, relacionar, adoptar, intervir, entre outras, no contexto pessoal, profissional, institucional e macroestrutural.
11

3. Domnios de Referncia (DR) Contextos que permitem identificar as competncias-chave 4. Tema rea ou situao na qual as competncias so geradas, accionadas e evidenciadas 5. Critrios de Evidncia (CE) Diferentes aces/realizaes atravs das quais permitido o reconhecimento da respectiva Unidade de Competncia
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho
12

13

14

DR1
TEMA: Liberdade e Responsabilidade Pessoal COMPETNCIA: Reconhecer rejeies e espaos de liberdade pessoal Reflectir sobre: Liberdade/Responsabilidade Bem individual/Bem comum
15

DR1 Responsabilidade partilhada de gerir o oramento familiar (partilha de conta bancria, de despesas...); Educao partilhada dos filhos (mesmo em caso de divrcio); Responsabilidade cvica enquanto cidado (partilha de espaos comuns, pagamento do seguro do carro, responsabilidade por animais domsticos, etc.).
16

DR2

TEMA: Direitos e Deveres Laborais Competncia: Assumir direitos laborais inalienveis e responsabilidades exigveis ao trabalhador

Conhecer os seus direitos e deveres enquanto trabalhador


17

DR2
Conhecer

os seus direitos laborais luz do cdigo de trabalho (direitos de prestar assistncia famlia; direitos enquanto trabalhador estudante; direito a um contrato de trabalho...).
18

DR3 TEMA: Democracia Representativa e Participativa COMPETNCIA: Reconhecer o ncleo de direitos fundamentais tpico de um Estado democrtico contemporneo Conhece alguns direitos que lhe so conferidos como cidado portugus? No mbito da Constituio da Repblica Portuguesa que direitos lhe permitem participar cvica e politicamente?
19

DR3

Direito de acesso ao sistema de sade, ensino, proteco, defesa, etc.; Dever de pagar impostos;
Dever e direito de votar.
20

DR4 TEMA: Direitos, Deveres e Contextos Globais COMPETNCIA: Elencar direitos e deveres na comunidade global Face DUDH (Declarao Universal dos Direitos do Homem) que situaes, a nvel global, considera que violam os Direitos Humanos? Por que que isso acontece?
21

DR4
Ter

conscincia dos direitos fundamentais de qualquer ser humano.

22

23

24

DR1 TEMA: Aprendizagem ao Longo da Vida COMPETNCIA: Contextualizar situaes e problemas da vida quotidiana e integrar as suas diferentes dimenses No seu quotidiano j lhe surgiu alguma situao de conflitualidade familiar? O que a desencadeou ? Como foi resolvida?
25

DR1 Casamento; acompanhar as diferentes fases de crescimento dos filhos; separaes; desemprego; acidentes.. (estas situaes exigem continua adaptao a situaes novas e complexas e consequente aprendizagem).
26

DR2 TEMA: Processos de Inovao Competncia: Exercer iniciativa e criatividade em novos processos de trabalho Que inovaes foram introduzidas no seu local de trabalho? Como se adaptou/ reagiu? De que modo as tem utilizado?
27

DR2 Explorar as inovaes tecnolgicas e a sua adaptao a novos equipamentos ou novos processos de trabalho;

Explorar a falta de equipamentos adequados ou obsoletos, no seu local de trabalho.


28

DR3
TEMA: Associativismo e Movimentos Colectivos Competncia: Identificar constrangimentos construo de dinmicas associativas e actuar criticamente face a esses obstculos Faz ou j fez parte de alguma associao? Por que razo as pessoas dificilmente se mobilizam em torno dos seus ideais/causas?
29

DR3 Conhecer os limites das Instituies e saber como contornar diferentes situaes para solucionar problemas (Ex. Sabe que para renovar um BI em Torres Vedras ir demorar 3 meses, ento, ir recorrer a uma loja do cidado em Lisboa e demorar apenas 3 dias).
30

DR4 TEMA: Globalizao Competncia: Reconhecer factores e dinmicas de globalizao


O que desencadeia estes processos de acelerada mudana? Quem intervm nas dinmicas da globalizao?

31

DR4

Recurso ao Tribunal Europeu; Se houver necessidade, podemos recorrer ajuda dos nossos parceiros europeus; Recurso s ONG (Organizaes no Governamentais), por exemplo a AMI.
32

33

DR1
TEMA: Preconceitos, Esteretipos e Representaes Sociais Competncia: Assumir preconceitos na representao dos outros e demonstrar capacidade de os desconstruir Reconhece-se como um indivduo diferente dos outros? Com formas de pensar distintas? Qual delas ter mais valor?

35

DR1

A idade, nacionalidade como factor de excluso para a candidatura a novo emprego; Casamentos entre etnias e culturas diferentes;

Preconceitos religiosos;
Julgamento precipitado baseados na aparncia.
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

36

DR2 TEMA: Reconverses Profissionais e organizacionais Competncia: Reconhecer os limites pessoais no desempenho e seu questionamento luz de uma cultura de rigor

Que dificuldades sentiu em acompanhar as transformaes/reorganizao da instituio onde trabalha? Como reagiu perante essa reorganizao?

37

DR2

Explorar as inovaes tecnolgicas e a sua adaptao a novos equipamentos ou novos processos de trabalho; Explorar a falta de equipamentos adequados ou obsoletos, no seu local de trabalho.
38

DR3
TEMA: Instituies e Modelos Institucionais Competncia: Mapear diferentes modelos institucionais de escala local e nacional e reconhecer o seu contedo funcional Conhece as diferenas entre as diversas instituies polticas a nvel local e nacional?
39

DR3 Na compra de uma casa, recorreu a vrios organismos (banco, notrio, imobiliria, finanas, conservatria); Num processo de divrcio com existncia de filhos...; Num processo de legalizao de viatura comprada no estrangeiro...
40

DR4 TEMA: Opinio Pblica e Reflexo Crtica Competncia: Identificar esteretipos culturais e sociais, compreendendo os mecanismos da sua formao e revelando distanciamento crtico

Que factores considera que condicionam a opinio pblica? Consegue distanciar-se criticamente face opinio pblica?
41

DR4

Conhecer a linguagem jornalstica e capacidade para comunicar utilizando uma linguagem apropriada ao pblico a que se destina (escrever artigos em jornais regionais, jornais escolares, jornais de associaes ou organismos, folhetos informativos, folhetos publicitrios, etc.)
42

43

44

DR1 TEMA: Cdigos Institucionais e Comunitrios Competncia: Reconhecer princpios de conduta baseados em cdigos de lealdade institucional e comunitria Como se relaciona com o outro? Segundo que princpios de conduta?
45

DR1

Atitudes de solidariedade e de respeito pelos outros e saber adaptar-se ao meio onde est inserido (conscincia cvica, educao transmitida pelo pas, cultura absorvida pelo meio onde vive, etc.)

46

DR2 TEMA: Colectivos Profissionais Organizacionais Competncia: Exprimir sentido de pertena e de lealdade para com o colectivo profissional No seu contexto profissional relaciona-se com pessoas de outras culturas? Como interage com elas?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

47

DR2

Relacionamento profissional com diferentes nveis culturais e capacidade de delinear estratgias pessoais para solucionar possveis conflitos (Como que se relaciona com colegas de trabalho que so diferentes de si?).
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

48

DR3 TEMA: Polticas Pblicas Competncia: Identificar e avaliar polticas pblicas de acolhimento face diversidade de identidades A nvel social/institucional, qual a sua opinio face ao acolhimento populao migrante?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

49

DR3
Identificar

polticas de acolhimentos de diversas instituies.

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

50

DR4
TEMA: Identidades e Patrimnios Culturais Competncia: Relacionar patrimnio comum da humanidade com interdependncia e solidariedade Face interdependncia global, reconhece a necessidade de solidariedade na resoluo dos problemas a nvel mundial?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

51

DR4
Exemplos: Respeito pelos Direitos Humanos; Desigualdade na repartio da riqueza; Escassez de recursos naturais.
Augusto Carvalho

Licenciado em Economia

52

DR4

Entender que um rio poludo pode prejudicar toda uma populao que se dedica pesca, sendo esta a nica alternativa de emprego;

Entender que as culturas prprias e tradies de cada regio so fonte de riqueza para a regio onde se inserem (a tpica saia da Nazar; Carnaval de Torres Vedras...)
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

53

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

54

55
Augusto Carvalho

Licenciado em Economia

DR1 TEMA: Valores ticos e Culturais Competncia: Distinguir as vrias hierarquizaes de valores, escolher e reter diferentes referentes ticos e culturais J alguma vez foi confrontado com situaes de tenso cultural como, por exemplo: de ordem religiosa, racial ou outra, no contexto da famlia ou da vizinhana? Como agiu? Augusto Carvalho
Licenciado em Economia

56

DR1

Divergncias e propostas de resoluo com professor do filho, condminos do prdio, presidente da junta de freguesia, padre da freguesia, etc. (capacidade de discordncia e capacidade de discusso e tentativa de resoluo de conflitos)
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

57

DR2 TEMA: Deontologia e Normas Profissionais Competncia: Adoptar normas deontolgicas e profissionais como valores de referncia no transaccionveis em contextos profissionais Por que valores se rege na sua prtica profissional? Identifica-se com esses valores?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

58

DR2

Identificar os valores da sua empresa ou organizao e a sua capacidade de adaptao.

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

59

DR3
TEMA: Cdigos de Conduta Institucional Competncia: Identificar a convico e firmeza tica como valores necessrios para o desenvolvimento institucional Quando se dirige a uma entidade pblica, por exemplo, como acha que deve ser tratado?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

60

DR3
Sabe actuar em conformidade quando os seus direitos so desrespeitados (saber como reclamar) ou elogiar e valorizar quando sucede o contrrio? De que modo considera ser possvel levar a que seja adoptado um conjunto de normas/procedimentos que conduzam a um melhor funcionamento dessas entidades/instituies?

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

61

DR4
TEMA: Escolhas Morais Comunitrias Competncia: Elencar escolhas morais bsicas para a comunidade global: dignidade vs. desumanidade, desenvolvimento vs. pobreza, justia vs. assimetria, ...
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

62

DR4 Face multiplicidade e complexidade dos problemas mundiais qual a sua opinio quanto forma como so tratados? Que solues prope? Como gostaria que fossem resolvidos?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

63

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

64

65
Augusto Carvalho

Licenciado em Economia

DR1 TEMA: Tolerncia e Diversidade Competncia: Identificar exigncias de tolerncia e actuar em conformidade
Tolerncia significa a tendncia para admitir formas de pensar, de sentir e de agir diferentes das nossas

Como a demonstra na famlia, no relacionamento com vizinhos ?


Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

66

DR1

Exemplificar situaes concretas em que aceitou ou tolerou diferentes formas de pensar ou agir (um filho que coloca um piercing; um amigo que festeja a vitria de um clube de futebol que no gosta; no suporta ces e o seu vizinho tem dois no apartamento... )
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

67

DR2
TEMA: Processos de Negociao Competncia: Assumir princpios de negociao, escuta activa e respeito por intervenes e ideias diversas Quando confrontado com determinada situao/problema no seu local de trabalho, como actua? Est dispostoa a negociar? Toma em considerao ambos os lados do problema?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

68

DR2
Procura

ser cooperante na sua empresa e ajudar os seus colegas quando necessrio mesmo que essa atitude atrase o seu trabalho.

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

69

DR3
TEMA: Pluralismo e Representao Plural Competncia: Assumir o pluralismo como um valor da comunidade poltica Qual a importncia que reconhece ao pluralismo poltico no aprofundamento da democracia participativa?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

70

DR3
Participao

efectiva numa Junta de Freguesia, Associao de Moradores...

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

71

DR4
TEMA: Mediao Intercultural Competncia: Relacionar-se com a diversidade cultural segundo uma lgica de interaco e mediao No seu relacionamento social como se posiciona face a culturas diferentes? No desempenho das suas actividades sociais, considera que assume um papel que contribui para a insero e mediao intercultural?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

72

DR4
Bombeiro

voluntrio Comunidades Vida e Paz Associaes religiosas etc.


Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

73

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

74

75
Augusto Carvalho

Licenciado em Economia

DR1 TEMA: Capacidade Argumentativa Competncia: Calibrar a iniciativa argumentativa prpria com o acolhimento de pontos de vista divergentes Perante uma questo polmica que possa surgir no seio familiar, como argumenta em prol da sua posio? Como reage aos argumentos dos outros?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

76

DR1
Ser capaz de dialogar e argumentar uma ideia mesmo quando o interlocutor tem um ponto de vista diferente; Capacidade para ouvir opinies diferentes da sua. (Como aceita/reage aos argumentos dos outros?)

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

77

DR2 TEMA: Capacidade Assertiva Competncia: Identificar e Compreender a interaco dos vrios mbitos problemticos no dia-a-dia Em contexto de trabalho como aceita/reage face s opinies dos outros? Enfrenta abertamente a questo? Exprime claramente o seu ponto de vista?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

78

DR2
Capacidade de iniciativa e de polivalncia para a resoluo de um problema profissional inesperado.

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

79

DR3
TEMA: Mecanismos deliberativos Competncia: Participar activamente em instituies deliberativas de escala diversa J participou em alguma organizao/ instituio deliberativa? Qual o processo de tomada de deciso?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

80

DR3

Para alm da vida profissional, em que outros interesses associativos participa? Associaes desportivas, associaes protectora de animais, associaes de proteco ao ambiente...
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

81

DR4
TEMA: Debates e Interveno Pblica Competncia: Intervir em debates pblicos Como membro de um rgo deliberativo como actua/participa na tomada de decises? Expe claramente o seu ponto de vista?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

82

DR4

Participao e interveno em Assembleias Municipais, Assembleias de Juntas de freguesia, debates pblicos para informao das populaes, sesses de esclarecimento dirigidos populao, etc.
Augusto Carvalho

Licenciado em Economia

83

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

84

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

DR1
TEMA: Projectos Pessoais e Familiares Competncia: Pensar prospectivamente a vida pessoal
Que

projectos tem a nvel pessoal?


86

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

DR1

Que iniciativas tomou no sentido de melhorar a sua vida pessoal ? (escolha do companheiro com o mesmo projecto de vida , recursos a pessoas conhecidas para arranjar uma ocupao, investir na formao com o sentido de progredir na carreira...)
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

87

DR2
TEMA: Gesto do Trabalho Competncia: Mobilizar vrios saberes para resoluo de problemas profissionais complexos Em contexto profissional, como planifica o trabalho ? Tem em conta os saberes/capacidades dos elementos da equipa?
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

88

DR2

Recorrer a conhecimentos de vrias reas de modo a resolver problemas laborais e capacidade para organizar o seu prprio trabalho ou o trabalho dos outros.

Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

89

DR3
TEMA: Projectos Colectivos Competncia: Conceber, desenvolver e cooperar em projectos colectivos
Coopera em
Licenciado em Economia

projectos comunitrios?
90

Augusto Carvalho

DR3

Capacidade para organizar um peditrio de modo a resolver uma situao pontual (ex. compra de cadeira de rodas, reconstruo de uma casa que ardeu...)
Licenciado em Economia

Augusto Carvalho

91

DR4
TEMA: Capacidade Prospectiva Competncia: Posicionar-se prospectivamente em contextos macro-sociais de incerteza e ambiguidade

Sobre uma situao de mudana social


Que gostaria de ver alterado? Que comportamentos deviam ser alterados?
92

DR4

Mudana da cidade para o campo e implicaes na alterao dos hbitos.

93

94

95

96

UNIDADES DE COMPETNCIA : 1.Direitos Deveres; 2. Complexidade e mudana; 3. Reflexividade e pensamento crtico; 4. Identidade e alteridade; 5. Convico e firmeza tica; 6. Abertura moral; 7. Argumentao e assertividade; 8. Programao
97

98

You might also like