You are on page 1of 21

ART.

122 do Cdigo penal

suicida quem de modo direito ou indireto, procura voluntariamente a morte. Segundo CAPEZ a deliberada destruio da prpria vida. PUNIO: no um ilcito penal, mas um fato antijurdico, pois a vida um bem pblico indisponvel.
crime induzir, instigar ou auxiliar algum a suicidar-se.

As legislaes estrangeiras, na antiguidade, em sua maioria, consideravam crime o suicdio. Na INGLATERRA era prevista penas para o cadver e seus familiares (privao de honras fnebres, exposio do cadver, confisco de bens...). Na GRCIA o suicida tinha sua mo direita cortada e enterrada a parte. Na IDADE MDIA era um crime contra Deus e a punio recaa sobre o cadver, declarado infame, vilipendiado.

PROTEGE-SE: a pessoa (genrico) e a vida humana (especfico).

QUALQUER PESSOA que tenha capacidade de induzir, instigar ou auxiliar algum, de modo eficaz e consciente, a suicidar-se. Trata-se de um CRIME COMUM.

QUALQUER PESSOA, desde que possua capacidade de resistncia e de discernimento. Ficando excludos os inimputveis, dbeis ou crianas. Mas tem que ser uma pessoa determinada, ou um grupo determinado de pessoas. No existe participao genrica em suicdio, por exemplo por meio de livros, discos, espetculos, etc. crime bilateral: Deve haver a juno de duas vontades srias, livres e conscientes. Se no existir este encontro de vontades ser atpico.

mister o elemento intencional, o animus da vtima em suicidar. Se a vtima tiver a capacidade nula (no compreender a ao suicida e seu efeito, ocorrer a autoria mediata e o delito ser de homicdio. Ex: criana de 07 anos, doente mental, coao irresistvel, erro... A grande discusso que surge em relao ao menor de 14 anos. Damsio de Jesus entende que se for menor de 14 anos o crime ser de homicdio. E se for menor de 18 anos e maior de 14 anos, incidir a majorante do art. 122, nico, II. Heleno Fragoso e Magalhes Noronha tambm pensam assim. Mas h outro entendimento - diz que se o legislador quisesse aquele primeiro entendimento haveria um pargrafo dizendo isso. Caso contrrio seria uma ofensa ao Princpio da Legalidade. V-se casusticamente no processo se a capacidade era nula; se for relativa, ter o aumento de pena do nico.

um tipo alternativo misto (ao mltipla ou contedo variado), basta uma conduta para aperfeioar o crime. Se instiga, induz ou auxilia, o crime um s.
crime de ao livre pode ser praticado por qualquer meio: COMISSIVO ou OMISSIVO.

MORAL: A) Induzir criar na vtima o animus de suicida. B) Instigar - Reforar a ideia, o propsito, o animus de suicidar-se que a vtima possua.

MATERIAL: Auxlio - deve se restringir ao fornecimento dos meios, caso contrrio h homicdio.

O auxlio pode ocorrer desde a fase de preparao at a fase executria do crime, desde que no haja interveno nos atos executrios, caso contrrio ser homicdio. Fornecimento de meios e orientao = auxlio do suicdio. Ato de execuo = homicdio

crime material, se consuma se a vtima sofrer leso grave ou morrer. No existe tentativa de participao em suicdio (Hungria) Se for leso corporal leve, o ato atpico (vias de fato). A leso corporal grave ou morte so elementos do tipo.

inadmissvel, embora, em tese, fosse possvel. Contudo, de acordo com a previso legal do Cdigo Penal, se no houver a ocorrncia de morte ou leso corporal grave, o fato atpico.

O crime DOLOSO, no admitindo a modalidade culposa. a vontade de produzir a morte de algum, no pelas prprias mos, mas pelas dele.

1) MOTIVO EGOSTICO: diz respeito ao fim de que revela profundo desprezo do agente com a vtima, impera-se o interesse pessoal. 2) MENORIDADE DA VTIMA: menor de 18 anos e maior de 14 anos. Essa regra no absoluta, deve-se analisar o caso concreto, pois uma pessoa com 19 anos pode ter resistncia nula por motivos familiares ou psquicos, j que o Cdigo no impe limite, mas essa idade considerada pela doutrina. Aplica-se a corrente doutrinria de Damsio de Jesus: vtima maior de 18 anos, caput. Vtima no maior de 14 anos, ser homicdio. E vtima menor de 18 anos e maior de 14 anos, aplica-se esta majorante penal.

3) REDUO DE CAPACIDADE DE RESISTNCIA, como enfermidade fsica ou mental, idade, embriaguez, substncias txicas.

Pblica Incondicionada.

Competncia do jri.

Havendo um sobrevivente: a) quem liga o gs responde por homicdio, pois realizou ato executrio. b) quem no abriu responde pelo art. 122.

Se os dois sobrevivem, havendo leso corporal grave: a) quem liga o gs responde por homicdio tentado. b) quem no abriu responde pelo art. 122.

Se os dois sobrevivem e no h leso corporal grave: a) quem liga o gs responde por homicdio tentado. b) quem no abriu no responde por nada (fato atpico)

Se os dois sobrevivem e ambos abriram a torneira: respondem por homicdio tentado.

Roleta russa (uma arma com um projtil)- o que sobrou ser partcipe em suicdio. Duelo americano (2 armas e uma carregada) o que sobrou ser partcipe em suicdio. Se algum foi coagido a participar da aposta, o coator, sobrevivendo responde por homicdio doloso. Fraude: via de regra, a fraude (induzir, instigar ou auxiliar) pode ser meio para a caracterizao do delito de homicdio. Ex: marido e mulher resolvem, sob juramento, morrer na mesma oportunidade. Aquele com o intuito de livrar-se da esposa, aceita. Mas apenas finge que morreu, no ingerindo o veneno. Ocorrer homicdio.

Suicdio consumado e aberratio ictus: Damsio e Capez: se a vtima, pretendendo matar-se com um tiro de revolver, erra o alvo e fere um terceiro, vindo a mat-lo. Responde por homicdio culposo. Exemplo: Caso do motorista que assedia a passageira, que pula do carro a caba morrendo - ele queria impedir que pulasse - homicdio culposo e atentado violento ao pudor, pois no ser participao em suicdio porque ela no queria se matar.
Exemplo: Induzo terceira pessoa a se matar,e ela pula do terceiro andar e cai em cima de outra, matando-a O terceiro no sofre leso. Pela morte respondo eu e o terceiro, se era previsvel o resultado (rua movimentada), se no ser caso fortuito. Se o terceiro sofresse leses graves eu responderia por homicdio mais participao em suicdio

PORTE ILEGAL DE ARMA: Se o indivduo tenta se matar e no morre. Pelo disparo no responde. Pelo porte ilegal de arma, se a ao tiver sido bem destacada, responde com base na Lei n 10.826/03, art. 14 e 16. (CAPEZ)
Ex: caso verdico em fev. 2011 um casal de idosos com doena terminal, resolvem se matar. Ele d um tiro nela e depois se atira. Nenhum morre. Ele foi a jri e foi absolvido pelo depoimento dela.

Um mdico legista examinou o corpo de Ronald Opus e concluiu que sua morte havia sido causada por um ferimento bala na cabea. A vtima tinha saltado do 20. andar de um edifcio, tentando cometer suicdio. Enquanto caa, passando pelo 9. andar, foi atingido por um projtil de arma de fogo que saiu pela janela, matando-o instantaneamente. Ocorre, entretanto, que ele, quando havia aberto a janela para se lanar, no tinha percebido uma rede colocada na altura do 8. andar para proteger alguns lavadores de fachada. Justamente por causa dela, Opus no conseguiria completar seu suicdio.

O quarto do 9. andar, de onde o tiro foi disparado, era ocupado por um casal de idosos. Durante um interrogatrio, descobriu-se que, no momento do salto, o dono do apartamento estava ameaando a esposa com uma arma. Ele estava to nervoso que, ao puxar o gatilho, errou o alvo, sua esposa, e o projtil saiu pela janela, atingindo Opus. Quando foram informados dessa acusao, o atirador e sua esposa disseram que ningum sabia que a arma estava carregada. O homem afirmou que era um antigo hbito dele ameaar sua esposa com a arma descarregada. Ele no tinha inteno de mat-la. O assassinato de Opus, portanto, parecia um acidente, pois a arma tinha sido carregada acidentalmente.

Com a continuao da investigao, surgiu uma testemunha que viu o filho do casal municiando ("carregando") a arma aproximadamente seis semanas antes do fato. Ela revelou que a velha senhora havia cancelado a mesada mensal do filho e este, sabendo do hbito de seu pai de ameaar a me com a arma descarregada, carregou-a na expectativa de que ele atirasse nela. Investigaes adicionais revelaram que o filho, Ronald Opus, estava desapontado pelo fracasso de suas tentativas de matar a prpria me, o que o levou a tentar o suicdio, atirando-se do 20. andar do prdio em que residiam. Na queda, quando passava pela janela do 9. andar, foi alvejado por um tiro disparado pela arma que ele mesmo havia carregado.

You might also like