You are on page 1of 50

DIREITO MILITAR

GETULIO CORREA Juiz da Justia Militar de SC Professor de Direito Penal da UFSC

Novembro de 2008

A Organizao Militar Princpios:

Art 14, Lei 6880/80Estatuto dos Militares

As Justias Militares

Justia Militar Federal (Unio)


CF 1891- Art.77 - previa foro especial CF 1934- Art. 63 e 86- rgo do Poder Judicirio Art. 84- estendeu Foro Militar aos civis e assemelhados

Foras Armadas: Marinha, Exrcito e Aeronutica CAPTULO II DAS FORAS ARMADAS


CF . Art. 142. As Foras Armadas, constitudas pela Marinha, pelo Exrcito e pela Aeronutica, so instituies nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Repblica, e destinam-se defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. 1 - Lei complementar estabelecer as normas gerais a serem adotadas na organizao, no preparo e no emprego das Foras Armadas. 2 - No caber "habeas-corpus" em relao a punies disciplinares militares. 3 Os membros das Foras Armadas so denominados militares, aplicando-se-lhes, alm das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposies:

I - as patentes, com prerrogativas, direitos e deveres a elas inerentes, so conferidas pelo Presidente da Repblica e asseguradas em plenitude aos oficiais da ativa, da reserva ou reformados, sendo-lhes privativos os ttulos e postos militares e, juntamente com os demais membros, o uso dos uniformes das Foras Armadas; (Includo pela EC n 18, de 1998) II ... III -... IV - ao militar so proibidas a sindicalizao e a greve; V - o militar, enquanto em servio ativo, no pode estar filiado a partidos polticos; VI - o oficial s perder o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatvel, por deciso de tribunal militar de carter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra; VII - o oficial condenado na justia comum ou militar a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentena transitada em julgado, ser submetido ao julgamento previsto no inciso anterior;

JUSTICAS MILITARES ESTADUAIS


CF 1946- Art. 124 - rgo do Poder Judicirio CF 1967- Art. 136

Policiais Militares e Bombeiros Militares


art. 42 da CF 1988

Art. 42 Os membros das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituies organizadas com base na hierarquia e disciplina, so militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. 1 Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios, alm do que vier a ser fixado em lei, as disposies do art. 14, 8; do art. 40, 9; e do art. 142, 2 e 3, cabendo a lei estadual especfica dispor sobre as matrias do art. 142, 3, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores.

Constituio Federal de 1988 Dispositivos essenciais:


DOS TRIBUNAIS E JUZES MILITARES
(Arts. 122/124)

DOS TRIBUNAIS E JUZES DOS ESTADOS


(Art. 125, 3 e 4)

DOS TRIBUNAIS E JUZES MILITARES

Justia Militar da Unio


Art. 122. So rgos da Justia Militar: I - o Superior Tribunal Militar; II - os Tribunais e Juzes Militares institudos por lei.

Competncia da JMF

Art. 124. Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares

definidos em lei.

DOS TRIBUNAIS ESTADOS

JUZES

DOS

Art. 125. Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio.(...) 3 - A lei estadual poder criar, mediante proposta do Tribunal de Justia, a Justia Militar estadual, constituda, em primeiro grau, pelos JUZES DE DIREITO e pelos Conselhos de Justia e, em segundo grau, pelo prprio Tribunal de Justia, ou por Tribunal de Justia Militar nos Estados em que o efetivo da polcia militar seja superior a vinte mil integrantes.

Competncia das JME


4 - Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas.

Outra inovao: 5

Compete aos juzes de direito do juzo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justia, sob a presidncia do juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares.

CONCLUSES:
1- o civil pode, em tese, praticar delito militar 2- o civil pode ser julgado na JMF por crime militar 3- o civil no pode ser julgado na JME por crime militar, caso em que ser julgado por crime comum, se houver previso no CP, na justia comum.

Do julgamento do civil que praticou crime militar 1- Se praticado contra as Foras Armadas, ser julgado na JMF, por crime militar 2- Se praticado contra Instituio Militar Estadual, ser encaminhado Justia Comum, devendo ser julgado por crime semelhante previsto no Cdigo Penal e, caso no exista previso no CP, dever ser arquivado o Inqurito, por ser fato atpico.

Classificao do crime militar


CRIME MILITAR PRPRIO: pode apenas ser praticado por militar, sendo essa qualidade do agente essencial para que o fato delituoso ocorra. CRIME MILITAR IMPRPRIO: definido tanto no CP Comum como no CPM, mas, por artifcio, so considerados militares atravs do inciso II, do art. 9, do CPM embora civis na sua essncia, assumem carter militar.

Caracterizao do crime militar

Para ser considerado militar, no basta o crime estar previsto na parte especial do CPM (que trata dos crimes militares em tempo de paz e em tempo de guerra), mas estar a ao ou omisso prevista tambm nas hipteses elencadas na parte Geral do aludido Cdigo.

Crimes Militares em Tempo de Paz art. 9, CPM I - Crimes previstos apenas no CPM ou de modo diverso do CP Comum

II - Crimes definidos tambm no CP Comum, desde que:


a) por militar em atividade x militar em atividade b) militar em atividade EM LUGAR SOB ADMINISTRAO MILITAR X Militar da reserva, reformado ou civil (qualquer pessoa) c) militar em servio ou atuando em razo da funo X Militar da reserva, reformado ou civil (qualquer pessoa) d) militar durante o perodo de manobras, ou exerccio X Militar da reserva, reformado ou civil (qualquer pessoa) e)militar em situao de atividade x patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar f) (Alnea revogada pela Lei n 9.299/96) armamento

III - Qualquer que seja o agente, desde que contra as instituies militares, nas seguintes condies:
a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar;
b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou contra funcionrio de Ministrio Militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo;

c) contra militar em formatura (desfiles ou ensaios para


tais), ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio (atividade destinada ao preparo fsico do militar), acampamento, acantonamento ou manobras (movimentao da unidade militar para treinamento ou ocupar posies, durante estado de defesa, perturbao de ordem pblica...); d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo da natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior; Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. (Lei 9299/96)

Dos Conselhos de Justia


- Conselhos Permanentes de Justia: Para julgamento dos Praas Durao por tempo determinado

- Conselhos Especiais de Justia: Para julgamento dos Oficiais Sorteados para aquele processo

ORGANIZAO DA JUSTIA MILITAR


Supremo Tribunal Federal
Superior Tribunal de Justia
Jurisdio Militar Estadual: Polcia Militar e Corpo de Bombeiro Militar

Superior Tribunal Militar


Jurisdio Militar Federal: Foras Armadas e Civis

Tribunais de Justia Militar

Tribunais de Justia

Conselhos de Justia

Juzo Singular

Conselhos de Justia 20 Auditorias

Conselho Permanente Conselho Especial

Conselho Permanente

Conselho Especial

1 Juiz de Direito 4 Juzes Militares

1 Juiz Auditor 4 Juzes Militares

Composio dos Conselhos de Justia no mbito Federal


Juiz Auditor

Presidente: Oficial de maior posto


+ antigo Juiz Militar

Juiz Militar

Juiz Militar

Juiz Militar

Na Composio dos Conselhos dever sempre ser observada a hierarquia. ( Lei 8457/92-Organiza a Just.Mil. Unio)

Lei 8457/92- Organiza a Justia Militar da Unio Preliminares Art. 1 So rgos da Justia Militar:

I o Superior Tribunal Militar;


II a Auditoria de Correio; III os Conselhos de Justia; IV os Juzes-Auditores e os JuzesAuditores Substitutos.

Composio do STM ( art. 123 da CF. Conselhos - art. 16 da Lei 8457/92)

Composio dos Conselhos de Justia no mbito Estadual


Juiz de Direito

Presidente

Juiz Militar

Juiz Militar

Juiz Militar

Juiz Militar

Cdigo de Diviso e Organizao Judiciria de Santa Catarina


LEI COMPLEMENTAR N 339, DE 08 DE MARO DE 2006

rgos do Poder Judicirio Art. 18. So rgos do Poder Judicirio do Estado de Santa Catarina: I - Tribunal de Justia; II - Juzes de Direito; III - Juzes Substitutos; IV - Tribunal do Jri; V - Juizados Especiais e Turmas de Recursos; VI - Justia Militar; VII - Juzes de Paz; e VIII - outros rgos institudos por lei.

Justia Militar
Art. 49. A Justia Militar do Estado ser exercida:

I - em Primeiro Grau, com jurisdio em todo o Estado e sede na Capital, por Juiz de Direito e pelos Conselhos de Justia; e II - em Segundo Grau, pelo Tribunal de Justia.
Art. 50. Na composio do Conselho de Justia Militar observar-se-, no que for aplicvel, o disposto na legislao da Justia Militar e no Cdigo de Processo Penal Militar.

1 O Conselho Especial de Justia, integrado por Juiz de Direito, que o presidir, e quatro militares, ser constitudo para cada processo e dissolvido aps a sua concluso, competindo-lhe processar e julgar processos instaurados contra oficiais militares. 2 O Conselho Permanente de Justia, integrado por Juiz de Direito, que o presidir, e quatro militares, funcionar durante quatro meses consecutivos, coincidindo com os quadrimestres do ano civil, competindo-lhe processar e julgar os processos instaurados contra praas da Polcia Militar.

3 O Conselho Permanente e o Conselho Especial sero integrados por militares com o posto de Capito, no mnimo.
4 No podero integrar o Conselho Especial, militares com posto inferior ou, se de mesmo posto, mais moderno no quadro de antigidade, do que o militar processado.

5 O Juiz de Direito presidente do Conselho Especial e do Conselho Permanente de Justia promover o sorteio dos militares que os integraro e de seus respectivos suplentes. 6 Na sesso de julgamento indispensvel a presena de todos os integrantes do respectivo Conselho de Justia. Art. 51. Compete Justia Militar processar e julgar os militares estaduais nos crimes militares definidos por lei e as aes judiciais contra ato de autoridade militar que tenha origem em transgresso disciplinar, ressalvada a competncia do Jri quando a vtima for civil, cabendo ao Tribunal de Justia decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas (CF, art. 125, 4).

Pargrafo nico. Compete ao Juiz de Direito processar e julgar, monocraticamente, os crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra ato de autoridade militar que tenha origem em transgresso disciplinar. Em relao aos demais crimes militares, a competncia do Conselho de Justia. Art. 52. O Juiz de Direito atuante na Justia Militar, cujo cargo preenchido por promoo ou remoo dentre os Juzes de Direito da ltima entrncia, ser substitudo em suas faltas, licenas, frias ou impedimentos por Juiz de Direito titular de Vara Criminal ou por Juiz Substituto, designado pelo Presidente do Tribunal de Justia.

PROCESSO PENAL MILITAR


Inqurito Policial Militar (IPM)

Indiciado
Vista dos autos ao Ministrio Pblico Oferecimento da Denncia Recebimento da Denncia

Acusado
Qualificao e Interrogatrio Inquirio das Testemunhas da Acusao Inquirio das Testemunhas da Defesa Fase de Diligncias Julgamento Conselho de Justia Juzo Singular

Questes Penais e Processuais


Aco P.Pblica- Art.121 CPM e Art. 29 CPPM Aco P. Privada Subsidiria- art. 5, LIX CF Leis Especiais e crimes militares Penas Alternativas Lei 4898/65 - Abuso de Autoridade

LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei

reincidncia CP art. 64, II


A

rt. 64 - Para efeito de reincidncia:

I - no se consideram os crimes militares prprios e polticos.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

SUMULAS

STJ

Smula 6 ??? Competncia - Delitos - Acidente de Trnsito - Viatura de Polcia Militar Compete Justia Comum Estadual processar e julgar delito decorrente de acidente de trnsito envolvendo viatura de Polcia Militar, salvo se autor e vtima forem policiais militares em situao de atividade.

SUMULAS

STJ

Smula 47 - revogada pela Lei 9299/96 Competncia - Processo e Julgamento Crime Cometido por Militar Contra Civil Arma da Corporao Compete Justia Militar processar e julgar crime cometido por militar contra civil, com emprego de arma pertencente corporao, mesmo no estando em servio.

SUMULAS

STJ

Smula 53 Inaplicvel CF Competncia - Civil Acusado - Processo e julgamento - Crime Contra Instituies Militares Estaduais Compete Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais.

SUMULAS

STJ

Smula 75 Compete Justia Comum Estadual processar e julgar o policial militar por crime de promover ou facilitar a fuga de preso de Estabelecimento Penal.

SUMULAS

STJ

Smula 78 Compete Justia Militar processar e julgar policial de corporao estadual, ainda que o delito tenha sido praticado em outra unidade federativa.

SUMULAS

STJ

Smula 90 Compete Justia Estadual Militar processar e julgar o policial militar pela prtica do crime militar, e Comum pela prtica do crime comum simultneo quele.

SUMULAS

STJ

Smula 172 Compete Justia Federal processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio.

SUMULAS

STJ

Smula 192 Compete ao Juzo das Execues Penais do Estado a execuo das penas impostas a sentenciados pela Justia Federal, Militar ou Eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos administrao estadual.

SMULAS

STF

Smula 297 Inaplicvel- EC n 7 /77 Oficiais e praas das milcias dos estados, no exerccio de funo policial civil, no so considerados militares para efeitos penais, sendo competente a justia comum para julgar os crimes cometidos por ou contra eles.

SMULAS

STF

Smula 555 competente o Tribunal de Justia para julgar conflito de jurisdio entre juiz de direito do estado e a justia militar local.

SMULAS

STF

Smula 673 O art. 125, 4, da constituio no impede a perda da graduao de militar mediante procedimento administrativo.

SMULAS

STF

Smula 694 No cabe "habeas corpus" contra a imposio da pena de excluso de militar ou de perda de patente ou de funo pblica.

SMULAS

STF

Smula Vinculante 5 A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a constituio.

g2232@tj.sc.gov.br

BREVES CONSIDERAES ACERCA DO DIREITO MILITAR

GETULIO CORREA Juiz de Direito da Justia Militar de SC Professor de Direito Penal da UFSC

You might also like