You are on page 1of 28

1. Qual a procedncia, a origem da Mediunidade?

"A faculdade medinica se radica no organismo". O Livro dos Mdiuns, 226. A mediunidade um atributo biolgico que acontece pelo funcionamento da glndula pineal, que capta o campo eletromagntico atravs do qual a espiritualidade interfere. Um hindu, um catlico, um judeu ou um protestante que estiver fazendo uma prece, est ativando sua capacidade de sintonizar com um plano espiritual. Isso o que se chama mediunidade, que intermediar. Dr. Srgio Felipe neuro-cientista USP.

Os fatos espritas so de todos os tempos, uma vez que a mediunidade uma condio natural da espcie humana. Allan Kardec

2. O afloramento da mediunidade tem poca para acontecer?

PRIMEIRO CICLO - 0 a 12 ANOS As crianas a possuem, por assim dizer, flor da pele, mas resguardada pela influncia benfica e controladora dos espritos protetores, que as religies chamam de anjos da guarda. Nessa fase infantil as manifestaes medinicas so mais de carter anmico: recebem as intuies orientadoras dos seus protetores, s vezes vem e denunciam a presena de espritos e no raro transmitem avisos e recados dos espritos aos familiares, de maneira positiva e indireta.

NO ACONSELHVEL DESENVOLVER MEDIUNIDADE NAS CRIANAS


Organismo em formao pode sofrer grandes abalos; A imaginao est em grande atividade e pode sofrer sobreexcitao; No tem discernimento suficiente para lidar com os espritos. s vezes, as manifestaes medinicas que a criana apresenta so por causa das perturbaes no ambiente do lar. Recomendvel atend-la com passes e evangelizar os familiares

Se a manifestao medinica na criana for espontnea e equilibrada, aceitar com naturalidade os fenmenos mas sem estimullos nem querer colocar a criana em verdadeiro trabalho medinico. Convm, entretanto, encaminh-la para a evangelizao e conhecimento doutrinrio adequado sua idade, a fim de que, no futuro, esteja preparada para entender sua faculdade e empreg-la bem.

SEGUNDO CICLO - 13 a 18 ANOS

No primeiro ciclo s se deve intervir no processo medinico com preces e passes, para abrandar as excitaes naturais da criana. Na adolescncia o seu corpo j amadureceu o suficiente para que as manifestaes medinicas se tornem mais intensas e positivas. tempo de encaminh-la com informaes mais precisas sobre o problema medinico. No se deve tentar o seu desenvolvimento em sesses. O passe, a prece, as reunies para estudo doutrinrio so os meios de auxiliar o processo sem for-lo, dando-lhe a orientao necessria.

A adolescncia a hora das atividades ldicas, dos jogos, esportes, do estudo e aquisio dos conhecimentos em gerais, da integrao mais completa na realidade terrena. No se deve for-los, mas estimul-los no tocante aos ensinos espirituais. Sua mente se abre para o contato mais profundo e constante com a vida do mundo. Os exemplos dos familiares influem mais em suas opes do que os ensinos e as exortaes orais.

TERCEIRO CICLO - APS OS 18 ANOS


O terceiro ciclo ocorre geralmente na passagem da adolescncia para a juventude, entre dezoito e vinte e cinco anos. o tempo, nessa fase, dos estudos srios. Na questo da mediunidade, se at esta fase no se definiu devidamente no se deve ter preocupaes. H processos que demoram at a proximidade dos 30 anos, da maturidade corporal, para a verdadeira ecloso da mediunidade.

4 Ciclo

Aparece aps a maturidade, na velhice ou na sua aproximao, possveis devido s condies da idade: enfraquecimento fsico, permitindo mais fcil expanso das energias perispirticas; maior introverso da mente, com a diminuio de atividades da vida prtica, estado de apatia neuro-psquica, provocado pelas mudanas orgnicas do envelhecimento. Esses fatores permitem maior desprendimento do esprito e seu relacionamento com entidades desencarnadas.

De

pouca durao, so uma espcie de preparao medinica para a morte, restrita a fenmenos de vidncia, comunicao oral, intuio, percepo extra-sensorial e psicografia. Embora seja uma preparao, a morte pode demorar vrios anos, para que o esprito se adapte aos problemas espirituais com que no se preocupou no correr da vida. A sua manifestao tardia lembra o adgio de que os extremos se tocam. A velhice nos devolve proximidade do mundo espiritual,

3- COMO SE MANIFESTA?
Explodindo com relativa violncia em determinados indivduos, graas a cuja manifestao surgem perturbaes de vria ordem, noutros aparece sutilmente, favorecendo a penetrao em mais amplas faixas vibratrias, aquelas de onde se procede antes do corpo e para cujo crculo se retorna depois do desgaste carnal.

Momentos de Conscincia, Joanna de ngelis

Fatores Diversos
Tipo

de mediunidade: efeito fsico ou inteligente; ou no de ao obsessiva;

Presena

Grau

evolutivo do indivduo, etc.

4. - Que outras caractersticas podem ser


identificadas no afloramento medinico?

A princpio, surge como sensaes estranhas de presenas psquicas ou fsicas algo perturbadoras, gerando medo ou ansiedade, inquietao ou incerteza. Em alguns momentos, turba-se a lucidez, para, noutros, abrirem-se brechas luminosas na mente, apercebendo-se de um outro tipo mais sutil de realidade. Momentos de Conscincia, Joanna de ngelis

Sintomas da Ecloso Medinica


Alteraes emocionais sbitas; Acentuada sensibilidade emotiva; Vidncias; Necessidade compulsiva e inoportuna de escrever idias que no lhe so prprias; Calafrios, sensao de formigamento nas mos e na cabea; Mal-estar em determinados ambientes ou em presena de certas pessoas; Sensaes de enfermidades inexistentes

Mediunidade: Caminho para ser feliz - Suely Caldas Schubert

Tratamento dos Sintomas


- Desobsesso;

- Freqncia palestras doutrinrias, leituras,


atividades na assistncia social;

- Tratamento com passes e gua fluidificada para reequilibrar os centros de fora; - A teraputica espiritual no exclui a participao mdica, se esta se fizer necessria para corrigir os desgastes fsicos.

Recomendaes iniciais para Mediunidade Aflorada


-

Disciplina e preparao que habilite o mdium ao servio e o conscientize dos verdadeiros fins da mediunidade. Estudo sistematizado a instrumentao necessria para mudanas de concepo e reavaliao de valores.

Trabalhos de assistncia social, leituras construtivas, passes e culto do Evangelho no Lar.


Freqncia s reunies pblicas. Cultivo da orao. Reforma interior.

Sintomas da Mediunidade Reprimida - conceito


(...) situao de represamento da faculdade que, impedida de manifestar-se livremente por um bloqueio induzido ou por uma interrupo voluntria, pode levar o mdium ao desequilbrio e enfermidade obsessiva. Fenmeno decorrente da paralisao de seu exerccio e obviamente s identificada em mdiuns atuantes que, por um motivo qualquer, interrompem-na. (Vtor Ronaldo Costa, Mediunidade e Medicina)

Conseqncias da interrupo do exerccio medinico


Ao longo do tempo - produz descompensao no metabolismo energtico do perisprito, que se ressente da captao vibratria dos mltiplos campos espirituais, sem a possibilidade da drenagem natural dessas energias. Como a faculdade medinica continuar existindo pode provocar processo obsessivo (dependendo do tipo de companhia e afinidade espiritual do indivduo). O livre arbtrio sempre ser respeitado, contudo, aquele que portador da mediunidade ostensiva, no deixar de ser mdium simplesmente porque deixou de freqentar a atividade medinica.

5. - Como deve proceder o mdium nessa fase de registros de presena de seres desencarnados?

Silencia a inquietao e penetra-te atravs da meditao. Ora, de incio, e ausculta a conscincia. Procura desdobrar a percepo psquica sem qualquer receio e ouvirs palavras acalentadoras, e vers pessoas queridas acercando-se de ti.

Momentos de Conscincia, Joanna de ngelis

6. Os sintomas desagradveis que acompanham o desabrochar da mediunidade so gerados pela faculdade?

s vezes, quando do aparecimento da mediunidade, surgem distrbios vrios, sejam na rea orgnica, atravs de desequilbrios e doenas, ou mediante inquietaes emocionais e psiquitricas, por debilidade da sua constituio fisiopsicolgica. No a mediunidade que gera o distrbio no organismo, mas a ao fludica dos Espritos que favorece a distonia ou no, de acordo com a qualidade de que esta se reveste.

Por outro lado, quando a ao espiritual salutar, uma aura de paz e de bem-estar envolve o medianeiro, auxiliando-o na preservao das foras que o nutrem e sustentam durante a existncia fsica. A mediunidade, em si mesma, no boa nem m, antes, apresenta-se em carter de neutralidade, ensejando ao homem utiliz-la conforme lhe aprouver, desse uso derivando os resultados que acompanharo o medianeiro at o momento final da sua etapa evolutiva no corpo. Mdiuns e Mediunidades, Vianna de Carvalho

7. - Por que motivos o afloramento da mediunidade surge, em grande nmero dos casos, sob aes obsessivas?

Como se pode avaliar, o perodo inicial de educao medinica sempre se d sob aes tormentosas. O mdium Esprito endividado, em si mesmo, com vasta cpia de compromissos a resgatar, quanto a desdobrar, trazendo matrizes que facultam o acoplamento de mentes perniciosas do Alm-Tmulo, que o impelem ao trabalho de auto burilamento, quanto ao exerccio da caridade, da pacincia e do amor para com os mesmos.

Alm disso, em considerando os seus dbitos, vincula-se aos cobradores que o no querem perder de vista, sitiando-lhe a casa mental, afligindo-o com o recurso de um campo precioso e vasto, qual a percepo medinica, tentando impedir-lhe o crescimento espiritual, mediante o qual lograria libertar-se do jugo infeliz. Criam armadilhas, situaes difceis, predispem mal aquele que vivem em diferente faixa vibratria, peculiar, diversa aos que no possuem disposio medianmicas.

um calvrio abenoado, a fase inicial do exerccio e desdobramento da mediunidade. Outrossim, este o meio de ampliar, desenvolver o treinamento do sensitivo, que aprende a discernir o tom psquico dos que o acompanham, em esprito, tomando conhecimento das "leis dos fludos" e armandose de resistncia para combater as "ms inclinaes" que so os ms a atrair os que se encontram em estado de Erraticidade inferior.

Nas Fronteiras da Loucura, Manoel Philomeno de Miranda

You might also like