You are on page 1of 89

MDULO I - AULA I CONCEITOS E MEDIO DE PRESSO

Autor: Eng. Sandro Cavalieri Alves Depto. Instrumentao Reviso: Enga. Izabel Cristina Carvalho de Souza Chefe do Depto. Instrumentao - Minerconsult Engenharia Rev. 1

AULA I - MEDIO DE PRESSO

1) CONCEITOS BSICOS 1.1 - Slido


Toda matria cuja forma no muda facilmente quando submetida uma fora.

1.2 - Lquidos

Toda matria cuja forma pode ser mudada facilmente quando submetida uma fora, porm sem mudar o volume.

1.3 - Gs

Toda matria cuja forma e volume podem ser mudadas facilmente quando submetida fora.

1.4 - Fluido

Toda matria cuja forma pode ser mudada e por isso capaz de se deslocar. Ao ato de se deslocar caracterizado como escoamento e assim chamado de fluido.

AULA I - MEDIO DE PRESSO

1.5 - Massa Especfica

Tambm chamada de densidade absoluta a relao entre a massa e o volume de uma determinada substncia. representada pela letra R () e no SI pela unidade (kg/m3).

1.6 - Densidade Relativa

Relao entre massa especfica de uma substncia A e a massa especfica de uma substncia de referncia, tomadas mesma condio de temperatura e presso. Nota: 1 - Para lquidos a densidade de uma substncia tem como referncia a gua destilada a 4C e 1 atm cujo valor foi convencionado ser igual a unidade. 2 - Para gases e vapores a densidade de uma substncia tem como referncia o ar a 15C e 1 atm cujo valor foi convencionado ser igual a unidade.

Obs: A CNTP, tambm conhecida como TPN, foi criada a fim de estabelecer um estado de referncia para o gs ideal (Um gs ideal aquele que segue a Lei de Boyle, ou seja, o produto PV aproximadamente constante), adotando como valores referenciais a presso de 1 atm (presso atmosfrica) e a temperatura igual a 273K (0C).

AULA I - MEDIO DE PRESSO

1.7 - Peso Especfico

Relao entre peso e o volume de uma determinada substncia. representado pela letra gama () e cuja unidade usual kgf/m3.

1.8 - Gravidade Especfica(SG)

Relao entre a massa de uma substncia e a massa de um mesmo volume de gua, ambos tomadas mesma temperatura. A gravidade especfica pode ser tambm definida pela relao do peso de um volume dado de um material com o peso de igual volume de outra substncia, usada como padro. Para slidos e lquidos, o padro normalmente a gua (H2O=1) e para gases, o padro o ar (air=1).

AULA I - MEDIO DE PRESSO

2) PRINCPIOS, LEIS E TEOREMAS DA FSICA UTILIZADAS NA MEDIO DE PRESSO

2.1 - Teorema de Stevin

A diferena de presso entre dois pontos de um fluido em repouso igual ao produto do peso especfico do fluido pela diferena de cota entre os dois pontos.

P2 - P1 = P = (h2 - h1) .
Observao 1. Este teorema s vlido para fluidos em repouso. 2. A diferena de cotas entre dois pontos deve ser feita na vertical.

AULA I - MEDIO DE PRESSO

2.2 - Definio de Presso

Pode ser definida como sendo a relao entre uma fora aplicada perpendicularmente (90) uma rea e expressa pela seguinte equao:

Exemplo de aplicao de uma fora em uma superfcie (10 Kgf/cm2).

AULA I - MEDIO DE PRESSO

A presso pode ser tambm expressa como a somatria da presso esttica e presso dinmica e assim chamada de presso total.

2.3 - Presso Esttica

a presso exercida em um ponto, em fluidos estticos, que transmitida integralmente em todas as direes e produz a mesma fora em reas iguais.

2.4 - Presso Dinmica

a presso exercida por um fluido em movimento paralelo sua corrente. A presso dinmica representada pela seguinte equao:

2.5 - Presso total

a presso resultante da somatria das presses estticas e dinmicas exercidas por um fluido que se encontra em movimento. 7

AULA I - MEDIO DE PRESSO

2.5 - Tipos de Presso Medidas

A presso medida pode ser representada pela presso absoluta, manomtrica ou diferencial. A escolha de uma destas trs depende do objetivo da medio. A seguir ser definido cada tipo, bem como suas inter-relaes e unidades utilizadas para represent-las.

2.5.1 - Presso absoluta

a presso positiva a partir do vcuo perfeito, ou seja, a soma da presso atmosfrica do local e a presso manomtrica. Geralmente coloca-se a letra (a) aps a unidade. Mas quando representamos presso abaixo da presso atmosfrica por presso absoluta, esta denominada grau de vcuo ou presso baromtrica.

2.5.2 - Presso manomtrica

a presso medida em relao presso atmosfrica existente no local, podendo ser positiva ou negativa. Geralmente se coloca a letra g (de gauge) ou man de manomtrica aps a unidade para represent-la. Quando se fala em uma presso negativa, em relao a presso atmosfrica chamamos presso de vcuo.

AULA I - MEDIO DE PRESSO

2.5.3 - Presso diferencial

o resultado da diferena de duas presses medidas. Em outras palavras, a presso medida em qualquer ponto, menos no ponto zero de referncia da presso atmosfrica.

2.5.4 - Relao entre Tipos de Presso Medida

A figura abaixo mostra graficamente a relao entre os trs tipos de presso medida.

AULA I - MEDIO DE PRESSO

2.5.5 Converso de Unidades de Presso

A presso possui vrios tipos de unidade. Os sistemas de unidade MKS, CGS, gravitacional e unidade do sistema de coluna de lquido so utilizados tendo como referncia a presso atmosfrica e so escolhidas, dependendo da rea de utilizao, tipos de medida de presso, faixa de medio, etc. Em geral so utilizados para medio de presso, as unidades Pa, N/m, kgf/cm, mHg, mH2O, lbf/pol2, Atm e bar. A seleo da unidade livre, mas geralmente deve-se escolher uma grandeza para que o valor medido possa estar na faixa de 0,1 a 1000. Assim, as sete unidades anteriormente mencionadas, alm dos casos especiais, so necessrias e suficiente para cobrir as faixas de presso utilizadas no campo da instrumentao industrial. Suas relaes podem ser encontradas na tabela de converso a seguir.

10

AULA I - MEDIO DE PRESSO

11

AULA I - MEDIO DE PRESSO

2.5.5 Converso de Unidades de Presso

Pode-se tambm utilizar programas de converso de unidades como o Convert:

12

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3) TCNICAS DE MEDIO DE PRESSO


Abordaremos a seguir os tipos mais comuns de Instrumentos de medio de presso em plantas de minerao:

3.1 Manmetros Tipo Elstico 3.1.1) Funcionamento:


O elemento de recepo de presso tipo elstico sofre deformao tanto maior quanto a presso aplicada. Esta deformao medida por dispositivos mecnicos, eltricos ou eletrnicos. O elemento de recepo mais comum o do tipo Bourdon. Este medidor Consiste em um tubo com seo oval, que poder estar disposto em forma de C, espiral ou helicoidal, tem uma de sua extremidade fechada, estando a outra aberta presso a ser medida.

13

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Construo bsica do manmetro de Bourdon tipo C.

14

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Tubos de Bourdon tipo C e Espiral

15

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Tubos de Bourdon tipo C e Espiral

16

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.2) Material do Bourdon:

De acordo com a faixa de presso a ser medida e a compatibilidade com o fluido que determinamos o tipo de material a ser utilizado na confeco de Bourdon. A tabela a seguir indica os materiais mais utilizados na confeco do tubo de Bourdon.

3.1.3) Faixa de operao recomendvel


Com exceo dos manmetros utilizados como padro, a presso normal medida deve estar prxima a 75% da escala mxima quando essa varivel for esttica e prxima a 60% da escala mxima para o caso de medio de presso varivel.

17

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.4) Tipos construtivos de manmetros Bourdon

3.1.4.1) Manmetro Fechado


Esse tipo tem duas aplicaes tpicas. Uma para locais exposto ao tempo e outra em locais sujeitos a presso pulsantes. No primeiro caso, a caixa constituda com um grau de proteo, definida por norma, que garante a condio de hermeticamente fechada. Podendo, portanto esse manmetro estar sujeito a atmosfera contendo p em suspenso e/ou jateamento de gua. No segundo caso, a caixa preenchida em 2/3 com leo ou glicerina para proteger o Bourdon e o mecanismo interno do manmetro contra presses pulsantes ou vibraes mecnicas. Esse enchimento aumenta a vida til do manmetro.

18

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Durabilidade de manmetro tipo tubo de Bourdon

19

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.4.2) Manmetro com selagem lquida


Em processos industriais que manipulam fluidos corrosivos, viscosos, txicos, sujeitos alta temperatura e/ou radioativos, a medio de presso com manmetro tipo elstico se torna impraticvel pois o Bourdon no adequado para essa aplicao, seja em funo dos efeitos da deformao proveniente da temperatura, seja pela dificuldade de escoamento de fluidos viscosos ou seja pelo ataque qumico de fluidos corrosivos. Nesse caso, a soluo recorrer a utilizao de algum tipo de isolao para impedir o contato direto do fluido do processo com o Bourdon. Existem basicamente dois tipos de isolao, (que tecnicamente chamado de selagem), utilizada. Um com selagem lquida, utilizando um fluido lquido inerte em contato com o Bourdon e que no se mistura com o fluido do processo. (fig. 1)

20

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Fig 1

21

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Nesse caso usado um pote de selagem conforme figura anterior. Outro, tambm com selagem lquida porm utilizando um diafragma como selo. (Fig. 2) O fluido de selagem mais utilizado nesse caso a glicerina, por ser inerte a quase todos os fluidos. Este mtodo o mais utilizado e j fornecido pelos fabricantes quando solicitados.

Fig 2

22

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.5) Acessrios para Manmetro tipo Bourdon 3.1.5.1) Amortecedores de pulsao


Tem por finalidade restringir a passagem do fluido do processo at um ponto ideal em que a freqncia de pulsao se torne nula ou quase nula. Esse acessrio instalado em conjunto com o manmetro com objetivo de estabilizar ou diminuir as oscilaes do ponteiro em funo do sinal pulsante. Esta estabilizao do ponteiro possibilita a leitura da presso e tambm aumenta a vida til do instrumento. Os amortecedores de pulsao podem ser adquiridos com restrio fixa ou ajustveis.

23

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Amortecedor de pulsao ajustvel, dotado de disco interno com perfurao de dimetro varivel. Atravs da seleo dos orifcios do disco interno, escolhe-se o que apresenta melhor desempenho.

Amortecedor de pulsao no ajustvel, dotado de capilar interno de inox.

Amortecedor de golpes de ariete, com corpo de lato e esfera bloqueadora de ao.

24

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Vlvula de agulha, supressora de pulsao com regulagem externa. Para encontra o ponto de melhor desempenho, abre-se a vlvula quase totalmente, em seguida vaise fechando gradativamente, at que o ponteiro do instrumento estabilize.

3.1.5.2) Sifes
Os sifes so utilizados, alm de selo, para isolar o calor das linhas de vapor dgua ou lquidos muito quentes, cuja temperatura supera o limite previsto para o instrumento de presso. O lquido que fica retido na curva do tubo-sifo esfria e essa poro de lquido que ir ter contato com o sensor elstico do instrumento, no permitindo que a alta temperatura do processo atinja diretamente o mesmo.

25

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Cachimbo

Rabo de Porco

3.1.5.3) Supressor de presso


Esse acessrio tem por finalidade proteger os manmetros de presses que ultrapassem ocasionalmente, as condies normais de operao. Ele recomendvel nesses casos para evitar ruptura do elemento de presso. Seu bloqueio est relacionado com a velocidade do incremento de presso. Seu ponto de ajuste deve ser atingido de modo que com incremento lento de presso seu bloqueio se d entre 80 a 120% do valor da escala. Nesta condio, o bloqueio se dar em qualquer valor inferior a 80% no caso de incrementos rpidos de presso.

26

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Para manmetros com escala inferior a 3 kgf/cm2 seu bloqueio poder situar-se em at 130% do valor da escala. Podem ser fornecidos com contatos de alarme para indicao de atuao do supressor. Neste caso dever ser preenchido o campo Contato de Alarmes na FD.(Ver item 3.1.8 37).

27

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.6) Observaes Importantes para Projeto

1) Como o deslocamento do tubo de Bourdon tipo C relativamente pequeno, ele no adequado para medio de baixas presses. Neste caso deve-se optar por espiral ou helicoidal ou do tipo diafragma ou Fole. 2) Os elementos geralmente so fabricados de bronze, para presses entre 0,5 e 50 kg/cm2 e ao comum, ao inoxidvel ou monel para presses at 7000kg/cm2. Em minerao, para aplicao com ar pode ser utilizado o bronze, mas para os demais fluidos utilizado no mnimo ao inox para dar mais durabilidade.

28

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.7) Classificao NEC (National Electrical Code)


Diviso 1 reas onde a presena da atmosfera explosiva em operao normal pode ser permanente, por tempo prolongado ou peridica. (Equivalente s Zonas 0 e 1 da IEC). Diviso 2 reas onde a presena da atmosfera explosiva somente ocorre em condies anormais de operao. (Equivalente Zonas 2 da IEC). Classe 1 reas com atmosferas potencialmente explosivas de gases, vapores ou nvoas. Classe 2 reas com atmosferas potencialmente explosivas de poeiras. Classe 3 reas com atmosferas potencialmente explosivas de fibras. Obs: Esta classificao utilizada quando da necessidade de utilizao de contao de alarme.

29

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.1.8 Anlise da Folha de Dados Padro da Minerconsult Padro CVRD


CARACTERSTICAS GERAIS

Linha n / equipamento n
Classificao eltrica da rea (NEC) Tipo

1 2 3 4 6 8 9 10 12 14 16 11 13 15 17 19 21 5 7

Tipo de montagem
Dimetro do mostrador

Cor de fundo / nmeros


Faixa de escala

Material da caixa
Material do mostrador Grau de proteo do invlucro Tipo de ajuste do ponteiro Tipo de proteo da caixa Tipo do anel Preciso Conexo ao processo Localizao da conexo Tipo do elemento

18
20

30

AULA I - MEDIO DE PRESSO

1 2 3 4

Deve ser preenchido com o nome do eqto/linha ao qual o instrumento est conectado. Ex: 4"-OC-F Deve ser preenchido com o a classificao NEC da rea ou escrever No classificada. Ex: No Classificada (ver item 3.1.7) Deve ser preenchido com o tipo de funo do instrumento. Ex: Indicao direta; indireta. Deve ser preenchido com o tipo de montagem do instrumento. Ex: Local (direto na linha) ou Remoto (Montagem em pedestal, Painel (Receptor)).

5 6 7 8 9 10 11

Deve ser preenchido com o dimetro do mostrador do instrumento. Ex: 114 mm Deve ser preenchido com a cor de fundo do mostrador do instrumento. Ex: Branco Deve ser preenchido com o Range do instrumento. Ex: 0 - 4 kgf/cm

Deve ser preenchido com o material da caixa do instrumento. Ex: 304 SS, Alumnio, etc.
Deve ser preenchido com o material da mostrador do instrumento. Ex: Vidro de Segurana, Plstico, etc. Deve ser preenchido com o grau de proteo do invlucro do instrumento. Ex: IP65 (ver item 3.2.3 -7) Deve ser preenchido com o tipo de ajuste do ponteiro do instrumento. Ex: Micromtrico

31

AULA I - MEDIO DE PRESSO

12

Deve ser preenchido com o tipo de proteo da caixa do instrumento. Ex: Disco de segurana montagem anterior ou lateral. Deve ser preenchido com o tipo do anel ao qual o instrumento est conectado. Ex: Baioneta Deve ser preenchido com a preciso do instrumento. Ex: 1% FE

13 14 15 16 17 18

Deve ser preenchido com a conexo ao processo do instrumento. Ex: 1/2"NPT (M)
Deve ser preenchido com a localizao da conexo ao processo do instrumento. Ex: Inferior, traseira (Painel). Deve ser preenchido com o tipo do elemento sensor do instrumento. Ex: Bourdon; Diafragma, Fole, etc. Deve ser preenchido com o material do elemento sensor do instrumento. Ex: 304 SS. Deve ser preenchido com o material do soquete do instrumento. Ex: 304 SS. Deve ser preenchido com o material do mecanismo do instrumento. Ex: 304 SS.

19 20

21

Deve ser preenchido com a necessidade de Fornecimento de plaqueta de identificao. Ex: Sim Adicionar nota especificando padro sobre plaquetas

32

AULA I - MEDIO DE PRESSO

DIAFRAGMA DE SELAGEM Tipo Conexo ao manmetro Conexo ao processo Classe de presso Material do corpo superior Material do corpo inferior Material do diafragma Material do fluido de enchimento Material da gaxeta Conexo de limpeza Comprimento do capilar Material da proteo do capilar

22 23 24 25 26 27

28
29

30
31 32 33

33

AULA I - MEDIO DE PRESSO

22 23 24 25 26 27 28

Deve ser preenchido com o tipo de diafragma de selagem Ex: Integral. Deve ser preenchido com o dimetro da conexo ao manmetro. Ex: 1/2"NPT (F) Deve ser preenchido com o dimetro da conexo ao processo. Ex: 1/2"NPT (F) Deve ser preenchido com a classe de presso do selo Diafragma. Ex: ANSI 150#, 300#, 600#. Deve ser preenchido com o material do corpo superior do diafragma. Ex: Ao Carbono. Deve ser preenchido com o material do corpo inferior do diafragma. Ex: HASTELLOY. Deve ser preenchido com o material do diafragma. Ex: 316 SS. Deve ser preenchido com o fludo de enchimento do diafragma. Ex: Glicerina. Deve ser preenchido com o material da gaxeta. Ex: Padro do fabricante. Deve ser preenchido com a necessidade de Conexo de limpeza. Ex: Sim Adicionar nota especificando conexo de 1/4"NPT (F) com plug.

29
30

31

34

AULA I - MEDIO DE PRESSO

32 33

Deve ser preenchido com o comprimento do capilar caso seja necessrio. Ex: 2 metros (para instalao remota). Deve ser preenchido com o material de proteo do capilar. Ex: Ao inox316

35

AULA I - MEDIO DE PRESSO

ACESSORIOS Amortecedor de pulsao Tubo sifo Protetor de sobre presso Contato de alarme Enchimento com glicerina

34 35 36 37 38 39

Vlvulas especiais Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao 34 de amortecedor de pulsao. Ex: Sim; No (ver item 3.1.5.1).

35 36

Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de Tubo sifo. Ex: Sim; No (ver item 3.1.5.2).

Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de Protetor de Sobrepresso. Ex: Sim; No (ver item 3.1.5.3). Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de Contato de alarme. Ex: Sim; No Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de Enchimento com Glicerina. Ex: Sim; No Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de vlvulas especiais. Ex: Sim; No

37 38 39

36

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.2 Transmissores de Presso Capacitivo


Nele um diafragma de medio se move entre dois diafragmas fixos. Entre os diafragmas fixos e o mvel, existe um lquido de enchimento que funciona como um dieltrico.

Como um capacitor de placas paralelas constitudos por duas placas paralelas separadas por um meio dieltrico, ao sofrer o esforo de presso, o diafragma mvel (que vem a ser uma das placas do capacitor) tem sua distncia em relao ao diafragma modificada.
Isso provoca modificao na capacitncia de um circuito de medio, e ento tem-se a medio de presso. Para que ocorra a medio, o circuito eletrnico alimentado por um sinal AC atravs de um oscilador e ento modula-se a freqncia ou a amplitude do sinal em funo da variao de presso para se ter a sada em corrente ou digital. Como lquido de enchimento utiliza-se normalmente glicerina, ou fluor-oil.

37

AULA I - MEDIO DE PRESSO

A clula capacitiva baseia-se na equao:

38

AULA I - MEDIO DE PRESSO

39

AULA I - MEDIO DE PRESSO

A clula capacitiva formada por um corpo de metal onde encontram-se duas placas fixas em forma de cuia e uma placa flexvel, no centro. Temos portanto a formao de dois capacitores com a placa central sendo pertencente aos dois.

Ao aplicarmos presso entre os dois diafragmas de entrada da clula esta transmitida s duas cmaras centrais produzindo uma deflexo na placa central. Desta forma, a placa central se afasta de uma das placas e se aproxima da outra, fazendo com que um dos capacitores aumente seu valor de capacitncia e o outro diminua. A mxima deflexo sofrida pela placa central de geralmente, no mximo, 0,1mm!!!!

40

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Material do diafragma e fluido de enchimento de clulas capacitivas da SMAR

41

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.2.1) Escolha do Tipo de Medidor


Quando se escolher os tipos de medidores de presso, devese observar a faixa de presso a ser medida, a caracterstica qumica do fluido e o local de instalao do instrumento. Devido a baixa preciso de medio, perto do ponto zero e proteo contra sobre presso apropriado escolher um medidor de presso que trabalhe numa faixa de 25 a 70% da presso mxima desejada. Outros pontos que se devem observar so os seguintes: a) Na medio de leo e lquidos inflamveis, apropriado utilizar solda na tubulao de ligao ao instrumento. b) O vapor com alta temperatura corroe o bronze fosforoso e o ao, por isso deve-se utilizar o medidor com selo dgua. c) O cloro reage com gua e corroe ao e bronze, por isso usa-se um selo de diafragma para projetar o elemento de recepo de presso.

42

AULA I - MEDIO DE PRESSO

d) A amnia corroe o bronze e o bronze fosforoso, por isso utiliza-se o ao doce. e) No caso de outros lquidos corrosivos, usar medidor tipo diafragma. f) Se em medidor de oxignio utilizar leo, pode ocorrer problema de exploso. g) Se colocar em contato cobre ou combinado de cobre ao medidor de acetileno, acontecer reao do cobre com acetileno com possibilidade de exploso.

3.2.2) Recomendaes para Uso

a) Quando escolher o local de instalao conveniente determinar um lugar com pouca variao de temperatura, perto da origem de medio de presso e de pouca pulsao e vibrao. b) Construir a tubulao mais curta possvel evitando locais onde existe umidade e gases corrosivos. Deve-se escolher materiais no corrosivos e no oxidantes e deve-se considerar a durabilidade da tubulao.

43

AULA I - MEDIO DE PRESSO

c) Deve-se colocar vlvulas de bloqueio na tomada de impulso de presso para se fazer com facilidade a manuteno. d) Na medio de gases que condensam com facilidade tais como vapor e gs mido preciso tomar cuidado na colocao de pote de condensao com dreno para evitar acmulo de gua na parte molhada de medidor.

3.2.3) Bloco de equalizao (Manifold)


As vlvulas manifolds, tambm chamadas vlvulas equalizadoras, so elementos instalados nas tomadas de impulso de medidores de presso diferencial afim de promover segurana ao instrumento, ao operador e ao processo, numa situao de manuteno ou reposio. Atualmente temos encontrado disponvel em alguns fabricantes, os manifolds integrais, que so vlvulas manifold, diretamente acopladas ao transmissor ocasionando por conseqncia uma reduo na engenharia do produto e do processo e dos custos inerentes instalao de uma vlvula separada.

44

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Transmissor montado em um manifold integral coplanar

Manifold Integral de 5 vlvulas

45

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Manifold Integral de 3 vlvulas

46

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Manifold de 1 vlvula

47

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Manifold de 3 vlvulas

Manifold de 5 vlvulas

48

AULA I - MEDIO DE PRESSO

49

AULA I - MEDIO DE PRESSO


Ensaiemos por exemplo a substituio de um transmissor de presso diferencial e enunciemos os passos a serem realizados: 1) Abre-se a vlvula equalizadora afim de zerar a diferena de presso entre as duas cmaras do medidor; 2) Fecha-se as duas vlvulas isoladoras afim de desconectar o medidor do processo; 3) Abre-se as vlvulas de dreno, se houver, afim de escoar o resduo de fluido de processo retidos na parte isolada da tomada de impulso entre medidor e manifold - e esvaziar a cmara de medio do instrumento; 4) Retira-se o instrumento; 5) Coloca-se o novo instrumento; 6) Fecha-se as linhas de dreno; 7) Abre-se as vlvulas isoladoras permitindo que o fluido de processo entre em contato com a cmara de medio; 8) Fecha-se a vlvula equalizadora afim de retomar a presso diferencial entre as tomada de impulso disponibilizando-a ao medidor. Podemos tambm atravs do passo 1 identificar uma outra funo da vlvula manifold que a de zerar a presso diferencial no medidor, quando da abertura da vlvula equalizadora, permitindo assim um rpido ajuste de zero no mesmo.

50

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.2.4) Selos Remotos

51

AULA I - MEDIO DE PRESSO 3.2.3 Anlise da Folha de Dados Padro da Minerconsult Padro CVRD

Equipamento / Linha n Preciso Classificao eltrica da rea (NEC) Grau de proteo do invlucro Conexo eltrica Alimentao eltrica Consumo Tipo de montagem

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Deve ser preenchido com o nome do eqto/linha identificao 1 Plaqueta de ao qual o instrumento est conectado. Ex: 4"-OC-F

Deve ser preenchido com a preciso do instrumento. Ex: 1 FS ou melhor Deve ser preenchido com o a classificao NEC da rea ou escrever No classificada. Ex: No Classificada (ver item 3.1.7)

Deve ser preenchido com o grau de proteo do invlucro do instrumento. Ex: IP65 (ver item 3.2.3 -7)

52

AULA I - MEDIO DE PRESSO


Deve ser preenchido com o dimetro para conexo Eltrica ao o instrumento. Ex: 3/4" NPT (F) Deve ser preenchido a alimentao eltrica do Instrumento. Ex: 24 Vdc - 2 wire

Deve ser solicitado a informao do consumo do instrumento. Ex: Informar.

Deve ser preenchido com o tipo de montagem do instrumento. Ex: Em Suporte 2" .

Deve ser preenchido com a necessidade de Fornecimento de plaqueta de identificao. Ex: Sim Adicionar nota especificando padro sobre plaquetas

53

AULA I - MEDIO DE PRESSO

TRANSMISSOR Tipo Tipo de medio Tipo do elemento

10 12

11 13

14
Sinal de Sada Indicador local Alcance Faixa calibrada Sobrepresso esttica mxima Temperatura mxima Material do elemento Material do corpo e flanges Material das guarnies Fluido de enchimento Material dos parafusos Material do invlucro Compartimento das borneiras Pintura Conexo ao processo Diagnsticos de obstruo de tomadas

15 16 17 18 19 20 22 23 24 25 26 28 29 30 31 54 21

27

AULA I - MEDIO DE PRESSO

10

Deve ser preenchido com o tipo de tecnologia utilizada no instrumento. Ex: Microprocessado, digital, analgico, etc Deve ser preenchido com o tipo de medio a ser executada pelo instrumento. Ex: Presso Diferencial, Presso manomtrica, etc. Deve ser preenchido com o tipo do elemento sensor do instrumento. Ex: Diafragma.

11 12 13 14

Deve ser preenchido com o sinal de sada do instrumento. Ex: Protocolo Digital, 4-20 mA, etc.
Deve ser preenchido com a necessidade de indicao Local no instrumento. Ex: Sim, Digital.

15 16

Deve ser preenchido com o Alcance (Range) do instrumento. Ex: Informar.

Deve ser preenchido a faixa calibrada do instrumento. Ex: 5 -500 mmca.


Deve ser solicitado a sobrepresso esttica mxima do instrumento. Ex: Informar. Deve ser preenchido com a mxima temperatura de trabalho do instrumento. Ex: Informar.

17 18

19

Deve ser preenchido com o material do elemento do instrumento. Ex: 316 SS.

55

AULA I - MEDIO DE PRESSO

20

Deve ser preenchido com o material do corpo e flanges do instrumento. Ex: Ao carbono.
Deve ser preenchido com o material das guarnies (O-ring) do instrumento. Ex: TFE. Deve ser preenchido com o fluido de enchimento do instrumento. Ex: Silicone.

21 22 23 24

Deve ser preenchido com o material dos parafusos do instrumento. Ex: Padro do fabricante.
Deve ser preenchido com o material do invlucro do instrumento. Ex: Padro do fabricante.

25 26

Deve ser preenchido com o tipo de compartimento das Borneiras do instrumento. Ex: Caixa Terminal separada.

Deve ser preenchido o tipo de pintura do instrumento. Ex: Padro do fabricante.


Deve ser preenchido com o dimetro da conexo ao processo. Ex: 1/2"NPT (M)

27 28

Deve ser preenchido com a necessidade da funo de Diagnstico de obstruo das tomadas do instrumento. Ex: Sim, Protocolo Digital. Deve ser preenchido com a necessidade da funo de Auto-diagnstico de sensor e eletrnica. Ex: Sim, Protocolo Digital.

29

56

AULA I - MEDIO DE PRESSO

30 31

Deve ser solicitado tipo de configurao local do instrumento. Ex: Informar.


Deve ser preenchido com a necessidade de ajuste de Zero e span. Ex: Sim, Local.

DIAFRAGMA DE SELAGEM Material do diafragma Material do corpo superior Material do corpo inferior Fluido de Enchimento Conexo ao Processo Conexo de limpeza Capilar com Armadura

32 33 34 35 36 37 38

57

AULA I - MEDIO DE PRESSO

32 33 34 35 36

Deve ser preenchido com o material do diafragma de selagem Ex: Ao carbono. Deve ser preenchido com o material do corpo superior do diafragma. Ex: Ao Carbono. Deve ser preenchido com o material do corpo inferior do diafragma. Ex: Ao Carbono. Deve ser preenchido com o fludo de enchimento do diafragma. Ex: Glicerina. Deve ser preenchido com o dimetro da conexo ao processo. Ex: 1/2"NPT (F) Deve ser preenchido com a necessidade de Conexo de limpeza. Ex: Sim Adicionar nota especificando conexo de 1/4"NPT (F) com plug. Deve ser preenchido com a necessidade de Capilar com Armadura. Ex: Sim.

37

38

COMUNICAO DE DADOS Padro Protocolo Blocos de Funo

39 40 41

58

AULA I - MEDIO DE PRESSO

39 40

Deve ser preenchido com o padro de comunicao do instrumento. Ex: Digital Deve ser preenchido com o protocolo de comunicao do instrumento. Ex: Profibus PA Deve ser preenchido com os blocos de funo necessrios ao funcionamento do instrumento. Ex: AI, TB, RB.

41
ACESSRIOS

Material para montagem Protetor de transientes integral Bloco equalizador

42 43 44

45 Programador porttil Deve ser preenchido com a necessidade de fornecimento de acessrios para montagem do instrumento. Ex: Sim 42 (Suportes, fixadores, abraadeira p/ tubo de 2 etc.) 43
Deve ser preenchido com a necessidade de fornecimento de Protetor de transientes integral ao instrumento. Ex: Sim. Deve ser preenchido com a necessidade de fornecimento de Bloco equalizador para o instrumento. Ex: Sim. (ver item 3.2.3) Deve ser preenchido com a necessidade de fornecimento de Programador Porttil com o instrumento. Ex: Sim.

44

45

59

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.3 Pressostato
um instrumento de medio de presso utilizado como componente do sistema de proteo de equipamento ou processos industriais. Sua funo bsica de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepresso ou subpresso aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento.

constitudo em geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de set-point e uma chave de duas posies (aberto ou fechado).

60

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.3.1) Tipos de Pressostatos


a) Diferencial fixo ou ajustvel Quanto ao intervalo entre atuao e desarme os pressostato podem ser fornecidos com diferencial fixo e diferencial ajustvel. O tipo fixo s oferece um ponto de ajuste, o de set-point, sendo o intervalo entre o ponto de atuao e desarme fixo. O tipo ajustvel permite ajuste de set-point e tambm alterao do intervalo entre o ponto de atuao e desarme do pressostato.

61

AULA I - MEDIO DE PRESSO

b) Contato SPDT e DPDT Quanto ao tipo de contato disponvel no microinterruptor pode-se selecionar o do tipo SPDT (Single pole Dual Through) que composto basicamente por um terminal comum, um contato normal aberto (NA) e um contato normal fechado (NF), ou selecionar o tipo DPDT (Dual pole Dual Through) que composto de duplo contato, ou seja, dois comuns, dois NA e dos NF sendo um reserva do outro.

3.3.2) Seleo Correta de Pressostatos


1) Vida til do pressostato A primeira considerao a ser feita na seleo de um pressostato o seu tempo de vida til, independente da presso ou da sensibilidade desejada. Se o nmero de ciclos que o pressostato deve operar (vida til), for de um milho de vezes ou menos, o uso dos tipos diafragma ou bourdon recomendvel.

62

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Caso esse nmero seja ultrapassado, deve-se usar o tipo pisto. Uma exceo a essa regra pode ser feita quando a variao de presso no sistema for muito pequena (20% ou menos da faixa ajustvel). Sob tais condies, os tipos diafragma ou bourdon podem ser usados at 2,5 milhes de ciclos, antes que se d a fadiga do elemento sensor.

2) Velocidade de Ciclo
Uma segunda considerao na escolha de um pressostato a velocidade de ciclagem, independente de sua vida til. Se houver a necessidade de uma ciclagem de mais de uma vez a cada trs segundos, o tipo pisto deve ser especificado. O elemento sensor de qualquer pressostato dos tipos diafragma ou bourdon age como uma mola a qual ir se aquecer e sofrer fadiga em operao de ciclagem extremamente rpidas, diminuindo assim a vida til do pressostato.

63

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3) Presso de Teste A escolha do tipo de pressostato a ser usado - diafragma, pisto ou bourdon - deve tambm ser regida pela presso de teste a qual podero ser submetidos (Presso de teste o maior impulso - pico - de presso que pode ocorrer em um sistema).

Deve ser lembrado que, embora o manmetro registre uma presso de operao constante, podem haver impulsos atravs do sistema os quais o manmetro no possue sensibilidade para acusar.
Os tipos diafragma e bourdon so extremamente sensveis e podem ser afetados por esses impulsos. Os pressostatos tipo diafragma so disponveis numa faixa ajustvel desde vcuo at 20 Bar, com presses de teste at 70 Bar. O tipo bourdon pode operar at 1.240 Bar, com presses de teste at 1.655 Bar. E os tipos pisto compreendem uma faixa ajustvel que vai at 825 Bar, com presses de teste at 1.380 Bar.

64

AULA I - MEDIO DE PRESSO

4) Funo do Pressostato A funo do pressostato outro fator determinante na seleo. Trs tipos de pressostatos, baseados em sua funo, so descritos abaixo: a) Pressostato de 1 contato - atua sobre uma nica variao de presso, abrindo ou fechando um nico circuito eltrico, por meio da ao reversvel do microinterruptor. b) Pressostato diferencial - atua sobre a variao entre 2 presses numa mesma linha controladas pelo mesmo instrumento. c) Pressostato de 2 contatos - atua independentemente sobre dois limites de uma mesma fonte de presso, abrindo ou fechando dois circuitos eltricos independentes por meio da ao reversvel de dois interruptores.

65

AULA I - MEDIO DE PRESSO

5) Tipos de caixa disponveis a) Pressostato com caixa prova de tempo IP65. Podem ser fornecidos tambm com um bloco de terminais interno para conexes eltricas, evitando a instalao de um bloco de terminais externo para a ligao dos cabos. b) prova de exploso - construdos dentro de rgidos padres de segurana, isolando os contatos e cabos de atmosferas explosivas. c) Tipo de pressostato sem caixa, exposto. Adequando s necessidades dos fabricantes de equipamento, onde prevista proteo especial para o instrumento, pelo usurio.

66

AULA I - MEDIO DE PRESSO

6) Seleo da faixa ajustvel O termo faixa de trabalho define a faixa de presso na qual o pressostato ir operar em condies normais de trabalho, sendo esta normalmente chamada de faixa ajustvel.

Para maior preciso, o ponto de atuao deve situar-se acima de 65% da faixa ajustvel.
Para maior durabilidade, o ponto de atuao deve situarse abaixo de 65% da mesma. A melhor combinao de preciso e durabilidade situa-se nos 30% centrais da faixa ajustvel. Essa regra geral aplica-se a ambos os modelos, diafragma e bourdon.

67

AULA I - MEDIO DE PRESSO

7) Grau de Proteo Especifica a proteo quanto a entrada de corpos slidos e penetrao de gua nos orifcios existentes no instrumento, responsveis pela refrigerao do mesmo. O grau de proteo segundo a ABNT indicado pelas letras IP seguidas de dois algarismos. a) Primeiro algarismo 0 - sem proteo; 1 - corpos slidos com dimenses acima de 2 - corpos slidos com dimenses acima de 3 - corpos slidos com dimenses acima de 4 - corpos slidos com dimenses acima de 5 - proteo contra o acmulo de poeira; 6 - proteo contra penetrao de poeira.

50 mm; 12 mm; 2,5 mm; 1,0 mm;

b) Segundo algarismo 0 - sem proteo; 1 - pingos de gua na vertical; 2 - pingos de gua at inclinao de 15 com a vertical; 3 - gua de chuva ate a inclinao de 60 com a vertical; 4 - respingos em todas as direes; 5 - jatos de gua em todas as direes; 6 protegido contra ondas do mar; 7 protegido contra imerso; 8 protegido contra submerso;

68

AULA I - MEDIO DE PRESSO

3.3.3) Anlise da Folha de Dados Padro da Minerconsult Padro CVRD


CARACTERSTICAS GERAIS Linha n / equipamento n Classificao eltrica da rea (NEC) Grau de Proteo do Invlucro Material da caixa Conexo Eltrica Tipo de Montagem Plaqueta de identificao

1 2

3
4 5 6 7

1 2

Deve ser preenchido com o nome do eqto/linha ao qual o instrumento est conectado. Ex: 4"-OC-F
Deve ser preenchido com o a classificao NEC da rea ou escrever No classificada. Ex: No Classificada (ver item 3.1.7) Deve ser preenchido com o grau de proteo do invlucro do instrumento. Ex: IP65 (ver item 3.2.3 -7) Deve ser preenchido com o material da caixa do instrumento. Ex: 304 SS, Alumnio, etc.

69

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Deve ser preenchido com o dimetro para conexo Eltrica ao o instrumento. Ex: 3/4" NPT (F)

Deve ser preenchido com o tipo de montagem do instrumento. Ex: Local (direto na linha) ou Remoto (Montagem em pedestal com tomada de impulso).

Deve ser preenchido com a necessidade de Fornecimento de plaqueta de identificao. Ex: Sim Adicionar nota especificando padro sobre plaquetas

70

AULA I - MEDIO DE PRESSO

SENSOR Tipo de medio Tipo do elemento Material do elemento Classe de Presso Alcance Min/Max Ponto de Atuao Diferencial fixo / ajustvel Repetibilidade

8 9 10 11 12 13 14 15 16

Conexo ao processo Localizao da Conexo Material da Conexo 8

17 18

Deve ser preenchido com o tipo de varivel medida peloinstrument Presso Diferencial, etc

Deve ser preenchido com o tipo do elemento sensor do instrumento

10

Deve ser preenchido com o material do elemento do instrumento. E

11

Deve ser preenchido com a classe de presso do instrumento. Ex: ANSI 150#, 300#, 600#.

71

AULA I - MEDIO DE PRESSO

12

Deve ser preenchido com o Alcance (Range) do instrumento. Ex: 0 -10 Kgf/cm. Deve ser preenchido com o ponto de atuao do instrumento. Ex: 3,5 Kgf/cm

13

14

Deve ser preenchido com o tipo de ajuste do instrumento.. Ex: Fixo; ajustvel.

15

Deve ser preenchido com a repetibilidade do instrumento. Ex: 0,5% ou melhor. Deve ser preenchido com a conexo ao processo do instrumento.Ex: 1/2"NPT(M)

16

17

Deve ser preenchido com a localizao da conexo do instrumento. E

18

Deve ser preenchido com o material da conexo do instrumento. Ex: 316 SS.

72

AULA I - MEDIO DE PRESSO

CHAVE Tipo Quantidade/Forma Capacidade dos Contatos Contato Abre/Fecha Para Presso Alta/Baixa

19

20
21 22 23

19

Deve ser preenchido com o tipo de chave. Ex: Microswitch.

20

Deve ser preenchido com a quantidade e forma dos contatos. Ex: 1

21

Deve ser preenchido com a capacidade dos contatos. Ex: 2 A @ 120

22

Deve ser preenchido com o tipo de ao do contato na energizao.

23

Deve ser preenchido com o uso do contato Para presso alta ou baix

73

AULA I - MEDIO DE PRESSO

DIAFRAGMA DE SELAGEM Tipo Conexo ao instrumento Conexo ao processo Classe de presso Material do corpo superior Material do corpo inferior Material do diafragma Material do fluido de enchimento Material da gaxeta Conexo de limpeza Comprimento do capilar

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

Material da proteo do capilar

74

AULA I - MEDIO DE PRESSO

24 25 26 27 28 29 30

Deve ser preenchido com o tipo de diafragma de selagem Ex: Integral. Deve ser preenchido com o dimetro da conexo ao instrumento. Ex: 1/2"NPT (F) Deve ser preenchido com o dimetro da conexo ao processo. Ex: 1/2"NPT (F) Deve ser preenchido com a classe de presso do selo Diafragma. Ex: ANSI 150#, 300#, 600#. Deve ser preenchido com o material do corpo superior do diafragma. Ex: Ao Carbono. Deve ser preenchido com o material do corpo inferior do diafragma. Ex: Ao Carbono. Deve ser preenchido com o material do diafragma. Ex: 316 SS. Deve ser preenchido com o fludo de enchimento do diafragma. Ex: Glicerina ou Silicone. Deve ser preenchido com o material da gaxeta. Ex: Padro do fabricante. Deve ser preenchido com a necessidade de Conexo de limpeza. Ex: Sim Adicionar nota especificando conexo de 1/4"NPT (F) com plug.

31
32

33

75

AULA I - MEDIO DE PRESSO

34 35

Deve ser preenchido com o comprimento do capilar caso seja necessrio. Ex: Integral. Deve ser preenchido com o material de proteo do capilar. Ex: 1/2"NPT (F)

ACESSORIES Amortecedor de pulsao Protetor de sobre presso

36 37

36

Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de amortecedor de pulsao. Ex: Sim; No (ver item 3.1.5.1). Deve ser preenchido com a necessidade de utilizao de Protetor de Sobrepresso. Ex: Sim; No (ver item 3.1.5.3).

37

76

AULA I - MEDIO DE PRESSO

SURPRESA !!!

PROVA !!!

No adianta Reclamar!!

77

AULA I - MEDIO DE PRESSO

1) Massa Especfica relao entre: ( ) O volume e a massa de uma determinada substncia. representada pela letra R () e no SI pela unidade (kg/m3). ( ) A massa e o volume de uma determinada substncia. representada pela letra R () e no SI pela unidade (kg/m3). ( ) A massa e o volume de uma determinada substncia. representada pela letra gama () e cuja unidade usual kgf/m3. ( ) O peso e o volume de uma determinada substncia. representado pela letra gama () e cuja unidade usual kgf/m3.

2) Marque a alternativa correta: ( ) Presso dinmica a presso exercida por um fluido em movimento perpendicular sua corrente. ( )Presso Absoluta a presso positiva a partir do vcuo perfeito, ou seja, a soma da presso diferencial do local e a presso manomtrica. ( ) Presso manomtrica a presso medida em relao ao vcuo existente no local, podendo ser positiva ou negativa. ( ) Presso esttica a presso exercida em um ponto, em fluidos estticos, que transmitida integralmente em todas as direes e produz a mesma fora em reas iguais. 78

AULA I - MEDIO DE PRESSO


3) Assinale a alternativa incorreta: ( ) O Bourdon consiste em um tubo com seo oval, que poder estar disposto em forma de C, espiral ou helicoidal, tem uma de sua extremidade fechada, estando a outra aberta presso a ser medida.

( )No manmetro para presses pulsantes, a caixa preenchida em 2/3 com leo ou glicerina para proteger o Bourdon e o mecanismo interno do manmetro.
( ) Em processos industriais que manipulam fluidos corrosivos, viscosos, txicos, sujeitos alta temperatura e/ou radioativos, a medio de presso com manmetro tipo elstico possvel pois o Bourdon adequado para essa aplicao. ( ) O fluido de selagem mais utilizado nesse caso a glicerina, por ser inerte a quase todos os fluidos. 4) Marque a alternativa incorreta: ( ) O amortecedor de pulsao tem por finalidade restringir a passagem do fluido do processo at um ponto ideal em que a freqncia de pulsao se torne nula ou quase nula. ( ) Os amortecedores de pulsao podem ser adquiridos com restrio fixa ou ajustveis ( ) Os sifes so utilizados, alm de selo, para isolar o calor das linhas de vapor dgua ou lquidos muito quentes, cuja temperatura supera o limite previsto para o instrumento de presso. ( ) Como o deslocamento do tubo de Bourdon tipo C relativamente pequeno, ele adequado para medio de baixas presses. 79

AULA I - MEDIO DE PRESSO


5) Assinale a alternativa incorreta: ( ) A classificao NEC diz respeito ao risco de exploso da rea onde est instalado o instrumento. ( )No transmissor de presso capacitivo um diafragma de medio se move entre dois diafragmas fixos. Entre os diafragmas fixos e o mvel, existe um lquido de enchimento que funciona como um dieltrico. ( ) A mxima deflexo sofrida pela placa central do transmissor de presso capacitivo de geralmente, no mximo, 0,1m. ( ) Devido a baixa preciso de medio, perto do ponto zero e proteo contra sobre presso apropriado escolher um medidor de presso que trabalhe numa faixa de 25 a 70% da presso mxima desejada. 6) Marque a alternativa correta: ( ) Quando escolher o local de instalao conveniente determinar um lugar com pouca variao de temperatura, longe da origem de medio de presso e de pouca pulsao e vibrao. ( ) Deve-se evitar colocar vlvulas de bloqueio na tomada de impulso de presso para se fazer com facilidade a manuteno. ( ) Na medio de gases que condensam com facilidade tais como vapor e gs mido preciso tomar cuidado na colocao de pote de condensao com dreno para evitar acmulo de gua na parte molhada de medidor. ( ) As vlvulas manifolds, tambm chamadas vlvulas de impulso, so elementos instalados nas tomadas de impulso de medidores de presso diferencial afim de promover segurana ao instrumento. 80

AULA I - MEDIO DE PRESSO

7) Assinale a alternativa incorreta: ( ) A funo bsica de um pressostato de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepresso ou subpresso aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento. ( ) O pressostato diferencial tipo ajustvel permite ajuste de set-point e tambm alterao do intervalo entre o ponto de atuao e desarme do pressostato. ( ) O tipo de contato SPDT composto basicamente por um terminal comum, um contato normal aberto (NA) e um contato normal fechado (NF). ( ) Se o nmero de ciclos que o pressostato deve operar (vida til), for de um milho de vezes ou menos, o uso do tipo pisto recomendvel. 8) Marque a alternativa correta: ( ) Se houver a necessidade de uma ciclagem de mais de uma vez a cada trs segundos para o pressostato, o tipo diafragma deve ser especificado. ( ) Os pressostatos dos tipos diafragma e bourdon so insensveis impulsos de presso. ( ) Pressostato diferencial - atua sobre a variao entre 2 presses numa mesma linha controladas pelo mesmo instrumento. ( ) Os Pressostato com caixa prova de tempo IP65 no podem ser fornecidos bloco de terminais interno para conexes eltricas, necessitando a instalao de um bloco de terminais externo para a ligao dos cabos. 81

AULA I - MEDIO DE PRESSO

9) Assinale a alternativa incorreta: ( ) Para maior preciso na atuao do pressostato, o ponto de atuao deve situar-se acima de 65% da faixa ajustvel. ( ) Para maior durabilidade do pressostato, o ponto de atuao deve situar-se abaixo de 65% da mesma. ( ) A melhor combinao de preciso e durabilidade situa-se nos 30% finais da faixa ajustvel. ( ) O termo faixa de trabalho define a faixa de presso na qual o pressostato ir operar em condies normais de trabalho.

10) Marque a alternativa correta: ( ) O grau de proteo do instrumento especifica a proteo quanto a entrada de corpos slidos e penetrao de gua nos orifcios existentes no motor, responsveis pela refrigerao do mesmo. ( ) O primeiro algarismo do grau IP diz respeito entrada de corpos slidos. ( ) O primeiro algarismo do grau IP diz respeito entrada de gua. ( ) Os instrumentos com grau de proteo IP-54 possuem proteo contra o acmulo de poeira e pingos de gua na vertical.

82

AULA I - MEDIO DE PRESSO

Gabarito !!!

83

AULA I - MEDIO DE PRESSO

1) Massa Especfica relao entre: ( ) O volume e a massa de uma determinada substncia. representada pela letra R () e no SI pela unidade (kg/m3). (X) A massa e o volume de uma determinada substncia. representada pela letra R () e no SI pela unidade (kg/m3). ( ) A massa e o volume de uma determinada substncia. representada pela letra gama () e cuja unidade usual kgf/m3. ( ) O peso e o volume de uma determinada substncia. representado pela letra gama () e cuja unidade usual kgf/m3.

2) Marque a alternativa correta: ( ) Presso dinmica a presso exercida por um fluido em movimento perpendicular sua corrente. ( )Presso Absoluta a presso positiva a partir do vcuo perfeito, ou seja, a soma da presso diferencial do local e a presso manomtrica. ( ) Presso manomtrica a presso medida em relao ao vcuo existente no local, podendo ser positiva ou negativa. (X) Presso esttica a presso exercida em um ponto, em fluidos estticos, que transmitida integralmente em todas as direes e produz a mesma fora em reas iguais.

84

AULA I - MEDIO DE PRESSO


3) Assinale a alternativa incorreta: ( ) O Bourdon consiste em um tubo com seo oval, que poder estar disposto em forma de C, espiral ou helicoidal, tem uma de sua extremidade fechada, estando a outra aberta presso a ser medida.

( )No manmetro para presses pulsantes, a caixa preenchida em 2/3 com leo ou glicerina para proteger o Bourdon e o mecanismo interno do manmetro.
(X) Em processos industriais que manipulam fluidos corrosivos, viscosos, txicos, sujeitos alta temperatura e/ou radioativos, a medio de presso com manmetro tipo elstico possvel pois o Bourdon adequado para essa aplicao. ( ) O fluido de selagem mais utilizado nesse caso a glicerina, por ser inerte a quase todos os fluidos. 4) Marque a alternativa incorreta: ( ) O amortecedor de pulsao tem por finalidade restringir a passagem do fluido do processo at um ponto ideal em que a freqncia de pulsao se torne nula ou quase nula. ( ) Os amortecedores de pulsao podem ser adquiridos com restrio fixa ou ajustveis ( ) Os sifes so utilizados, alm de selo, para isolar o calor das linhas de vapor dgua ou lquidos muito quentes, cuja temperatura supera o limite previsto para o instrumento de presso. (X) Como o deslocamento do tubo de Bourdon tipo C relativamente pequeno, ele adequado para medio de baixas presses. 85

AULA I - MEDIO DE PRESSO


5) Assinale a alternativa incorreta: ( ) A classificao NEC diz respeito ao risco de exploso da rea onde est instalado o instrumento. ( )No transmissor de presso capacitivo um diafragma de medio se move entre dois diafragmas fixos. Entre os diafragmas fixos e o mvel, existe um lquido de enchimento que funciona como um dieltrico. (X) A mxima deflexo sofrida pela placa central do transmissor de presso capacitivo de geralmente, no mximo, 0,1m. ( ) Devido a baixa preciso de medio, perto do ponto zero e proteo contra sobre presso apropriado escolher um medidor de presso que trabalhe numa faixa de 25 a 70% da presso mxima desejada. 6) Marque a alternativa correta: ( ) Quando escolher o local de instalao conveniente determinar um lugar com pouca variao de temperatura, longe da origem de medio de presso e de pouca pulsao e vibrao. ( ) Deve-se evitar colocar vlvulas de bloqueio na tomada de impulso de presso para se fazer com facilidade a manuteno. (X) Na medio de gases que condensam com facilidade tais como vapor e gs mido preciso tomar cuidado na colocao de pote de condensao com dreno para evitar acmulo de gua na parte molhada de medidor. ( ) As vlvulas manifolds, tambm chamadas vlvulas de impulso, so elementos instalados nas tomadas de impulso 86 de medidores de presso diferencial afim de promover

AULA I - MEDIO DE PRESSO

7) Assinale a alternativa incorreta: ( ) A funo bsica de um pressostato de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepresso ou subpresso aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento. ( ) O pressostato diferencial tipo ajustvel permite ajuste de set-point e tambm alterao do intervalo entre o ponto de atuao e desarme do pressostato. ( ) O tipo de contato SPDT composto basicamente por um terminal comum, um contato normal aberto (NA) e um contato normal fechado (NF). (X) Se o nmero de ciclos que o pressostato deve operar (vida til), for de um milho de vezes ou menos, o uso do tipo pisto recomendvel. 8) Marque a alternativa correta: ( ) Se houver a necessidade de uma ciclagem de mais de uma vez a cada trs segundos para o pressostato, o tipo diafragma deve ser especificado. ( ) Os pressostatos dos tipos diafragma e bourdon so insensveis impulsos de presso. (X) Pressostato diferencial - atua sobre a variao entre 2 presses numa mesma linha controladas pelo mesmo instrumento. ( ) Os Pressostato com caixa prova de tempo IP65 no podem ser fornecidos bloco de terminais interno para conexes eltricas, necessitando a instalao de um bloco de terminais externo para a ligao dos cabos. 87

AULA I - MEDIO DE PRESSO

9) Assinale a alternativa incorreta: ( ) Para maior preciso na atuao do pressostato, o ponto de atuao deve situar-se acima de 65% da faixa ajustvel. ( ) Para maior durabilidade do pressostato, o ponto de atuao deve situar-se abaixo de 65% da mesma. (X) A melhor combinao de preciso e durabilidade situa-se nos 30% finais da faixa ajustvel. ( ) O termo faixa de trabalho define a faixa de presso na qual o pressostato ir operar em condies normais de trabalho.

10) Marque a alternativa correta: ( ) O grau de proteo do instrumento especifica a proteo quanto a entrada de corpos slidos e penetrao de gua nos orifcios existentes no motor, responsveis pela refrigerao do mesmo. (X) O primeiro algarismo do grau IP diz respeito entrada de corpos slidos. ( ) O primeiro algarismo do grau IP diz respeito entrada de gua. ( ) Os instrumentos com grau de proteo IP-54 possuem proteo contra o acmulo de poeira e pingos de gua na vertical.

88

AULA I - MEDIO DE PRESSO

4) Bibliografia Classificao de reas com atmosferas explosivas e instalaes eltricas nessas reas Artigo Tcnico Rdiger Rpke; ISA-20-1981 Specification Forms for Process Measurement and Control Instruments, Primary Elements, and Controle Valves.
Instrumentao Industrial IBP Eugdio Alberto; Instrumentao Bsica I Senai-ES/CST; Medio de Presso Senai/Cetel - MG

89

You might also like