You are on page 1of 14

Quem o monstro?

Questes de alteridade na Literatura Fantstica


Prof. Dr. Alexander Meireles da Silva Professor Adjunto do Departamento de Letras do CAC/UFG

Quem o monstro? Questes de alteridade na Literatura Fantstica


Pontos abordados:
O conceito de Alteridade Fantasia e Alteridade Literatura Gtica e Alteridade Fico Cientfica e Alteridade

A questo do Outro
Falar de Alteridade falar do Outro, ou seja, aquele que no voc, no pertence a sua comunidade, grupo ou classe social ou no compartilha das crenas ou valores seus e do seu grupo. O preconceito contra este Outro est representado na Literatura atravs de um discurso que mascara uma ideologia preconceituosa contra grupos minoritrios. A Alteridade est representada na Literatura Fantstica na forma das suas vertentes da Fantasia, da Literatura Gtica e da Fico Cientfica.

A Fantasia
O Conto de Fada como um gnero literrio especfico nasceu em fins do sculo XVII com a publicao de Contos da minha Me Gansa (1697), de Charles Perrault. No incio do sculo XIX os Irmos Grimm continuariam com esta tradio Tanto Perrault quanto os Grimm encontraram a matria prima para os seus contos no relato dos contos populares.

A Fantasia
Estas narrativas, voltadas para o pblico adulto, serviam como contos de advertncia para as ameaas a estrutura social das comunidades. Estas ameaas estavam representadas pelo lobo, o judeu e os nobres feudais. Em Chapeuzinho Vermelho o lobo mau um smbolo do herege. Em Joo e Maria o judeu est representado na bruxa canibal em sua casa de chocolate.

A Fantasia

Um caso bem representativo a figura do Ogro. Em "Joo e o p de feijo" o gigante canibal e o seu suntuoso, mas aterrorizante castelo, refletem o medo das populaes camponesas do poder dos senhores feudais ou do judeu. O Ps-modernismo quebra esse preconceito ao mostrar Shrek, um ogro, como protagonista da trama. Seus traos so evidentes sinais de sua identificao com os Afro-descendentes.

A Literatura Gtica
O nome Gtico deriva de Godos, uma tribo originria da Escandinvia, no norte da Europa. Sculos depois do desaparecimento dos Godos, o escritor Giorgio Vasari manifestou a sua preferncia pela arquitetura clssica ao invs da medieval, e popularizou o termo Gtico para se referir a construes no-Romanas e no-Gregas do sculo XII ao XVI da regio do sul da Europa.

A Literatura Gtica
Foi atravs de Horace Walpole que a Literatura Gtica nasceu na forma do romance O Castelo de Otranto (1764). No incio do sculo XIX o temor da Cincia e dos seus produtos fomentaria o surgimento de Frankenstein (1818), de Mary Shelley Nas ltimas dcadas do sculo XIX o clima decadentista foi representado por Dr. Jekyll e Mr Hyde (1886), de Robert Louis Stevenson e Drcula (1897), de Bram Stoker

A Literatura Gtica

A alteridade na Literatura Gtica encontra sua representao principal no Lobisomem e no Vampiro. O lobisomem a ameaa do bestial no ser humano. O Id que deve ser suprimido a favor da ordem do Superego. O Outro aqui pode ser voc mesmo. O vampiro representa o temor do ser humano diante do desconhecido da Morte. O morto-vivo uma ameaa a idia de que a morte um estgio final. Em Drcula, o vampiro perseguido tambm por ameaar o Status Quo do mundo vitoriano ao corromper as mulheres da trama.

A Fico Cientfica

A FC nasce como gnero literrio no Romantismo com Frankenstein (1818), de Mary Shelley. A partir da metade do sculo XIX os efeitos da Revoluo Industrial fomentaram o desenvolvimento desta vertente romanesca na Frana, com Julio Verne e na Inglaterra, com H. G. Wells.

A Fico Cientfica
Desde o seu incio a FC (principalmente em sua expresso Norte-Americana ) vem sendo usada para mascarar um discurso da idelogia W.A.S.P. contra grupos minoritrios, dentre eles, negros, mulheres, homossexuais, ndios e imigrantes.

A Fico Cientfica
A prpria etimologia da palavra Rob derivada do theco Robota (escravo), presente na pea de teatro R.U.R (1924), permite a sua identificao simblica com a figura do imigrante, em especial, a do latino. Esta imagem fortemente explorada no filme Eu, Rob, estrelada por Will Smith e baseada na obra homnima de Isaac Asimov.

A Fico Cientfica
Da mesma forma o aliengena assume diferentes representaes variando do comunista (anos 50). ao negro (anos 70) e o imigrante ilegal (anos 90).

www.ensinosuper.com

You might also like