You are on page 1of 39

o maior rgo do corpo humano. Ela pesa cerca de 2 Kg (Cndido,2001). o nico rgo completamente exposto ao meio externo.

. composta por trs camadas: Epiderme (camada externa); Derme (camada intermediria); Hipoderme ou tecido subcutneo (camada interna).

a camada externa da pele e tem espessura de uma folha de papel. Sua renovao celular constante. composta de camadas de queratina e melanina.

Contm colgeno cerca de 95% e fibras elsticas. Esto os vasos sanguneos e linfticos; Os msculos eretores do plo; Os nervos receptores e sensitivos; E as terminaes nervosas atravs das quais sentimos o toque, o calor, o frio e a dor. So encontradas tambm as glndulas sudorparas e sebceas.

composta exclusivamente de tecido adiposo. Ela contribui para o isolamento trmico; Na proteo mecnica do organismo presso e traumas.

Contra a perda ou entrada de gua: Como isolante trmico contra frio e calor camada estrato crneo. Contra o ressecamento de rgos internos; Contra o microorganismos patognicos; Contra agresses mecnicas, atrito e abrases; Imunolgicas celular e humoral.

O corpo produz continuadamente calor em consequncia do metabolismo do alimento.


Vasodilatao =Transpirao Vasoconstrico.

VASODILATAO - Quando se verifica um aumento de temperatura no exterior, o corpo humano, atravs de mecanismos homeostticos de termorregulao, diminui a temperatura corporal por processos como a vasodilatao. VASOCONSTRIO.

As terminaes receptoras dos nervos na pele permitem que o corpo monitorize constantemente as condies do ambiente imediato. Funes primrias dos receptores na pele so: Dor; temperatura; tato;

A pele exposta luz ultravioleta pode converter as substncias necessrias para a sntese da vitamina D (calecalciferol). Clcio e fsforo.

Imagem corporal; Marcas impressas ao longo da vida; Evidncias fisiolgicas e patolgicas palidez rubor integridade.

LESES CUTNEAS PRIMRIAS

So leses que surgem a partir da pele previamente normal. MCULA: < 1 cm, podendo ter borda circunscrita, plana sem elevao. MANCHA: > 1 cm, pode ter borda irregular. Alterao de colorao cutnea plana e impalpvel acastanhada, branca, bronzeada, prpura, avermelhada. EX: sardas, nevos planos, petquias, rubola, vitiligo, equimose.

VESCULA: < 0,5 cm. BOLHA: >0,5 cm. Massa palpvel, elevada, circunscrita, contendo lquido seroso.
Vescula: herpes simples/zoster, varicela, intoxicao, queimadura de 2 grau (flictena). Bolha: dermatite de contato, grandes bolhas de queimadura, intoxicao, impetigo bolhoso.

PPULA: < 0,5 cm. PLACA: > 0,5 cm. Massa slida, elevada, palpvel. Borda circunscrita. Exemplos: Ppulas: nevos elevados, verrugas. Placas: psorase.

PPULA Massa elevada com bordas transitrias. Frequentemente irregular. Varia em tamanho e colorao. Causada por movimentos de lquido seroso dentro da derme. No contm lquido livre em uma cavidade, como, por exemplo, uma vescula. Exemplos: Urticria, picadas de inseto.

PSTULA:

Vescula ou bolha cheia de pus. Exemplos: Acne, impetigo, furnculos, carbnculos.

NDULO: 0,5 2 cm. TUMOR: > 1-2 cm. Massa slida, palpvel, elevada. Estende-se mais profundamente para dentro da derme que uma ppula. Ndulos circunscritos. Os tumores nem sempre apresentam bordas ntidas.
Exemplos: Ndulos: lipoma, carcinoma de clulas escamosas, injeo mal absorvia. Tumores: lipoma maior, carcinoma.

Ndulos: lipoma, carcinoma de clulas escamosas, injeo mal absorvia. Tumores: lipoma maior, carcinoma.

CISTO: Massa semi slida ou cheia de lquido, encapsulada. No tecido subcutneo ou derme. Exemplos: Cisto cebceo, cistos epidermides.

LESES CUTNEAS SECUNDRIAS

Resultam de alteraes nas leses primrias.


EROSO:
Perda da epiderme superficial. No se estende derme. rea deprimida, mida. EXEMPLO: vesculas rompidas, marcas de arranhadura.

LCERA
Perda cutnea que se estende alm da epiderme. Perda de tecido necrtico. Sangramento e formao de cicatriz possveis. EXEMPLOS: lcera de estase da insuficincia venosa, lcera de decbito.

FISSURA Rachadura linear na pele. Pode estender-se at a derme.


EXEMPLOS: lbios ou mos rachadas, p-deatleta.

CROSTA
Resduo seco de soro, sangue ou pus sobre a superfcie cutnea. A crosta grande aderene uma casca. EXEMPLOS: resduo deixado depois da ruptura de uma vescula: impetigo, herpes, eczema.

CICATRIZ
Mancha cutnea deixada depois da cicatrizao de uma inciso ou leso. CICATRIZ RECENTE: avermelhadas ou purpreas. CICATRIZ MADURA: esbranquiada ou brilhosa. EXEMPLO: iniciso cirrgica ou leso cicatrizada.

QUELIDE
Tecido cicatricial hipertrofiado. Secundria formao excessiva de colgeno durante a cicatrizao. Elevada, irregular, avermelhada. Maior incidncia em afrobrasileiro.

PETQUIA
Mcula vermelha ou purpra arredonda. Pequena: 1 2 mm. Secundria ao extravasamento de sangue. Associada a tendncia hemorrgicas ou embolia na pele.

IDADE: a medida que idade avana, ocorre vrias alteraes nutricionais, metablicas, vasculares e imunolgicas. ESTADO NUTRICIONAL: o estado geral do cliente e as condies nutricionais vo interferir diretamente na sua integridade e no processo cicatricial.

LOCALIZAO DA FERIDA: feridas em rea de tenso ou mobilidade natural, podem apresentar cicatrizao prejudicada. VASCULARIZAO: a necessidade de oxignio vital s clulas, e a irrigao sangunea condio essencial para a manuteno da integridade da pele bem como para o processo de cicatrizao.

INFECO: provoca um aumento do volume de drenagem da ferida e alterando sua caracterstica para purulenta, alm de provocar ruptura dos tecidos formados. TABAGISMO: a nicotina induz a uma vasoconstrio, baixando a taxa de oxignio e afetando o processo de cicatrizao.

DOENAS CRNICAS: patologias como diabetes, cncer, doena vascular perifrica, interferem no processo de cicatrizao.
CORTICIDES E RADIAO: os corticides, agentes quimioterpicos e a radioterapia so fatores que podem eliminar as respostas imunes e reduzir a cicatrizao da ferida.

HEMATOMA: consiste um meio excelente de cultura para microrganismos, e propiciam a formao de edemas e cicatrizes defeituosas. CORPO ESTRANHO - HIGIENE: diminui a velocidade do processo cicatricial e predispe o organismo a infeces. Quanto menor o padro de higiene, maior o nvel de contaminao.

INFECO: Staphylococcus aureus responsvel por muitas infeces de ferida no perodo psoperatrio. O processo inflamatrio ocorre geralmente dentro de um perodo de 36 a 48 horas. Ocorre: taquicardia, hipertermia, leucocitose, a ferida apresenta-se (dor, rubor, calor, edema, perda de funo).

DEISCNCIA: rompimento da inciso ou ferida cirrgica que cicatriza por primeira inteno. EVISCERAO: profuso dos contedos da ferida.

You might also like