You are on page 1of 24

As Epstolas Gerais: Tiago, Pedro, Joo e Judas

Estudo 10 Como experimentar a vitria espiritual Texto bblico: 1Joo 4 e 5 Texto ureo: 1Jo 4.7

Amados, amemo-nos uns aos outros, Porque o amor de Deus; e todo o que ama nascido de Deus e conhece a Deus.

Introduo (I) A primeira preocupao do apstolo quando se aproxima do fim da carta alertar a igreja outra vez sobre os falsos mestres.

Ele tinha conscincia de que esta incidncia de aproveitadores da f seria grande e a igreja teria que estar preparada para enfrentar tais situaes, zelando por sua verdadeira identidade crist.

Introduo (II) O outro problema que ele resolve abordar a necessidade que tinha a igreja de viver em esprito de unidade e de amor. A grande distino que o apstolo queria evidenciar para a igreja em formao era que diante do mundo, a vivncia em amor e comunho crist, seria o fator diferenciador entre a igreja e as demais organizaes humanas.

Introduo (III) O terceiro ponto para o qual o apstolo vai chamar a ateno da igreja o da realidade da f na vida do crente.
Lembremos que o mundo da poca era muito hostil para os crentes. Esses viviam marginalizados pela sociedade dominante, devendo por isso mesmo viver em unidade de esprito dentro de suas comunidades como forma de defesa contra o mundo externo.

Introduo (IV) Finalmente, escreve sobre a orao, mostrando igreja que a firmeza doutrinria, o amor, e a f seriam vividos em unio pela vida de orao O crente que ora, demonstra: sua convico doutrinria; seu amor para com Deus e os demais; sua f nas promessas do Senhor. Era isto que o apstolo esperava de seus discpulos.
(Vamos ao texto bblico)

1. Primeiro a mensagem contra os falsos mestres (os anticristos).


Amados, no creiais a todo esprito, mas provai se os espritos vm de Deus; porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo Todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne de Deus; todo esprito que no confessa a Jesus no de Deus 1Jo 4.1-3

Era um convite a que os crentes no fossem ingnuos. No se deixassem levar pelas balelas que esses falsos mestres apresentavam. Provassem tais pregoeiros, para verificar se realmente provinham do Senhor.

Nos dias de hoje isto muito comum. Um lder espiritual aparece, conta com alguns seguidores, apresenta alguns milagres, apregoa prosperidade e muitos passam a admir-lo e segui-lo. Precisamos verificar a fidedignidade e integridade de tais pessoas.

2. Segundo, tirando a prova dos nove Averiguando e avaliando


Filhinhos, vs sois de Deus, e j os tendes vencido maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo. Eles so do mundo Ns somos de Deus Assim que conhecemos o esprito da verdade e o esprito do erro.
1Jo 4.4-6

No podemos nos deixar enganar. H uma diferena muito grande entre o viver do crente e o viver desses falsos guias. O crente verdadeiro uma criatura de Deus. O enganador no de Deus.
A diferena que o apstolo apresenta que o mundo d lugar ao falso lder, enquanto no aceita o lder verdadeiramente cristo. Isto acontece, porque enquanto os primeiros so do mundo, os crentes no so do mundo, e por isto, este os rejeita.

3. Terceiro, o amor de Deus nos distingue:


Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor de Deus, e todo aquele que ama nascido de Deus Aquele que no ama no conhece a Deus; porque Deus amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco em que Deus enviou seu Filho unignito ao mundo, para que por meio dele vivamos.

1Jo 4.7-9

Eis um dos textos mais poderosos da Palavra de Deus sobre o amor dele para com o ser humano. Antes que fssemos gente ele nos amou destinando o seu Filho para nossa salvao.
O versculo 8 contm uma verdade muito poderosa e desafiadora: O crente, porque ama o prximo nascido de Deus. Aquele que no ama nascido do ?... Vejam a declarao final do versculo:

Porque Deus amor

4. Quarto, todo o texto a seguir uma exaltao ao amor de Deus:


Nisto est o amor: No em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a ns, e enviou seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, ns tambm devemos amar-nos uns aos outros.

1Jo 4.10,11

4. A exaltao prossegue. Vale a pena meditar neste versculo nico. O que o irmo entende em ser o amor de Deus em ns aperfeioado?:
Ningum jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em ns, e o seu amor em ns aperfeioado.

1Jo 4.12

4.Mas o apstolo prossegue:


Nisto conhecemos que permanecemos nele por ele nos ter dado o seu Esprito Deus amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele Nisto aperfeioado em ns o amor No amor no h medo Ns amamos porque ele nos amou primeiro Quem ama a Deus, ame tambm a seu irmo. 1Jo 4.13-21

No h como comentar o texto. A palavra do apstolo clara e explcita para o crente. Se algo que vai caracteriz-lo no mundo a sua vivncia em amor com os seus e para com os que esto de fora tambm.
O apstolo deixa ntida a impresso de que a vida do crente em amor, tem que ser crescente. Quando por duas vezes ele expe que o amor tem que ser aperfeioado na vida do crente, ele est nos dizendo que isto ser uma escalada sem fim.

5. Quinto, a firmeza doutrinria e o amor interagindo na vida crist, levaro o crente a uma vida de f e confiana.
Todo aquele que cr que Jesus o Cristo, nascido de Deus todo o que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f. 1Jo 5.1-5

O grande desafio para o crente diante de um mundo hostil e tenebroso exatamente este: o de viver em coerncia a doutrina, o amor e a f, de forma que tenhamos condio de vencer os obstculos que surgiro: Quando o apstolo escreve em vencer o mundo, ele no est se referindo a alcanarmos alguma coisa de forma relevante financeira ou patrimonial. Mas sim, a termos fora pela f para enfrentarmos os desafios do mundo, sem desfalecer.

6. O apstolo expe a personalidade tridimensional do Senhor


Este aquele que veio por gua (aluso ao batismo de Joo) e sangue (aluso sua crucificao) Porque trs so o que do testemunho: o Esprito, (aluso ao Esprito de Deus que veio sobre ele no batismo e que foi manifesto a todos) e a gua, e o sangue; e estes trs concordam
1Jo 5.6-8

O apstolo Joo entra num dos textos mais profundos de sua teologia, quando apresenta que a manifestao do Senhor Jesus oriunda de trs smbolos de grande significado:
A gua, seria a manifestao de Cristo como homem, ser fsico O sangue seria a manifestao de Cristo como a propiciao de Deus (sem sangue no h remisso dizia o VT) e o Esprito, a manifestao da terceira pessoa da Trindade para dar incio nova dispensao.

7. Stimo, a comprovao teolgica do Filho de Deus como Salvador


Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus maior E o testemunho este; que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida est em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem no tem o Filho e Deus, no tem a vida 1Jo 5.9-13

O apstolo comprova o messianismo de Cristo como o Salvador do mundo, no em linguagem para os judeus mas para os gentios aos quais escrevia na sua maioria:
Ele queria que aqueles crentes experimentassem a vitria espiritual que tinham sobre o mundo. Eles tinham algo que ningum mais podia aspirar, pois ningum mais pregava isto. A salvao eterna s os crentes em Cristo a podiam possuir.

8. Oitavo e finalmente, o valor da orao para o crente:


E esta a confiana que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve Sabemos que todo aquele que nascido de Deus no vive pecando; antes o guarda aquele aquele que nasceu de Deus, e o Maligno no lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 1Jo 5.14-21

Concluses 1) Voc prova a sua identidade crist? 2) Voc sente que vive em harmonia com os seus? 3) Voc percebe o amor de Deus se aperfeioando? 4) Voc se acha uma pessoa de f?
5)Voc tem vida de orao? 6) Dos quatro requisitos desta lio para a vida crist: firmeza, amor, f e orao, em qual deles voc se encontra melhor?

Em face de tudo isto, voc tem experimentado em sua vida a verdadeira vitria espiritual? O apstolo Joo responde a isto: Leia 1Joo 5.4

You might also like