You are on page 1of 80

CONTRATOS INTERNACIONAIS e CONVENO DE VIENA (CISG)

Profa. Llian Ponzo 04 de junho a 09 de julho de 2013.

Profa. Llian Ponzo Ribeiro <lilianponzo@yahoo.com> Bacharel em Direito pela UFMG Bacharel em Comrcio Exterior pela FCG/UNA Especialista em Administrao pela UNA Mestre em Relaes Internacionais- Estudos Latino-Americanos /Direito Internacional pela Ohio University

Total do Curso 10 horas Teras-feiras, das 19h s 21h Datas: 04/06 Introduo e Unidade I 11/06 Unidade I (continuao) e incio da Unidade II 18/06 Unidade II (continuao) 02/07 Unidade III 09/07 Unidade IV

Unidade 1 1. Introduo 1.1. Conceito 1.2. Abrangncia e validade 1.3. Contratos internacionais no Direito Brasileiro 1.4. Pacta sunt servanda, rebus sic stantibus, exceptio non adimpleti contractus 1.5. Autonomia da vontade 1.6. Artigo 9. da LINDB 1.7. Reserva de ordem pblica do artigo 17 da LINDB 1.8. Clusulas de hardship

Unidade 2 2. Lex Mercatoria 2.1. Fonte auxiliar nos contratos internacionais 2.2. Clusulas padro e contratos-tipo 2.3. CIC 2.4. INCOTERMS 2.5. UNIDROIT

Unidade 3 3. Conveno de Viena (CISG) - Contratos de compra e venda internacional 3.1. Campo de aplicao 3.2. Validade no Brasil 3.3. Aspectos principais 3.4. Direitos e deveres do comprador 3.5. Direitos e deveres do vendedor 3.6. Violao essencial

Unidade 4 4. Arbitragem internacional 4.1. Histrico no Brasil e no mundo 4.2. Lei de Arbitragem 4.3. Clusula compromissria de arbitragem 4.4. Conveno arbitral 4.5. Autonomia da vontade das partes 4.6. Cmaras de arbitragem 4.7. Sentena arbitral 4.8. Papel do Poder Judicirio 4.9. Homologao de sentena arbitral estrangeira

INTRODUO Contrato: acordo entre a manifestao de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurdica, destinado a estabelecer uma regulamentao de interesses entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relaes jurdicas de natureza patrimonial. (Maria Helena Diniz)

Os contratos do direito interno so constitudos de elementos como objeto lcito e possvel, capacidade das partes, forma prescrita e consentimento. (Quando houver liame jurdico com ordenamento brasileiro, estes tm de ser respeitados)

Princpios: Boa f Pacta sunt servanda Rebus sic stantibus Exceptio non adimpleti contractus Autonomia da vontade das partes

A diferena fundamental entre os contratos nacionais, regidos pelo Cdigo Civil Brasileiro/2002 nos art. 421 e seguintes, e os contratos internacionais, que no contrato internacional, as clusulas concernentes concluso, capacidade das partes e o objeto se relacionam a mais de um sistema jurdico vigente.

Seguindo a finalidade primordial do Direito Internacional Privado, que a de indicar o direito aplicvel s diversas situaes jurdicas conectadas a mais de um sistema legal, devem ser analisados os elementos de estraneidade.

So contratos internacionais do comrcio todas as manifestaes bi ou plurilaterais da vontade livre das partes, objetivando relaes patrimoniais ou de servios, cujos elementos sejam vinculantes de dois ou mais sistemas jurdicos extraterritoriais, pela fora do domiclio, nacionalidade, sede principal dos negcios, lugar do contrato, lugar da execuo, ou qualquer circunstncia que exprima um liame indicativo de Direito aplicvel. (Irineu Strenger) -elemento de estraneidade- liame jurdico fato anormal

- Fatos anormais (Amlcar de Castro) Fatos anormais so aquelas ocorrncias que exigem a interferncia das regras de direito internacional privado. Os fatos anormais acontecem quando duas ou mais leis divergentes, de diferentes ordenamentos jurdicos concorrem para resolver a mesma relao jurdica.

- Cosmopolitismo - Diversidade legislativa Uniformidade das Leis (irrealizvel busca-se a harmonizao) - Coexistncia de ordens jurdicas (no existe supranacionalidade) - Intercmbio universal (Bevilaqua)

So trs os fundamentos que explicam a existncia do direito internacional privado. Os conflitos de leis no espao, a extraterritorialidade das leis e o intercmbio universal ou comrcio internacional.

O comrcio internacional de um lado, e, de outro, a diversidade de leis, so o fundamento lgico e social do direito internacional privado que consistiria no conjunto de preceitos reguladores das relaes de ordem privada da sociedade internacional.

Deve ser ressaltado, entretanto, que a expresso comrcio internacional no quer dizer apenas mercantil, mas sim o intercmbio universal entre os diferentes povos do universo, tanto mercantil quanto familiar, cultural, artstico, etc. (Clovis Bevilqua)

A escolha do foro competente O magistrado, em contato com a ao, obrigado aplicar a lei nacional (lex fori), ou seja, a lei do pas onde desempenha sua funo jurisdicional. Princpio da compulsoriedade de aplicao da norma jurdica nacional -> discusso acerca da autonomia da vontade.

O direito internacional privado no nem internacional, nem privado

Dvidas no surgiro quando um contrato trouxer o foro escolhido pelas partes, pois elas podem eleger o foro onde tramitar a ao judicial oriunda do contrato que celebraram, sendo esta uma das formas de manifestao da autonomia da vontade. Normalmente, essa escolha inserida no texto original do contrato.

Entretanto, h hipteses que operacionalizam entraves quando o contrato no indicar o local onde a eventual ao judicial deve ser proposta.

Trs possibilidades de contemplao de foro no contrato a ser definido pelas partes: - escolha do foro do pas onde se localiza o vendedor ou prestador de servios; - escolha do foro do pas onde se localiza o comprador ou tomador de servios; - escolha de um terceiro pas, inconfundvel com o foro dos pases das partes envolvidas.

Muitas vezes, por questes prticas, os contratantes elegem como foro o pas de um deles. No entanto, no plano ftico, essa opo acabou gerando problemas relativos confiabilidade e, principalmente, imparcialidade das decises judiciais.

A escolha da lei aplicvel s obrigaes contratuais Quanto lei que ir guiar as obrigaes contratuais assumidas pelas partes, h duas consideraes iniciais: -a primeira, quando as partes se omitem a respeito da lei que reger o contrato;

-a segunda, quando as partes contratantes usam do princpio da autonomia da vontade, escolhendo voluntariamente a lei aplicvel, a fim de possibilitar que o contrato esteja ligado a uma ordem jurdica que lhes seja mais favorvel.

A lei escolhida nunca poder ser contrria ordem pblica de qualquer dos ordenamentos envolvidos.

LINDB - Art. 17. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes. Vallado distingue entre ordem pblica direta e indireta.

Nos contratos internacionais do comrcio, a falta no contrato a respeito da lei aplicvel s obrigaes contradas pelas partes impe a necessidade de o juiz solucion-las de acordo com a lex fori, ou seja, aplicar a lei do foro onde exerce a judicatura.

O magistrado somente aplicar uma lei estrangeira se o critrio fixado pela norma de Direito Internacional Privado de seu pas (elemento de conexo) indicar o direito estrangeiro como competente, obedecendo o direito positivo vigente.

Em nosso pas, a norma jurdica a ser aplicada pelo Poder Judicirio concernente aos contratos internacionais a que se encontra disposta no art. 9 do Decreto-lei n 4.657, de 4 de Setembro de 1942, a outrora chamada LICC e desde 2010, LINDB:

LINDBArt. 9o Para qualificar e reger as obrigaes, aplicarse- a lei do pas em que se constiturem. 1o Destinando-se a obrigao a ser executada no Brasil e dependendo de forma essencial, ser esta observada, admitidas as peculiaridades da lei estrangeira quanto aos requisitos extrnsecos do ato (reserva especial de ordem pblica).

2o A obrigao resultante do contrato reputase constituda no lugar em que residir o proponente. CONTRATOS INTERNACIONAIS ENTRE AUSENTES Proponente faz a proposta (emite pro forma invoice) sua residncia determina lei aplicvel Aceitante recebe a proposta.

Domiclio de pessoa jurdica O domiclio da pessoa jurdica de direito privado o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, isto quando os seus estatutos no constarem eleio de domiclio especial.

O pargrafo 1 do mesmo artigo estabelece que se houver mais de um estabelecimento relativo a mesma pessoa jurdica, em lugares diferentes, cada qual ser considerado domiclio para os atos nele praticados.

Caso a pessoa jurdica s tenha sede no estrangeiro, em se tratando de obrigao contrada por agncia sua, levar-se- em considerao o estabelecimento, no Brasil, a que ela corresponda, como emana do pargrafo 2 do art. 75, CC. Dispe a Smula 363, do STF: "A pessoa jurdica de direito privado pode ser demandada no domiclio da agncia, ou do estabelecimento, em que se praticou o ato".

Para o fim do disposto no n I do artigo 88 do CPC, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal.

Na seara internacional, h diferentes teorias para determinar domiclio de p.j. Teoria da INCORPORAO (BRASIL onde houve a constituio. Possibilita fraus legis) Teoria da SEDE SOCIAL sede administrativa REAL (tomada de decises) evita fraude lei Teoria da SOBREPOSIO (realidade prevalece sobre a forma) Teoria da PESSOA FSICA DO SCIO Artigo 9., pargrafo 2. da LINDB escolheu RESIDNCIA

A LINDB, em seus artigos, rege, em regra, quase toda a matria de Direito Internacional Privado do Brasil. O critrio de seleo da lei aplicvel aos contratos advm deste decreto, que o do local onde foi constituda a obrigao (lex loci contractus). - lex loci celebrationis locus regit actum -

Contrato entre presentes e entre ausentes. O primeiro, aquele celebrado entre partes contratantes que estejam em presena de outra, em termos ingleses a expresso usual face to face. Por conseguinte, difere-se, radicalmente, do contrato celebrado distncia, chamado de contrato entre ausentes.

Para administrar os contratos ente partes presentes, (art. 9, caput, LINDB) conhecida a expresso lex loci celebrationis, ou seja, para indicar a lei que ir nortear uma relao jurdica internacional, observar-se- a lei do lugar da celebrao do contrato como a competente para reger suas obrigaes. J entre ausentes, como nem sempre as partes tm a disponibilidade de locomoo para se efetuar um contrato ou acordo entre pases longnquos, o legislador, no pargrafo 2 do artigo 9, do referido Decreto, permitiu tal transao, no qual ser regido pela lei do pas onde residir o proponente, pouco importando o momento e o local da celebrao contratual (DINIZ, 1997, p. 265).

Dizia o caput do artigo 13 da LICC de 1916: Regular, salvo disposio em contrrio, quanto substncia e aos efeitos das obrigaes, a lei do local onde forem contradas. (Grifo nosso).

O dispositivo citado leva concluso de que, na parte relativa s obrigaes, a antiga legislao instituiu a regra de conexo do lex loci contractus. Segundo essa regra a lei do local onde o contrato foi firmado dever reger sua interpretao e cumprimento. Entretanto, consoante o prprio texto da lei, seria possvel disposio em contrrio, o que garantia a possibilidade de escolha da lei aplicvel pelas partes

A LINDB (1942) no contempla o princpio da autonomia da vontade para a escolha da lei aplicvel como elemento de conexo para reger contratos na seara do direito internacional privado. O art. 9 da Lei de Introduo norma cogente, no podendo as partes alter-lo (DINIZ).

Haroldo Vallado, Nadia de Arajo, Maria Helena Diniz, Amlcar de Castro e outros internacionalistas enfatizam que no se exclui a possibilidade de se aplicar o princpio da autonomia da vontade, desde que ela seja admitida pela lei do pas onde a obrigao se constituiu, no contrariando a norma imperativa nacional e os princpios gerais do Direito Internacional.

Em 1994, foi apresentado um projeto de lei de autoria do professor J. G. Rodas alterando a LICC com propsito de moderniz-la e adotar o princpio da autonomia da vontade na escolha da lei de regncia dos contratos. Aparentemente foi arquivado tal projeto, sem que seu mrito tenha sido apreciado.

Permanece polmica a questo da clusula de eleio de lei nos contratos internacionais. Tal tema gera grandes discusses doutrinrias. Alguns afirmam que o princpio vigora, j que no h previso expressa vedando a sua aplicao. Outros consideram a redao da lei como uma prova inequvoca da inteno do legislador em proibir essa prtica.

H ainda aqueles que procuram avaliar ambos os entendimentos com base nos princpios constitucionais e procurar a melhor interpretao. J a jurisprudncia no se pronunciou sobre esse assunto em particular, fato talvez explicado pelo temor dos contratantes em utilizar um instrumento de eficcia duvidosa.

A fim de evitar esse caminho tortuoso, na prtica muitos entendiam ser prefervel celebrar o contrato em outro pas que tenha tal princpio consolidado. Tambm possvel adotar a arbitragem como meio de soluo de controvrsias, tendo em vista a expressa possibilidade de escolha de lei estrangeira ou at mesmo de princpios gerais de direito, usos e costumes e nas regras internacionais de comrcio.

Lei de Arbitragem supriu de certa forma tal problema.


Lei 9307 de 1996: Art. 1 As pessoas capazes de contratar podero valer-se da arbitragem para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis. Art. 2 1 Podero as partes escolher, livremente, as regras de direito que sero aplicadas na arbitragem, desde que no haja violao aos bons costumes e ordem pblica. 2 Podero, tambm, as partes convencionar que a arbitragem se realize com base nos princpios gerais de direito, nos usos e costumes e nas regras internacionais de comrcio.

Conveno de Viena (1980 CISG), muitos anos ignorada pelo Brasil, recentemente foi adotada e entra em vigor em 2014, o que representa passo definitivo no tocante aos contratos internacionais. Dvida: Problema persiste para contratos que no prevejam arbitragem e/ou no sejam equiparados pela CISG.

No intrincado e complexo ambiente dos contratos empresariais internacionais, as duas grandes discusses iniciais, sempre levadas a cabo pelos contratantes, prendem-se lei aplicvel e jurisdio, tendo como pano de fundo a idia - sempre inafastvel - de minimizao dos riscos prprios do contrato.

CLUSULAS ESSENCIAIS PARA TODOS OS CONTRATOS INTERNACIONAIS Capacidade das partes: A capacidade das pessoas jurdicas dever ser verificada em relao legislao do pas em que a mesma se constituiu, segundo o art. 9, caput, combinado com o art. 11, ambos da LINDB.

Art. 11 LINDB - As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes, obedecem lei do Estado em que se constiturem. 1o No podero, entretanto, ter no Brasil filiais, agncias ou estabelecimentos antes de serem os atos constitutivos aprovados pelo Governo brasileiro, ficando sujeitas lei brasileira.

Alm da verificao da capacidade feita com base na lei do local de constituio da sociedade contratante, temos ainda que o art. 7 da LINDB impe a verificao da capacidade da pessoa fsica com que se trata, em nome da empresa.

Art. 7o LINDB: A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. (Representante legal da empresa)

Ateno aos preceitos da ORDEM PBLICA e FRAUDE LEI fraus legis forum shopping

A Clusula de Eleio de Foro: Tal clusula reveste-se de uma importncia muito maior, pois dela que iro decorrer as regras conflituais, que indicaro a lei aplicvel a uma determinada situao. Clusulas Arbitrais: As clusulas arbitrais so aquelas que preveem o recurso a um tribunal arbitral para a soluo das possveis futuras pendncias, que surjam durante a implementao das normas contratuais. Afasta o Judicirio da deciso do mrito.

CLUSULAS ESPECIAIS DOS CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMPRA E VENDA Clusula geral: Est clusula dever estabelecer que todos os contratos de compra e venda a serem celebrados estaro sujeitos s condies de venda do vendedor

Clusula de reteno de ttulo: Esta importante clusula, de interesse do vendedor, deve estabelecer que a propriedade dos bens s ser transferida aps o pagamento integral do preo. usual estabelecer tambm que o vendedor tenha direito a adentrar o estabelecimento do comprador para retomar os bens, caso o preo no seja pago. Observar se compatvel com o INCOTERM utilizado

Clusula da escala de preos: Cumpre a funo de estabelecer que, antes de firmado o contrato entre as partes, as condies comerciais do vendedor podem oscilar, de acordo com o mercado, ou de acordo com os aumentos nos custos de mo de obra e matria-prima. Clusula sobre juros: Esta clusula visa a determinar qual ser a taxa de juros aplicvel aos atrasos de pagamento. Em geral adota-se a taxa LIBOR.

Preo e Forma de Entrega (Incoterms): a Cmara Internacional de Comrcio de Paris elaborou uma lista de termos comerciais padro, que so largamente utilizados no comrcio internacional. importante notar que o Incoterm acaba por determinar tambm a forma de transporte das mercadorias, j que existem termos especficos para cada modalidade de transporte.

Forma de Pagamento: A forma de pagamento deve estar claramente disposta no contrato. Em geral, os meios mais utilizados so a transferncia bancria direta (T/T remittance ou Bank Transfer), a Remessa Direta de Documentos, a Cobrana Documentria e a Carta de Crdito. importante indicar quais documentos sero exigidos para comprovar o embarque das mercadorias ou o pagamento antecipado. Em caso de pagamentos parcelados, o prazo, bem como a forma de contagem do prazo, devem ser indicados.

Prazo de Entrega e de Recebimento: Este um ponto facilmente negligenciado, mas que pode gerar complicaes de difcil reparao. O cumprimento dos prazos de entrega da mercadoria pelo vendedor, e de recebimento da mercadoria pelo comprador, so considerados indicadores fundamentais da boa execuo dos contratos. Um contrato pode ser declarado no cumprido caso o comprador deixe de tomar posse das mercadorias no prazo acordado, ainda que o preo esteja pago, e as mercadorias j no pas de destino. Da mesma forma, bens perfeitamente dentro das especificaes podem ser rejeitados pelo comprador, se entregues com um dia de atraso. Violao parcial e essencial - CISG

OUTRAS CLUSULAS QUE PODEM SER INSERIDAS NOS CONTRADOS DE COMPRA E VENDA Clusula de escolha da lngua do contrato Clusula atributiva de jurisdio Clusula de resciso Confidencialidade Clusula Penal e garantias Formas de comunicao vlidas

Todavia, ainda que as partes, aps longa discusso, estabeleam as regras e premissas bsicas relativas lei aplicvel e jurisdio competente (problemas maiores dos contratos empresariais internacionais), sempre convalesce a questo residual (mas no menos importante) da forma pela qual as partes contratantes executaro o contrato e como essas mesmas partes se comportaro na hiptese de supervenincia de alterao das circunstncias.

Os contratos empresariais internacionais expem-se, naturalmente, a potenciais situaes imprevisveis (de qualquer natureza, diga-se, e que escapam da lea natural do contrato) que, sabidamente, so inerentes a quaisquer contratos de execuo continuada ou diferida, sejam eles domsticos ou internacionais. Os internacionais esto sujeitos a ainda mais instabilidade.

H sistemas normativos que no contemplam, concretamente, o instituto da reviso contratual pela alterao das circunstncias. O atual sistema jurdico espanhol, por exemplo, uma clara referncia: no h, naquele ordenamento positivo, norma expressa que permita a reviso contratual pela alterao das circunstncias.

Clusula de Force Majeure: trata dos casos de no cumprimento do contrato devido a fatos de Fora Maior (Teoria da Impreviso- rebus sic stantibus). As partes devem decidir se eventos extraordinrios estaro aptos a gerar suspenso, execuo parcial ou mesmo descontinuidade do contrato.

Hardship clauses: Traduzidas como clusulas de adversidade ou infortnio, visam regular modificaes nas responsabilidades das partes, devido a mudanas nos ambientes institucional, poltico, comercial ou legal do contrato.

Quando inserida no contrato, a clusula de hardship gera a possibilidade das partes renegociarem as bases econmicas do mesmo, de forma a se buscar, em final anlise, uma nova organizao econmica do que foi anteriormente pactuado visando o resgate do equilbrio econmico da avena, de molde a salvaguardar, na sequncia, o equilbrio necessrio na execuo desse mesmo contrato.

Prof. Carvalho Fernandes - clusulas de renegociao - estipulaes negociais que impem s partes a obrigao de renegociar um contrato sempre que, por efeito de uma alterao das circunstncias vigentes ao tempo da sua celebrao, se verifica uma modificao substancial do equilbrio das posies das partes, por estas estabelecido.

O recurso a estas clusulas permite encontrar solues mais ajustadas s particularidades do contrato em cujo contedo se inserem. Em verdade, quando a estipulao nelas contida ganhe efetividade, por as partes chegarem a acordo quanto modificao do contrato, esta h de ser, na normalidade dos casos, mais satisfatria do que a alcanada por via judicial.

Sobre o tema, a CISG - Conveno de Viena sobre a venda internacional de mercadorias (1980), no seu artigo 79, alberga a ideia de possibilidade de no cumprimento de obrigao por um dos contratantes sempre que ficar comprovado o nascimento de um fato superveniente, impeditivo da eficaz execuo da prestao devida e alheio vontade das partes.

Diferentemente das clusulas de fora maior, que cuidam da impossibilidade total ou parcial de cumprimento do contrato, as clusulas hardship regulam as situaes em que o cumprimento possvel, mas em que a manuteno dos termos do contrato se torna excessivamente onerosa para uma ou ambas as partes. Sua adoo recomendada principalmente nos contratos de execuo continuada.

Referncias:
ALMEIDA, Roberto Fernandes de. A alterao das circunstncias nos contratos empresariais internacionais e a clusula de hardship. http://www.congressodireitocomercial.org.br/2011 AMARAL , Antonio Carlos Rodrigues (coord). Direito do comrcio internacional : aspectos fundamentais. So Paulo : Aduaneiras, 2004. ARAJO, Nadia de. Contratos Internacionais: autonomia da vontade, Mercosul e convenes internacionais. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004; BASSO, Maristela. Contratos internacionais do comrcio: negociao, concluso, prtica. 3. ed. rev. e atual. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2002. BATALHA, Wilson de Souza Campos. Tratado Elementar de Direito Internacional Privado. So Paulo: Revista dos Tribunais Limitada, 1961. BRASIL. Cdigo de Processo Civil. Lei 5869, de 11 de janeiro de 1973, atualizada e acompanhada de legislao complementar e smulas. 10 ed. So Paulo: Saraiva, 2004.

BRASIL. Decreto-lei n. 4657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro (Redao dada pela Lei n 12.376, de 2010) BRASIL. Novo Cdigo Civil Brasileiro. Lei 10406, de 10 de janeiro de 2002. Giselle de Melo Braga Tapai, coordenadora. 2 ed. So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2002. CASTRO, Amlcar de. Direito Internacional Privado. Rio de Janeiro : Revista Forense, 1956. DINIZ, Maria Helena. Lei de introduo ao cdigo civil interpretada. 3 ed. So Paulo : Saraiva, 1997. MAFRA, Francisco. Noes bsicas de Direito Internacional Privado. In: mbito Jurdico, Rio Grande, VIII, n. 20, fev 2005. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=810>. Acesso em jun 2013. MARTINS, Adler Antonio Jovito Araujo de Gomes. Clusulas essenciais dos contratos internacionais de compra e venda. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1592, 10 nov. 2007. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/10640.

PEDRO, Wagner Osti. Direito aplicvel aos contratos internacionais do comrcio. In: mbito Jurdico, Rio Grande, IX, n. 35, dez 2006. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1476>. Acesso em jun 2013. STRENGER, Irineu. Teoria geral do direito internacional privado. So Paulo : EDUSP, 1973. STRENGER, Irineu. Contratos Internacionais do comrcio. 4. ed. So Paulo: LTr, 2003.

You might also like