You are on page 1of 8

AFROFUTURISMO

FLUXOS INFORMACIONAIS DE UM PENSAMENTO LQUIDO SOBRE A DiSPORA AFRICANA

Uso dos elementos histricos que constituem a dispora africana (Isolamento, abduo/disperso, assimilao alien-ao e hibridizao cultural) para pensar a re-inveno de uma, e no nica, subjetividade negra)

Registrar, recuperar, alimentar e desenvolver possibilidades mltiplas de matriz cultural dentro de um mesmo territrio - aqui concebido tanto em termos geopolticos tradicionais como cibernticos de uma zona de interaes eletromagnticas, simulaes e trocas codificadas de ideologia? Num mundo de armas (como ensina o hip-hop viro-hipntico de Prince Paul), todas as tecnologias de registro e propagao de memes so legtimas, e assim devem ser usadas; como j propunham os Black Panthers, devemos dominar a linguagem e us-la como espada para rasgar o caminho por entre os vus da mentira lingstica que vm mantendo o controle da palavra e do turno de fala. MARCUS SALGADO (Revista Play)

Mtodo: Atlantico Negro: a deriva entre identidade e no identidade das expresses culturais negras, conceito criado por Paul Gilroy (Universidade de Yale) para designar um conjunto cultural irredutivelmente moderno, plural, instvel, e assimtrico, produzido pelo trnsito desterritorializao/reterriotorializao das narrativas ps-escravas

...um povo roubado mantido num estado colonial numa terra roubada... seqestrados em seu prprio solo, transportados milhares de quilmetros pelo oceano e deixados numa terra estranha e numa situao totalmente hostil... - ELDRIDGE CLEAVER (Black Panthers), 1968 um grupo de seres invadido por uma raa aliengena, capturado e arrastado por uma vasta distncia a um Mundo Novo, onde so escravizados e mais tarde libertos aps uma guerra quase apocalptica. - JEFFREY ALLEN TUCKER os afro-americanos so, num sentido bem real, os descendentes de abduzidos por aliengenas; eles habitam um pesadelo de fico cientfica no qual campos de fora invisveis, mas no menos intransponveis, frustram seus movimentos; as histrias oficiais desfazem o que foi feito; e a tecnologia , com grande freqncia, experimentada sobre os corpos negros... - MARK DERY

Uma anlise esquizofnica mostra como a estrutura social organizada em torno da tenso entre o som (os que tem direito de voz) e o silncio (os que no tem). Por isso a voz negra soava como uma contradio: como pode o silncio falar?

Msicos negros rapidamente perceberam como o trinmio som-rudosilncio informa/designa/molda o eixo-realidade, atingindo fora coercitiva por vezes maior que a da lei.
Cada nao moderna pode esquissar sculos da sua vida sentimental, poltica e artstica, apenas com uma coleo de cantigas JOO DO RIO, A Musa das Ruas, 1908. Mais do que as cores e as formas, so os sons e seus arranjos que formatam as sociedades... Qualquer teoria do poder, nos dias atuais, deve incluir uma teoria de localizao do rudo e sua possibilidade de dotar-se de forma - JACQUES ATTALI, "Polticas do Rudo".

ARTISTAS

Sun Ra o elemento mais importante da histria da

fico-cientfica negra, pois sua msica e toda a mitologia interplanetria que cerca seu personagem so o ponto de partida (tico e esttico) para o afrofuturismo. em suas obras solares entre as dcadas de 50 e 60 que encontraremos o comeo de uma abordagem musical que seria marcante em outros msicos afro-americanos dcadas depois, sobretudo pelo uso personalssimo de sintetizadores e cmaras de eco. Para muitos desses msicos, ouvir os lbuns do filsofo-rei da afrociberdelia teve o peso de uma verdadeira revelao.

You might also like