You are on page 1of 9

Mediao

Segundo a teoria vygotskiana, toda relao do indivduo com o mundo feita por meio de instrumentos tcnicos como, por exemplo, as ferramentas agrcolas, que transformam a natureza e da linguagem que traz consigo conceitos consolidados da cultura qual pertence o sujeito. Em outras palavras, para Vygotsky todo o aprendizado necessariamente mediado; A mediao simblica um pressuposto essencial para explicar o funcionamento das funes mentais superiores sendo uma caracterstica presente em toda atividade humana, pois dentro da teoria vygotskiana a relao do homem com o mundo no direta e sim mediada atravs dos instrumentos e signos, sendo que o primeiro externo e o segundo interno.

Ainda sobre mediao...


Dentro da teoria vygotskiana, atravs da interao social a criana entrar em contato com elementos mediadores e tambm far uso deles e com isso surgem os processos mentais. A criana estrutura o seu conhecimento utilizando-se de diferentes signos (mediadores internos, ferramentas auxiliares no controle da atividade psicolgica), e instrumentos (mediadores externos, transformao e controle da natureza), idealizando e problematizando situaes para as quais cria hipteses que desvenda com criatividade e originalidade e segue internalizando conhecimentos a cada dia atravs das relaes estabelecidas dentro de seu meio social. Aqueles mediadores simblicos (sinais, smbolos, frmulas, textos, grficos...) que permitem que o indivduo organize, reestruture e controle suas funes naturais' de percepo, de ateno, de memria, de comunicao, e de resoluo de problemas. A apropriao, a internalizao e o uso de ferramentas psicolgicas constituem a base da diferena entre a aprendizagem humana e dos animais.

Piaget x Vygotsky
Piaget afirmou que a mente governada atravs de mecanismos biolgicos. Ele tambm afirmou que processos cognitivos so originalmente egostas e antissocial. Eles s so dirigidos a realidade e ao relacionamento social depois de 7 a 8 anos de idade.

Piaget x Vygotsky: pontos de ruptura e de interseco tericos


Vygotsky colocou uma concepo bastante diferente da criana. Ele afirmou que mecanismos naturais governam o comportamento da crianas. Porm, antes de 2 anos de idade, a criana participa das relaes sociais. Mecanismos biolgicos operam durante curto espao de tempo. Porm, eles so substitudos rapidamente atravs de influncias sociais. Assim que infncia termine, o indivduo comea a participar de relaes sociais. Relaes sociais formam o contexto desenvolvente de crianas e constituem a natureza da criana. Vygotsky considerou a criana como um indivduo social, Piaget considerou como anti-social. Para Vygotsky, relaes sociais constituem a psicologia da criana desde o comeo. Para Piaget, relaes sociais so secundrias natureza biolgica da criana.

DIFERENAS

PIAGET

VYGOTSKY

Papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento

Maturao Biolgica

Ambiente

Processo de Construo do real

Do individual para o Do social para o social individual espontneo 1o. Interpessoal 2o. Internaliza.

Papel da Aprendizagem

1o. Desenv. 2o. Aprend.

1o. Aprendizag. 2o. Desenv.


Pensamento e linguagem so simultneos

Papel da linguagem Pensamento aparece antes da no desenvolv.; linguagem relao entre linguagem e pensamento

O desenvolvimento para Vygotsky


Ele acreditava que o desenvolvimento era um processo evolutivo e que as funes psicolgicas superiores como a ateno, a memria, o pensamento, por exemplo -, se dava a partir de um plano interpsicolgico de desenvolvimento (ou seja, atravs da interao da criana, no caso, com o outro). A partir dessa idia, nasce a concepo de Zona de Desenvolvimento Proximal.

O conceito de Zona de desenvolvimento proximal A Zona de Desenvolvimento Proximal tudo o que a criana pode adquirir em termos intelectuais quando lhe dado o suporte educacional devido (atravs de um adulto, criana mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.), ou seja, a diferena entre o que a criana capaz de aprender e fazer sozinha e aquilo que, embora no consiga realizar sozinha, e capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente.

Importante lembrar...
Uma frase vygotskyana: Na ausncia do outro, o homem no se constri homem. Palavra-chave: Mediao. Onde est o foco: Na interao. na relao aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento. Qual o papel do professor: Ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo. Como se aprende: Observando o meio, entrando em contato com o que j foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).

Consideraes finais
O ensino, para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda no sabe nem capaz de aprender sozinho, porque, na relao entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. o aprendizado no se subordina totalmente ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criana, mas um se alimenta do outro, provocando saltos de nvel de conhecimento.

You might also like