You are on page 1of 15

ANLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO

ANLISE DE CUSTO, VOLUME, LUCRO

Tambm conhecida como ACVL uma tcnica de anlise que observa os efeitos provocados no lucro quando mudanas em fatores como custos fixos, custos variveis, preo de venda, etc...

ANLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO


A ACVL baseado um conjuntos de suposies: Preo de venda no se altera com a quantidade vendida; A empresa trabalho com um nico produto; Os custos so divididos em custos fixos e custos variveis;

ANLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO


A produtividade e eficincia so constantes; A quantidade vendida igual a quantidade fabricada.

PONTO DE EQUILBRIO

do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variveis e as despesas fixas. No Ponto de Equilbrio, a empresa no ter lucro nem prejuzo.

PONTO DE EQUILBRIO

Custos e despesas fixas PE = % margem de contribuio

TIPOS DE PONTO DE EQUILBRIO

Ponto de Equilbrio contbil ou operacional: o mais comum e tradicional para anlises, o valor das receitas iguala-se ao das despesas. Ponto de Equilbrio econmico: aquele que leva em consideraes as despesas e as receitas financeiras, acrescidas do saldo da correo monetria. Ponto de Equilbrio financeiro: Leva em considerao valores intrnseco aos custos e despesas fixas totais e que so apropriados sem respectivos desembolsos, como o caso da depreciao.

MARGEM DE CONTRIBUIO

a quantia em dinheiro que sobra do preo de venda de um produto, servio ou mercadoria aps retirar o valor do custo varivel unitrio. Esta quantia que ir garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, aps a empresa ter atingido a Ponto de Equilbrio, ou seja, o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto varivel e as despesas variveis.

MARGEM DE CONTRIBUIO

Preo de Venda Despesas Variveis Custo da Mercadoria Vendida

Margem de Contribuio

MARGEM DE SEGURANA

um indicador esttico do risco econmico de explorao. Este indicador que d-nos a percentagem do volume de atividade efetivamente praticada alm do Ponto de Equilbrio.

MARGEM DE SEGUARANA

Vendas Reais
Vendas no Ponto de Equilbrio

Margem de Segurana

ALAVANCAGEM

o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, a fim de aumentar os retornos dos proprietrios da empresa.

TIPOS DE ALAVANCAGEM

Alavancagem Operacional: Pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em utilizar-se de variaes nos custos fixos para aumentar os efeitos da variao em vendas sobre o Lucro operacional. Alavancagem Financeira: a capacidade da empresa de usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos de variaes no Lucro antes do Imposto de Renda (LAJIR) sobre o lucro por Ao.

GFA =

Variao % do Lucro Lquido Variao % do LAJIR

ESTRUTURA DE CAPITAL

o mix, mantido pela empresa, de emprstimos a longo prazo e capital prprio. No se pode esquecer que o que produz valor no o passivo, mas sim os ativos. Sendo assim, se a empresa que capta dinheiro no mercado no consegue gerar valor em suas operaes, ento o endividamento no apenas intil, mas tambm prejudicial empresa.

You might also like