You are on page 1of 37

EXERCCIOS

(1) Aponte as principais caractersticas da estrutura econmica mercantilista. Quais as principais contribuies fisiocratas para a constituio da cincia econmica?

EXERCCIOS
Principais contribuies MERCANTILISTAS para constituio da Cincia Econmica:
Incentivo ao comrcio exterior saldos favorveis na balana comercial aumentado as reservas de ouro; Fomento a indstria como estratgia chave para o crescimento econmico; O ndice de riqueza e poder de um pas estavam atrelados ao total de barras de ouro e prata que tinha em seu poder, dando dessa forma maior poder ao Estado estoques de metais preciosos

EXERCCIOS
Evoluo dos Estados Modernos Estados Absolutistas: absolutismo monrquico, quando os reis apoiados pela burguesia, conseguiu firmar seus poderes perante o Clero e os senhores Feudais.

Incentivo a poupana e fomento ao crdito poder militar, equilibrar oramento e resolver o desemprego

EXERCCIOS
Principais contribuies FSIOCRATAS para constituio da Cincia Econmica: Determinou como o dinheiro flua entre as classes (Latifundirios, operrios e capitalistas ) distribuio da renda;

O preo das mercadorias sempre proporcional abundncia do dinheiro estabilidade da moeda e a demanda efetiva;
Incentivo ao livre comrcio A oferta abundante de objetos teis est na capacidade de o setor agrcola gerar um excedente de produo na teoria da riqueza

EXERCCIOS
Incentivo a produo em larga escala produtos de alto valor agregado; A criao de um excedente de valor monetrio (valor de troca) em contraponto o excedente fsico (valor de uso). Adiantamentos (montante mnimo de recursos para sustentar os produtores e materiais durante o perodo de maturao da produo): a produo em larga escala, diferentemente da de pequena escala, exige um perodo de tempo longo entre o incio da produo e a obteno do produto final.

EXERCCIOS
Assegurou que o preo de mercado depende fundamentalmente do grau de necessidade do produto por parte dos consumidores e do poder de compra. Demonstra que o custo dos produtos industriais se iguala ao custo de produo (adiantamentos) A produo industrial no gera um excedente monetrio (competio pelo lado da oferta) So os gastos de renda (excedente produzido na agricultura, atravs da competio entre os empresrios - classe dependente) pelos proprietrios da terra que iro desencadear o processo de circulao de mercadorias e dinheiro no pas.

EXERCCIOS
(2) O que voc entendeu por Sistema Econmico? Quais os principais sistemas econmicos que prevaleceram ao longo da histria? Identifique aquele(s) que prevalece(m) na poca atual, apontando no mnimo trs (03) caractersticas deste(s) sistema(s).

EXERCCIOS
RESPOSTA:

SISTEMA ECONMICO: um conjunto de sujeitos econmicos


(indivduo ou organismo coletivo) que constitui um centro de decises em relao s escolhas que devem ser feitas para resolver os problemas colocados pela limitao dos meios em relao aos fins que se deseja obter. Mantm relaes de produo, consumo e distribuio para responder as questes bsicas da economia, em funo da escassez dos bens econmicos: O qu? Quanto? Como? E para quem produzir?
Por exemplo: um chefe de famlia, o governo, o escritrio de planificao, o rgo dirigente de uma empresa.

EXERCCIOS
RESPOSTA: SISTEMA CENTRALIZADO OU PLANIFICADO (ECONOMIA CENTRAL OU PLANIFICADA): aquele em que as questes bsicas da economia so resolvidas por um rgo central de planejamento, predominando a propriedade pblica dos fatores de produo, com a total interferncia do Estado na vida econmica.(Cordeiro, 2006, p.155)

EXERCCIOS
RESPOSTA: SISTEMA MERCANTIL (ARTESO-CAMPONS): constitudo por um conjunto de sujeitos, cada um dos quais , ao mesmo tempo, trabalhador isto , capaz de desenvolver um certo tipo de trabalho e proprietrio de todos os meios de produo que utiliza no processo produtivo. (Classes/ Custo de Produo/ Diviso do trabalho/ Consumo versus Produo).

EXERCCIOS
RESPOSTA: SISTEMA DESCENTRALIZADO (ECONOMIA DE MERCADO OU CAPITALISTA): tambm chamado de concorrncia pura ou perfeitamente competitivo, aquele regido pelas foras do mercado, via sistema de preos, para promover a soluo das quatro questes bsicas (o que e quanto produzir, como produzir, e para quem produzir), sendo a livre iniciativa e a propriedade privada instituies econmicas que predominam entre os agentes econmicos.

EXERCCIOS
RESPOSTA:
SISTEMA MISTO OU ECONOMIA MISTA: forma hbrida entre economias de mercado e centralizada, que procura suplantar os problemas advindos da cada um deles, principalmente nas questes referentes alocao de recursos, justa distribuio de renda, estabilidade de preos e crescimento econmico. Dessa forma, partes das decises so tomadas pelo ESTADO, que tambm detm parte dos meios de produo, enquanto outras decises e posse dos recursos necessrios ficam a cabo dos empresrios particulares.

EXERCCIOS
(3) A ESCOLA MERCANTILISTA, como doutrina econmica do final do sculo
XVII, se preocupava especialmente com a poltica econmica se saldos favorveis na balana comercial. Assim, todas as alternativas apresentadas a seguir podem ser falsas, EXCETO. Para os mercantilistas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econmicas como a minerao e a lavoura. E a presena do governo do Estado era bastante forte nas leis de mercado.

a)

b) Essa doutrina econmica mercantilismo enfatizou a relevncia do comrcio, em especial das exportaes em contra ponto as importaes. Por outro lado o mercantilismo exarcebou o nacionalismo garantindo a presena do Estado nas leis de mercado.

EXERCCIOS
c)

Enquanto no modelo mercantilista a estagnao constitua um limite ao qual tendia uma economia em desenvolvimento, no modelo clssico ela decorre das premissas a partir das quais a utilizao tima de recursos definida.

d) No modelo mercantilista a funo do soberano era servir de intermedirio para que as leis da natureza fossem cumpridas.

e) Os estudiosos mercantilistas admitiam que s a terra tivesse capacidade de multiplicar a riqueza, isto a acumular capital, para o crescimento econmico

EXERCCIOS
(4) Com a derrocada do Mercantilismo e da Fisiocracia, mediante o crescimento da indstria, liberalizao comercial e mobilidade da fora de trabalho. Adam Smith, o primeiro pensador da Escola Clssica, passa a se preocupar com o crescimento econmico. Assim, Todas as alternativas apresentadas a seguir podem ser verdadeiras, EXCETO.

EXERCCIOS
a) O grau de desenvolvimento da produtividade do trabalho, ou seja, da destreza e da habilidade com que o ser humano realiza as tarefas da produo (quantidade de objetos teis obtidas por unidade de esforo humano por perodo de tempo); que determina a riqueza das naes.

b) A troca a forma mais efetiva de apelar para o auto-interesse do prximo. Isto , a partir do excedente da produo, o individuo pode obter os demais objetos de que necessita.
c)O preo nominal, isto o valor de uso de uma mercadoria expresso em quantidade de metais preciosos ou em quantidade de alguma outra mercadoria cujo valor os indivduos acreditam ser razoavelmente varivel, a medida do valor de troca.

EXERCCIOS
d) Segundo Smith a Acumulao de Capital a segunda causa da riqueza de uma nao. Ela se fundamenta em outra propenso humana, a saber, a busca incessante da melhoria das condies de vida.

e) A Mo Invisvel, to propalado na literatura econmica: um indivduo que procura seu prprio interesse (emprego mais remunerativo do capital) na verdade conduzido por uma mo invisvel a obter resultados que no estava originalmente em seus planos. Esse resultado obtido corresponde ao interesse da sociedade.

EXERCCIOS
afirmar que: a) No tocante a teoria da renda da terra o valor de troca da produo dever ser regulado pelo custo de produo nas circunstancias menos favorveis de produo. b) Dada competio entre os capitalistas (as terras frteis, agora so escassas), equaliza-se a taxa de lucro, isto , equalizam-se os retornos ao capital aplicado nos diferentes tipos de terra, por meio de uma redistribuio de parte do excedente obtido nas terras utilizadas anteriormente para o pagamento da renda aos seus proprietrios.
(5) QUESTO: Sobre as ideias de DAVID RICARDO correto

EXERCCIOS
c) A terra marginal a terra menos frtil entre todas as cultivadas, portanto, menor o custo unitrio de produo nessa terra, pois menores so as quantidades de bens instrumentais necessrios para produzir uma quantidade de produto. d) Segundo a teoria da repartio, a parte do produto nacional que cabe aos latifundirios depende das diferentes condies em que se d a produo agrcola. Esta parte tende a subir porque, com o crescimento da populao, terras cada vez menos frteis tero de ser incorporadas estrutura de produo.

e) O pas deve especializar-se naquilo que so mais capazes de produzir, mesmo que um deles seja mais eficiente do que o outro na produo de todos os bens. Esta a teoria das vantagens comparativas absolutas.

EXERCCIOS
d) Segundo a teoria da repartio, a parte do produto nacional que cabe aos latifundirios depende das diferentes condies em que se d a produo agrcola. Esta parte tende a subir porque, com o crescimento da populao, terras cada vez menos frteis tero de ser incorporadas estrutura de produo. e) O pas deve especializar-se naquilo que so mais capazes de produzir, mesmo que um deles seja mais eficiente do que o outro na produo de todos os bens. Esta a teoria das vantagens comparativas absolutas.

EXERCCIOS
(6) Com relao ao modo de produo escravista, julgue os itens abaixo: a)O escravismo coadunou-se de forma bastante efetiva com as formas imperiais, isto , com as conquistas de novos territrios, os proprietrios coletavam mais tributos dos dominados. b)O escravismo estimulou o comrcio entre distintas sociedades, introduziu a propriedade pblica dos meios de produo e diversificou a produo de bens.

EXERCCIOS
c) Com o modelo de produo escravista o estgio da civilizao se amplia e a forma de famlia individual passa a ser extensiva como unidade econmica da sociedade. d) A disseminao do escravismo colaborou com o aumento da produtividade do trabalho livre (artesos e camponeses), mediante o uso das foras produtivas j existentes nesse modo de produo. e) No escravismo, a sociedade foi dividida em duas classes sociais fundamentais e diferenciada dos demais grupos sociais. Dessa forma surgiram as primeiras formas de poder poltico condensadas no que se denominar Estado.

EXERCCIOS
(7) Acerca das atividades que atendem a necessidade de sobrevivncia entre as espcies animais e a substantividade do trabalho, assinalar como falso ou verdadeiro. a) O trabalho transmitido e atende a um elenco limitado e praticamente invarivel de necessidades mediante aprendizado e determinaes genticas. b) As atividades realizam-se numa relao imediata entre o animal e o seu meio ambiente e satisfazem, sob formas em geral fixas, necessidades variveis.

EXERCCIOS
c) O trabalho enquanto atividade que a sociedade desenvolve para transformar matrias naturais em produtos que atendem s suas necessidades est desvinculado de uma atuao imediata sobre a matria natural. d) As atividades processam-se no interior de circuitos estritamente naturais, ou seja, realizam no marco de uma herana determinada atravs de seu meio ambiente. e) O trabalho nem sempre significa uma atividade coletiva, ele est regido por regularidades biolgicas. E esse carter no coletivo da atividade do trabalho , substantivamente, aquilo que se denominar de social.

EXERCCIOS
(8) QUESTO: De acordo com o trabalho, valor e teoria do Valortrabalho, verifique se as sentenas abaixo so falsas ou verdadeiras. Caso seja falso corrigir. a) A teoria do valor-trabalho pressupe mercadorias do tipo inelsticas aos preos, ou seja, a mercadorias cuja produo pode ser ajustada de acordo com o consumo. Essas mercadorias no podem ser reproduzidas, no curto prazo e os seus preos refletem o custo de produo. b) A realizao do trabalho constitui uma objetivao do sujeito que o efetua, isto , o trabalho uma atividade teologicamente direcionada (plano subjetivo) e ao mesmo tempo resulta na transformao material da natureza (plano objetivo).

EXERCCIOS
c) A sociedade no um somatrio de indivduos, mas se apresenta atravs do ser social dimensionado numa escala de milhares de anos. Assim o desenvolvimento do ser social significa natureza historicamente transformada mediado atravs do trabalho. d) A prxis inclui todas as objetivaes humanas. Por um lado, temos as formas de prxis voltadas para o controle e a explorao da natureza, que se trata, portanto da relao de sujeito com sujeito, ou seja, daquelas formas de prxis em que o sujeito atua sobre si mesmo. Por outro lado temos uma prxis voltada para influir no comportamento e na ao dos homens atravs do trabalho. e) O fenmeno histrico da alienao (a criatura passa a dominar o criador) prprio de sociedades onde no tm vigncia a diviso social do trabalho e a propriedade dos meios de produo fundamentais socializada, isto , sociedades nas quais o trabalhador explorado.

EXERCCIOS
(9) QUESTO: De acordo com a ERA NEOCLSSICA julgue o item como verdadeiro ou falso. a) Os neoclssicos estudam as relaes entre as pessoas e a produo material, e, portanto o principal objetivo dessa escola (marginalista) passa a ser a alocao tima de recursos entre fins alternativos. Isto uma consequncia da teoria da utilidade marginal. b) Os neoclssicos trataram da teoria do valor-utilidade: que pressupe mercadorias do tipo inelsticas aos preos, ou seja, a mercadorias cuja produo no pode ser ajustada de acordo com o consumo e cujo preo formado pelos compradores no sistema de leilo especulativo.

EXERCCIOS
c) A teoria do valor-Trabalho uma concepo subjetiva do valor utilizada na teoria neoclssica. Segundo esta, o valor das mercadorias tem origem na satisfao que elas proporcionam aos donos do capital. Portanto, nesta teoria, a distino entre valor de uso e valor de troca no tem sentido, visto que os preos relativos so determinados a partir de uma concepo subjetiva do valor.
d) Com a era neoclssica desaparece o conceito de excedente econmico e a apropriao desse excedente. Portanto o conjunto da sociedade passa a ser as unidades familiares capazes de fornecer bens e servios e as unidades produtivas- capazes de fornecer os fatores de produo.

EXERCCIOS
(10) QUESTO: verifique se as alternativas abaixo so falsas ou verdadeiras. a) A produo um ato social, que envolve diviso do trabalho. O trabalho de um homem apenas uma parte do trabalho combinado e associado de todos os membros da sociedade. uma parte do trabalho social, cujo produto representado pelos bens que servem, direta ou indiretamente, para satisfazer as necessidades humanas, manifestadas de formas diferentes em diferentes sociedades. b) Por um lado temos que as relaes de produo dependem do custo de produo das foras produtivas, isto , da atuao social do homem no trato com os fatores de produo. Por outro lado, a maneira como se opera a distribuio dos produtos na sociedade determinada pela maneira como os homens participam do processo de produo.

ERXERCOS
c) O que ocorre ao homem diferente. Anterior a realizao de seu trabalho, o homem capaz de projet-lo, ou seja, a capacidade de definir meios diversos que possibilitam o alcance de seu objetivo, possuindo a livre escolha da alternativa que melhor se adque a seus meios e procura segui-los. d) Marx estabeleceu as bases tericas para a compreenso adequada do valor. Estudando cuidadosamente a produo das mercadorias na sociedade capitalista, ele observou que o valor delas determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessrio para a sua produo, entendendo-se como tempo de trabalho socialmente necessrio aquele requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condies dadas de produo socialmente normais, e com o grau mdio de habilidade e de intensidade do trabalho e) A produo no se limita a fornecer um objeto material necessidade, fornece ainda uma necessidade ao objeto material. Ou seja, o objeto de arte, tal como qualquer outro produto, cria um pblico capaz de compreender a arte e de apreciar a beleza. Portanto, a produo cria somente um objeto para o sujeito, mas no cria tambm um sujeito para o objeto.

EXERCCIOS
(8) Qual o princpio explicativo da teoria

do valor? Quais as principais caractersticas da teoria do valortrabalho e da teoria do valor-utilidade?

EXERCCIOS
TEORIA DO VALOR- TRABALHO : essa teoria pretende dar um princpio explicativo geral dos preos relativos das mercadorias (relao de troca entre dois preos absolutos) e isso fundamental para economia, porque; os juros so preos (do aluguel do dinheiro), os salrios so preos ( do trabalho), os lucros so preos ( do risco que o empresrio se expe). Isto demonstra que, as rendas em geral tomam a forma de preos. Dessa forma essa teoria pretende explicar a distribuio da renda, por que determinadas economias acumulam capital e se industrializam e outras economias, so subdesenvolvidas.

EXERCCIOS
TEORIA DO VALOR- TRABALHO: Pressupe mercadorias do tipo elsticas aos preos, ou seja, as mercadorias cuja produo pode ser ajustada de acordo com o consumo. Exemplo: produtos industriais e servios. Essas mercadorias podem ser reproduzidas, no curto prazo e os seus preos refletem o custo de produo.

EXERCCIOS
O preo, em geral o custo de produo e mais uma margem que chamamos lucro bruto ou mark-up. O que a teoria tenta explicar quais os limites desse lucro; Essa teoria sustenta que, o valor, em ltima anlise, no mais do que uma manifestao do nico custo real de produo, que o trabalho humano. Essa teoria til para demonstrar as linhas gerais seguidas pela acumulao do capital ou de que maneira se d a distribuio de renda (salrio, lucro, juros, aluguis) de determinado pas. Ela no explica os preos individuais; no regime capitalista; pois o capital exige lucratividade, e esse se diferencia no mercado.

EXERCCIOS
TEORIA DO VALOR-UTILIDADE: Essa teoria parte do princpio de que todos somos iguais, e de que todos estamos agindo de modo a maximizar a nossa utilidade. Ela oferece um principio explicativo geral que a produo de mercadorias depende de decises subjetivas de quem vai us-las -, a partir do qual se procura entender a repartio da renda, a acumulao de capital. Pressupe mercadorias do tipo inelstica aos preos, ou seja, a mercadorias cuja produo no pode ser ajustada de acordo com o consumo e cujo preo formado pelos compradores no sistema de leilo especulativo ( por exemplo na bolsa de mercadoria de New York): em geral produtos agrcolas. Essas mercadorias no podem ser reproduzidas, no curto prazo e os seus preos no refletem o custo de produo.

EXERCCIOS
A mercadoria tem uma utilidade para o comprador que decrescente em relao a quantidade. Essa teoria generaliza que, quanto maior a produo de um determinado produto, mais seu custo se eleva. uma teoria liberal, ela supe que nem o governo, nem ningum deve interferir entre comprador e vendedor .

You might also like