You are on page 1of 17

EDUCAO CORPORATIVA

FLVIA VIEIRA CARIB

EDUCAO CORPORATIVA BASE HISTRICA

A adoo do conceito de Educao Corporativa (EC) no Brasil teve incio na dcada de 90. Foco da rea de T&D > aprendizado individual e aumento de habilidades.

Em 2003 / 2004 eram em torno de cem organizaes brasileiras e multinacionais, do setor pblico e privado, a adotarem sistemas de educao continuada (VALE, Banco do Brasil, Habibs, Caixa Econmica, etc.).

Segundo pesquisa da USP, a educao corporativa no Brasil est restrita s grandes empresas, sendo que, 70% das que investem em formao profissional possuem mais de mil colaboradores.

EDUCAO CORPORATIVA BASE CONCEITUAL


Gesto do Conhecimento: processo que deve integrar as pessoas da Organizao, seus clientes, parceiros, fornecedores e sociedade, formando uma cadeia de valor, focada na estratgia empresarial (manuteno e aumento permanente do valor do Capital Intelectual das Organizaes). No uma tecnologia, mas usa tecnologia; uma metodologia, no um produto;No funciona sem mudanas culturais e gerenciais; Por que precisamos gerenciar o Conhecimento?

Para no repetir os erros. A Organizao aprende com a experincia; Registrar o conhecimento dos colaboradores; Registrar as melhores prticas; Disponibilizar conhecimento gerado na organizao;

EDUCAO CORPORATIVA CONCEITOS


Mas afinal, o que Educao Corporativa?

Educao corporativa consiste em um processo de aperfeioamento e atualizao de conhecimentos, visando melhora da capacitao tcnica e cultural do profissional (Elizabeth Ayres).

Educao corporativa pode ser definida como uma prtica coordenada de gesto de pessoas e de gesto do conhecimento tendo como orientao a estratgia de longo prazo de uma organizao (Eboli, 2004).

EDUCAO CORPORATIVA MODELO CONCEITUAL


A educao corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas que:
objetiva desenvolver as competncias, o aprendizado organizacional e atingir o pblico interno e externo, com aumento de competitividade; vai alm do treinamento, proporciona o desenvolvimento e a constante qualificao dos profissionais; visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos colaboradores da organizao e no apenas conhecimento tcnico e instrumental; desenvolve competncias e forma cidados para gerar o sucesso da empresa e dos clientes; proporciona aprendizagem baseada na prtica dos negcios; difunde crenas e valores da empresa, do ambiente de negcios e a cultura empresarial; deve possibilitar parceria com universidades e instituies de educao geral e profissional e desta forma agregar valor a seus programas; deve proporcionar aos seus colaboradores uma viso global de negcio, com um enfoque no capital intelectual; promover a gesto de conhecimento da organizao.

Elementos que integram ou direcionam o processo de Educao Corporativa:


Estratgia empresarial; O modelo de gesto da organizao; Planejamento Estratgico; Anlise das vantagens competitivas; Competncias institucionais; Competncias individuais; As pessoas da organizao; Abrangncia da Educao Corporativa; Produtos e servios; Marketing de Relacionamento.

Elementos que integram ou direcionam o processo de Educao Corporativa:


Os lderes e gestores devem assumir papel de educadores adotando com postura responsvel pela educao e aprendizagem de suas equipes.De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que objetivos dos profissionais, sero frustrados, desperdiando a contribuio da Educao Corporativa, catalisadora da formao profissional e pessoal dos indivduo. Profissional e empresa devem falar a mesma linguagem, onde os cenrios reais das organizaes so discutidos em sala de aula podendo ate corrigir deficincias em seu grupo de colaboradores, utilizando assim a Educao Corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competncias na implantao das estratgias.

A Educao corporativa e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do sculo XXI


A Educao Corporativa deve estar ligada a um plano de ascenso e ou de carreira e o profissional envolvido em processo educativo almejar melhores colocaes e ou desafios que lhe possibilitem a utilizao do conhecimento construdo. Ela deve desenvolver as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do sculo XXI, segundo a UNESCO: a) Aprender a Conhecer - conciliar uma cultura geral, ampla o suficiente, com a necessidade de aprofundamento em uma rea especfica de atuao, construindo as bases para se aprender ao longo de toda a vida; b) Aprender a Fazer - desenvolver a capacidade de enfrentar situaes inusitadas que requerem, na maioria das vezes, o trabalho coletivo em pequenas equipes ou em unidades organizacionais maiores; assumir iniciativa e responsabilidade em face das situaes profissionais; c) Aprender a Conviver - perceber a crescente interdependncia dos seres humanos, buscando conhecer o outro, sua histria, tradio e cultura e aceitando a diversidade humana. A realizao de projetos comuns, a gesto inteligente e pacfica dos conflitos envolvem a anlise compartilhada de riscos e a ao conjunta em face dos desafios do futuro;

d) Aprender a Ser - desenvolver a autonomia e a capacidade de julgar, bem como fortalecer a responsabilidade pelo auto-desenvolvimento pessoal, profissional e social.

UNIVERSIDADE CORPORATIVA
A emergncia da organizao no-hierrquica, enxuta e flexvel com respostas geis para as mudanas constantes; o conhecimento como nova base para a formao de riqueza, e sua rpida obsolescncia; o foco na empregabilidade e no emprego para toda vida, geraram um impacto no perfil de colaboradores, gestores e empresas. Essas tendncias apontaram para um novo aspecto na criao de vantagem competitiva: o comprometimento da empresa com a educao e o desenvolvimento de seus colabores (MEISTER, 1999).

OBJETIVOS E PRTICAS DAS EMPRESAS QUE ADOTAM UM PROJETO DE UNIVERSIDADE CORPORATIVA


Equilbrio entre aprendizado presencial e virtual, responsabilizando as pessoas pelo seu autodesenvolvimento; Enfoque na educao inclusiva visando o pblico interno e o externo e envolvendo toda a cadeia de agregao de valor (colaboradores, familiares, fornecedores, comunidade acadmica, clientes, terceiros, fundaes, entidades nacionais e internacionais); Estabelecer parcerias internas, estimulando os gestores a serem educadores e educandos; envolvendo a cpula administrativa para criar compromisso com o projeto e os programas educacionais. E parcerias externas com instituies de ensino, bibliotecas, empresas especializadas, consultorias, fornecedores e a comunidade; Ser um foco de perpetuidade da viso, misso, valores e cultura organizacional; Processo de ensino com foco na aplicao prtica;

Contribuir para a imagem da empresa perante a sociedade;

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

EMPRESAS QUE POSSUEM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS

Gesto por competncias


uma metodologia de ORIENTAO EMPRESARIAL para o mercado e para o cliente, voltada para o desenvolvimento sistemtico das competncias profissionais das equipes e dos funcionrios. A sua ao est orientada para o GERENCIAMENTO DO GAP OU LACUNA DE COMPETNCIAS existentes na organizao ou na equipe com o objetivo de alcanar os objetivos da organizao.

CARBONE, Pedro Paulo. Gesto por competncias. Rio de Janeiro: FGV, 2005

Gesto por competncia e estratgia organizacional


Planejamento Subsistemas de GP Identificao e alocao de talentos Orientao profissional e de carreira Remunerao de benefcios Planejamento em GP Avaliao do desempenho profissional Educao corporativa

Estratgia organizacional e diagnstico de competncias

O vetor de alinhamento entre estes dois grupos de competncias segue uma direo indivduo, equipe e organizao dentro de um contexto de learning organizations (organizaes de aprendizagem).

CONCLUSO
A Educao Corporativa representa um importante componente da Gesto do Conhecimento (GC), podendo ser considerada como uma ferramenta de suporte GC no cumprimento de seu propsito de socializar o conhecimento. Com a misso de propiciar o aprendizado contnuo, a EC oferece solues de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos, atuando no sentido de que todos tenham as qualificaes necessrias para sustentar os objetivos empresariais.

REFERNCIAS
AYRES, E. G. Educao Estratgica nas Organizaes. Ed. Qualitymark, 2002. CARBONE, Pedro Paulo. Gesto por competncias. Rio de Janeiro: FGV, 2005. CHIAVENATO, I. Gesto de Pessoas. Editora Elsevier Campus, 2008. EBOLI, M. Educao Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. So Paulo: Editora Gente, 2004. INCIO, S.R. A Educao Corporativa e a Formao Profissional. Disponvel em: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=6gu8xln6g MARTINS, R. A Educao Corporativa no Brasil tmida? Disponvel em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/noticias/141209 ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. Comportamento organizacional. So Paulo: Prentice Hall, 2002. SANTOS & CALVOSA. Educao Corporativa: as Vantagens da Implantao de um Projeto de Universidade Corporativa. III SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia. SENGE, P. A Quinta Disciplina. So Paulo: Best Seller, 1992.

You might also like