You are on page 1of 20

GERAO DE DESPESA PBLICA

ODILON INCIO TEIXEIRA Auditor do TCE/PA

LRF e a DESPESA PBLICA

LRF = normas para a gesto fiscal responsvel.


Gesto fiscal responsvel = ao planejada e transparente visando prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilbrio das contas pblicas. Cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas. Obedincia a limites e condies no que tange a renncia de receita, gerao de despesas etc.

DESPESA PBLICA Regra Geral Art. 15 da LRF: A gerao de despesa ou assuno de obrigao que no atendam o disposto nos arts. 16 e 17, sero consideradas no autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimnio pblico.
No autorizadas Lei de Crimes Fiscais Irregulares Contas rejeitadas pelo TC Lesivas ao Patrimnio Pblico Devoluo do dinheiro

Art. 16 da LRF Regra Geral


Criao Expanso Aperfeioamento

Ao Governamental DESPESA NOVA

Impacto oramentrio-financeiro (1 + 2) Declarao do ordenador de despesa Adequada com a LOA Compatvel com o PPA e a LDO

ESTIMATIVA DO IMPACTO ORAMENTRIO - FINANCEIRO Avaliao quantitativa do aumento das despesas geradas para o exerccio de referncia e para os dois seguintes;

Demonstrao de que o objeto de despesa possui dotao oramentria especfica e suficiente de forma que no ultrapasse os limites estabelecidos para o exerccio. Deve ser apresentada com as premissas e metodologia de clculo utilizadas.

DECLARAO DO ORDENADOR DE DESPESA

Documento formal pelo qual o ordenador afirma existir uma autorizao legislativa para a execuo do gasto nos limites estabelecidos pelos PPA, LDO e LOA.

EXCEO A REGRA DE GERAO DE DESPESAS O processo de gerao de despesa fica mais simples se a mesma for enquadrada como irrelevante, segundo definio que deve constar necessariamente da LDO.
Exemplo: Art... Para os efeitos do 3, do art. 16 da Lei Complementar n 101/2000, entende-se com despesas irrelevantes aquelas cujo o valor no ultrapasse, para bens e servios, os limites dos incisos I e II, do art. 24 da Lei n 8.666/1993.

GERAO DE DESPESAS As normas de gerao de despesa constituem condio prvia para: Empenho e licitao de servios, fornecimento de bens ou execuo de obras; Desapropriao de imveis urbanos.

REGRAS PARA A GERAO DE DESPESAS EM GERAL


PPA LDO LOA PROGRAMAO FINANCEIRA DECLARAO DO ORDENADOR DE DESPESA (+ IMPACTO ORAMENTRIO E FINANCEIRO) (+ COMPENSAO, SE NECESSRIO - ART. 17) LICITAO EMPENHO

CONTRATO
LIQUIDAO PAGAMENTO

CF + LRF + Lei 4.320 + Lei 8.666 = Ordem Oramentria e Financeira

TIPOS DE DESPESA
Despesas Discricionrias So as despesas autorizadas por meio do processo oramentrio anual de acordo com a disponibilidade de recursos. Ex.: Custeio e despesa de capital Despesas Obrigatrias So as despesas criadas mediante outro instrumento legal, que no o oramentrio. So as despesas que chegam dadas, definidas, rgidas, ao processo oramentrio com obrigatoriedade de alocao. Ex.: Benefcios assistenciais

DESPESA OBRIGATRIA DE CARTER CONTINUADO (DOCC) Art. 17. Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios.

EXEMPLOS
Aumentos salariais ao funcionalismo concedidos acima do reajuste para recomposio da perda inflacionria; Contratao de funcionrios; Ato que cria ou aumenta os cargos pblicos; DOCC
Os reajustes concedidos ao funcionalismo, a ttulo de reviso geral anual para recomposio da perda inflacionria (inciso X do art. 37 da Constituio); As despesas destinadas ao servio da dvida; NO DOCC

OS ATOS QUE CRIAREM OU AUMENTAREM DOCC


Estimar o impacto oramentrio-financeiro para o exerccio de referncia e para os dois seguintes; Comprovar que no afetar as metas de resultados fiscais; Demonstrar as origens dos recursos para custeio fontes de compensaes;

OS ATOS QUE CRIAREM OU AUMENTAREM DOCC


Devem ser compensados pelo:
Aumento permanente de receita ou Reduo permanente de despesa.

Porque o mecanismo de compensao importante?

OS ATOS QUE CRIAREM OU AUMENTAREM DOCC


Aumento permanente de receita: Elevao de alquota; Ampliao da base de clculo; Majorao ou criao de tributo ou contribuio. No considerado aumento permanente de receita: Aumento de arrecadao devido crescimento esperado da economia.

OS ATOS QUE CRIAREM OU AUMENTAREM DOCC


Reduo permanente de despesa: Reduo das despesas discricionrias. No considerado reduo permanente de despesa: Contingenciamento de dotaes.

EXCEES AO MECANISMO DE COMPENSAO


despesas de capital; despesas de custeio que no geram obrigao legal por mais de 2 exerccios; servio da dvida; reajustes salariais gerais na mesma data e sem distino de ndices; no caso da seguridade social: nem o aumento vegetativo dos beneficirios, nem a manuteno do valor real do benefcio.

OS ATOS QUE CRIAREM OU AUMENTAREM DOCC As DOCC no devero ser executadas antes da implementao das medidas de compensao e da comprovao de que a despesa criada ou aumentada no afetar as metas de resultados fiscais previstas na LDO.

Considera-se aumento de despesa a prorrogao daquela criada por prazo determinado.

DOCC REFLEXO NA LDO Art. 4 , 2, V: Anexo de Metas Fiscais - Demonstrativo da Margem de Expanso das Despesas Obrigatrias de Carter Continuado.

CONTATO
TCE/PA Tv. Quintino Bocaiva, 1585 CEP 66.035-190 Belm Par www.tce.pa.gov.br ODILON INCIO TEIXEIRA AUDITOR E-MAIL : odilon.teixeira@tce.pa.gov.br FONE : (91) 3210-0783

You might also like