You are on page 1of 16

Conflitos nas Organizaes

Equipe
Abnaildes Alexandra Aline Ana Cristina Ramalho Gabriela Ivana Marila
2

Tipos de Conflito
A partir destas informaes, vamos saber como superar ou como utilizar o conflito, como uma ferramenta de auxlio para o nosso crescimento na organizao.

Marila

Tipos de Conflito:
Conflitos Latente: No declarado e no h
Conflitos Percebidos: Quando o conflito percebido mais ainda no se manifesta. Conflitos Sentidos: aquele que j atinge ambas as partes

Conflitos Manifesto: Trata-se de conflito que j atingiu ambas as partes.


Marila 4

Causas do Conflito:
Pela experincia de frustrao de uma ou ambas as partes: Incapacidade de atingir uma ou mais metas, por algum tipo de interferncia ou limitao pessoal, tcnica ou comportamental.
Diferenas de personalidades: No ambiente familiar ou caractersticas indesejveis na outra parte envolvida. Metas diferentes: Metas a serem atingidas e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos.

Diferenas em termos de informaes e percepes: O outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.
Marila 5

Os conflitos podem ser:

Funcionais Disfuncionais

Ana Cristina Ramalho

Conflito Funcional
Atua de forma construtiva; Ocorre quando os interesses da organizao so atendidos, como resultado de disputa ou desacordo; Apoia os objetivos do grupo; Promove maiores desempenho (motivao / habilidades em resolver problemas / criatividade).
Ana Cristina Ramalho 7

Conflito Disfuncional

Tem caracterstica destrutiva;

Atrapalha o desempenho do grupo; Pode desperdiar tempo e energia; Disputa ou desacordo prejudicando a organizao.

Ana Cristina

Os conflitos so inevitveis, porm gerenciveis.

Ana Cristina

Os cinco tipos de estgio:

Estgio 1: Oposio potencial ou incompatibilidade Estgio 2: Cognio e personalizao Estgio 3: Intenes Estgio 4: Comportamento Estgio 5: Consequncias
Ivana 10

O ADMINISTRADOR
o profissional que planeja, organiza, lidera e controla o uso de recursos a fim de alcanar objetivos organizacionais usando dos recursos fsicos, financeiros e/ou humanos, de modo que a organizao possa se perpetuar no tempo e cumprir sua misso na sociedade.
Alexandra Hirsch 11

O CONFLITO
"O treinamento de gesto de conflitos importante porque tem impacto direto nos negcios. Se bem administrado, o conflito positivo e traz crescimento para os funcionrios." (Fellipelli)
Alexandra Hirsch 12

Segundo os executivos, as maiores divergncias so


Personalidade Estresse

Carga de trabalho pesada


Alexandra Hirsch 13

Passos considerados importantes para administrar conflitos na organizao


Criar uma atmosfera afetiva; Esclarecer as percepes; Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas; Construir um poder positivo e compartilhado; Olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado; Gerar opes de ganhos mtuos; Desenvolver passos para a ao a ser efetivada; Estabelecer acordos de benefcios mtuos.
Ana Cristina Ramalho

14

CONCLUSO
Sejam eles positivos ou negativos, os conflitos podem ser considerados teis pelo papel que desempenham na vida das pessoas, portanto possvel constatar que nenhuma organizao est livre de conflitos, pois praticamente toda a empresa sofre e se beneficia com eles. Os conflitos so responsveis por srias ameaas estabilidade da organizao, mas tambm podem agir de maneira construtiva estimulando o potencial de inovao.
Alexandra Hirsch

Ana Cristina Ramalho

16

You might also like