You are on page 1of 11

Sociologia Geral Aula 5: mile Durkheim

COLGO CEAMO DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA SEGUNDO ANO Professor: RANI LOPES GALVO

mile Durkheim

mile Durkheim nasceu em pinal, Frana, em 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. considerado o fundador da escola francesa de sociologia, tendo deixado como legado uma srie de estudos que se notabilizam pelo esforo de combinar pesquisa emprica e terica (preocupou-se em desenvolver metodologicamente a sociologia)

A Sociedade segundo Durkheim

Para compreendermos a sociologia durkheimiana nos ajuda conhecermos sua concepo sobre o que uma sociedade: (Em As Formas elementares de vida religiosa, pg. 45, Ed. Paulus, 1989)

Citao:

A prpria maneira pela qual se formam umas e outras completa a diferena. As representaes coletivas so o produto de uma imensa cooperao que se estende no apenas no espao, mas no tempo; para produzi-las, uma multido de espritos diversos se associaram, misturaram, combinaram suas idias e seus sentimentos; longa srie de geraes acumularam a a sua experincia e o seu saber. Uma intelectualidade muito particular, infinitamente muita mais rica e mais complexa que a do indivduo a est como que concentrada.

Citao:

(...) O homem duplo. H nele dois seres: um ser individual que tem sua base no organismo e cujo circulo de ao encontra-se, por isso mesmo, estreitamente limitado, e um ser social que representa em ns a mais alta realidade, na ordem intelectual e moral, que possamos conhecer pela observao, ou seja, a sociedade.

Citao:

No se pode deduzir a sociedade do indivduo, o todo da parte, o complexo do simples. A sociedade uma realidade sui generis; tem suas caractersticas prprias que no so encontradas, ou que no so encontradas sob a mesmo forma, no resto do universo. As representaes que a exprimem tm, portanto, um contedo completamente diferente das representaes puramente individuais, e podemos estar seguros, de antemo, que as primeiras acrescentam alguma coisa s segundas.

A Sociologia de Durkheim

A concepo da sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e cientfica, conforme o modelo das outras cincias, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto especfico que a distinguisse das outras cincias, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras cincias.
Origem do texto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Durkheim

O Fato social

O objeto da sociologia durkheimiana so os fatos sociais;


Os fatos sociais tm trs caractersticas fundamentais:
a conformar-se s regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de

Coero: exercem fora sobre os indivduos, levando-os So exteriores aos indivduos


coero de um fato social pode ser identificado pelas sanes sociais que ele provoca. As sanes podem ser legais e espontneas)

Generalidade: social todo fato que geral. Isto ,


que se repete em todos os indivduos ou, pelo menos, na maioria deles.

(independem de sua conscincia particular): existem e atuam sobre os indivduos independentemente de sua vontade ou adeso consciente.

Fato Social e Conscincia Coletiva

Conscincia coletiva: conjunto de crenas e dos sentimentos comuns mdia dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida prpria. (a conscincia coletiva diferente da conscincia particular dos indivduos e no corresponde soma destas. De uma certa forma, a conscincia coletiva a prpria sociedade). A conscincia coletiva adquirida mediante os processos de socializao aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. (educao)

O Mtodo Durkheimiano

Regras do mtodo sociolgico: estudar o fato social como coisa (os fenmenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questo da neutralidade cientfica. Morfologia social: mtodo comparativo > classificao das diferentes formas de sociedade. (o mtodo sociolgico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idia de organismo social). (patologia social, questo da violncia. Direito).

A tradio durkheimiana

da tradio durkheimiana que surgem as formulaes funcionalistas, como as idias de funo e totalidade (interconexo entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem s abordagens sistmicas. At certo ponto toda sociologia que d mais nfase ao organismo social ( sociedade) do que ao social dos indivduos tem algum nvel de relao com a tradio durkheimiana.

You might also like