You are on page 1of 81

Curso de Frias Lngua Portuguesa

Prof. Walter Bezerra bezerrawalter20@yahoo.com.br

Competncias e Habilidades

Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterizao dos sistemas de comunicao.
Estabelecer relaes entre o texto literrio e o momento de sua produo, situando aspectos do contexto histrico, social e poltico. Analisar a funo da linguagem predominante nos textos em situaes especficas de interlocuo.

Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos. Inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico alvo, pela anlise dos procedimentos argumentativos utilizados.

Identificar, em textos de diferentes gneros, as marcas lingusticas que singularizam as variedades lingusticas sociais, regionais e de registro.

Relacionar as variedades lingusticas a situaes especficas de uso social. Reconhecer os usos da norma padro da lngua portuguesa nas diferentes situaes de comunicao. Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

A Comunicao

Codificao

Inferncia I

Inferncia II

Inferncia III

GNERO TEXTUAL

Inteno Comunicativa

Internets

Propaganda

Intertextualidade no verbal

INTERTEXTUALIADE

Linguagem Culta
A linguagem culta respeita as regras gramaticais, tanto na fala quanto na escrita. Estou preocupado. (norma culta) T preocupado. (lngua popular) T grilado. (gria, limite da lngua popular)

Ex.: - No sei explicar. Acho que o senhor chega mais perto de ns. Eu gostei pra caramba daquele barato do senhor falar quem o senhor era, e mandar a gente papear sobre a gente mesmo. Sabe, aqui na escola, a gente tem pouca chance de falar. S ouve e escreve no caderno. Uma droga...

Anttese = Oposio de ideias

Metfora

Comparao

Ironia

Aliterao
Fogem, fluidas, fluindo fina flor dos fenos
O rato roeu a roupa da rainha rapidamente, Roque?

Hiprbole
Trata-se de exagerar uma idia com finalidade enftica.
Ex: Estou morrendo de sede. (em vez de estou com muita sede)

Pleonasmo
pleonasmo: consiste numa redundncia cuja finalidade reforar a mensagem. E rir meu riso e derramar meu pranto.

Onomatopeia

Prosopopeia ou Personificao

Eufemismo = Suavizao

Epitfio Tits
Devia ter amado mais/Ter chorado mais Ter visto o sol nascer/Devia ter arriscado mais E at errado mais/Ter feito o que eu queria fazer... Queria ter aceitado/As pessoas como elas so Cada um sabe a alegria/E a dor que traz no corao... O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar distrado/O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar... Devia ter complicado menos/Trabalhado menos Ter visto o sol se pr/Devia ter me importado menos Com problemas pequenos/Ter morrido de amor... Queria ter aceitado/A vida como ela A cada um cabe alegrias/E a tristeza que vier... O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar distrado O acaso vai me proteger/Enquanto eu andar...(2x) Devia ter complicado menos/Trabalhado menos Ter visto o sol se pr...

Brasis Seu Jorge Tem um Brasil que prspero/Outro no muda Um Brasil que investe/Outro que suga... Um de sunga/Outro de gravata/Tem um que faz amor/E tem o outro que mata/Brasil do ouro/Brasil da prata/Brasil do balacoch/Da mulata... Tem um Brasil que lindo/Outro que fede O Brasil que d/ igualzinho ao que pede... Pede paz, sade/Trabalho e dinheiro/Pede pelas crianas/Do pas inteiro/Lararar!... Tem um Brasil que soca/Outro que apanha/Um Brasil que saca/Outro que chuta/Perde, ganha Sobe, desce/Vai luta bate bola/Porm no vai escola... Brasil de cobre/Brasil de lata/ negro, branco, nissei/ verde, ndio pelado/ mameluco, cafuso/ confuso... Oh pindorama eu quero/Seu porto seguro/Suas palmeiras/Suas feiras, seu caf/Suas riquezas Praias, cachoeiras/Quero ver o seu povo De cabea em p...(2x)

Neologismos

Antonmia = Contrrio

Polissemia

Ambiguidade = Duplo sentido

CONOTATIVO: Sentido figurado

DENOTAO : Sentido real

Funes da Linguagem

Funo Emotiva

Funo Metalingustica

FUNO FTICA
Tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicao, no necessariamente com uma carga semntica aparente. utilizada em saudaes, cumprimentos do dia a dia, expresses idiomticas, marcas orais, etc.

Funo Apelativa / Conativa


Essa funo aplicada particularmente nas propagandas ou outros textos publicitrios, e tambm em campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor.

Funo Referencial/Denotativa
aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informaes da realidade. Objetiva, direta, denotativa. Linguagem usada na cincia, na arte realista, no jornal, no campo do referente e das notcias de jornal e livros cientficos.

Funo potica

Caracteriza-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, Como pode-se constatar essa funo aplicada em poesias, msicas e algumas obras literrias.

Funo Potica

O Sol Jota Quest Ei, dor! Eu no te escuto mais Voc no me leva a nada Ei, medo! Eu no te escuto mais Voc no me leva a nada E se quiser saber Pra onde eu vou Pra onde tenha Sol pra l que eu vou E se quiser saber Pra onde eu vou Pra onde tenha Sol pra l que eu vou pra l que eu vou Yeah! Han! Caminho do Sol, eh! L lararar! Caminho do Sol, eh!

Dias Melhores Jota Quest


Vivemos esperando/Dias melhores/Dias de paz, dias a mais/Dias que no deixaremos/Para trs/Oh! Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando/O dia em que/Seremos melhores/(Melhores! Melhores!)/Melhores no amor/Melhores na dor/Melhores em tudo/Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando/O dia em que seremos Para sempre/Vivemos esperando/Oh! Oh! Oh! Dias melhores pr sempre/Dias melhores pr sempre/(Pr sempre!)... Vivemos esperando/Dias melhores/(Melhores! Melhores!)/Dias de paz/Dias a mais Dias que no deixaremos/Para trs/Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando/O dia em que/Seremos melhores/(Melhores! Melhores!) Melhores no amor/Melhores na dor/Melhores em tudo/Oh! Oh! Oh!... Vivemos esperando/O dia em que seremos Para sempre/Vivemos esperando/Oh! Oh! Oh!...

Modo Imperativo

Dois Pontos = Explicao

Temas Transversais

As oraes coordenadas.

Coeso Textual

Adio

Adversidade

Alternncia

Concluso

Elemento Anafrico

Condio

Conformidade

Concesso

Temporal

Finalidade

Sujeito Implcito (Oculto)

Belm Par Brasil Mosaico de Ravena Vo destruir o Ver-o-Peso Pra construir um Shopping Center Vo derrubar o Palacete Pinho Pra fazer um Condomnio Coitada da Cidade Velha, que foi vendida pra Hollywood, pra se usada como albergue/ no novo filme do Spielberg Quem quiser venha ver/Mas s um de cada vez No queremos nossos jacars tropeando em vocs A culpa da mentalidade/Criada sobre a regio Por que que tanta gente teme?/Norte no com M Nossos ndios no comem ningum Agora s Hambrguer/Por que ningum nos leva a srio ?/S o nosso minrio Aqui a gente toma guaran/Quando no tem CocaCola/Chega das coisas da terra/Que o que bom vem l de fora/Transformados at a alma sem/cultura e opinio/O nortista s queria fazer parte da Nao/ Ah! chega de malfeituras/Ah! chega de tristes rimas/Devolvam a nossa cultura!/Queremos o Norte l em cima!/Por qu? Onde j se viu?/Isso Belm!/Isso Par! Isso Brasil!

Los Hermanos ltimo Romance

Eu encontrei-a quando no quis mais procurar o meu amor/E quanto levou foi pr'eu merecer antes um ms e eu j no sei/E at quem me v lendo o jornal na fila do po sabe que eu te encontrei E ningum dir que tarde demais que to diferente assim/Do nosso amor a gente que sabe, pequena Ah vai! Me diz o que o sufoco que eu te mostro algum a fim de te acompanhar/ E se o caso for de ir praia eu levo essa casa numa sacola

Eu encontrei-a e quis duvidar/Tanto clich deve no ser/Voc me falou pr'eu no me preocupar ter f e ver coragem no amor
E s de te ver eu penso em trocar a minha TV num jeito de/te levar a qualquer lugar que voc queira e ir onde o vento for, que pra ns dois sair de casa j se aventurar Ah vai! Me diz o que o sossego que eu te mostro algum a fim de te acompanhar/E se o tempo for te levar eu sigo essa hora e pego carona pra te acompanhar.

Anlise de Questes

15. O texto de Caco Galhardo ironiza o comportamento de parte dos polticos no trato com o dinheiro pblico. Alm das informaes explcitas, possvel ler, implcito no texto, que A) verba destinada educao e sade um bom alvo para os polticos corruptos. B) na cmara municipal no h polticos honestos. C) a corrupo responsvel pela m qualidade da sade e da educao nos municpios. D) a cartilha da corrupo destina-se a um pblico especfico: os vereadores corruptos.

17. O efeito de humor, na charge, foi um recurso utilizado, pelo autor, sugerindo que no Censo 2010 (A) os dados mostraro melhorias nas condies de vida dos brasileiros. (B) parte da populao brasileira no participar das pesquisas. (C) o Brasil um pas sem desenvolvimento, o que provoca descontentamento popular. (D) h esperana do povo brasileiro em melhorar de vida. (E) os dados revelaro disparidades socioeconmicas entre pobres e ricos.

18. Considerando o contedo dos quadrinhos, de Orlandeli, incorreto afirmar que: (A) Foi assinado pelos pases lusfonos um novo acordo ortogrfico. (B) Os brasileiros tero que se adequar nova ortografia da Lngua Portuguesa. (C) A linguagem usada pelos jovens via internet tem afetado seu modo de escrever. (D) A lngua escrita imutvel, por isso to difcil aprend-la. (E) O cdigo escrito da Lngua Portuguesa sofreu alterao recentemente.

Neurocientistas descobrem que o sentimento ativa os mesmos circuitos cerebrais que uma dor de dente; isso abre a possibilidade de um dia resolvermos as desiluses amorosas pingando um simples remedinho. 25. Sobre o Texto, correto afirmar que:

a) o cime uma dor amorosa. b) uma simples gotinha de remdio acaba com a desiluso amorosa. c) a cincia descobriu um remdio para a desiluso amorosa. d) a dor de dente causa a desiluso amorosa. e) a desiluso amorosa causa a dor de dente.

32. Observe a charge, mais especificamente o contexto em que ocorre o discurso, que satiriza o comportamento humano em decorrncia dos Jogos Olmpicos.

Considerando os elementos da charge, conclui-se que ela


(A) defende, em teoria, os bons hbitos alimentares. (B) valoriza o comportamento dos atletas. (C) destaca a atuao do Michael Phelps. (D) critica o comportamento dos garons. (E) ironiza a influncia do evento na vida das pessoas.

Prof. Walter Bezerra bezerrawalter20@yahoo.com.br

Brigaduuuu!

You might also like